Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 24, 2010

MONOMOTOR CAI EM BELÉM

Um avião de pequeno porte caiu, nesta sexta-feira (24), próximo ao Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém. De acordo com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto ficou ferido, mas foi socorrido e passa bem.

Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o piloto estava sozinho na aeronave. Pouco mais de um minuto após decolar, por volta das 15h, a aeronave bateu em um muro do aeroporto.


"O motor apagou na hora da decolagem e tive que fazer um pouso de emergência. Infelizmente não consegui evitar a colisão com um muro do aeroporto", diz ao G1 o piloto Osvaldo Ferreira Camargo, de 56 anos. Camargo, que é piloto há mais de 30 anos, já foi medicado e recebeu alta.

O voo iria de Belém para
Marabá (PA), pela empresa Tasp Táxi Aéreo Sul do Pará.
fonte/G1/foto/NeyMarcondes

AVIÃO SAI DA PISTA E DEIXA 20 FERIDOS NO SUL DA ITÁLIA

Um avião Airbus A319-100, da WindJet, registro EI-EDM realizando o voo IV-243 de Roma( Fiumicino) para Palermo, Itália com  123 passageiros e 6 tripulantes, saíu da pista às 20:00 Local  (18:00Z). Durante  a aproximação a aeronave encontrou tempestade e windshare (tesoura do vento) no pouso, provocando a quebra do trem de posuo e danos severos na fuselagem. Os 123 passageiros deixaram a aeronave em rampas infláveis. Os feridos sofreram pequenas lesões e arranhões, segundo os bombeiros. Autoridades de aviação disseram que o aeroporto ficará fechado por cerca de 24 horas. Metars:
LICJ 241850Z 18010KT 4000 TSRA FEW018CB SCT020 BKN028 20/18 Q1001 RMK VIS MIN 4000
LICJ 241820Z 07006KT 4000 TSRA FEW018CB SCT022 BKN030 20/18 Q1000
LICJ 241750Z 06014KT 4000 TSRA FEW018CB SCT022 BKN030 20/18 Q1001 WS RWY 20 RMKVIS MIN 4000
LICJ 241720Z 14009KT 070V180 6000 TSRA FEW018CB SCT022 BKN030 21/16 Q1002
LICJ 241650Z 19017KT 4000 RA BR SCT022 BKN030 21/17 Q1002 WS RWY 20

Relevant NOTAMs:
A5835/10 -…

COMPANHIAS AÉREAS TERÃO DE VERIFICAR ASSENTOS DE AVIÕES APÓS ESCÂNDALO

Image via WikipediaCompanhias aéreas ao redor do mundo estão recebendo instruções para verificar as condições de dezenas de milhares de assentos de aeronaves de passageiros produzidos pela japonesa Koito Industries, depois de um escândalo envolvendo o registro questionável de dados de segurança, informaram autoridades dos Estados Unidos e Europa.
As ações da companhia afundaram 33% em 9 de fevereiro depois que anunciou ter recebido ordem do Ministério dos Transportes do Japão para melhorar a administração de suas atividades, por conta da falsificação de dados relativos à estrutura e resistência contra fogo dos assentos.
Após recomendações da autoridade aérea do Japão JCAB, agências de segurança em ambos os lados do Atlântico publicaram diretivas para verificação dos assentos pelas companhias aéreas. Representantes da Koito não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
A Agência Europeia de Segurança na Aviação (Easa) informou em sua diretiva que ela e a JCAB c…

ANAC INICIA AUDIÊNCIA DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, RIO GRANDE DO NORTE

O Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante recebe na manhã desta sexta-feira, 24/09, a segunda audiência que trata da Concessão da Construção Parcial, Manutenção e Exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Esta é a primeira audiência ocorrida no município. A primeira foi realizada em Brasília, no último dia 17.
Audiência é a primeira em solo potiguar sobre o aeroporto de São GonçaloA audiência conta com a presença de Rubens Vieira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e discutirá possíveis alterações no edital, que serão efetuada pelo Tribunal de Contas da União, que liberará o edital para que os investidores interessados possam participar da concorrência.

