FALSA NOTÍCIA DE VOOS GRATUITOS PARA O HAITI SE ESPALHA NO TWITTER

Companhia aérea supostamente levaria médicos para atender os feridos.

FBI alerta para possíveis golpes na web sobre o terremoto no Haiti.

Uma notícia falsa sobre o terremoto no Haiti foi amplamente divulgada no Twitter nesta quinta-feira (14). O boato informava que a companhia aérea norte-americana American Airlines realizaria voos gratuitos ao país para levar médicos e enfermeiras para atender os feridos da tragédia.

O boato, que começou a circular na noite de quarta-feira (13) no serviço de microblog, foi desmentido pela American Airlines. Em entrevista à rede CNN, um porta-voz da companhia aérea disse que, além da notícia ser falsa, não ajuda a população que necessita da ajuda de todos. Ele afirmou que desconhece o responsável pelo início do boato.

O tópico falso publicado no Twitter e divulgado por milhares de usuários dizia: “A American Airlines está levando médicos e enfermeiras de graça para o Haiti. Ligue para este número para ajudar agora!”, em tradução. O número telefônico divulgado nas mensagens é do consulado do Haiti em Nova York. Os interessados deveriam fazer o contato para solicitar o voo gratuito ao país.

A falsa notícia divulgada no Twitter foi baseada em outra, verdadeira, de que a American Airlines estaria enviando três aviões com mantimentos para o Haiti. De acordo com nota divulgada pela companhia aérea nesta quinta-feira (14), as aeronaves estão carregando mais de 13 toneladas de suprimentos como água, comida e outros bens não perecíveis.

Além disso, a American Airlines criou uma promoção para seus clientes, oferecendo até 500 milhas de bônus para quem doar até US$ 100 para os atingidos pelo terremoto.

Ainda nesta quinta-feira (14), o FBI divulgou um comunicado aos usuários da internet para que fiquem atentos a golpes na web sobre o terremoto no Haiti. É possível que com a tragédia, e-mails falsos que solicitam auxílio ao país podem acabar roubando senhas e até infectando computadores com vírus. Os usuários também devem ter cuidado com os resultados de buscas no Google relativas ao terremoto. Muitos sites apresentados podem ser maliciosos.

Fonte: G1 - Imagem: Reprodução/Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog