terça-feira, 15 de novembro de 2011

AERONAVE QUE EX-VEREADOR SE JOGOU PASSARÁ POR AVALIAÇÃO, DIZ AERONÁUTICA

A aeronave que enfrentou problemas no momento do pouso e resultou na morte de um dos passageiros na noite de segunda-feira (14), na região sudoeste da Bahia, passará por avaliação técnica, segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), regional Recife (PE). O acidente aconteceu na cidade de Condeúba, a cerca de 650 Km de Salvador.

“Faremos uma ação inicial, buscando informações básicas para dar prosseguimento às investigações técnicas. Queremos saber os fatores que contribuíram. O resultado será usado para a criação de recomendações de segurança a todos os envolvidos na atividade de voo”, afirmou o investigador da Aeronáutica em Recife, José Roberto Mendes. Segundo ele, os proprietários foram orientados a não interferir na cena do acidente para que os técnicos possam encontrar a situação preservada. As equipes responsáveis pelo trabalho devem sair do Recife ainda durante a manhã.

O ex-vereador do município Agnaldo José Pereira, de 44 anos, se desesperou com o pouso forçado e se jogou da aeronave já na área da pista, depois de conseguir abrir a porta, sendo atingido pela hélice do avião. Ele morreu na hora. O ex-político viajava junto com o irmão piloto e um primo, que não sofreram ferimentos. Por volta das 21h, quando a aeronave se aproximava da pista particular da família, dentro de uma fazenda, ocorreu o acidente, cujas causas serão investigadas. A área foi isolada e a aeronave permanece no local na manhã desta terça-feira. A fuselagem do avião sofreu pequenas avarias.

O corpo do ex-vereador foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, a cerca de 150 Km de Condeúba. Segundo informações de familiares, o corpo será velado na Câmara Municipal e encaminhado para o povoado de Alegre, a cerca de 40 Km, onde ele nasceu. Agnaldo assumiu dois mandatos, de 2000 a 2008 e tinha três filhos.

Segundo familiares, a pista de pouso foi construída há cerca de dois anos e meio e é coberta de cascalho (não é asfaltada). O local fica um pouco afastado da zona urbana de Condeúba. Na delegacia da cidade, ninguém prestou depoimento sobre o acidente. Segundo agentes da unidade policial, os familiares envolvidos não têm condições emocionais de prestar esclarecimentos.

Aeronave passará por avaliação após acidente com morte, diz Aeronáutica (Foto: Reprodução/TV Sudoeste) 
Aeronave pousava na pista particular quando ocorreu o acidente  (Foto: Imagem/TV Sudoeste)
fonte/G1/BA
Enhanced by Zemanta

REPÚBLICA THCECA SUSPENDE VOOS DAS AERONAVES CASA DA FORÇA AÉREA

EADS CASA C-295 - ILA2002-02Image via Wikipedia
As aeronaves espanholas CASA  adquiridos pela Força Aérea Checa têm apresentado recorrentes problemas e depois que uma das máquinas quebrou no domingo, pouco antes do pouso, o chefe de gabinete cancelado todos os voos destes aviões de transporte militar.

A Força Aérea Tcheca comprou quatro aviões militares de transporte CASA em 2009. Desde então, ela foi forçada a suspender seus vôos duas vezes devido a mau estado técnico dos equipamentos.
Neste domingo, o Chefe de Gabinete, Vlastimil Picek, novamente ordenou a suspensão, pela terceira vez depois que um deles tinha um defeito no motor de volta da cidade espanhola de Sevilha, onde a equipe participou de uma sessão de treinamento.
O ministro da Defesa, Alexandr Vondra, criou uma uma comissão para investigar o caso.

"A EADS/CASA fabricante de aviões concordaram em estender o período de garantia, devido a falhas. Eu insisto que não vamos pagar as aeronaves até elas funcionarem perfeitamente ", disse ele.
Vondra, disse que, caso a fabricante não resolva todos os defeitos antes do final de novembro, a Força Aérea Checa terá que usar os obsoletos Antonov An-26 já desativados.
O socialista Jan Hamáček, bateu a posição do governo e disse que ele deve imediatamente cancelar o contrato para os aviões. "Se o fornecedor entrega um produto que não funciona, a primeira coisa a fazer é cancelar o contrato do cliente. De acordo com a análise realizada pelo Ministério da Defesa, a anulação não é possível, o que evidencia a má qualidade do trabalho dos advogados nesta carteira ", disse ele.
As aeronaves espanholas tem causado uma dor de cabeça às Forças Armadas Checa desde a sua aquisição em 2009. O antigo governo enfrenta acusações de corrupção, por causa da compra das aeronaves por 132 milhões sem licitação, violando os regulamentos da UE. Em agosto passado, o Ministério da Defesa impôs sanções ao fornecedor de aviões (Omnipol), devido a avarias do sistema dispositivos de proteção passiva.

fonte/radio.cz
Enhanced by Zemanta

AVIÃO DA PASSAREDO SAI DA PISTA EM UBERLÂNDIA


Um avião da empresa Passaredo saiu cerca de 500 metros da pista do aeroporto de Uberlândia, por volta das 00h15 desta terça-feira (15). As informações são do superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy. Ainda segundo ele, a aeronave saiu de São Paulo com destino à cidade, no Triângulo Mineiro, e ainda não se sabe o motivo do acidente. Um laudo feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve sair em 30 dias. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros e uma equipe operacional do aeroporto estão próximos à aeronave para verificarem possíveis riscos. De acordo com Sérgio Kennedy, o aeroporto ficará fechado até que um trator faça a remoção do avião, mas a previsão é de que a pista seja liberada por volta das 12 horas de hoje.

Conforme Kennedy, uma equipe da Passaredo já se deslocou para Uberlândia para tomar as providências cabíveis. Ao todo, estavam no avião 27 passageiros, contando com a tripulação. Ainda durante a madrugada, dois voos que iriam para Uberlândia, sendo um de Belo Horizonte e outro do Rio de Janeiro, tiveram a aterrissagem cancelada e retornaram às cidades de origem.


Pista do aeroporto de Uberlândia é liberada na manhã desta terça-feira

A pista do aeroporto de Uberlândia foi liberada por volta das 6h desta terça-feira (15), segundo o superintendente do local, Sérgio Kennedy. Por volta de 00h15, o voo 2300 da empresa Passaredo, que saiu de Guarulhos (SP) com destino à cidade no Triângulo Minewiro, saiu cerca de 500 metros da pista e foi parar em uma área de segurança, local preparado para esse tipo de eventualidade. 

Segundo informações da empresa de aviação, 27 passageiros e três tripulantes estavam a bordo da aeronave. Ninguém se feriu.

O trabalho de reboque do avião para a cabeceira da pista terminou às 5h24 e os pousos e decolagens foram liberados às 6h10, cerca de seis horas antes do previsto. O Corpo de Bombeiros e uma equipe operacional do aeroporto ajudaram na remoção.

As causas do incidente serão analisadas pelo Centro de Investigação de Prevenção de Acidente da Aeronáutica (Cenipa) e devem ser divulgadas em 30 dias. Ainda de acordo com o superintendente do aeroporto, as condições meteorológicas e da tripulação, além das características técnicas da aeronave são alguns dos itens que serão investigados pela Cenipa. “Não chovia na hora e o aeroporto operava normalmente”, disse Kennedy.

Segundo o superintendente, dois voos que vinham do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte na madrugada voltaram às cidades de origem. “Para não gerar transtornos aos passageiros as empresas de aviação decidiram cancelar outros três voos que sairiam daqui na manhã desta terça-feira, uma vez que a previsão era liberar a pista somente às 12h”, disse Kennedy.

Em nota, a Passaredo Linhas Aéreas informou que a aeronave ERJ 145 prefixo PRPSK ultrapassou cerca de 200 metros dos limites da pista ao aterrissar. O avião não sofreu danos, foi removido e aguarda a análise e liberação do Cenipa para retornar à base.
fonte/foto/G1


VÍDEO - AZUL VOO 4012 - SBKP PARA SBRJ LEGENDADO -









fonte/Comandante e Amigo/Rubens-SBBR

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...