Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 16, 2009

HOMENAGEM AO SOLDADO PITHAN - RESGATE EM SANTA CATARINA

Bravura, comprometimento eluta pela vida. A dramática história do soldado Pithan, o Bombeiro da Força Nacional de Segurança Pública foi soterrado durante operação de resgate em Santa Catarina.
Porto Alegre: Passados quase dois meses da catástrofe natural que atingiu Santa Catarina, as imagens de destruição, caos, morte, sofrimento e os dramas pessoais de quem perdeu tudo o que tinha continuam na memória de muitos brasileiros. Mas a história das equipes de resgate, dos bombeiros, policiais civis e militares, dos integrantes das Forças Armadas e de voluntários de todo país que foram às áreas da tragédia, arriscaram as próprias vidas para salvar as de outros, estas continuam desconhecidas e esperando para serem contadas.Especializado no resgate com cães e socorrista do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, o soldado Milton Fernando Pithan, 42 anos, foi enviado à Santa Catarina a serviço da Força Nacional de Segurança Pública. No dia 30 de novembro do an…

MISTÉRIO RESOLVIDO - DRONE NAVEGOU POR MAIS DE 8.000 KMS

Depois de vários dias de suspense e mistério podemos revelar a origem do drone que surgiu na praia de Barreiras, em Icapuí, a 202 quilômetros de Fortaleza (Ceará).
Em dezembro do ano passado, o pescador José Evaristo da Silva encontrou o alvo aéreo militar em alto-mar. Segundo ele, estava a 18 milhas (32km) da costa de Icapuí. Mesmo sem saber o que era aquilo, Evaristo e mais cinco pescadores amarraram o equipamento ao barco e o rebocaram até a costa.
O artefato virou atração na cidade. Foram muitos os visitantes curiosos no local. Todos querendo registrar o objeto, que até então, era não-identificado. Defesa@Net realizou inúmeros contatos internacionais e através da UVS International, entidade internacional que congrega as atividade com veículos aéreos não tripulados (VANTs) na terminologia brasileira ou UAVs, termo adotado internacionalmente, obtivemos os dados para o esclarecimento definitivo.
Primeiro a identificação, que já tinha ocorrido até por amadores. Era um Drone Do-DT25 IR pr…

AMARAGEM É MANOBRA DIFÍCIL QUE EXIGE TEMPO DE PREPARAÇÃO

A amaragem de um avião com rodas, como a que sucedeu hoje nos Estados Unidos, é "uma manobra difícil" que só é treinada em simulador e exige tempo de preparação dos tripulantes e passageiros, sustentou à agência Lusa o piloto João Roque.Hoje, um Airbus A320, da companhia aérea norte-americana US Airways, fez um pouso de emergência no Rio Hudson, próximo do aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, e ficou a flutuar.Em declarações à Agência Lusa, o piloto de linha aérea João Roque referiu que a amaragem de um avião com rodas, preparado para aterrar no solo, "é uma manobra difícil", cujo sucesso "depende das condições do mar", do "tempo de preparação" para a executar e colocar os coletes salva-vidas.De acordo com João Roque, a manobra, que apenas é treinada num simulador e é usada numa "situação de emergência" de paragem de um ou dois motores do aparelho, exige "controlo da ansiedade" de tripulação e passageiros, para "evit…

AVIAÇÃO AGRÍCOLA QUER ENTRAR NO COMBATE À DENGUE

Habituados a combater pragas nas lavouras, empresas de aviação agrícola fizeram ao governo a proposta de formar uma frota de combate aéreo ao mosquito da dengue.O sindicato nacional do segmento (Sindag) aguarda uma resposta do Ministério da Saúde sobre a proposta de testar neste verão o uso de aviões no combate ao mosquito Aedes aegypti.Segundo o presidente da entidade, Júlio Kampf, a expectativa é de que a resposta venha ainda em tempo para que se faça os testes ainda em um eventual surto no começo de 2009. E começar em seguida adotar a técnica em larga escala.A ideia é aplicar no Brasil uma técnica utilizada rotineiramente há mais de 30 anos na Hungria, nos Estados Unidos, em Cuba e na Colômbia. E que não é novidade por aqui.Em 1975, o uso de aviões foi responsável pela extinção dos focos de mosquitos culex na região da Baixada Santista, em São Paulo. Na época, com três aplicações em quatro semanas, a estratégia acabou com um surto de encefalite que assolava municípios como Mongaguá…

AZUL ATENDE A 11 MIL PASSAGEIROS NO PRIMEIRO MÊS

No primeiro mês de atuação no mercado nacional, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras transportou um total de 11 mil passageiros e teve uma ocupação média de quase 50%. Os números são condizentes com os planos da empresa criada pelo norte-americano David Neeleman, que ocupa o cargo de presidente do conselho. Ontem, a companhia começou a operar mais duas frequências a partir de Campinas: Curitiba e Vitória.A empresa solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mais dois destinos para serem lançados nos próximos dois meses. A Azul pretende voar para Recife, capital de Pernambuco, e Rio de Janeiro, com pousos e decolagens no aeroporto do Galeão.O presidente do conselho da Azul afirmou ontem, em Campinas, que solicitou o hotran (horário de transporte) para o Galeão, mas tem esperança de que o Aeroporto de Santos Dumont seja liberado para utilização de outras companhias que não operem apenas voos regionais e a ponte-aérea Rio-São Paulo. A Anac colocou em consulta pública no ano passado …

