Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2015

FAB - AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

DUAS TRAGÉDIAS INESPERADAS AFETAM FUNCIONÁRIOS DA ALITÁLIA EM ROMA

A imprensa italiana e as redes sociais dão conta que na quinta-feira, dia 11 de Junho, dois trabalhadores da Alitalia cometeram suicídio em instalações da companhia no Aeroporto Internacional de Fiumicino/Roma.
O primeiro foi um piloto de 50 anos de idade que estava suspenso de funções desde há dois meses na sequência de uma discussão familiar em que foram disparados tiros contra uma parede do local onde se encontravam, sem que alguém tivesse ficado ferido. Contudo, depois da polícia ter reportado o incidente, a Alitalia entendeu que deveria suspender o piloto até completo apuramento do ocorrido, mesmo sem ter sido provada uma eventual culpa do funcionário nos disparos da arma de fogo.
Curiosamente este comandante tinha sido escolhido pela Alitalia há poucos meses para transportar o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, num voo civil entre Roma e Palermo. O outro suicídio foi cometido por um trabalhador de rampa da companhia que foi encontrado enforcado num do…

AJUSTE DE LEVY PODE ATRAPALHAR COMPRA DE CAÇAS PARA O PROGRAMA F-X2

Caça Gripen NG, que venceu concorrência internacional para reequipar a FAB. Foto: Arquivo


Alerta máximo na área de defesa: a insistência do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em tentar reduzir as taxas de juros fixadas pelo contrato de compra dos 36 caças Gripen da Suécia, pode atrapalhar o fechamento do negócio.
Na semana passada, Levy se reuniu com o ministro da indústria sueco, Mikael Damberg, e pediu uma revisão imediata dos termos do contrato assinado em outubro do ano passado.
Os suecos não estão disposto a rever os juros, porque não existe esta cláusula no contrato. Além disso, eles já aceitaram um pedido do governo brasileiro de redução de R$ 1 bilhão para R$ 200 milhões do desembolso da primeira parcela, em função do forte ajuste fiscal que está em curso no País.
Segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, isso não vai atrapalhar a ratificação do contrato de financiamento, que tem de ser feito até 24 de junho, i…

MONOMOTOR FAZ POSUO FORÇADO DURANTE TREINAMENTO EM GOIÂNIA

Avião monomotor pousou em uma chácara próximo à GO-070 (Foto: Divulgação/PM)
Um avião monomotor fez um pouso forçado em uma chácara às margens da GO-070, no setor Vista Bela, em Goiânia, nesta quinta-feira (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam dentro da aeronave, mas ninguém se feriu.
Os bombeiros informaram que o avião era utilizado para treinamento e, durante o voo, fez uma manobra para tentar arremeter, mas o piloto não conseguiu. Como o pouso, algumas partes do avião ficaram danificadas. A propriedade rural fica atrás do Aeroclube de Goiânia.
A corporação não soube informar se o avião era de uso particular ou utilizado para dar aulas. O Corpo de Bombeiros ainda não tem informações do que teria provocado o pouso.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que já foi notificado da ocorrência e enviou uma equipe para iniciar os trabalhos de investigação do acidente.
Bombeiros ainda não sabem o que provocou o pous…

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL REALIZARÁ SEMINÁRIO SOBRE O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VOO EM AERÓDROMO REMOTO

A SAC (Secretaria de Aviação Civil) realizará, nos dias 9 e 10 de julho, em Brasília, um workshop em parceria com o governo japonês, via Ministério dos Transportes (responsável pelo setor aéreo no Japão). O objetivo é viabilizar a troca de conhecimentos da tecnologia de AFIS Remoto (sigla em inglês para Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto).
Trata-se de uma estação de telecomunicações aeronáuticas que fornece informações para os pilotos a respeito da meteorologia, das condições de vento, das condições da pista, da temperatura e da pressão.
Mundialmente, estão sendo desenvolvidas tecnologias de operação de AFIS, ou seja, os operadores dos serviços estão fisicamente localizados em lugares diferentes dos aeroportos onde as aeronaves fazem seus pousos e decolagens.
O diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil da SAC, Rafael Botelho Faria, explica que os especialistas japoneses apresentarão a tecnologia do serviço remoto, relatando as d…