terça-feira, 20 de julho de 2010

ATENÇÃO AERONAUTAS DO GRUPO VARIG



O SNA continua alertando sobre o prazo para ajuizar as ações trabalhistas contra o grupo Varig, que irá prescrever no dia 30 de julho.

Esclarecemos que o prazo prescricional foi interrompido pelo protesto judicial processo n. 00788-001-10-00-1 proposto pelo SNA perante a 1VT de Brasília/DF em junho de 2008. No entanto, com o reinício da contagem do prazo iniciando da data de interrupção, o prazo de dois anos para ajuizamento das reclamações trabalhistas terá seu termo final em julho de 2010.
 
fonte/SNA/PousadaDaNoticiaCmraDanieleCarreiro

SÃO PAULO SEDIA SEGUNDA EDIÇÃO DDA LABACE 2010 - BUSINESS AVIATION IN LATIM AMERICA



No próximo dia 13 de agosto, durante a Labace 2010, acontece em São Paulo o 2º Bala Summit (Business Aviation in Latin América). Com o tema "Uma visão para o futuro", a proposta do evento é discutir a aviação executiva como ferramenta de desenvolvimento do país e inclusão social, abordar as modernas tecnologias do ponto de vista da segurança e da proteção ao meio ambiente, assim como retomar a discussão a respeito das exigências de segurança em tráfego aéreo para a aviação executiva. Os palestrantes e participantes também vão debater os desafios e oportunidades para a aviação executiva na América Latina.

A abertura do 2° Bala Summit ficará a cargo de Francisco Lyra, presidente da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), mas estão previstas as presenças de Respício A. Espírito Santo Jr., presidente do Instituto Cepta, Alex Major, diretor executivo da Green Flight Foundation, entre outros. 

fonte?mercado&Eventos

AVIÃO DA PRODUTORA DE FILMES 02 CAI NO TOCANTINS

Flag of the State of Tocantins, Brazil.Image via Wikipedia
Um avião monomotor que pertence à produtora de filmes O2, do cineasta Fernando Meirelles, caiu nesta terça-feira (20) por volta das 16 horas em Palmas. Segundo a Polícia Militar do Tocantins, uma falha mecânica obrigou o piloto a fazer um pouso forçado no Parque Estadual do Lajeado, localizado a 24 quilômetros de Palmas. Os três ocupantes do avião foram encaminhados ao Hospital Geral de Palmas e não correm risco de morte.

A assessoria de imprensa da O2, em nota, disse que o avião faria um voo de reconhecimento para as filmagens aéreas do longa-metragem "Xingu". Além do piloto, de 33 anos, havia dois publicitários no avião, um de São Paulo e o outro do Tocantins. O longa "Xingu" será dirigido por Cao Hamburger e vai contar a história dos irmãos Villas-Boas, que dedicaram seu trabalho à defesa dos índios, e criaram o Parque Nacional do Xingu, em 1961. 

fonte/CruzeiroDoSul
Enhanced by Zemanta

CAOS NO AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇÚ, PARANÁ

Aeroporto de Foz do Iguaçu 2Image via Wikipedia
Por conta do clima extremo que atingiu a região fronteiriça entre a madrugada de sábado e a manhã desta segunda-feira, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, principal terminal aéreo da Tríplice Fronteira, teve suas operações interrompidas durante 23 horas.

Neste período, em que chuva ou teto baixo predominaram, 18 aeronaves foram impedidas de pousar na estação, em situação que prejudicou quem estava a bordo ou teve seu voo cancelado, no solo, devido à ausência dos aviões que não conseguiram pousar no aeroporto.

O último fechamento da pista de pouso, cujos equipamentos de navegação aérea são considerados obsoletos e inadequados para condições de escassa visibilidade, foi entre as 05h30 e as 09h00 desta segunda-feira, período no qual quatro voos foram cancelados.

Além dos cancelamentos, houve registro, também, de atrasos ao longo de todo dia, em situação que pôs em xeque a estrutura das companhias aéreas que, por lei, são obrigadas a providenciar alimentação ou, em caso de atrasos superiores a quatro horas, acomodações para os passageiros prejudicados.

Os problemas no aeroporto foram duramente questionados por representantes do setor turístico iguaçuense, que queixaram-se de que a interrupção nos serviços ocorre, justamente, em período de alta temporada, prejudicando o retorno dos visitantes que cá estavam e a chegada de novos turistas.

Nunca é demais lembrar, porém, que a Copa do Mundo de 2014 será no inverno. Estará, até lá, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu preparado para a chegada das multidões de turistas que virão para os jogos e, na pausa da programação, viajarão para conhecer atrativos como as Cataratas do Iguaçu?

