Postagens

Mostrando postagens de dezembro 17, 2009

AEROPORTO DE SÃO PEDRO, NOS AÇORES, PASSA NA CERTIFICAÇÃO

A certificação emitida pela Agência de Aviação Civil acaba de ser confirmada pelo presidente da ASA. Mário Paixão Lopes assegura que a partir deste momento o aeroporto de S. Pedro já pode receber voos internacionais. Amanhã, deverá escalar o aeroporto um Boeing da TACV com destino a Fortaleza, Brasil. A inauguração do aeroporto internacional está marcada para o próximo dia 22. fonte/Expresso das Ilhas

ULTRALEVE CAI EM PIRAQUARA E PILOTO FICA LEVEMENTE FERIDO

Compartilhar Digg Rec6 Del.icio.us Yahoo! Buzz Technorati Google Bookmarks Facebook Linkk Enviar por e-mail Houve um erro no preenchimento! Todos os campos são obrigatórios! Por favor, tente novamente. E-mail enviado com sucesso! Para enviar mais, basta preencher novamente. Seu nome: Seu e-mail: Enviar para | Escreva os e-mails das pessoas para as quais deseja enviar, separando-os endereços por vírgulas Seu comentário | Máximo de 500 caracteres ( 0 ) Enviar X fechar Um ultraleve caiu no início da noite de terça-feira (15) na cidade de Piraquara , na região metropolitana de Curitiba. A aeronave experimental, modelo KR-2 , fazia um voo na área do Graciosa Ultraleve Clube do Paraná , no Jardim Primavera , quando, por volta das 19h30, foi parar em uma área de banhado próxima ao quartel do Corpo de Bombeiros da cidade. O piloto do ultraleve, Adão Antunes de Campos Filho , de 34 anos, sofreu ferimentos leves.

RYANAIR ESTABELECE BASE EM FARO COM 14 NOVOS DESTINOS

O Aeroporto de Faro , em Portugal, vai passar a ter, a partir de Março de 2010, uma base operacional permanente da Ryanair. A transportadora irlandesa de baixo custo investe mais de 200 milhões de euros em três aeronaves e 14 novas rotas, num total de 27. Billund (Dinamarca), Eindhoven e Maastricht (Holanda), Madrid (Espanha), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Paris e Marselha (França), Milão (Itália), Memmingen (Alemanha), Birmingham, Derry, Kerry e Knock (Reino Unido) são os novos destinos. A Ryanair espera aumentar o tráfego em Faro para 1,3 milhões de passageiros a partir do próximo ano. O presidente do Turismo do Algarve considera que a região fica assim «mais perto do mundo e a preço acessível», cita o mesmo jornal. Nuno Aires acredita que a nova base comporta um novo «dinamismo ao destino e reforça a aposta em países emissores que interessam à região, como a Noruega, a Dinamarca, a Suécia, a França ou Espanha, um mercado de proximidade». fonte/A Bola

COMBATENTES XIITAS MONITORAM AVIÃO DOS EUA COM SOFTWARE DE US$ 25

Combatentes xiitas no Iraque usaram softwares à venda na internet - como o SkyGrabber, que pode ser comprado por US$ 25,95 - para capturar regularmente as imagens produzidas pelo Predador, modelo de avião não tripulado utilizado para espionagem e ataques pelos Estados Unidos, informou hoje o jornal "The Wall Street Journal". A obtenção das imagens geradas pelos aviões pode fornecer aos insurgentes informações importantes sobre os alvos militares, dentre eles estradas e outras instalações. A interceptação, feita pela primeira vez um ano atrás, foi possível porque os aviões de controle remoto tem links de comunicação desprotegidos, afirmou o jornal. Nos últimos meses, os militares descobriram evidências de pelo menos uma ocasião em que os insurgentes no Afeganistão também monitoraram os vídeos de aviões não tripulados norte-americanos, disse um funcionário da defesa norte-americana, que falou em condição de anonimato. Ele não tinha detalhes sobre quantas fezes isso acontec

DECRETO REGULA PULVERIZADORES NO MATO GROSSO

O governo do Estado do Mato Grosso publicou no último dia 10 de dezembro, o decreto nº 2283/09, que trata da regulamentação da lei do agrotóxico. O fato foi uma vitória para o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, uma vez que o documento determina, pela primeira vez, regras claras para o uso de aplicadores tratorizados, tanto usuários como prestadores de serviço, nos mesmos moldes das exigências cobradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na aviação agrícola. Os órgãos reguladores da atividade aeroagrícola brasileira sempre foram bastante severos em relação às empresas prestadoras do serviço. A mesma cobrança, porém, não era feita aos terrestres, cuja atuação implica riscos iguais ou maiores que a aviação agrícola. Agora, a pulverização tratorizada terá de empregar o Guia de Aplicação, documento equivalente ao Relatório Operacional usado na aviação agrícola, preocupar-se com questões de Segurança Operacional e adotar o Pátio de Descontamin

