domingo, 12 de junho de 2011

ULTRALEVE COM PANE NO MOTOR CAI EM ARROZAL EM ARAQUARI, SANTA CATARINA

Um ultraleve teve uma pane no motor em caiu num arrozal, em Araquari, no início da tarde da última sexta-feira (10), chamando a atenção de moradores. O piloto da aeronave BU-ACQ, Edilberto Konig, de 55 anos, saiu ileso do acidente.

Mas foi conduzido pelo helicóptero da Polícia Militar para Joinville e terá que responder a um termo circunstanciado, porque não estava com a licença para voar em dia. Segundo a equipe da 2ª Companhia de Aviação da PM, a licença que o piloto possuía estava vencida.

Konig relatou já tinha feito todos os testes para tirar uma nova licença da Associação Brasileira de Ultraleves mas o documento ainda não havia sido liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

BLOG - Segundo informações obtidas a aeronave apressentava as seguintes irregularidades:
 piloto não é habilitado;
 sobrevoava espaço aéreo proibido;
 aeronave fazia propaganda, sem ser autorizada ou homologada;
 galão de combustível adaptado no assento;
 não se comunicou com os controladores do espaço aereo local.

 
fonte/NoticiaSC/foto/RBS
Enhanced by Zemanta

DEPOIS DE DESOCUPAR O ESPAÇO AÉREO, CINZAS VULCÂNICAS PODEM VOLTAR AO RIO GRANDE DO SUL AMANHÂ

Crescimento da área de cinzas pode causar novamente transtornos no tráfego aéreo

Depois de a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmar que a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue não ocupa mais o espaço aéreo do país, prognósticos do Instituto Oceânico e Atmosférico americano (NOAA, na sigla em inglês) indicam que, a partir de segunda-feira, há risco de a pluma voltar a atingir o Estado.

De acordo com o NOAA, o crescimento da área de cinzas vulcânicas pode causar novamente transtornos no tráfego aéreo do sul do país — que devem ocorrer entre a tarde de segunda e o decorrer da terça-feira.

Segundo a Somar Meteorologia, a previsão é que as cinzas vulcânicas se misturem às nuvens de uma frente fria que chega ao território gaúcho amanhã e precipitem sobre o Estado.

Nesta madrugada, há chances de que as cinzas atinjam a Bacia do Rio da Prata.
 

fonte/foto/ZeroHora



Enhanced by Zemanta

AUSTRÁLIA VOLTA A CANCELAR VOOS APÓS CHEGADA DE CINZAS DO VULCÃO CHILENO


Milhares de passageiros foram afetados também na Nova Zelândia

A chegada da nuvem de cinzas produzida pela erupção do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle chegou à Austrália neste domingo (12), deixando em terra milhares de viajantes afetados pelo cancelamento de voos na região.

As companhias aéreas australianas Qantas e Jetstar anunciaram neste domingo a suspensão temporária dos voos entre Melbourne e a ilha da Tasmânia, assim como os de conexão entre Sydney e Gold Coast.

Além disso, as duas companhias cancelaram os voos da Austrália à Nova Zelândia e vice-versa, enquanto a Jetstar precisou em comunicado que a medida também vale para seus voos internos na Nova Zelândia e aqueles com destino a Fiji, no Pacífico.

A nuvem de cinzas do vulcão Puyehue-Cordón Caulle foi arrastada pelos fortes ventos ao longo de 9.400 km até estes dois países oceânicos.

Segundo disse à imprensa a porta-voz da companhia aérea, Olivia Wirth, “por enquanto, há 1.500 passageiros da Qantas afetados por estes cancelamentos”.

Já as companhias Air New Zealand e Virgin Australia indicaram que mantinham inalterada a programação de seus voos regionais, embora desde o sábado (11) os aviões das duas linhas tenham instruções de voar a menor altitude para evitar as cinzas.

Segundo o Observatório da Cinza Vulcânica, as nuvens estão situadas na Ilha do Sul da Nova Zelândia e se deslocavam rumo ao norte do país. O porta-voz da Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia, Bill Sommer, assinalou neste sábado que os aviões terão que variar sua altitude de voo para evitar as cinzas.

Sommer explicou que a previsão é que as cinzas se situem entre 20 mil e 30 mil pés de altura, o nível de voo da maior parte da aviação civil, e afete durante vários dias o tráfego aéreo na Ilha do Sul, assim como as rotas ligando a cidade de Christchurch à Austrália e à América do Sul.

O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, situado no sul do Chile, entrou em erupção há uma semana e a nuvem de cinzas expelida afetou o tráfego aéreo no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.

FONTE/efe/r7
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - SHOW DE IMAGENS

"DÁ UM ARREPIO", DIZ GOVERNADOR SOBRE VER PORTO ALEGRE NO PAINEL DO AEROPORTO DE LISBOA

Voo da TAP é o primeiro na história direto da Europa para Porto Alegre

O voo TP 163 da TAP, o primeiro a ligar Lisboa e Porto Alegre sem escalas, saiu de Portugal no final da madrugada deste domingo. Entre os passageiros estão diversas autoridades políticas do Rio Grande do Sul. Em entrevista na Rádio Gaúcha, o governador Tarso Genro disse que a iniciativa da TAP coloca o Estado no centro do Mercosul.

— É um momento histórico. Todo mundo vibrando. É uma emoção ver o nome de Porto Alegre no painel. Dá um arrepio. Essa iniciativa da TAP, que foi muito bem negociada, valoriza o Rio Grande do Sul e nos coloca no centro de uma malha econômica e política para o desenvolvimento do Estado. Isso afirma o Rio Grande do Sul como centro do Mercosul — destacou Tarso.

Com a nova rota, os gaúchos poderão contar com 2300 assentos semanais em direção a Lisboa e de lá com conexões para todo o continente europeu.

— É uma alegria para todos. Vai possibilitar chegar direto em Portugal para ir a outros lugares da Europa — destacou o presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde, que também é passageiro no voo inaugural.

Entre os passageiros também está o gaúcho Fernando Pinto, presidente da TAP. Momentos antes do embarque, uma cerimônia marcou a inauguração do voo.

— É a primeira vez que tomo champanhe a essa hora da manhã — brincou Tarso Genro.

O voo deve chegar na Capital gaúcha por volta das 18h, no horário de Brasília.

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...