segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DUAS AERONAVES PAMPAS COLIDIRAM AS ASAS DURANTE SHOW AÉREO DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO MILITAR ARGENTINA



Um acidente de pequena monta quase estraga uma grande festa que foi realizada na tarde de domingo (12) em Córdoba para celebrar os 100 anos de história da aviação militar da Argentina. Na última passagem de uma esquadrilha de cinco aviões Pampa, dois deles tocaram as asas e causou grande preocupação entre os participantes do show.

 A Infobae.com presenciou o fato e pode ver pedaços de metal caindo do ar de uma das máquinas  sem bater qualquer dos presentes, entre os quais o Ministro Arturo Puricelli. Apesar do golpe, as duas aeronaves conseguiram pousar suavemente e seus pilotos não relataram lesões.
O acidente foi provocado quando cinco aviões realizaram uma manobra sobre a área em que se encontrava o público, e aparentementeas duas aeronaves que se encontrava do lado direito da formação bateram a ponta das asas.


As comemorações do centenário é devida ao fato que em 10 de agosto de 1912, quando por um decreto do Presidente Roque Saenz Pena criou a Escola de Aviação Militar de El Palomar.


A cerimônia começou com o ministro da Defesa e Chefe do Estado Maior General da Força Aérea, Norman Constantine, a bordo de um veículo militar passou em revista a tropa em frente das instalações da Escola de Aviação Militar. Em seguida, foi cantado o Hino Nacional e fez um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na Guerra das Malvinas, no momento em que quatro aeronaves sobrevoavam o campo.

Em seu discurso, Puricelli disse: "Neste centenário começaram a retornar as atividades da indústria aeronáutica." E elogio o atual perfil com base no "conhecimento, ciência e tecnologia."

Puricelli foi acompanhada pelos chefes do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general de brigada Jorge Chevalier, da Marinha, almirante Carlos Paz VGM, o vice-governador de Córdoba, Alicia Pregno, entre outras autoridades.


Ele também destacou a presença dos chefes das Forças Aéreas da Bolívia,  General Flores do Brasil, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, Força Aérea do Chile, general Jorge Rojas Avila, e do Uruguai, general da Força Aérea Washington Robert Martinez Angelucci .

fonte/InfoBae/foto/ Charly Diaz Azcue

AEROPORTO DE FORTALEZA VIVE CLIMA DE CAOS AÉREO NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA-FEIRA






Clima de caos aéreo foi registrado, durante a madrugada desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Uma fila quilométrica se formou, a partir das 3 horas no setor de embarque doméstico, por conta da falta de pessoal nos aparelhos de raio X das bagagens. Deveriam estar operando cinco desses equipamentos, mas apenas dois estavam funcionando, o que provocou o acúmulo de passageiros.

Alguns funcionários da Infraero informaram que isso foi consequência de um corte de 30% do pessoal terceirizado, o que acabou afetando o setor de embarque. Pelo menos 10 voos nesse horário chegaram a sofrer alguns atrasos variando até 40 minutos, o que só se normalizou depois de muita reclamação por parte de passageiros e também das empresas aéreas. Pessoal extra foi mobilizado para acelerar o atendimento na área do raio X.

O fato foi considerado “inusitado”  por funcionários de empresas aéreas. Alguns que chegaram a falar sobre o caso, disseram nunca ter visto tamanho sufoco no setor de embarques desde a inauguração do aeroporto, hoje com 14 anos de operações. “Isso é um absurdo. Quando vimos que o problema ia se agravar por volta das 3 horas, pedimos providências!”, afirmou um funcionário de empresa área que pediu para não se identificado.

O quadro se agravou porque, nesse período, há acúmulo de voos em razão de obras de restauro da pista de pousos e decolagens. O aeroporto fecha das 6 às 12 horas e houve a antecipação de alguns voos, principalmente aqueles com destino a Brasília e São Paulo e que são os mais requisitados.

“Meu Deus! Será que vai dar tempo de embarcar?” – indagava a secretária estadual da Educação, Izolda Cela, que cumpriria a rota Rio, onde tem compromissos junto ao BNDES. Quem também se assustou foi o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que tem agenda em São Paulo e Brasília. Os passageiros, no entanto, conseguiram embarcar. Mas só depois de se normalizar o numero de máquinas de raio X operando, o que ocorreu por volta da 4h25min.

A supervisão da Infraero não se manifestou a respeito do fato. Já as empresas informaram que um balanço real dos efeitos das filas quilométricas deverá sair nas próximas horas.

fonte/OPovo/BlogDo Eliomar

DOIS MORTOS EM QUEDA DE AERONAVE CIRRUS NA TURQUIA

Dois pilotos morreram quando o avião (Cirrus SR22 GTS G3, matrícula TC-SAS, série 2681) caiu no Mar de Mármara ao largo da costa de Tekirdağ província no noroeste da Turquia, no domingo 12 de agosto de 2012.

















A aeronave decolou do aeroporto de Istambul para Edremit, a bordo dois tripulantes, a aluna LISA SENER, 39, piloto recém formada e o instrutor Hikimet Arat, 65, com mais de 6.000 horas de voo.

O serviço de busca e salvamento foram acionados após perda de contato radar com o Centro de Controle (Ataturk Airport Air Traffic Control Center), e segundo relatos, na região da queda foram observadas grandes formações de CBs (cumulus ninbus).

Equipes de busca e resgate encontraram os corpos do piloto licenciado e seu instrutor.

fonte/foto/ kathrynsreport.

VÍDEO - ACIDENTE COM HELICÓPTERO NO AFEGANISTÃO


HELIBRAS LANÇA CLUBE DO PILOTO E PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO EM CURITIBA


Depois de comemorar o lançamento do Clube do Piloto em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Helibras promoveu uma festa para os pilotos da região de Curitiba, no dia 1º de agosto. As principais ações do Clube estão contidas num portal, destinado exclusivamente para comandantes de qualquer tipo de helicóptero e que tem por objetivo estimular a troca de experiências e de informações entre profissionais de aviação.

Durante a semana de lançamento na região sul, o Clube do Piloto realizou um Ground School, voltado ao modelo EC120, para 10 pilotos do Paraná e de Santa Catarina. Este curso é destinado à formação específica nesta aeronave, para que o piloto conheça o modelo e possa operá-lo.  As aulas foram ministradas pelo centro de treinamento da Helibras.

“Esta é uma das ações previstas pelo portal, que ainda vai disponibilizar outras oportunidades de formação e atividades, conforme o interesse dos pilotos cadastrados”, explica Carla Metne, gerente de marketing da Helibras e coordenadora do projeto.

Cadastro
Para participar do Clube do Piloto, é necessário que o profissional cadastre-se no site, acessando-o em www.clubedopiloto.helibras.com.br ou pelo site da Helibras, informando o código de identificação na Anac. Após análise, o piloto terá acesso a um conteúdo exclusivo: concursos culturais, espaço para debates e oportunidades de cursos de especialização.

fonte/DivulgaçãoHelibras
Enhanced by Zemanta

AVIÃO DA CONVIASA SAI DA PISTA NA VENEZUELA

Uma aeronave  ATR-72-200 da Conviasa Avion de Transport Regional , matrícula YV2421 realizando o voo V0-2197,  de Valera para Caracas (Venezuela) com 67 pessoas a bordo, saiu da pista 21 quando iniciava a decolagem do aeroporto de Valera. Nenhum ocupante do avião sofreu ferimentos.
Passageiros relataram que desembarcaram normalmente e voltaram caminhando para o terminal.
A companhia aérea informou que a aeronave sofreu pequenos  danos e para os ocupantes  foi oferecida imediatamente assistência médica.
 A INAC da Venezuela confirmou o incidente e iniciou as investigações.
Os serviços de emergência relataram que a aeronave sofreu um vazamento de óleo hidráulico.
O vôo foi cancelado, os passageiros estão sendo transferidos para Barquisimeto para pegar um vôo Aeropostal de Barquisimeto a Caracas.


fonte/foto/ASN
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...