RELAÇÃO DE ACIDENTES AÉREOS DA ÚLTIMA DÉCADA NOSEUA

Nova York, 15 jan (EFE).- Um Airbus 320 da US Airways pousou hoje no rio Hudson depois de ter perdido dois motores ao colidir com vários pássaros.A aeronave saía do aeroporto de La Guardia, de Nova York, rumo a Charlotte, na Carolina do Norte. O piloto conseguiu salvar sua vida e a dos 155 passageiros após cair nas águas do rio Hudson, entre Nova York e New Jersey. Abaixo, a lista de outros acidentes aéreos ocorridos nos EUA na última década: 2001.- 28 de janeiro: Dez pessoas, entre elas oito membros de uma equipe universitária de basquete de Oklahoma, morrem no acidente de um Beechcraft King Air 200 Catpass, que cai perto de Denver, no Colorado. - 12 de agosto: Helicóptero cai sobre o Grand Canyon, no Colorado, e mata seis de seus sete ocupantes.2003. - 7 de junho: Quatro pessoas morrem e sete ficam feridas na queda de um pequeno avião em um prédio de apartamentos em Los Angeles. - 4 de agosto: Morrem duas pessoas na queda, em Groton, em Connecticut, de um pequeno avião procedente de Long…

AIRBUS A320 DA US AIRWAYS FAZ POUSO FORÇADO NO RIO HUDSON EM NOVA YORK

A aeronave da US Airways tinha 155 pessoas a bordo.Sobreviventes esperaram por socorro sobre asas do avião.
Um avião Airbus A320 da US Airways realizou um pouso forçado nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15). Sobreviventes foram vistos sobre as asas da aeronave, aguardando serem resgatados. Imagens de agências de notícias mostravam barcos já fazendo o resgate dos sobreviventes.Segundo a agência Reuters, a aeronave levava 150 passageiros e cinco tripulantes a bordo e havia decolado do aeroporto de La Guardia com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, realizando o voo 1549. Ele teria tentado retornar ao aeroporto após se chocar contra pássaros.Um sobrevivente disse à CNN que achava que não havia vítimas, e que todas as pessoas a bordo sobreviveram. Segundo este sobrevivente, momentos antes de o avião se chocar contra o rio, o comandante do voo avisou aos passageiros para se prepararem para o impacto. Segundo a reportagem da CNN, os …

MILITARES INVESTIGAM ALVO AÉREO ENCONTRADO NA PRAIA NO CEARÁ

O objeto encontrado em Icapuí é um alvo aéreo usado pelas forças armadas e não é produzido no Brasil.Oficiais da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, foram à cidade buscar o objeto para estudá-lo.
Oficiais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, com sede em Parnamirim (RN), foram a Icapuí buscar o drone
O equipamento encontrado na praia do Icapuí já está identificado. Trata-se de um drone, um tipo de aeronave não-tripulada usada como alvo aéreo móvel pelas forças armadas. A hipótese, dada como a mais provável até então, foi levantada ontem por O Povo, que noticiou o caso na terça-feira com exclusividade. A certeza da identificação foi dada pela assessoria da EADS, o consórcio europeu que fabrica o objeto. Na manhã de ontem, cinco oficiais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, com sede em Parnamirim (RN), foram a Icapuí buscar o drone e levá-lo para ser analisado pelo órgão.Os cinco homens chegaram em um veículo modelo Doblò. O inusitado é que o carro não tinha …

OBJETO NÃO-IDENTIFICADO É ENCONTRADO EMALTO MAR NO CEARÁ - AERONAVE NÃO TRIPULADA

Um objeto não-identificado foi encontrado na praia de Barreira, no município de Icapuí, a 202 km de Fortaleza (CE). O artefato foi encontrado pelo pescador José Evaristo, que pescava em alto mar no dia 24 de dezembro.O pescador afirmou que estava a aproximadamente 18 milhas da costa. "Não tenho certeza se é um avião com controle remoto, um lançador de míssil. Só sei que encontrei no mar e nunca tinha visto", disse. "É diferente."Ele rebocou o objeto, que tem uma asa de cada lado e uma cauda, como em um avião, até a frente de sua casa. Evaristo também comunicou a polícia e a Colônia de Pescadores, que visitaram sua residência para avaliar o objeto.De acordo com as inscrições no corpo do objeto, é possível que pertença à European Aeronautic Defence and Space Company (EADSC), que tem escritório no Brasil."A EADS está presente há 30 anos no mercado aeroespacial e de defesa brasileiro. Através da Eurocopter, participou, em 1978, em parceria com o governo de Minas G…

AVIÃO ARGENTINO COM 84 PASSAGEIROS FAZ POUSO EMERGENCIAL EM PONTA PORÃ, MS

Um avião da companhia argentina Aerolínea Andes modelo MD-82 fez um pouso de emergência por volta das 11h de hoje (12) no aeroporto de Ponta Porã (MS). O avião que estava com 84 pessoas, entre tripulação e passageiros saiu de Buenos Aires, Argentina e seguia para Jujuy norte do país.Segundo a Polícia Federal de Ponta Porã, o vôo 856 da Andes teve que desviar o caminho por causa de uma tempestade e acabou apresentando uma pane nos instrumentos, onde ficaram sem o rádio. Os pilotos operaram o avião por instrumentos com a ajuda apenas de uma bússola.Os pilotos acabaram desorientados e com apenas 1h de combustível o que levou ao uso do transponder para tentar uma localização onde conseguiram interceptar o Sindacta de Curitiba (PR) que guiou o avião até Ponta Porã. A tripulação disse aos policiais que acreditavam estar próximo ao Paraguai, no entanto eles já chegavam ao Brasil.
Neste momento a PF de Ponta Porã está fornecendo uma permissão de 10 dias para que as 84 pessoas que estavam no av…