MUSEU AERONÁUTICO EM SÃO PAULO - UM PROJETO EMBRIONÁRIO
Em uma reunião na quinta feira, dia 29 de janeiro, às 14 horas, no
COMAR IV, São Paulo, um seleto grupo iniciou conversações sobre a
instalação de um museu de aviação naquela capital. O projeto foi
apresentado pelo Comandante do IV COMAR, o Major Brigadeiro Damasceno ,
que expôs detalhes e perspectivas desta grande empreitada.
Na platéia estavam representantes da Fundação Santos Dumont,
Aeroclube de São Paulo, Associação de Pilotos de Helicópteros, Polícia
Militar , revistas de aviação e outras entidades . Uma importante
presença foi a de João Amaro, fundador e diretor do Museu da TAM, em São
Carlos.
A idéia embrionária é transferir o acervo do Museu da TAM para uma
área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, localizada junto ao HASP
(Hospital da Aeronáutica de São Paulo). Esta é uma área de 110 mil m² e
cerca de 40% seriam destinadas a estrutura física do museu e áreas de
conveniências . Uma grande estrutura com lojas, praça de alimentação,
entretenimento, biblioteca e pesquisa; uma área tanto para se passar um
dia inteiro apreciando a aviação e tudo que a envolve e/ou estudando o
desenvolvimento das tecnologias aeroespaciais.
Acervo
O acervo deste museu será formado pelo atual Museu em São Carlos,
unidades excedentes do Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro e outras
unidades espalhadas pelo país, à espera de um resgate histórico. Também
se prevê a incorporação de itens relativos à nossa indústria
aeronáutica, notadamente Embraer e Neiva. Nas palavras do Cel. Flemming ,
porta-voz da ABRAPHE “há que se pensar também sobre a conservação de
unidades históricas em monumentos espalhados em praças públicas pelo
país, sofrendo processo de deterioração e posterior descarte. São
unidades passíveis de um estudo visando sua integração a um museu”.
Flemming também lembrou que “é de extrema importância a questão da
perenidade do projeto, a certeza de que o Museu sobreviverá para as
gerações futuras”. Sobre este assunto temos em um passado não muito
distante o desmantelamento do Museu Aeronáutico de São Paulo, que
funcionava no Parque do Ibirapuera. Vários itens históricos acabaram
sendo perdidos.
Este é, sem dúvida, o maior entrave para a decolagem do projeto. A construção de uma obra desta magnitude exigirá um aporte de grande vulto e uma vontade política para sua execução. Infelizmente, não podemos afirmar que o país tenha um reconhecido histórico de preservação de nossa história, nossos museus sofrem constantemente com a necessidade de doações e serviços de conservação e manutenção.
Sem dúvida, este projeto é um grande desafio para a aviação brasileira, as adversidades exigirão alguma genialidade e muito empenho de todos os envolvidos. Mas como disse Santos Dumont “na luta pelo progresso, só vale o sucesso.” Busquemo-lo pois !
Texto – Reinaldo Neves
fonte/AsasMetalicas
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