Pular para o conteúdo principal

MUSEU AERONÁUTICO EM SÃO PAULO - UM PROJETO EMBRIONÁRIO

Em uma reunião na quinta feira, dia 29 de janeiro, às 14 horas, no COMAR IV, São Paulo, um seleto grupo iniciou conversações sobre a instalação de um museu de aviação naquela capital. O projeto foi apresentado pelo Comandante do IV COMAR, o Major Brigadeiro Damasceno , que expôs detalhes e perspectivas desta grande empreitada.
 
Na platéia estavam representantes da Fundação Santos Dumont, Aeroclube de São Paulo, Associação de Pilotos de Helicópteros, Polícia Militar , revistas de aviação e outras entidades . Uma importante presença foi a de João Amaro, fundador e diretor do Museu da TAM, em São Carlos.

Projeto
A idéia embrionária é transferir o acervo do Museu da TAM para uma área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, localizada junto ao HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo). Esta é uma área de 110 mil m² e cerca de 40% seriam destinadas a estrutura física do museu e áreas de conveniências . Uma grande estrutura com lojas, praça de alimentação, entretenimento, biblioteca e pesquisa; uma área tanto para se passar um dia inteiro apreciando a aviação e tudo que a envolve e/ou estudando o desenvolvimento das tecnologias aeroespaciais.


Acervo
O acervo deste museu será formado pelo atual Museu em São Carlos, unidades excedentes do Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro e outras unidades espalhadas pelo país, à espera de um resgate histórico. Também se prevê a incorporação de itens relativos à nossa indústria aeronáutica, notadamente Embraer e Neiva. Nas palavras do Cel. Flemming , porta-voz da ABRAPHE “há que se pensar também sobre a conservação de unidades históricas em monumentos espalhados em praças públicas pelo país, sofrendo processo de deterioração e posterior descarte. São unidades passíveis de um estudo visando sua integração a um museu”.  Flemming também lembrou que “é de extrema importância a questão da perenidade do projeto, a certeza de que o Museu sobreviverá para as gerações futuras”.  Sobre este assunto temos em um passado não muito distante o desmantelamento do Museu Aeronáutico de São Paulo, que funcionava no Parque do Ibirapuera. Vários itens históricos acabaram sendo perdidos.

Financiamento
Este é, sem dúvida, o maior entrave para a decolagem do projeto. A construção de uma obra desta magnitude exigirá um aporte de grande vulto e uma vontade política para sua execução. Infelizmente, não podemos afirmar que o país tenha um reconhecido histórico de preservação de nossa história, nossos museus sofrem constantemente com a necessidade de doações e serviços de conservação e manutenção.

Sem dúvida, este projeto é um grande desafio para a aviação brasileira, as adversidades exigirão alguma genialidade e muito empenho de todos os envolvidos. Mas como disse Santos Dumont “na luta pelo progresso, só vale o sucesso.” Busquemo-lo pois !

Texto – Reinaldo Neves

fonte/AsasMetalicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA