segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SEGUNDA-FEIRA BRANCA NOS EUA - 3.850 VOOS JÁFORAM CANCELADOS


Quem pretender viajar de avião no dia de hoje, segunda-feira, dia 2 de Fevereiro, nos Estados Unidos da América, enfrentará sérias dificuldades. Pela segunda semana consecutiva, as companhias e os aeroportos norte-americanos já comunicaram muitas centenas de cancelamentos, tal como aconteceu nos passados dias 26 e 27 de Janeiro, em que as fortes tempestades de neve obrigaram ao cancelamento de mais de 10.000 voos comerciais.
Notícias publicadas na noite de domingo e madrugada de hoje, nas edições online de diversos jornais e canais de televisão dos EUA, apontavam (pelas 22h00 UTC de domingo) para o cancelamento de 3.850 voos comerciais, um número que deve crescer até ao alvorecer de segunda-feira, quando se fizer um balanço da queda de neve caída durante a madrugada e as perspetivas de movimento para o período diurno. Contudo, as previsões apontam o pior cenário e as entidades oficiais estão a aconselhar quem pretende viajar neste início de semana, para contatar as agências de viagens ou companhias aéreas para remarcarem os percursos, porque hoje poucos irão viajar.
Na Europa é também grande a expectativa sobre a evolução das tempestades de neve nos EUA, nomeadamente na zona leste e norte do país (Newark/Nova Iorque, Boston, Chicago e Detroit). Na madrugada de hoje havia alguns voos cancelados ou adiados, sobretudo em aeroportos do Reino Unido e de outros países da Europa Central.
fonte/NewsAvia

MUSEU AERONÁUTICO EM SÃO PAULO - UM PROJETO EMBRIONÁRIO

Em uma reunião na quinta feira, dia 29 de janeiro, às 14 horas, no COMAR IV, São Paulo, um seleto grupo iniciou conversações sobre a instalação de um museu de aviação naquela capital. O projeto foi apresentado pelo Comandante do IV COMAR, o Major Brigadeiro Damasceno , que expôs detalhes e perspectivas desta grande empreitada.
 
Na platéia estavam representantes da Fundação Santos Dumont, Aeroclube de São Paulo, Associação de Pilotos de Helicópteros, Polícia Militar , revistas de aviação e outras entidades . Uma importante presença foi a de João Amaro, fundador e diretor do Museu da TAM, em São Carlos.

Projeto
A idéia embrionária é transferir o acervo do Museu da TAM para uma área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, localizada junto ao HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo). Esta é uma área de 110 mil m² e cerca de 40% seriam destinadas a estrutura física do museu e áreas de conveniências . Uma grande estrutura com lojas, praça de alimentação, entretenimento, biblioteca e pesquisa; uma área tanto para se passar um dia inteiro apreciando a aviação e tudo que a envolve e/ou estudando o desenvolvimento das tecnologias aeroespaciais.


Acervo
O acervo deste museu será formado pelo atual Museu em São Carlos, unidades excedentes do Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro e outras unidades espalhadas pelo país, à espera de um resgate histórico. Também se prevê a incorporação de itens relativos à nossa indústria aeronáutica, notadamente Embraer e Neiva. Nas palavras do Cel. Flemming , porta-voz da ABRAPHE “há que se pensar também sobre a conservação de unidades históricas em monumentos espalhados em praças públicas pelo país, sofrendo processo de deterioração e posterior descarte. São unidades passíveis de um estudo visando sua integração a um museu”.  Flemming também lembrou que “é de extrema importância a questão da perenidade do projeto, a certeza de que o Museu sobreviverá para as gerações futuras”.  Sobre este assunto temos em um passado não muito distante o desmantelamento do Museu Aeronáutico de São Paulo, que funcionava no Parque do Ibirapuera. Vários itens históricos acabaram sendo perdidos.

Financiamento
Este é, sem dúvida, o maior entrave para a decolagem do projeto. A construção de uma obra desta magnitude exigirá um aporte de grande vulto e uma vontade política para sua execução. Infelizmente, não podemos afirmar que o país tenha um reconhecido histórico de preservação de nossa história, nossos museus sofrem constantemente com a necessidade de doações e serviços de conservação e manutenção.

Sem dúvida, este projeto é um grande desafio para a aviação brasileira, as adversidades exigirão alguma genialidade e muito empenho de todos os envolvidos. Mas como disse Santos Dumont “na luta pelo progresso, só vale o sucesso.” Busquemo-lo pois !

Texto – Reinaldo Neves

fonte/AsasMetalicas

TECNAM P2006T CERTIFICADO PARA PASSAGEIROS

Tecnam-P2006T-certificado-para-passageiros

O bimotor Tecnam P2006T acaba de receber a certificação que o autoriza a transportar passageiros em voos comerciais, anunciou o construtor italiano. Já conhecido como um avião multimotor acessível para muitas escolas de aviação, aeroclubes e associações e pilotos privados em todo o mundo, a Tecnam quer agora promover o P2006T para voos charter e de táxi aéreo.

Tecnam-P2006T

A primeira certificação de uma frota de Tecnam P2006T, para transporte de passageiros e carga, foi obtida pela empresa russa ChelAvia. Criada em 2003, a ChelAvia opera cerca de 100 aviões Tecnam e está particularmente empenhada na formação de pilotos de linha aérea para companhias aéreas russas.



fonte/foto/NewsAvia

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