SUSPENSAS AS RESTRIÇÕES NO AEROPORTO SÁ CARNEIRO, PORTUGAL


As restrições operacionais que afetavam os voos no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, já foram suspensas, divulgou em comunicado a Navegação Aérea de Portugal.

"Já foram suspensas as restrições operacionais que afetavam a operação do Aeroporto Sá Carneiro", diz a nota.

Segundo a nota, "a nuvem de cinzas vulcânicas encontra-se ainda na zona norte da Região de Informação de Voo de Lisboa, incluindo o norte do território nacional. No entanto, a recente evolução já permitiu delimitar a definição da Zona de Interdição de Voo, entre a superfície e os 20 000 pés (cerca de 10 km)".

A NAV informa ainda que "nas próximas horas, a nuvem tende a partir-se próximo da fronteira entre a Região de Informação de Voo de Lisboa e Região de Informação de Santa Maria, passando uma parte a deslocar-se para este da península ibérica e a outra para oeste saindo até à meia noite de hoje, sábado, da RIV de Lisboa, concentrando-se mais na RIV de Santa Maria.

Nesta altura o território continental já estará livre no que diz respeito à "Zona de Interdição de Voo".

A previsão da NAV mostra que o movimento das nuvens vulcânicas para as próximas 18 horas indica um alastramento gradual para sul, cobrindo integralmente o arquipélago dos Açores.

Segundo o comunicado, a partir das 18:00, "o tráfego gerado no arquipélago (inter ilhas e de chegadas e saídas Açores) será severamente afectado pelo fechamento de todos os aeroportos e pela impossibilidade de voar no espaço aéreo sobre o arquipélago".´

"Foram cancelados 104 voos em Portugal continental", dos quais 50 no aeroporto de Faro, 36 no Porto e 18 em Lisboa, afirmou Rui Oliveira.

Os cancelamentos dividem-se igualmente entre partidas e chegadas.

A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjöll obriga a alterações de rotas que, por sua vez, levam a "ligeiros atrasos" nos horários, referiu ainda o porta-voz da ANA.

O vulcão islandês entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na passada quinta feira à noite.
 
fonte/JornalDeNoticias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog