Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2010

LEVE TOQUE ENTRE AVIÕES DA RYANAIR

Dois aviões da companhia irlandesa Ryanair chocaram levemente, por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira, numa área antes da pista do Aeroporto de Girona, Costa Brava. 

O choque ocorreu quando um dos aviões se dirigia para a pista para efetuar a descolagem, informa a EFE. 

Um dos aparelhos roçou levemente a asa esquerda na parte de trás de um outro avião que aguardava autorização para entrar na pista, informaram fontes do aeroporto. 

Os danos nas aeronaves são imperceptíveis, mas os procedimentos de segurança obrigaram a que ambos os aparelhos regressassem à zona de estacionamento e os passageiros foram obrigados a desembarcar. 

As aeronaves tinham voos com destino a Las Palmas e Turín e foram inspecionadas pelos técnicos das companhia, de forma a assegurar o seu nível de segurança.

fonte/12 Horas Aéreas/Aeroblog

VASP - VENDA DA FAZENDA ESTÁ MARCADA PARA MARÇO

A Fazenda Piratininga, que pertencia ao ex-proprietário da Vasp, Wagner Canhedo, e já teve sua posse transferida aos ex-funcionários pela Justiça do Trabalho, será leiloada no dia 10 de março. Se o imóvel for vendido, será a primeira vez na história do país que um grupo de trabalhadores de uma empresa em falência terá a possibilidade de receber boa parte dos créditos a que tem direito sem se submeter ao desgastante processo falimentar e ao rateio da massa falida entre outros credores - como bancos, fornecedores e o Fisco.
O complexo agropecuário que engloba uma área de 135 mil hectares no extremo norte do Estado de Goiás está avaliado em cerca de R$ 500 milhões. O valor obtido em leilão poderá ser convertido em créditos trabalhistas. A dívida com os trabalhadores está estimada em R$ 1,6 bilhão.
De acordo com o advogado Carlos Duque Estrada, que representa ex-trabalhadores da Vasp, já há pelo menos duas empresas que manifestaram interesse em comprar a fazenda em conversas informais. &quo…

PROPOSTA AUTORIZA DOAÇÃO DE AVIÃO AO EQUADOR

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6175/09, do Poder Executivo, que autoriza o Ministério da Defesa a doar um avião C-115 Buffalo (similar ao da foto acima) ao Equador. A aeronave, do acervo da Força Aérea Brasileira (FAB), será doada no estado em que se encontra e as despesas com o seu traslado serão pagas pelo Equador.

De acordo com o Executivo, o avião tem alto custo de manutenção e causa despesas à União para a sua guarda, além de não possuir mercado. A dificuldade em encontrar peças para sua manutenção levou a FAB a desativá-lo. A doação foi decidida com a manifestação de interesse por parte do Equador.

O Executivo alega que o Brasil já tem aviões mais modernos e econômicos e, portanto, não precisa manter os modelos do tipo Buffalo.

Tramitação

A proposta tem caráter conclusivo, tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



font…

AVIÃO NÃO TRIPULADO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DA AERON'ÁUTICA

A pretensão das secretarias de Segurança do Estado e da Ordem Pública do município do Rio de colocar em ação aviões não tripulados – respectivamente para monitorar favelas e a desordem urbana – terá que passar pelo crivo da Aeronáutica. Pela legislação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, é proibido, por exemplo, usar esse tipo de aeronave em cidades, povoados, lugares habitados ou sobre grupo de pessoas ao ar livre. No entanto, a legislação poderá ser reavaliada pelo órgão regional de cada Estado.

