quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SIGA O ROTEIRO DO HOMEM AEROPORTO

Muita gente tem perguntado se vou aquele aeroporto ou não? Quando estarei em tal cidade? Por que ainda estou no Rio? Bem, minha intenção era, inicialmente, comunicar uma nova cidade de cada vez. Mas realmente não vejo necessidade de tanto mistério. Assim, abaixo, segue meu roteiro de destino até o dia 21 de novembro, quando se encerra a saga.

Antes, algumas relevantes explicações:

- Pelas regras do Passaporte Azul eu não posso viajar às sextas e aos domingos. Assim, nas cidades/aeroportos em que chegar na quinta-feira, por exemplo, só poderei sair de lá no sábado (uma vez que vou dormir ali e acordar na sexta – e sexta não se pode viajar). O mesmo vale para as cidades/aeroportos em que eu pousar aos sábados – só poderei sair de lá na segunda.

- Também pelas regras do Passaporte Azul que comprei, não é permitido viajar durante o período que antecede/envolve/precede o feriado de 2 de novembro. Assim, a cidade em que eu chegasse na quinta-feira (dia 29) me deixaria “preso” até a quarta-feira (dia 4). Assim foi com o Rio. Cheguei em Santos Dumont na quinta à noite, e meu próximo vôo, para Recife, sai de lá apenas na quarta-feira de manhã. (Lembro que estou no Galeão apenas porque não se pode passar a noite em Santos Dumont. Quer dizer, se o sujeito tiver o bilhete do dia seguinte, pode. Sem ele, não). Confuso? Também achei, mas assim é.

O roteiro

- Dia 04, quarta-feira: Rio de Janeiro – Recife (Chegada em Recife às 12h10)
- Dia 05, quinta-feira: Recife – Belo Horizonte (Chegada a Belo Horizonte às 19h)
- Dia 07, sábado: Belo Horizonte – Porto Alegre (Chegada a Porto Alegre às 12h45)
- Dia 09, segunda-feira: Porto Alegre – Salvador (Chegada a Salvador às 12h55)
- Dia 10, terça-feira: Salvador – Curitiba (Chegada a Curitiba às 11h)
- Dia 11, quarta-feira: Curitiba – Maceió (Chegada a Maceió às 1h10 de quinta)
- Dia 14, sábado: Maceió – Navegantes (Chegada a Navegantes às 7h20)
- Dia 16, segunda-feira: Navegantes – Vitória (Chegada a Vitória às 11h)

AQUI EXPIRA O PASSAPORTE AZUL, PASSAGENS SEGUINTES COMPRADAS À PARTE

- Dia 17, terça-feira: Vitória – Manaus (Chegadaaà Manaus às 23h45)
- Dia 19, quinta-feira: Manaus – Campo Grande (Chegada a Campo Grande às 23h50)
- Dia 20, sexta-feira: Campo Grande – Maringá (Chegada a Maringá às 5h10)
- Dia 21, sábado: Maringá – Campinas (Chegada a Campinas às 8h52)

PS - MISSÃO RIO DE JANEIRO: Leva o brinde Terra o primeiro que tomar um café comigo. Como o Galeão é muito grande, digo que estou ficando mais na praça de alimentação do Terminal 1, no terceiro andar.

fonte/Terra

SUSPENSO O CORTE DAS ÁRVORES NO AEROPORTO DE JOINVILLE

O corte das árvores nas cabeceiras e laterais da pista do Aeroporto de Joinville está parado. Um impasse envolvendo os moradores das terras onde estão as árvores segura os trabalhos.

Desde quinta-feira, a empreiteira Kalb paralisou a ação na área e só deve retomar quando a Fundação de Meio Ambiente (Fundema) tiver acertado acordo com os donos dos terrenos sobre o destino da madeira.

Laudonio Valfride Paradela, que vive há 56 anos em uma área próximo ao Rio Cubatão, é um dos moradores que quer a garantia de que ele vai poder ficar com a madeira das árvores cortadas em sua propriedade. "Quero um documento que me garanta que eu vou poder vender."

A Fundema informou que a questão está sendo analisada pela procuradoria do município. Um parecer prévio assegura que a madeira cortada nas áreas privadas ficará com os donos. Enquanto não sai uma decisão definitiva, será feito um trabalho de levantamento dos nomes dos moradores que terão que ceder acesso para o trabalho da Kalb.

O objetivo da Fundema é fazer os proprietários assinarem um documento de origem florestal para evitar que o caso vá parar na Justiça. Se não houver acordo, uma das hipóteses para levar o corte das árvores adiante é por intermédio de uma liminar judicial, o que pode atrasar ainda mais a retomada dos voos.

Um parecer técnico feito na área, ontem, mostra que 70% das árvores já estão cortadas. Ainda falta remover a vegetação nas laterais da pista e em parte de uma das cabeceiras.

Por causa do contratempo, o prazo para a execução do corte foi prorrogado por mais 30 dias. No contrato original, o trabalho estava previsto em 24 de outubro. Agora, passou para 24 de novembro.

O corte das árvores é fundamental para que a Infraero possa pedir uma vistoria à Aeronáutica para garantir a utilização de toda a pista. Sem ela, TAM e Gol, as duas companhias que operam no terminal, não poderão pousar ou decolar à noite ou durante chuvas.

A medida também é necessária para que a superintendência possa oferecer o aeroporto para operações de outras companhias aéreas e fazer o aeroporto voltar a crescer. Nos nove primeiros meses do ano, passaram 163,5 mil passageiros pelo terminal, 16% a menos do que no mesmo período de 2008.

Uma das empresas que tem interesse em Joinville é a Trip. Ela está analisando a viabilidade de voar para Guarulhos, Criciúma e Porto Alegre com aviões ATR 42, que têm capacidade para 42 passageiros.

fonte/A Notícia

GISELE BÜNDCHEN PASSA EM EXAME ESCRITO PARA PILOTAR HELICÓPTERO

A brasileira Gisele Bündchen tem pouco mais de um mês até dar a luz a seu filho, mas isso não a impediu de continuar os testes para obter uma licença para pilotar helicópteros.

"Gisele não conseguiu a licença ainda, mas ela passou no exame escrito", disse o presidente da Shoreline Aviation, Keith Douglass, à revista "People".

A empresa de Douglass aluga aviões privados e dá também aulas de aviação. "Agora, só falta um passo, o exame prático [no ar], que deve acontecer na próxima semana", destacou o empresário.





Gisele Bündchen já passou por primeiro teste para tirar licença para se tornar piloto de helicóptero

Gisele, 29, está esperando seu primeiro filho com Tom Brady, 32, e obteve um desempenho "excelente", destacou Douglass.

"Ela é muito dedicada. Ela vou pelo menos durante três dias por semana. Pilotar um helicóptero não é fácil, é complicado, porque você não pode parar de voar e simplesmente planar, mas ela está indo muito bem", concluiu Douglass.

fonte/UOL

AIR FRANCE E JETSTAR - AIRBUS A330 - NOVA PANE ????

Um A330-200 da JetStar pode ter sofrido na semana passada o mesmo defeito que derrubou um jato da AirFrance sobre o Atlântico, matando todos a bordo, cinco meses atrás.

Investigadores da Australian Transport Safety Bureau e da Civil Aviation Safety Authority estão investigando as semelhanças entre os dois incidentes.

Às 1:30 em 29 de outubro o piloto do A330-200 da Jetstar relatou um apagão nos instrumentos do jato com 200 passageiros a bordo, quando passava no meio de uma tempestade entre o Japão e a Costa do Ouro, relata o Herald Sun.

O avião pousou cinco horas mais tarde com os passageiros sem saber o que tinha acontecido no cockpit.

Durante o apagão, leituras flutuantes foram transmitidas por um dos três indicadores de velocidade do jato, uma situação semelhante ao que o piloto do jato da Air France relatou em sua última mensagem de rádio antes do avião mergulhar no oceano.

A Jetstar, disse ontem à noite que as primeiras indicações foram que o sistema de detecção de velocidade sofreu uma interrupção momentânea, após o qual os instrumentos voltaram a normalidade.

"A tripulação permaneceu no controle total da aeronave em todos os momentos e respondeu, em conformidade com o treinamento e o processo", disse um porta-voz da companhia aérea.


fonte/news.com.au

TROCA DE DIRETORIA NA GOL


Na busca permanente por mais competitividade e eficiência, nossa empresa passa hoje (3 de novembro) por uma reestruturação em suas Vice-Presidências, que estão sendo reduzidas de cinco para quatro, e também remaneja o reporte de algumas diretorias de áreas.

Além de alinhar os nossos objetivos estratégicos, a iniciativa é um passo importante para preparar a empresa para novas conquistas no mercado da aviação brasileira e internacional. As decisões foram definidas dentro dos estritos padrões de governança, com a participação, em todo o processo, de nosso Conselho de Administração.

Com a reestruturação, teremos uma arquitetura mais racional e integrada em nossas vice-presidências. Leonardo Pereira, atual vice-presidente de Finanças e Relação com Investidores, continuará responsável pelas áreas Financeira, de Relação com Investidores e de Controle.

Ele agora assume a gestão de Tecnologia da Informação, Novos Negócios e Planejamento Estratégico da GOL, passando a ser vice-presidente de Finanças, Estratégia e Tecnologia da Informação.

A Vice-Presidência de Marketing e Serviços ganha a denominação de Vice- Presidência de Mercado. Tem sob sua gestão as áreas de Comunicação, Marketing, Comercial, Cargas e Yield & Alianças. Em virtude do perfil mais abrangente, as funções dessa Vice-Presidência serão exercidas interinamente por mim. Já estamos buscando, no mercado, alguém para ocupar a liderança dessa vp.

Com a divisão de suas diretorias, a Vice-Presidência de Planejamento e Tecnologia da Informação é extinta.

A Vice-Presidência de Pessoas e Gestão passa a se chamar Vice Presidência de Clientes, Colaboradores e Gestão. Comandada por Ricardo Khauaja, ela incorpora, além de Colaboradores (RH) e Gestão, as áreas de Aeroportos, Central de Relacionamento com o Cliente e Tripulação Comercial.

A Vice-Presidência Técnica, a cargo do comandante Fernando Rockert, permanece inalterada.

Em virtude da extinção ou da mudança de perfil das Vice-Presidências que ocupavam, deixam a Companhia os vice-presidentes Wilson Ramos (Planejamento e Tecnologia da Informação) e Tarcísio Gargioni (Marketing e Serviços), profissionais competentes e, acima disso, amigos pessoais, com papel mais do que relevante no crescimento da GOL.

Também está deixando a GOL o diretor Marco Antonio Piller, de Aeroportos, cuja área passa a ser gerenciada por Sidney Casarini, gerente geral de aeroportos. O diretor de manutenção Francisco Eustaquio Mendes também deixa a Companhia, sendo substituído por Alberto Correnti. Tarcísio, Wilson, Piller e Eustáquio são profissionais a quem, por seu comprometimento e capacitação, expresso todos os agradecimentos e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido durante os anos em que estiveram na empresa.

Não houve mudanças nas estruturas e titulares das diretorias das demais áreas, a não ser quanto ao reporte das que foram remanejadas entre as Vice-Presidências.

Esta reestruturação, que se encerra com a nova arquitetura, é um passo importante na preparação da GOL do futuro. Portanto, declarações e comentários infundados sobre as mudanças devem ser evitados e todas as dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com a liderança, ou por meio dos canais de comunicação oficiais da GOL.

Crescemos e vamos continuar crescendo, mas devemos estar preparados para um mercado cada vez mais complexo e sofisticado, que exige da Companhia um ambiente cada vez mais integrado, participativo e de colaboração entre as áreas.

Nossas mudanças refletem um processo de coerência estratégica e certeza de um posicionamento maduro dentro do negócio da aviação. Tenho a confiança de que esse será mais um passo rumo à GOL que queremos construir juntos. Conto com vocês.

Constantino de Oliveira Junior.

Presidente.

fonte/GOL

PILOTO ATERRISSA EM SEGURANÇA APÓS COLISÃO COM PASSÁROS

Autoridades de Phoenix, no Arizona (EUA), informara que o voo DL-1232 da Delta Airlines que ia de de Phoenix, AZ, para Salt Lake City, em Utah, teve que retornar ao aeroporto de Phoenix nesta segunda-feira (2) depois que uma ou mais aves atingiram a aeronave.