A SARGENTO FERNANDA TORNA-SE A PRIMEIRA AERONAVEGANTE DE C-130 DA FAB, PARABÉNS

Imagem
A Sargento Fernanda, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), entrou para a história da Força Aérea Brasileira por ser a primeira aeronavegante do quadro de tripulantes da aeronave C-130. A militar realizou no dia 10 de dezembro de 2009 seu primeiro vôo a bordo do FAB-2458 (Hércules) na função de radionavegadora, obtendo um excelente desempenho na missão, tanto na parte teórica quanto na parte prática. fonte/foto/1º GTT

ESQUADRÃO POTI DESPEDE=SE DO H-50 APÓS 50.000 HORAS DE VOO

Imagem
O Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) reuniu-se no dia 14 de dezembro 09 para prestar sua homenagem ao H-50 “Esquilo” que realizou seu voo de despedida nesta Unidade. A cerimônia contou com a presença do Major-Brigadeiro Louis Jackson Josuá Costa, Comandante do II COMAR, do Coronel Gilvan Chaves Coelho, Chefe do Estado-Maior da II FAE, dentre outras autoridades. A tropa formada pelo efetivo do 2º/8º GAV e pelos Esquadrões sediados na Base Aérea do Recife presenciou o último voo do FAB 8760 realizado por uma tripulação do Esquadrão Poti. Em 22 anos de serviço, totalizando aproximadamente 55 mil horas de voo o Esquilo foi o principal vetor do desenvolvimento doutrinário das missões de Ataque, Escolta, Patrulha Aérea de Combate e Interceptação na aviação de asas rotativas. Ao despedir-se do H-50, os guerreiros Potis já se preparam para dar as boas vindas ao AH-2 “Sabre”, o helicóptero de ataque recém adquirido pela FAB que irá voar pelos céus da Amazônia. fonte

ENCOMENDA PARA A TORRE - COMANDANTE BETO

Infelizmente há muito desperdício de comida e bebida na aviação comercial, pois após a chegada de um voo, tudo que sobra das refeições, lanches, sanduíches e outras comidas, é jogado fora para posterior incineração! Dá dó ver tanta coisa indo para o lixo. Bons tempos, quando antigamente conseguíamos minimizar um pouco este desperdício, com um tipo de “procedimento” que era bastante comum, principalmente nos aeroportos do norte e centro oeste, aonde o movimento era menor. Algumas vezes ao nos dirigirmos ao pátio de estacionamento após o pouso, o operador da torre de controle nos perguntava se havia alguma encomenda. Esta era a “senha” para ver se tinha sobrado uns lanches do serviço de bordo para oferecer a eles! Ainda durante o taxi, entravamos em contato com a chefe-de-equipe dos comissários para confirmar se havia lanches sobrando e dependendo da resposta, dávamos um positivo ao pessoal da torre, pedindo para que eles confirmassem o P.O.B.! P.O.B. é o “people on board”, informa

ABETAR PREVÊ CRIAÇÃO DE 26 MIL NOVOS EMPREGOS NA AVIAÇÃO

O potencial da aviação regional como importante geradora de empregos para os profissionais que buscam o primeiro emprego na área foi destacado pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR), Apostole Lazaro Chryssafidis, hoje, durante o 1º Encontro do Polo de Capacitação Aeronáutica de São Paulo, na sede do Parque Tecnológico em São José dos Campos. Em sua apresentação, o presidente também salientou a necessidade da inclusão de cursos que visem a formação de pilotos e mecânicos no Polo. “As empresas regionais são responsáveis pela formação dos pilotos que ingressam no mercado da aviação comercial e depois partem para as empresas maiores. É um custo a mais para as nossas empresas e esta situação tem que ser revista. Esta é uma grande oportunidade para isto.” FUTURO O presidente da ABETAR também apresentou os números do transporte aéreo regular, que emprega atualmente 44.038 pessoas, com uma frota de 350 aviões, o que dá uma relaçã

AVIÃO DA SINGAPURE AIRLINES RETORNA À BASE POR FALHA NO SISTEMA ELETRICO

Imagem
O Airbus A380-800, prefixo 9V-SKF, da Singapore Airlines, precisou regressar à terra nesta quarta-feira (16), duas horas depois de ter decolado de Paris. A aeronave, que havia decolado do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle, na França, com destino a Cingapura, no voo SQ-333, com 444 passageiros a bordo, estava na rota sudeste FL350 de Cracóvia, na Polônia, quando um problema elétrico afetou a cozinha da aeronave, o que fez com que fosse decidido pelo retorno ao aeroporto de origem (foto acima), informaram funcionários da companhia. Trata-se de uma "falha menor que não punha en risco de nenhum modo a segurança dos passageiros mas que não permitiria, se não fosse reparada, servir pratos e bebidas quentes", acrescentaram. No final de setembro passado, um Airbus A380 da Singapore Airlines teve que regressar ao aeroporto Roissy-Charles de Gaulle de Paris por causa de um problema num dos quatro motores Rolls Royce, depois de duas horas e meia de voo. Na noite de segu

MOTIVOS DO ACIDENTE DO VOO 447 AINDA SÃO DESCONHECIDOS, DIZ RELATÓRIO FRANCÊS

O Escritório de Investigações e Análises (BEA), que investiga o acidente do voo 447 da Air France, disse nesta quinta-feira (17) em relatório que ainda não sabe os motivos do acidente. O relatório foi publicado mais de seis meses depois do acidente. "A falta de dados dos registros do voo, de elementos essenciais do avião e de testemunhas, as circunstãncias exatas do acidente e suas causas seguem sem ser determinadas", diz o relatório. Leia a íntegra do relatório, em português (em .pdf) O relatório também aconselhou que os critérios de certificação das sondas Pitot sejam modificados. Uma suposta falha no funcionamento das sondas é apontada como uma das possíveis causas pelo acidente. O acidente ocorreu em 1º de junho, sobre o Oceano Atlãntico, quando o avião ia do Rio de Janeiro a Paris, e matou 228 pessoas. Um relatório parcial já havia sido divulgado pela BEA em 2 de julho. Cauteloso, ele informava que a aeronave não havia sido destruída no ar e também citava a di

INVESTIGADORES DO VOO AF447 PEDIRÃO MUDANÇAS NAS CAIXAS-PRETAS

Imagem
Os especialistas que investigam o acidente do voo AF447 da Air France devem recomendar nesta quinta-feira a introdução de novos padrões técnicos na configuração de caixas-pretas para ajudar na busca de destroços de aviões que venham a cair no mar, segundo o jornal New York Times. Os investigadores do BEA, o Bureau de Investigações e Análises francês, apresentarão, em Paris, nesta quinta-feira à tarde, seu segundo relatório sobre a queda do avião que, no dia 1º de junho, causou a morte de todas as 228 pessoas a bordo, na rota entre Rio de Janeiro e Paris. O jornal teria recebido detalhes do documento passados por "uma autoridade que leu o relatório", mas o artigo publicado na edição desta quinta-feira não faz nenhuma menção a novas revelações sobre as causas do acidente. "No relatório, os investigadores do bureau pedem aos reguladores de segurança de aviação que exijam que os dispositivos que emitem sons para localizar o avião, acoplados à nave, e as gravações da vo

A330 DA TAP FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM FORTALEZA

Imagem
Ontem a noite, um A330 da TAP, teve que realizar um pouso de emergência em Fortaleza, no aeroporto Pinto Martins. Para um usuário do Fórum Aerovirtual (Cmt.Oliveira), era o voo regular da TAP para a capital cearense, porém ele foi surpreendido com o voo regular chegando logo em seguida. Logo, Oliveira recebeu a informação de uma tripulação da TAM que a aeronave reportou que tava com tumulto a bordo e que precisava pousar em Fortaleza. Algum tempo depois, pessoas no saguão do aeroporto falavam sobre uma pessoa drogada a bordo e uma pessoa ferida. fonte//Eagle Sky Uma briga entre passageiros teria sido o motivo de um pouso forçado na Aeroporto Internacional Pinto Martins, na noite desta quarta-feira (16). As informações iniciais dão conta da custódia de 12 pessoas pela Polícia Federal. O voo seguia para o Rio de Janeiro e depois para Lisboa, Portugal. O avião da companhia Transportes Aéreos Portugueses (TAP) foi visto por populares sobrevoando Fortaleza por vários minutos. A ra

AEROPORTOS DO BRASIL NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA COPA

Genebra (AE) - Os aeroportos brasileiros não estão preparados para receber os torcedores durante a Copa do Mundo em 2014 ou os Jogos Olímpicos em 2016. O alerta é da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que destaca que um volume importante de obras terá de ser realizada no Brasil nos próximos anos para poder abrigar dois eventos desse porte. Em entrevista concedida nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça, o diretor da Iata, Giovanni Bisignani, contou que esteve no Brasil há dois meses e tratou com autoridades locais sobre a situação dos aeroportos. Questionado se hoje o sistema existente daria conta do fluxo de torcedores na Copa ou na Olimpíada, o italiano foi enfático: “Não”.  “Hoje, seria um grande problema”, afirmou Giovanni Bisignani, ao comentar sobre realização da Copa do Mundo no Brasil com os aeroportos no estado em que se encontram. “Muito terá de ser feito até 2014”, avisou o diretor da Iata. A Iata, porém, alerta para as condições de uma eventual privati