Na Secretaria Estadual de Segurança, o projeto de compra dos aviões não tripulados ainda não tem prazo para sair do papel. Uma das intenções é adquirir o equipamento para o Batalhão de Operações Especiais. Para se tornar uma realidade na Secretaria de Ordem Urbana, a compra de seis aeronaves ainda depende de negociações com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Quem deu um passo à frente foi a Polícia Federal. Em outubro, o órgão arrematou 15 aeronaves para fazer a vigilância da…

GREVE DOS CONTROLADORES DE VOO FRANCESES CANCELA METADO DOS VOOS NO AEROPORTO DE PARIS

Metade dos voos previstos no aeroporto de Orly, nos arredores de Paris, foram cancelados hoje por conta de uma greve de controladores, que obrigou também o cancelamento de aproximadamente 15% das partidas no aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, informaram fontes aeroportuárias.

A anulação aconteceu a pedido da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) no segundo dia de greve dos controladores em protesto pelos planos de redução de efetivos do Governo.

Ao contrário do que aconteceu ontem, quarta-feira, o tráfego aéreo não foi atrapalhado pela neve.

As autoridades aeroportuárias orientaram os passageiros a entrar em contato com suas companhias aéreas antes de chegar ao aeroporto para saber o estado de seus voos.

fonte/EFE/EPA

PRESIDENTE DA SÃO PAULO TURISMO, CAIO CARVALHO, CRITICA AVIAÇÃO VIA TWITTER

O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, usou o site de relacionamento Twitter para criticar a aviação brasileira. Os últimos posts do dirigente não poupam a Tam, companhia que ele utilizou para fazer um voo entre Brasília e São Paulo. Veja abaixo um dos posts de Carvalho.

“Voo Brasília-São Paulo da Tam. Saudades dos bons tempos. Como fazer turismo com tanta sacanagem com o passageiro? Infraero se supera cada vez mais”. A mensagem, deixada há pouco mais de 40 minutos, antecede outro recado, colocado no ar minutos depois. Confira: “viajar de avião no Brasil. Um ato de contrição, de penitência e de uma baita paciência. Sempre”.

fonte/PortalPanrotas/foto/Twitter

PILOTOS DA SATA INTERNACIONAL PODEM PARAR NO DIA 29 DE JANEIRO POR 30 MINUTOS

Os pilotos da SATA vão fazer um pré-aviso para uma paralisação de 30 minutos no início da respectiva escala para o próximo dia 29 de Janeiro.

Esta decisão foi tomada em assembleia da empresa, realizada no passado dia 4 de Janeiro, devido à “ausência de um pedido de desculpas e à inaceitável justificação, por parte do Presidente do Conselho de Administração, de que se tratara apenas de um “lapso procedimental””, por uma “Nota do Conselho de Administração de teor manifestamente deselegante e ofensivo para o conjunto dos Pilotos”, diz um comunicado do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

fonte/Presstur

GOVERNO DOP HAITI SUSPENDE ENTRADA DE MAIS AVIÕES AMERICANOS

O Governo do Haiti suspendeu hoje a entrada de mais aviões americanos no país, já que não há pistas disponíveis para novas aterrissagens, disse a porta-voz da agência de aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), Laura Brown.

Em declarações à imprensa, Brown afirmou que outro motivo que levou o Governo haitiano a impedir a entrada de voos americanos em Porto Príncipe é a falta de combustível para o reabastecimento das aeronaves.

Por conta disso, a FAA parou de autorizar decolagens com destino ao país centro-americano. Novos voos só serão liberados quando houver pistas disponíveis.

Os primeiros voos com ajuda internacional às vítimas do terremoto de terça-feira começaram a chegar hoje no país.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) de terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Ontem, o primeiro-ministro do país, Jean…

BRASIL PODE DOAR HELICÓPTEROS PARA BOLÍVIA COMBATER NARCOTRÁFICO

Está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei 6176/09, do Executivo, que trata da doação de quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) à Bolívia. São Aerenoves do tipo "H-1H Iroquois", fabricadas nos Estados Unidos, que a Bolívia pretende usar em operações de combate ao narcotráfico.