De acordo com Rubens Vieira, o investidor responsável pela construção do aeroporto internacional definirá o cronograma de obras, que devem ser iniciadas a partir do segundo semestre de 2011 e concluidas em novembro de 2013. Assim, Natal não poderá contar com o aeroporto se for…

COMUNICADO DA TRIP LINHAS AÉREAS

Campinas, 24 de Setembro

A TRIP Linhas Aéreas informa que a aeronave ATR-72, que fazia o voo 5603 partindo de Manaus (AM) com destino a Itaituba (PA) apresentou, logo após a decolagem, um problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso. A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente.
 A TRIP Linhas Aéreas informa que, em função do atraso gerado pelo incidente, a companhia está prestando a devida assistência aos 38 passageiros, enquanto providencia a realocação para outra aeronave, encaminhada pela Companhia para a conclusão do voo 5603.
fonte/Trip

AVIÃO DA TRIP JÁ HAVIA APRESENTADO PROBLEMAS

Por volta das 20h desta quinta-feira, o voo que saiu de Belém e passou por Altamira acabou sendo encerrado precocemente em Santarém por causa de problemas na aeronave. A Trip então colocou os passageiros num avião da TAM para Manaus e adiou a passagem por Itaituba para a manhã de hoje.O voo era o 5317 e o avião era de modelo ATR-72.
Às 6h desta sexta-feira, os passageiros com destino a Itaituba, após dormirem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, recomeçaram a viagem, mas logo perceberam que estavam no mesmo avião que apresentou problemas em Santarém. Logo após a decolagem, os problemas recomeçaram até o novo pouso em Manaus. As informações foram repassadas pelo passageiro Otávio Neto, historiador de 32 anos de idade.
Entre os passageiros estão políticos paraenses em campanha pelo interior daquele estado, como o deputado estadual Miriquinho Batista (PT), e músicos da banda Calypso. Os passageiros reclamaram ainda que, desde o primeiro problema no voo, em Santa…

CAMPANHA PEDE PUNIÇÃO PARA PILOTOS DO LEGACY

Uma média de mil pessoas por dia vem aderindo a abaixo-assinado organizado por familiares de vítimas do acidente com o voo 1907, da Gol, em setembro de 2006, para pedir a punição dos dois pilotos americanos envolvidos na tragédia, que matou 154. A campanha "190 milhões de vítimas'', lançada dia 1º, tinha ontem 23.023 adesões no site www.190milhoesdevitimas.com.br. "Queremos cem mil assinaturas'', afirma Rosane Gutjahr, diretora da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas.
A estratégia tem um argumento central: o de que toda a sociedade brasileira foi vítima, já que não viu punição. "Queremos mostrar que a população brasileira está indignada'', diz Gutjahr, que critica os EUA por não punir Joseph Lepore e Jan Paul Paladino — eles pilotavam o Legacy que se chocou com o Boeing da Gol na Amazônia. 
A Aeronáutica concluiu que eles desligaram o sistema anticolisão do avião. Lepore ainda trabalha para a ExcelAire, a dona do Legacy, e Pala…

AVIÃO DA TRIP LINHAS AÉREAS FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM MANAUS, AMAZONAS

O avião da TRIP Linhas Aéreas, ATR -72, voo 5603, que decolou às 6h50 desta sexta-feira do Aeroporto Internacional Eduardo Jorge, em Manaus (AM), apresentou problemas e precisou retornar ao aeoporto, onde realizou um pouso de emergência.
Antes de aterrisar, porém, a aeronave com 38 passageiros sobrevoou a capital amazonense por 2h30 para gastar combustível e evitar o risco de uma explosão.


Após momentos de tensão, avião pousa com segurança em Manaus. Passageiros se apressam em informar famíliares pelo celular
Um dos passageiros, Osvaldo Romanholi, de 46 anos, presidente do Sindicato dos Madereiros do Sudoeste do Pará (Simaspa), afirmou que 25 minutos após a decolagem o comandante avisou que iria pousar. "Já fiquei apreensivo porque conheço o trajeto e sei que o tempo estimado de viagem é de uma hora", conta ele, que desceria em Itaituba, no Pará. "O comandante avisou que estava com problemas técnicos e iria tomar medidas de segurança para pousar com tranquilidad…