Postagens

Mostrando postagens de dezembro 18, 2013

BRASIL ESCOLHE CAÇA SUECO GRIPEN NG - VITÓRIA BENEFICIA EMBRAER E AKAER

Imagem
English: Saab JAS 39 Gripen NG in Sweden (Photo credit: Wikipedia )  Saab Gripen NG Demonstrator 39-7 at RIAT 2010. (Photo credit: Wikipedia ) SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Depois de quase 17 anos de espera e muita especulação, o caça sueco Gripen NG foi o escolhido pelo governo brasileiro na concorrência para a aquisição de aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito do programa FX-2, segundo o Valor apurou. O anúncio oficial será feito às 17h de hoje pelo ministro da Defesa, Celso Amorim e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. A empresa brasileira Akaer e a Embraer serão as principais beneficiadas pela vitória do caça sueco Gripen na concorrência, que também envolveu as empresas Boeing, com o caças F-18 e a francesa Dassault, com o caça Rafale. A parceria entre a Akaer e a Saab, fabricante do Gripen, já dura quatro anos. A Akaer foi contratada pela Saab para projetar a fuselagem central, traseira e as asas do Gripen NG, nova geraç

BRASIL ESCOLHE CAÇA SUECO GRIPEN

Imagem
Foto: Copyright Saab AB / Divulgação   O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, é o escolhido para aparelhar a Força Aérea Brasileira. O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de 10 anos foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18. O custo total do negócio, que envolve 36 aeronaves, seria de US$ 4,5 bilhões. Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes dos EUA, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil. Na semana passada, de acordo com o que apurou a reportagem, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês, François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com questões na parceria para compra de equipamentos da Marinha. Da mesma forma,

FUNCIONÁRIO DE EMPRESA AGRÍCOLA MORRE ATINGIDO POR HÉLICE DE AVIÃO

Imagem
Avião teria pousado pela oitava vez para ser reabastecido com fertilizante quando aconteceu o incidente Foto: Divulgação / Polícia Civil Um funcionário de uma empresa agrícola morreu, na manhã desta quarta-feira, ao ser atingido pela hélice de um avião em Itaqui, na Fronteira Oeste. De acordo com a Polícia Civil, Christiano Mandicaju Goudinho Valle, 21 anos, carregava a aeronave com ureia e foi atingido na cabeça enquanto saía do veículo, que havia pousado, mas estava com o motor ligado. Segundo a delegada Elisandra Mattoso Batista, Valle estava acompanhado de mais um colega, também responsável pelo carregamento do avião com fertilizante, e do piloto. O incidente teria ocorrido quando o grupo fez o oitavo pouso para reabastecimento. — Conforme o relato das testemunhas, a vítima teria saído pela porta da frente do avião, o que seria incorreto. O outro funcionário teria saído pelos fundos e não se feriu. Já o piloto contou que só ouviu o barul

EMPRESA AÉREA INGLESA DESISTE DE LEVAR SELEÇÃO DO PRÓPRIO PAÍS À COPA

 A British Airways desistiu de levar a Inglaterra ao Mundial. A empresa não quer arcar com uma despesa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) referente à chegada da seleção ao Brasil e às viagens em torno do território do país durante a Copa do Mundo de 2014.  A companhia aérea alega que a competição será disputada durante o período de alta temporada na Europa e, por isso, além do custo da manutenção, teria a frota desfalcada. "Seria gastar quase 10 milhões de euros (R$ 32 milhões)  para praticamente tirar um avião de serviço, dedicá-lo para a Inglaterra, e rasgar o calendário, além de ter que dedicar tripulações para a duração do torneio", disse um funcionário ao jornal Daily Mail. A Inglaterra está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Itália, Costa Rica e Uruguai. fonte/Terra

