segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ULTRALEVE CAI E MATA DOIS NO RALLY DAKAR 2012

(AGI) Buenos Aires - Duas pessoas morreram quando o ultraleve  que voavam caiu enquanto eles estavam voando sobre a rota do  Rally Dakar. Esta é a segunda tragédia em torno da primeira etapa do Rally Dakar 2012, depois da morte do piloto argentino Jorge Martinez Boero. Os passageiros do ultraleve foram identificadas como Luis Soldavini, 37, e seu filho Thomas, 11.
 
Fontes próximas ao corpo de bombeiros local disseram que o incidente ocorreu em Tres Arroyos logo após que o piloto Soldavini reabasteceu a aeronave perto da cidade costeira de Orense. A imprensa argentina disse que uma comissão especial está investigando a causa do acidente e já realizou uma pesquisa com os destroços.

fonte/AGI
Enhanced by Zemanta

INCIDENTES DE 01 A 02 DE JANEIRO 2012

01-01-2012

Um Embraer ERJ-145, da American Eagle, voo MQ-2832 (former MQ-3269) de Dallas Ft. Worth,TX para Grand Rapids,MI (USA), desviou para Chicago O'Hare e pousou em emergência devido a problemas com o sistema de FLAPS.Pousou com segurança, a bordo 46 pessoas.

Um Boeing 757-200 da Thomas Cook Scandinavia, registro G-FCLJ, voo DK-7382 de Tenerife Sur Reina Sofia,CI (Espanha) para Manchester,EN (Reino Unido), pouso em Cork (Irlanda) devido a um passageiro de 23 anos que foi preso pelas autoridades locais. Aeronave decolou uma hora e meia após o incidente.

01-02-2012
Um Boeing 737-400 da Malaysia Airlines, registro 9M-MMX, voo MH-730 de Kuala Lumpur (Malásia) para Bandar Seri Begawan (Brunei), abortou a decolagem de Kuala Lumpur devido a um aviso de baixa velocidade na configuração de decolagem. A aeronave voltou para o gate e o alerta de configuração de decolagem foi determinado falso.

Um Boeing 737-800 da United, registo N13227, vôo UA-165, de Guam (Guam) para Fukuoka (Japão) com 152 pessoas a bordo, quando na aproximação de Fukuoka a tripulação relatou problemas com os flaps. A aproximação foi abortada e realizou espera para checar o problema, após solicitou os serviços de emergência . A aeronave pousou em segurança cerca de uma hora após abortar a primeira aproximação. 


fonte/AvHerald
Enhanced by Zemanta

RESUMO 01/2012

Número de paxs da Alta cresce 7,2% em novembro

De acordo com dados da Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), o número de passageiros transportados pelas companhias-membros da entidade creceu 7,2% em novembro, o que representa 11,7 milhões de pessoas.

O tráfego teve incremento de 7,4%, e a capacidade cresceu 9,1%. Já a ocupação foi de 72,8% - 1,1 ponto percentual a menos do que o mesmo mês de 2010.

A quantidade de passageiros no acumulado até novembro cresceu 3,7%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançado 126,8 milhões de passageiros. No período, o tráfego teve aumento de 5%, a capacidade cresceu 2,4% e a ocupação foi de 75%. 
 

Azul pede autorização para novo destino no Sudeste

A Azul pediu autorização à Anac para operar em Montes Claros, em Minas Gerais. A aérea pretende ligar a cidade à Belo Horizonte, com três frequências diárias. A partir da capital mineira, a Azul também solicitou para operar dois voos diários para Ribeirão Preto, no interior paulista.

A companhia já opera no Estado nas cidades de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora. Montes Claros e Ipatinga são as duas cidades mineiras que estão aguardando aprovação da Anac para o ínicio das operações. Se aprovado, os voos deverão começar no dia 15 de março e serão realizados com turboélices ATR 72.
 

Iata registra novembro fraco em passageiros e cargas

A Iata divulgou na última sexta-feira os resultados da aviação em novembro. Em relação a novembro de 2010, o mês registrou incremento de 4,3% no tráfego de passageiros. O resultado foi considerado “fraco”, por se tratar de um pequeno aumento em relação a um mês de pouco tráfego de passageiros. Em relação a outubro, novembro do ano passado registrou queda de 0,5% no volume de passageiros transportados. O transporte de cargas em novembro último foi 3,1% menor que no mesmo período de 2010. Em relação a outubro, houve aumento de 1,1% no volume de cargas transportado.

“A fraca perfomance da economia global reflete no mercado de transporte aéreo. O transporte de cargas reduziu-se cerca de 4% em relação a janeiro. Embora o mercado de passageiros tenha apresentado algum crescimento em relação ao início do ano – cerca de 2% -, a tendência para ambos é de volatilidade”, disse o CEO da Iata, Tony Tyler.

Na análise regional realizada pela Iata, as companhias aéreas da América do Norte registraram queda de 0,8% do fluxo de passageiros em novembro; no Oriente Médio, foi verificado aumento de 10,1% no fluxo, resultado parecido com o das aéreas na América Latina, onde o aumento foi de 9% no tráfego de passageiros em novembro – no comparativo com o mesmo período de 2010. 
 
 
 

EUA: aéreas serão obrigadas a informar tarifas com taxas

A partir do próximo dia 26, as companhias aéreas dos Estados Unidos deverão incluir os valores de todas as taxas obrigatórias no preço das passagens. A determinação é do Departamento de Transportes dos Estados Unidos e a nova política deve ser implementada até o próximo dia 26. Atualmente, as companhias aéreas podem divulgar tarifas sem incluir o valor das taxas obrigatórias, que podem acrescentar até 20% ao valor das passagens, em relação ao valor divulgado.

Aéreas como a Southwest Airlines e Spirit Airlines já entraram com pedidos na Justiça dos Estados Unidos alegando que a determinação viola direitos de liberdade de expressão comercial. “Para entender o verdadeiro custo da viagem, consumidores devem ser capazes de enxergar o preço total que eles devem pagar para chegar a seus destinos na primeira vez que o valor da passagem é apresentado”, diz a determinação do Departamento de Transportes. Taxas de despacho de bagagens e outros serviços adicionais não precisam ser incluídas, por serem opcionais. A medida é parte de um pacote maior de proteção ao consumidor de viagens e turismo nos Estados Unidos. As informações são da CNN.
 
fonte/PanRotas

SANTOS DUMONT TEM 61 VOOS DE CHEGADA ATRASADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, registrou 61 voos atrasados e 48 cancelados dos 105 voos programados de chegada até as 16h50, nesta segunda-feira (2). As informações são da Infraero. O terminal ficou fechado por cerca de uma hora para pousos por causa da chuva e opera apenas com o auxílio de instrumentos nesta tarde.

Ainda de acordo com a Infraero, já na partida, dos 114 voos programados até as 16h50, foram registrados 38 voos cancelados e 60 atrasados.

O aeroporto reabriu para pousos às 11h45 desta segunda. Os pousos haviam sido suspensos por volta das 10h50 por causa do mau tempo na cidade.
 
Estágio de atenção
Desde as 21h20 de sábado (31), a cidade do Rio está em estágio de atenção, que é o segundo nível em uma escala de quatro, e significa a possibilidade de chuva moderada, a ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...