sábado, 8 de maio de 2010

VÍDEOS - POUSOS E DECOLAGENS - CONGONHAS - SP - HELICÓPTERO.TV

PEDAÇO DE FUSELAGEM DE AVIÃO CAI NO MEIO DA RUA EM CUIABÁ

Um morador do bairro do Porto, na capital, levou um susto na noite desta sexta-feira. Ele afirma que viu a fuselagem de um avião cair do céu. José Quental Sobrinho é dono de um bar da rua 13 de junho, que fica em frente ao Sesc Arsenal, em Cuiabá. Ele contou à equipe da TV Centro América que estava na rua quando a peça caiu do céu. "Eu vim olhando para cima, quando vi o avião, daí esta peça caiu mais ou menos três metros próximo de mim", disse.

O comerciante entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, segundo ele, confirmou que havia um avião passando pelo local no momento da queda da peça, em Cuiabá. De acordo com a Anac, o avião teria partido de Rondônia, passaria pelo aeroporto em Várzea Grande, e teria como destino Brasília.

Para o comerciante, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a peça será analisada para verificar se é relmente de um avião. A peça tem cerca de um metro e pesa cerca de 5 quilos.
A TV Centro América tentou entrar em contato com representantes da Anac, mas não conseguiu contato.

fonte/TVCentroAmérica

AVIÃO CAI E DOIS FICAM FERIDOS NO INTERIOR DE MATO GROSSO


Duas pessoas ficaram feridas na queda de um avião monomotor, em Lucas do Rio Verde (distante 360 quilômetros da capital mato-grossense), no norte do Estado. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros da cidade, o acidente aconteceu na decolagem do avião.

O piloto César Augusto da Silva (34), e o passageiro Regis Adriano Dezordi (39) foram socorridos e levados para o Hosítal Regional de Lucas do Rio Verde. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois tiveram ferimentos leves e passam bem.
 
fonte/TVCentroAmérica

ILHAS NOS AÇORES ESTÃO ISOLADAS POR CAUSA DAS CINZAS DO VULCÃO ISLANDES

A transportadora aérea açoriana Sata anunciou, este sábado, o cancelamento de todos os voos programados para domingo de manhã, nas rotas entre as ilhas dos Açores e nas ligações do arquipélago com o exterior devido às cinzas vulcânicas.

Num balanço aos 11 voos cancelados hoje à tarde nessas rotas e pelo mesmo motivo, a companhia adianta que foram afectados 720 passageiros. Nas ligações entre as ilhas viram-se impedidas de viajar 319 pessoas e em voos para o Continente outros 400.


Em comunicado, a SATA adianta que informações sobre a retoma da operação serão fornecidas às 12:00 locais (13:00 de Lisboa) de domingo.

Entretanto, também a NAV - Navegação Aérea de Portugal fez saber que há grandes restrições mesmo no sobrevoo da região. Desde a última actualização, cerca das 14:00, a nuvem continua a alastrar a sua «área de contaminação para Sul e Leste», pelo que «vai agravando progressivamente as condições em toda a região», explicou.


De acordo com a mesma fonte, «mantém-se a previsão de que nas próximas horas a nuvem de cinzas vulcânicas - que ocupa altitudes desde a superfície até aos 35 mil pés - venha a cobrir a quase totalidade da região dos Açores, o que está desde já a afectar a operação aérea inter-ilhas e de e para os Açores».

Ligações transatlânticas afectadas

Apesar de nenhum dos aeroportos estar fechado, o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal disse entretanto à Lusa que a situação já motivou o cancelamento de 9 voos no aeroporto de Ponta Delgada (6 chegadas e 3 partidas), 3 no da Horta (1 chegada e 2 partidas), 2 em Santa Maria (1 partida e uma chegada) e nenhum no aeroporto das Flores. A grande maioria destes voos é de ligação inter-ilhas.

O agravamento das condições está, por outro lado, a afectar as ligações transatlânticas, especialmente de e para os Estados Unidos, adiantou a mesma fonte da NAV. «Para os sobrevoos transatlânticos, a nuvem está a ser bastante penalizante para o tráfego que se faz durante a noite e que utiliza habitualmente a região de informação de Santa Maria, porque há necessidade de planeamento diferente dos voos utilizando rotas mais a Sul», disse Sofia Azevedo.

Os aviões «podem passar [de e para a Europa] mas contornando os Açores mais a Sul, o que é bastante penalizante para os voos», acrescentou. Os voos de ligação dos Estados Unidos para a Europa, por exemplo, costumam passar a norte dos Açores para aproveitar os ventos favoráveis e poupar combustível.

A situação vai manter-se pelo menos até às 6:00, disse a fonte da NAV.

137 voos cancelados este sábado

O número de voos cancelados, este sábado, nos aeroportos portugueses devido à nuvem de cinza elevou-se para 137, dos quais 60 em Faro, divulgou a ANA, num comunicado citado pela Lusa.

Na nota, a ANA Aeroportos de Portugal refere que «na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas por ele causadas foram cancelados 137 voos no período das 00:00 horas (local) e até ao final do dia de hoje».


«A maioria dos destinos e origens destes voos são no Sul e Centro da Europa, Reino Unido e Irlanda», indica o comunicado. 
 
fonte/DiarioDeNoticas 




SUSPENSAS AS RESTRIÇÕES NO AEROPORTO SÁ CARNEIRO, PORTUGAL


As restrições operacionais que afetavam os voos no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, já foram suspensas, divulgou em comunicado a Navegação Aérea de Portugal.

"Já foram suspensas as restrições operacionais que afetavam a operação do Aeroporto Sá Carneiro", diz a nota.

Segundo a nota, "a nuvem de cinzas vulcânicas encontra-se ainda na zona norte da Região de Informação de Voo de Lisboa, incluindo o norte do território nacional. No entanto, a recente evolução já permitiu delimitar a definição da Zona de Interdição de Voo, entre a superfície e os 20 000 pés (cerca de 10 km)".

A NAV informa ainda que "nas próximas horas, a nuvem tende a partir-se próximo da fronteira entre a Região de Informação de Voo de Lisboa e Região de Informação de Santa Maria, passando uma parte a deslocar-se para este da península ibérica e a outra para oeste saindo até à meia noite de hoje, sábado, da RIV de Lisboa, concentrando-se mais na RIV de Santa Maria.

Nesta altura o território continental já estará livre no que diz respeito à "Zona de Interdição de Voo".

A previsão da NAV mostra que o movimento das nuvens vulcânicas para as próximas 18 horas indica um alastramento gradual para sul, cobrindo integralmente o arquipélago dos Açores.

Segundo o comunicado, a partir das 18:00, "o tráfego gerado no arquipélago (inter ilhas e de chegadas e saídas Açores) será severamente afectado pelo fechamento de todos os aeroportos e pela impossibilidade de voar no espaço aéreo sobre o arquipélago".´

"Foram cancelados 104 voos em Portugal continental", dos quais 50 no aeroporto de Faro, 36 no Porto e 18 em Lisboa, afirmou Rui Oliveira.

Os cancelamentos dividem-se igualmente entre partidas e chegadas.

A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjöll obriga a alterações de rotas que, por sua vez, levam a "ligeiros atrasos" nos horários, referiu ainda o porta-voz da ANA.

O vulcão islandês entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na passada quinta feira à noite.
 
fonte/JornalDeNoticias



CANCELADO TODOS OS VOOS DA TAP COM ORIGEM OU DESTINO EM BARCELONA, CORUNHA E BILBAO

Todos os voos da TAP com origem ou destino nos aeroportos de Barcelona, da Corunha e de Bilbao foram hoje, sábado, cancelados devido à nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia.

"Devido à nuvem vulcânica, estão encerrados os aeroportos de Barcelona, da Corunha e de Bilbao. Todos os voos da TAP com origem ou destino nestas cidades estão cancelados hoje", disse André Serpa Soares da direcção de comunicação da TAP.

O responsável alerta que "os passageiros não devem ir para o aeroporto" e pede que contactem a TAP através do 'call center' da transportadora - 707 205 700.

