ILHAS NOS AÇORES ESTÃO ISOLADAS POR CAUSA DAS CINZAS DO VULCÃO ISLANDES

A transportadora aérea açoriana Sata anunciou, este sábado, o cancelamento de todos os voos programados para domingo de manhã, nas rotas entre as ilhas dos Açores e nas ligações do arquipélago com o exterior devido às cinzas vulcânicas.

Num balanço aos 11 voos cancelados hoje à tarde nessas rotas e pelo mesmo motivo, a companhia adianta que foram afectados 720 passageiros. Nas ligações entre as ilhas viram-se impedidas de viajar 319 pessoas e em voos para o Continente outros 400.


Em comunicado, a SATA adianta que informações sobre a retoma da operação serão fornecidas às 12:00 locais (13:00 de Lisboa) de domingo.

Entretanto, também a NAV - Navegação Aérea de Portugal fez saber que há grandes restrições mesmo no sobrevoo da região. Desde a última actualização, cerca das 14:00, a nuvem continua a alastrar a sua «área de contaminação para Sul e Leste», pelo que «vai agravando progressivamente as condições em toda a região», explicou.


De acordo com a mesma fonte, «mantém-se a previsão de que nas próximas horas a nuvem de cinzas vulcânicas - que ocupa altitudes desde a superfície até aos 35 mil pés - venha a cobrir a quase totalidade da região dos Açores, o que está desde já a afectar a operação aérea inter-ilhas e de e para os Açores».

Ligações transatlânticas afectadas

Apesar de nenhum dos aeroportos estar fechado, o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal disse entretanto à Lusa que a situação já motivou o cancelamento de 9 voos no aeroporto de Ponta Delgada (6 chegadas e 3 partidas), 3 no da Horta (1 chegada e 2 partidas), 2 em Santa Maria (1 partida e uma chegada) e nenhum no aeroporto das Flores. A grande maioria destes voos é de ligação inter-ilhas.

O agravamento das condições está, por outro lado, a afectar as ligações transatlânticas, especialmente de e para os Estados Unidos, adiantou a mesma fonte da NAV. «Para os sobrevoos transatlânticos, a nuvem está a ser bastante penalizante para o tráfego que se faz durante a noite e que utiliza habitualmente a região de informação de Santa Maria, porque há necessidade de planeamento diferente dos voos utilizando rotas mais a Sul», disse Sofia Azevedo.

Os aviões «podem passar [de e para a Europa] mas contornando os Açores mais a Sul, o que é bastante penalizante para os voos», acrescentou. Os voos de ligação dos Estados Unidos para a Europa, por exemplo, costumam passar a norte dos Açores para aproveitar os ventos favoráveis e poupar combustível.

A situação vai manter-se pelo menos até às 6:00, disse a fonte da NAV.

137 voos cancelados este sábado

O número de voos cancelados, este sábado, nos aeroportos portugueses devido à nuvem de cinza elevou-se para 137, dos quais 60 em Faro, divulgou a ANA, num comunicado citado pela Lusa.

Na nota, a ANA Aeroportos de Portugal refere que «na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas por ele causadas foram cancelados 137 voos no período das 00:00 horas (local) e até ao final do dia de hoje».


«A maioria dos destinos e origens destes voos são no Sul e Centro da Europa, Reino Unido e Irlanda», indica o comunicado. 
 
fonte/DiarioDeNoticas 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog