Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 21, 2009

POUSO COM RETARDO DAS MANETES

As investigações sobre um pouso duro em Algiers por um A321 da companhia francesa, Aigle Azur, descobriram que o piloto falhou ao retardar as manetes. O piloto antes se queixou que estava desconfortável ao voar na cadeira do co-piloto, do lado direito da cabine. France’s Bureau d’Enquetes et d’Analyses disse que o piloto - que tinha 1,200 horas na aeronave e 6,200h no total - nunca tinha voado no A321 do lado direito da cabine como co-piloto. E durante a aproximação para a pista 23 ficou se remexendo diversas veses. Em 1,300ft o piloto disconectou o autopilot mas manteve o auto-thrust acoplado. Somente após o avião iniciar o flare, três “retard” call-outs soaram em mais ou menos 20ft. Mas as manetes da aeroanve ficaram ainda na posição “climb” em uma razão de descida de 600ftmin. Os spoilers não abriram e a potência aumentou para 50% de N1. O A321 voou por, aproximadamente, 3s, e subiu a uma altura de 7ft, antes do piloto reduzir a manete para “iddle” e ativar os spoilers. A potênc