André Serpa Soares referiu ainda que "o tráfego aéreo está com muitas limitações e restrições, o que está a provocar alguns atrasos nos voos".

"A TAP apela à compreensão dos passageiros quanto a este factor", disse.

O vulcão islandês Eyjafjöll entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na passada quinta feira à noite.

fonte/JornalDeNoticias

TURBULÊNCIA EM VOO COM DESTINO A NOVA YORK FERE QUATRO PESSOAS

Um voo da Continental Airlines com destino a Nova York passou por uma forte turbulência neste sábado, ao se aproximar de Albany, logo após partir de Cleveland. Segundo a porta-voz da companhia Julie King, quatro pessoas ficaram feridas, duas das quais tiveram de ser hospitalizadas.

A tripulação solicitou assistência médica logo após aterrissar, às 13h50 min (horário local). Os feridos foram atendidos e medicados, porém, dois deles tiveram de ser hospitalizados para se submeterem a exames mais aprofundados.

O porta-voz do Aeroporto Internacional de Albany, Doug Myers, afirmou ao diário Albany Times-Union que as vítimas "golpearam a cabela contra o teto e caíram no chão".
 
fonte/AP/ZeroHora

MONOMOTOR FAZ POUSO DE EMERMÊNCIA EM AREMBEPE, BAHIA

Aeronave Cessna 150 de instrução PP-BXF fez pouso forçado em Arembepe.Os 2 ocupantes nada sofreram. Helicoptero da Polícia Militar está no local.


fonte/ViaTwitter

EMBRAER ERJ-145 SAI DA PISTA NA COLÔMBIA




Com ferimentos leves, escaparam os 35 passageiros e tripulantes de um avião da Satena que derrapou na pista do aeroporto de Mitú, em Vaupés, na Colômbia, na última quarta-feira (5).
O incidente ocorreu no departamento de Vaupés, quando o Embraer ERJ-145, prefixo HK-4536 (registro militar FAC1173) acabou em uma zona pantanosa adjacente ao terminal.

O diretor da Defesa Civil em Villavicencio, coronel Jorge Díaz Martínez, disse que a habilidade do piloto, que sofreu ferimentos leves, impediu uma tragédia.

Cinco pessoas compunham a tripulação da aeronave, que havia decolado de Villavicencio para o voo 9R-9634 e, aparentemente, devido a um defeito no sistema de freio, foi parar após a cabeceira da pista do Aeroporto Fabio Alberto León Bentley (MVP/SKMU), em Mitú.

O piloto, que não foi imediatamente identificado, foi levado para um centro médico

fonte/Noticias123/RadioSantaFé/AvHerald/NoticiasSobreAviação/fotos/Avicol

PÂNICO EM VOO DA AVIANCA NA COLÔMBIA

Às 21:45 (hora local) de terça-feira (4) uma avaria técnica, minutos após a decolagem, causou pânico aos 91 passageiros e cinco tripulantes do voo AV-181 da Avianca, que partia de Bogotá, na Colômbia, com previsão de chegada em Guayaquil, no Equador, às 23:45 hs.

A tripulação do Fokker 100 (F28-0100), prefixo HK-4488-X, informou a Torre de Controle - logo após decolar de Bogotá - que havia problemas elétricos e com o trem de pouso principal e passou a sobrevoar o aeroporto para que o problema pudesse ser verificado visualmente pelo pessoal em solo.

Na aeronave, um barulho assustador e a angústia de aguardar o avião despejar combustível por mais de uma hora para a realização de uma aterrissagem de emergência , fez com que várias pessoas a bordo entrassem colapso nervoso, temendo a possibilidade um resultado fatal. "O barulho era insuportável", disse Silvia Irene Rhodes, uma das cinco pessoas levemente feridas no incidente.

O avião, posteriormente regressou a Bogotá, onde realizou a aterrissagem na pista 13R do no Aeroporto Internacional Eldorado, cerca de uma hora após a partida. No momento em que tocou a pista, a aeronave teve o trem de pouso principal direito danificado e deslizou na pista parando a 45º.

Doze dos ocupantes do avião tinha espasmos musculares. Cinco deles necessitaram de atendimento médico devido a ataques de ansiedade.

O passageiro Carlos Paredes relatou que a experiência foi avassaladora. O homem disse que quando o avião tocou a pista, o trem de pouso principal direito foi danificado e o impacto foi considerável. "Os passageiros tiveram que sair pelas saídas de emergência. Graças a Deus estamos salvos ", disse Paredes.

O avião foi levado para avaliação técnica por peritos de engenharia e manutenção da companhia.

A CAA colombiana informou que o avião realmente sofreu um problema elétrico resultando na indicação de falha no trem de pouso.

Na quarta-feira, um outro voo decolou com os 91 passajeros às 7:24 (hora local) de Bogotá e aterrissou em Guayaquil às 9:22 hs
 
fonte/ElTiempo/DiarioHoy/AvHerald/NoticiasSobreAviação

DESPRESSURIZAÇÃO EM FOKKER 100 DA AVIANCA BRASIL

Na quinta-feira (6) um Fokker 100 da Avianca Brasil (ex-OceanAir), realizava o voo O6-6186 de Brasília, DF, para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 86 pessoas a bordo.

Durante o voo, a cerca de metade do caminho, as máscaras de oxigênio foram liberadas e a tripulação alertou os passageiros sobre uma descida de emergência devido a problemas de pressão na cabine.

O avião prosseguiu para o Aeroporto Internacional Guarulhos onde realizou um pouso seguro
 
fonte/AvHerald

PILOTO É FERIDO POR LASER DURANTE ATERRISSAGEM EM NOVA YORK

Na  terça-feira (4), o Boeing 757-223,  N601AN, da American Airlines, realizando o voo AA-1226 de Miami, Flórida, a Nova York,  realizando aproximação final à pista 04 do Aeroporto La Guardia, o cockpit da aeronave foi iluminado por um laser verde apontado do chão para o Boeing. O avião prosseguiu e realizou uma aterrissagem segura.

A FAA informou que um piloto sofreu uma lesão ocular.

fonte/AvHeral

AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO, SERÁ AMPLIADO

A Infraero irá ampliar a capacidade de atendimento do Terminal de Passageiros do aeroporto de São José dos Campos, de 100 mil para 600 mil passageiros por ano. A mudança será feita com a instalação de um Módulo Operacional de mil metros quadrados até o final de 2012.

Segundo o presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, a medida é um primeiro passo para a internacionalização do aeroporto que deve receber voos internacionais regulares, charters e fretados. "A ABETAR sempre apontou o Aeroporto de São José dos Campos como alternativa ao esgotamento de Guarulhos, Viracopos e Congonhas. Com a ampliação do Terminal de Passageiros e as obras já anunciadas pela Infraero, o aeroporto terá plenas condições para receber novos voos, inclusive internacionais. A medida contribui para o desenvolvimento da aviação no país e para atrair novos negócios à região", disse o presidente da ABETAR, Apostole Lazaro Chryssafidis.

A Infraero irá investir R$ 13,7 milhões no aeroporto de São José dos Campos, sendo R$ 10,8 milhões para recuperação das pistas de pouso e táxi, além do pátio e revitalização da cerca do sítio aeroportuário. Além de São José dos Campos, serão instalados módulos operacionais em Brasília, Campinas, Cuiabá, Goiânia, Guarulhos, Ilhéus, Imperatriz, Juazeiro do Norte, Macapá, Teresina e Vitória.
 
fonte/Mercado&Eventos.


GOVERNO DÁ PASSAGENS PARA EMIGRANTES IDOSO REVEREM PORTUGAL

África do Sul e Argentina são os países contemplados com mais passagens de avião

O Governo vai atribuir, este ano, 40 bilhetes de avião para emigrantes idosos visitarem Portugal, no âmbito da iniciativa «Portugal no Coração», sendo a África do Sul e a Argentina os países contemplados com mais passagens, noticia a Lusa.

«O Portugal no Coração, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, promove duas edições por ano e reserva 20 bilhetes para cada uma delas», referiu fonte da Direcção de Serviços de Emigração, órgão da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Este ano, as edições do Portugal no Coração acontecem em Maio e Outubro.

De acordo com a mesma fonte, a «África do Sul e Argentina são os países contemplados com mais bilhetes de avião, seis para cada, na primeira edição do ano».

Os emigrantes escolhidos devem ter mais de 65 anos, ter carências económicas, não ter visitado Portugal nos últimos 20 anos e morar fora da Europa.

«As candidaturas são recolhidas pelo consulado da área de residência do candidato, é realizada uma entrevista e posteriormente as candidaturas são enviadas para Portugal, onde é nomeado um júri que selecciona os vencedores», explicou.

Augusta Ferreira Leitão, de 70 anos, e que vive na África do Sul, vai finalmente rever a ilha da Madeira, onde nasceu e que não visita há 41 anos.

Esta semana, outros cinco idosos portugueses receberam as passagens aéreas das mãos do cônsul geral de Portugal em Joanesburgo, Carlos Marques.

«Tenho o maior prazer em vos proporcionar esta oportunidade de voltarem às vossas terras de origem, por cortesia da Secretaria de Estado das Comunidades», referiu o cônsul, no acto de entrega dos bilhetes.

Da Venezuela, foram seleccionados três idosos, dois naturais da Madeira e um de Gondomar.

De acordo com a consulesa geral de Portugal em Caracas, Isabel Brilhante Pedrosa, o Portugal no Coração «é um dos programas com maior impacto e que causa maior satisfação», porque se dá «esta oportunidade a portugueses que já não visitam Portugal há mais de 20 anos».
 
 
fonte/IOLDiario

NUVENS DE CINZAS FECHA AEROPORTOS DA ESPANHA E PORTUGAL

A nuvem de cinzas do vulcão islandês forçou o fechamento de 19 aeroportos na Espanha, entre eles o de Barcelona, a partir das 15h30 (10h30 de Brasília), e o cancelamento de 673 voos, anunciou o ministério do Desenvolvimento, responsável pela área dos transportes.

Os aeroportos de Portugal (ANA) também cancelaram 104 voos devido à evolução da nuvem de cinzas. O aeroporto de Faro, situado na turística região do Algarve, cancelou 50 voos; o Francisco Sá Carneiro do Porto (norte), 36; e o de Lisboa, o maior de Portugal, 18, explicaram fontes de ANA.

A suspensão das rotas afeta as partidas e as chegadas e está provocando também "ligeiros atrasos", acrescenta o organismo. Além disso, Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal) informou que a nuvem de cinzas vulcânicas está na área norte da região de informação de voo de Lisboa e sua densidade obrigou a criar uma "área de proibição de voo" até os 35 mil pés (cerca de 10 quilômetros). NAV Portugal prevê que a partir das 19h no horário local (15h em Brasília) a situação se normalize.

A nuvem de cinzas vulcânicas, que entrou no espaço aéreo espanhol às 2h (21h de Brasília, sexta-feira), obrigou o fechamento dos aeroportos das províncias da costa norte, sul dos Pirineus e norte de Castilla-La Mancha. 

Três aeroportos da região da Catalunha (Barcelona, Girona e Sabadell) foram fechados a partir de 15h30. As restrições prosseguirão até, pelo menos, 20h (15h de Brasília), segundo o Eurocontrol, o organismo europeu que coordena o tráfego aéreo.

Até o início da tarde 673 voos já haviam sido cancelados no país. "A nuvem de cinzas vulcânicas está alterando as rotas habituais dos voos entre América e Europa, e Ásia, que estão sendo deslocados para o sul para evitar as zonas afetadas no Atlântico Norte", explica um comunicado do ministério.

"Os voos estão sendo transferidos para rotas no centro e sul da península ibérica", completa o texto. Em abril, o espaço aéreo da Europa ficou fechado em grande parte durante uma semana após a erupção do vulcão islandês Eyjafj¶ll, em 14 de abril, o que bloqueou muitos passageiros.

Mais de 100 mil voos foram anulados, o que prejudicou oito milhões de passageiros. O setor aéreo calculou as perdas em 2,5 bilhões de euros. As cinzas vulcânicas podem afetar consideravelmente os aviões em voo.

fonte/Reuters/Terra

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...