terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VÍDEO - ANTONOV AN-124 - PATINANDO

AVIÃO AGRÍCOLA CAI EM RIO VERDE, MATO GROSSO, E PILOTO FICA FERIDO

O acidente aconteceu ontem (4) à tarde por volta das 16h50, na fazenda Irmãos Munaretto. O avião agrícola Embraer EMB 202 Ipanema, prefixo PT-URT, ano de fabricação 2004, estava pulverizando a lavoura de soja, quando perdeu altitude e caiu. Conforme informações do proprietário da fazenda o avião deslizou por aproximadamente 60 metros e "capotou".

Não foi confirmado se o piloto Antônio Carlos da Silva, 35 anos, tentou um pouso forçado no meio da fazenda ou se conseguiu levar a aeronave até a pista usada para pousos e decolagens. Antonio foi encaminhado para o Hospital Regional de Sorriso, onde permanece internado. O estado de saúde dele não foi informado.

As causas do acidente ainda não foram informadas. Há possibilidade de falha mecânica. A aeronave tem 2.800 horas de voo e o piloto é considerado experiente neste modelo.

fonte/Só Notícias

AEROPORTO DE RECIFE BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre está batendo seu recorde histórico de movimentação em 2009, comprovando que, apesar da crise financeira internacional, a capital pernambucana vem consolidando-se como destino turístico e de negócios.


De janeiro até novembro, 4,73 milhões de passageiros haviam embarcado e desembarcado em seus terminais, um acréscimo de 11,49% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão divulgada pela Infraero é de que o aeroporto termine o ano com uma movimentação de aproximadamente 5 milhões.

O que tem pressionado os resultados positivos apresentados pelo aeroporto são os voos domésticos, que já haviam movimentado 4,5 milhões de passageiros nos 11 primeiros meses de 2009.

 
Nesse aspecto, o aumento foi de 12,21%, em comparação com 2008. Já os voos internacionais apresentaram um decréscimo na movimentação, de 3,26%. Esses voos, porém, representam apenas 190 mil passageiros, e influenciam menos os resultados gerais das estatísticas.
 
O aeroporto vem ampliando seus resultados desde 2002. Naquele ano, foram registrados 2,9 milhões de embarques e desembarques. Dois anos depois, quando foi inaugurado o novo terminal de passageiros, o órgão logo ultrapassou a barreira dos três milhões. A maior movimentação havia sido em 2008, quando passaram por seus portões 4,67 milhões de passageiros.

Com esse resultado, o Guararapes consolida-se como o oitavo aeroporto mais movimentado do país, em número de passageiros, segundo as estatísticas divulgadas pela Infraero. Perde apenas para os de Guarulhos, Congonhas (ambos em São Paulo), de Brasília, Galeão (Rio de Janeiro), Salvador, Porto Alegre e

Confins (Minas Gerais). Todos já haviam superado, até novembro, o patamar dos cinco milhões de passageiros.
A taxa de crescimento em relação a 2008 foi de 6,8%. Ainda se encontra, porém, longe da capacidade total de passageiros anual, que é de 7,2 milhões. Atualmente, o Guararapes conta com sete companhias aéreas nacionais operando em seus pátios, e quatro empresas internacionais, alémde 13 operando em voos charters (fretados por apenas uma companhia de turismo).

A equipe da Infraero comemora os resultados alcançados pelo aeroporto. Para Wéllington Santos, superintendente regional da empresa, o recorde, em uma época de crise financeira mundial, demonstra o aquecimento do turismo na capital pernambucana. "Fatos como a crise e a gripe suína desfavoreceram os voos internacionais, mas ao mesmo tempo ajudaram a aquecer os domésticos", ressaltou Santos, destacando que a cidade ainda perdeu, este ano, um voo da empresa Delta Airlines, para Atlanta, nos Estados Unidos.


A perspectiva da Infraero é de que a movimentação do Guararapes continue aquecida em janeiro. Neste período de alta estação, o aeroporto movimenta por dia uma média de 15 mil passageiros, com 90 chegadas e 90 partidas estimadas. Apesar desse aumento, a Infraero garante que a eficiência das operações não tem sido afetada, tendo se mantido a média de 84% de pontualidade nos 1.800 voos realizados em dezembro, até o dia 23.
 
fonte/DiarioDePernambuco

RYANAIR COBRA EXTRA POR BILHETE ON-LINE


A política de negócios draconiana da companhia aérea irlandesa Ryanair criou problemas com o Office of Fair Trade (OFT), o equivalente britânico ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O diretor-executivo da entidade, John Fingleton, criticou, na segunda-feira, abertamente a decisão da empresa de instituir uma cobrança extra para praticamente todas as compras on-line de passagens, classificando a medida como infantil e de legalidade duvidosa.

A medida, tomada no fim de novembro pela aérea, exclui apenas uma administradora de cartões pré-pagos da taxa , e isso só é revelado para os consumidores na última etapa do processo de compra.

Conhecida pela combinação de preços baixos e desconforto (as poltronas dos aviões não reclinam para economizar na manutenção), a Ryanair, que também cobra para despachar bagagens e recentemente ventilou a hipótese de instituir acesso pago aos banheiros de suas aeronaves, alegou que sua política de preços (o custo médio de seus voos para Europa e norte da África é 33) ainda é muito mais justa que a das aéreas tradicionais.

- Nossa companhia não é para sujeitos endinheirados como John Fingleton - disse o diretor de comunicações da Ryanair, Steve McNamara.

Em 2009, 58 milhões de pessoas voaram pela Ryanair.

fonte/O Globo

PILOTO DA UNITED AIRLINES ADMITE TER BEBIDO ALÉM DA CONTA

Um piloto da United Airlines admitiu em um tribunal nesta terça-feira que compareceu ao aeroporto de Heathrow, em Londres, para pilotar um avião até Chicago, com três vezes mais álcool que o permitido em seu organismo.

Erwin Washington (foto abaixo), de 51 anos, de Lakewood, Colorado, iria comandar um Boeing 767 com destino a Chicago em novembro passado, com 124 passageiros e 11 tripulantes a bordo, quando um colega sentiu cheiro de álcool em seu hálito.

O voo tinha partida "iminente" quando a polícia chegou e o prendeu. Um teste de bafômetro registrou 31 microgramas de álcool por 100 mililitros de ar. O limite legal é nove microgramas.

Quando foi detido, Washington, que tem passado militar, respondeu: "Ok, ótimo".

Na terça-feira, no Tribunal dos Magistrados Oxbridge, em Londres, ele se confessou culpado de ter estado com limite de álcool superior ao permitido para pilotar um avião, informou a Press Association. Seu advogado, Chris Humphreys, disse que o piloto estava "arrependido".

Humphreys disse ao tribunal que a legislação sobre o limite de álcool permitido para tripulantes de aviões só foi aplicada sete vezes até hoje.

"Felizmente, há pouquíssimos casos desse tipo", disse o advogado.

Washington será sentenciado em 5 de fevereiro. Ele foi libertado sob fiança incondicional.

A United Airways disse que o piloto foi suspenso enquanto o caso é investigado a fundo.

fonte/Reuters/O Globo

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...