PILOTO DE MATO GROSSO QUE SUMIU HÁ 16 DIAS LIGA PARA A MÃE E DIZ QUE FOI SEQUESTRADO

O piloto Paulo Cézar Bertocini, que estava desaparecido desde o dia 1º de dezembro, fez contato telefônico com a família, na manhã desta terça-feira (17), em Juína, a 737 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o rapaz de 30 anos ligou para a mãe e disse que foi sequestrado, teve o avião roubado e foi liberado. Segundo a polícia, o piloto disse que está na fronteira da Bolívia com o Brasil. Ao G1, o delegado que investiga o caso, Rodrigo Costa Rufato, disse que vai aguardar o retorno do piloto ao Brasil para dar maiores informações sobre o que ocorreu. O delegado informou que, após receber a ligação do piloto, a família avisou a Polícia Civil. A mãe de Paulo, Brígida Bertocini, disse que foi ela quem atendeu a ligação, logo no começo da manhã. “Ele ligou no telefone fixo da minha casa e avisou que estava bem. Disse que roubaram o avião dele, o sequestraram e o liberaram na Bolívia. Ele chorava muito e pediu para eu ficar calma. O pior já passou”, dis

MÉDICO GOIANO DIZ QUE FOI AGREDIDO POR FUNCIONÁRIO DA GOL NO RIO

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que trabalha no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, afirma que foi agredido por um funcionário da companhia aérea Gol, quando tentava viajar do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) para a capital goiana. Em entrevista ao G1, ele conta que a confusão aconteceu no portão de embarque, quando os passageiros pediam informações sobre o voo G3 9038, que estava atrasado. O médico filmou um bate-boca entre um funcionário e clientes  e afirma que o atendente segurou o seu braço com força. “A partida estava marcada para as 22h05 de domingo (15), mas nenhuma informação sobre o voo aparecia nos painéis eletrônicos. Eu estava acompanhado da minha esposa e filha e muita gente tentava saber o que acontecia no guichê da empresa, mas ninguém falava nada. Foi quando eu vi um funcionário destratar um passageiro e comecei a filmar”, conta o cirurgião. Em nota enviada ao G1, a Gol disse lamentar o ocorrido e inf

FAMÍLIA DE CRIANÇA AUTISTA RECLAMA DE TRATAMENTO EM VOO DA AZUL

Otávio é uma criança sorridente que adora andar de avião. Fica sempre eufórico ao entrar na aeronave e já voou muitas vezes com os pais. Mas ele não suporta, por enquanto, usar o cinto de segurança no avião desde o início, antes da decolagem. O garoto, de 10 anos, é autista.  A última viagem, no sábado, não foi como as outras. No voo da Azul que ia de Navegantes (SC) para Porto Alegre, a tripulação se recusou a dar início ao taxiamento enquanto ele não estivesse sentado e com o cinto afivelado.  Os pais tentaram negociar, já haviam voado com a Azul outras três vezes, e sabiam que o menino colocaria o cinto no momento da decolagem e do pouso, porque estava condicionado a isso. O tempo de viagem, previsto para 50 minutos, aumentou para quase duas horas, depois de muito estresse, ameaças e bate-boca entre a família do garoto e a tripulação, que acabou aceitando o compromisso do pai de que o cinto seria usado quando o avião estivesse subindo.  — Seria tr

CONGONHAS INAUGURA NOVA TORRE DE CONTROLE

A torre, de 44 metros de altura, começou a operar em maio, mas a estrutura ainda não estava totalmente concluída A nova torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, será inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 17, após sete meses de funcionamento. A torre começou a operar em maio, mas a estrutura ainda não estava totalmente concluída. A nova torre tem 44 metros de altura, o dobro da antiga, e é pelo menos três vezes mais espaçosa que a construída em 1945. Desde maio, sistemas digitais e estações de trabalho exclusivamente voltadas ao tráfego de helicópteros estão em funcionamento. São Paulo possui cerca de 900 movimentos diários de helicópteros e é a única cidade do mundo a ter um controle específico para essas aeronaves. Além da altura, a localização da nova torre também facilitou o trabalho dos controladores. Ela está em uma posição mais central, permitindo uma visão ampla de todo o sítio aeroportuário. A antiga era considerada adeq