Ian Gregor, porta-voz da FAA (Federal Aviation Administration) disse que o McDonnell Douglas MD-90-30, prefixo N909DA, decolou do Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor por volta das 8:40 MST a caminho de Salt Lake City.

O porta-voz da Delta, Anthony Black, informou que estavam a bordo 127 passageiros e cinco membros da tripulação.

O avião atingiu uma ou mais aves a "uma distância considerável" do aeroporto, e o piloto declarou uma situação de "emergência".

O avião pousou em segurança no Sky Harbor às 9:01 am MST.

Gregor disse que as colisões com pássaros acontecem todos os dias e a FAA, os aeroportos e pilotos estão bem treinados para lidar com elas.

Não houve relatos de feridos.

fonte/foto/ My Fox / Aviation Herald

TENTATIVA DE SEQUESTRO DE AVIÃO NA SOMÁLIA FOI FRUSTRADA PELOS PASSAGEIROS

Um voo comercial entre Bossaso, na Somália e Djibuti, em Djibuti (voo D3-774) sofreu uma tentativa de seqüestro por parte de dois homens armados - que estavam entre os passageiros - nesta terça-feira (2).

O avião Antonov AN-24, prefixo EY-47693, da Daallo Airlines, estava na metade do voo quando os homens armados tentaram sequestrar dois dois jornalistas alemães que estavam entre os 30 passageiros a bordo.

Os sequestradores exigiram que a aeronave fosse desviada para Los Quorey em Somalilândia. Alguns passageiros reagiram e conseguiram deter os dois criminosos.

A tripulação decidiu retornar a Bossaso, onde os seqüestradores foram entregues à polícia do estado separatista de Puntland.

"Eles queriam sequestrar dois jornalistas alemães que estavam deixando o país para o Djibuti, depois de trabalhar em Puntland por vários dias", informou o governador da região de Puntland Bari, Muse Gele Farole.

Os seqüestradores pediram para voar para Las Qorey, uma cidade da disputada região de Puntland e semi-vizinho do estado autônomo da Somalilândia (ou Somália Britânica).

"As forças policiais prenderam os dois seqüestradores", disse o governador. "Um deles tentou fugir, mas um policial atirou em sua perna".

O Ministro de Segurança Interna de Puntland, Abdullahi Said Samatar, disse que os dois jornalistas também foram presos após o incidente, mas, em seguida, liberados.

"Temos informações de que algumas pessoas no aeroporto ajudaram os seqüestradores a bordo do avião com armas, mas ainda estamos investigando o assunto", informou a polícia de Bosasso.

Um oficial sênior da Daallo Airlines que pediu para não ser identificado, confirmou o incidente.

"Os pilotos conseguiram pousar o avião no aeroporto de Bosasso, ignorando as ordens dos seqüestradores. O avião mais tarde continuou a sua viagem para Djibuti com segurança", disse ele.

Vários jornalistas estrangeiros foram seqüestrados na área em torno Bosasso, um porto no Golfo de Áden, infestado de piratas ao longo dos últimos dois anos.

fonte/AFP

FLANKER PARA O EQUADOR ??



O presidente equatoriano Rafael Correa irá a Moscou para discutir compra de armas, em especial a compra de vários helicópteros e sistemas de defesa aérea incluindo no pacote mísseis IGLA. Fontes militares equatorianas dão conta que deverá ser formalizada à compra de mais dois helicópteros Mi-17 que devem se juntar as três outras aeronaves recebidas ano passado. (Nota do Blog especula-se que o Equador poderia devolver os helicópteros indianos Dhruv caso se comprove que o acidente ocorrido foi motivado por uma falha irreparável no projeto da aeronave)

Fontes ligadas a Rosoboronexport dão conta que espera-se que o Equador efetive a intenção de compra de seis caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker (com opção de mais seis) o que elevaria o “pacote” de financiamento para mais de 200 milhões de dolares.

Mas tanta cortesia por parte dos russos tem um preço. Os Russos esperam que o Equador reconheça a independência da Abkhazia e Ossétia do Sul (regiões antes pertencentes a Geórgia). Uma fonte do Ministério Russo de Negócios Estrangeiros disse que o Equador deverá anunciar oficialmente a sua posição durante a visita do Presidente Equatoriano.

fonte/foto RiaNovosti

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