O Executivo argumenta que o Ministério da Defesa está empenhado em celebrar acordos com países amigos, visando a estreitar laços e a permitir a participação mais efetiva do Brasil em questões internacionais, por meio da colaboração militar.

O Comando da Aeronáutica, segundo o Executivo, acredita na possibilidade de doar aeronaves que possam suprir carências das Forças Armadas de alguns países. Nas reuniões de cúpula de países da América Latina realizadas na Costa do Sauípe (BA) em dezembro de 2008, a Bolívia mencionou a necessidade de obter quatro helicópteros, com o propósito de facilitar o combate ao narcotráfico.

O Executivo alega que os helicópteros H-1H não atendem mais às …

ESPAÇO AÉREO DO HAITI ESTÁ SATURADO

O espaço aéreo haitiano está saturado, e o governo local pediu aos Estados Unidos e a outros países que não liberem, por enquanto, mais voos para Porto Príncipe, informou nesta quinta-feira a autoridade americana da aviação civil (FAA).

"O governo haitiano (...) nos informou que não pode aceitar, no momento, vôos em seu espaço aéreo, informou à AFP a porta-voz da FAA, Laura Brown.

"Atualmente, há um avião militar americano e dois aparelhos civis que sobrvoam Porto Príncipe, esperando a vez de aterrissar", precisou.

fonte/AFP/foto/Folha Online

FALSA NOTÍCIA DE VOOS GRATUITOS PARA O HAITI SE ESPALHA NO TWITTER

Companhia aérea supostamente levaria médicos para atender os feridos.

FBI alerta para possíveis golpes na web sobre o terremoto no Haiti.

Uma notícia falsa sobre o terremoto no Haiti foi amplamente divulgada no Twitter nesta quinta-feira (14). O boato informava que a companhia aérea norte-americana American Airlines realizaria voos gratuitos ao país para levar médicos e enfermeiras para atender os feridos da tragédia.

O boato, que começou a circular na noite de quarta-feira (13) no serviço de microblog, foi desmentido pela American Airlines. Em entrevista à rede CNN, um porta-voz da companhia aérea disse que, além da notícia ser falsa, não ajuda a população que necessita da ajuda de todos. Ele afirmou que desconhece o responsável pelo início do boato.

O tópico falso publicado no Twitter e divulgado por milhares de usuários dizia: “A American Airlines está levando médicos e enfermeiras de graça para o Haiti. Ligue para este número para ajudar agora!”, em tradução. O número telefônico di…

CORPO DE ZILDA ARNS CHEGA HOJE AO BRASIL

O corpo da médica sanitarista Zilda Arns, que morreu soterrada entre escombros de uma igreja no terremoto em Porto Príncipe, será enterrado no Cemitério Água Verde, após vigília na sede da Pastoral da Criança na capital paranaense. Zilda Arns, fundadora e coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, morreu no momento que concluía uma palestra para cerca de 150 pessoas numa igreja do Haiti.

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns, filho de Zilda, disse ter sido informado de que sua mãe teve morte instantânea, assim como todos os que passavam no local na hora do desabamento. O corpo da médica está em uma unidade do Exército brasileiro na capital haitiana e, de acordo com as primeiras informações, deve ser transportado para o Brasil ainda hoje.

A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda Arns, a coordenadora estava no Haiti para levar a…

OITO AERONAVES DA FAB AJUDARÃO VÍTIMAS DE TERREMOTO NO HAITI

A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas no terremoto no Haiti. São três C-130 Hércules e um Boeing 707, que estão de prontidão no Rio de Janeiro, além de quatro C-105 Amazonas, sediados em Manaus. A prioridade, neste primeiro momento, será o envio de água e de alimentos.



Ontem, uma aeronave da FAB que transportava militares do próximo contingente para o Haiti não conseguiu pousar em Porto Príncipe, capital daquele país, tendo seguido para Santo Domingo, na República Dominicana, e retornado a Boa Vista.
fonte/FAB/CECOMSAER