POUSO COM RETARDO DAS MANETES

As investigações sobre um pouso duro em Algiers por um A321 da companhia francesa, Aigle Azur, descobriram que o piloto falhou ao retardar as manetes. O piloto antes se queixou que estava desconfortável ao voar na cadeira do co-piloto, do lado direito da cabine.
France’s Bureau d’Enquetes et d’Analyses disse que o piloto - que tinha 1,200 horas na aeronave e 6,200h no total - nunca tinha voado no A321 do lado direito da cabine como co-piloto. E durante a aproximação para a pista 23 ficou se remexendo diversas veses.
Em 1,300ft o piloto disconectou o autopilot mas manteve o auto-thrust acoplado.
Somente após o avião iniciar o flare, três “retard” call-outs soaram em mais ou menos 20ft. Mas as manetes da aeroanve ficaram ainda na posição “climb” em uma razão de descida de 600ftmin. Os spoilers não abriram e a potência aumentou para 50% de N1. O A321 voou por, aproximadamente, 3s, e subiu a uma altura de 7ft, antes do piloto reduzir a manete para “iddle” e ativar os spoilers.
A potência da aeronave estava a 57% de N1 antes de cair. Com a aeronave estava descendo, o piloto aumentou o pitch mas a aeronave pousou com uma VS de 850ft/min e um impacto de 3,3g.
1,5s antes do toque, o pitch da aronave passou do limite de 9,8º e a traseira do avião tocou no solo. O trem de pouso dianteiro só veio a pousar 11s após o segundo do contato do trem principal.


Fonte: FlightGlobal

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