O governo federal garante que sim, mas, independente de 2014, já passou da hora de uma verdadeira reforma no aeroporto iguaçuense, que somente no primeiro trimestre, registrou acréscimo de 55,5% no número de passageiros e tem cada vez menos espaço para acomodar a demanda.
 
fonte/ParanáOnLine


Enhanced by Zemanta

COMISSÁRIA FURTA PERTENCES DE PASSAGEIROS EM PELO MENOS 140 VOO

Uma aeromoça da companhia aérea francesa Air France foi detida após roubar bens como joias, relógios, cartões de crédito, cheques e dinheiro de passageiros enquanto eles dormiam em pelo menos 142 voos.

A comissária, Lucie R., de 47 anos, que confessou os furtos à polícia, atuava principalmente na classe executiva em voos de longa distância da França para diferentes pontos da Ásia, segundo o jornal "Le Figaro".

A aeromoça esperava que os passageiros dormissem para retirar suas posses, especialmente dinheiro vivo.

A investigação da polícia começou no último dia 5 de janeiro, quando cinco passageiros de um Boeing 777 da Air France, que fazia a rota entre Tóquio e Paris, denunciaram o roubo de cerca de quatro mil euros em moeda estrangeira.


Após meses de pesquisas, a polícia interrogou na sexta-feira passada a aeromoça, que estava presente nos voos nos quais houve roubos, e que formalmente já foi acusada em 26 casos.


A assaltante confirmou que iniciou a prática em março de 2009 "por problemas financeiros".


Segundo o "Le Figaro", um investigador afirmou que Lucie tinha um estilo de vida muito superior à de sua renda, e que possuía joias com pedras preciosas e outros bens caros.

Também foram encontrados em seu apartamento cartões de crédito e talões de cheques de outras pessoas.


A aeromoça provavelmente enfrentará uma longa pena por delitos de roubos e tentativa de roubos agravados.


fonte/EFE/OGlobo 
Enhanced by Zemanta

GREVE DOS CONTROLADORES AÉREOS FRANCESES

Os controladores aéreos da França vão iniciar uma greve na noite desta última terça-feira, em protesto contra o projeto de unificação dos órgãos de aviação civil dos países da Europa. A paralisação deve durar até a manhã de quinta-feira. A previsão é de que 20% dos voos sejam cancelados no Aeroporto Intenacional Charles de Gaulle, e 50% no Aeroporto Internacional de Orly, em Paris. 
A principal companhia aérea do país europeu, a Air France, anunciou que pretende manter ativos a maioria das decolagens e aterrisagens marcadas para os dias de greve. Os controladores convocaram também os funcionários da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC). A situação nos aeroportos franceses deve ficar complicada por causa da previsão de tempo chuvoso para os próximos dias.
Atualmente, a região conta com 27 sistemas de controle de tráfego aéreo diferentes. A iniciativa visa simplificar esses sistemas, reduzindo o custo em cerca de 20%, e deve entrar em prática a partir de 2012.

Quatro sindicatos franceses de controladores de voo, porém, dizem que o projeto pode afetar os empregos dos 4,4 mil funcionários do setor no país.

No entanto, o maior sindicato do ramo no país, que responde por 54% dos trabalhadores de controle do tráfego, não aderiu ao protesto. 

fonte/BBC/AgInternacionais
Enhanced by Zemanta

APÓS ARRASTAREM AERONAVE ATÉ A PISTA LADRÕES NÃO CONSEGUEM DECOLAR EM JUÍNA

Bandeira Juína MTImage via Wikipedia
Ladrões tentaram, na manhã deste domingo (18.07), furtar uma aeronave Cesna 210, de prefixo PT TCR, no aeroporto municipal de Juína.

Segundo o site local Juína News, os meliantes arrombaram os cadeados do hangar e da bomba de combustível. Além de levarem a aeronave até a pista do aeroporto, furtaram ainda cerca de 150 litros de combustível, porém a tamanha ousadia não teve êxito, pois os mesmos não conseguiram decolar.

Como a tentativa foi desastrosa os ladrões acabaram danificando, na raiva, a hélice do aparelho, portas e painel de controle da aeronave, abandonando-a no meio da pista de vôo.

Conforme a Polícia Militar de Juína os ladrões são conhecedores do local, que não conta com nenhum guarda noturno.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

A aeronave que seria furtada e acabou sendo danificada pertence a um empresário pecuarista de Juína.

fonte/CircuitoMatoGrosso
Enhanced by Zemanta

TEMPO RUIM FORÇA HELICÓPTERO DA MARINHA BRASILEIRA A POUSAR NO PASTO

coat of arms of the Marinha do Brasil, the Bra...Image via Wikipedia

Um helicóptero da Marinha do Brasil passou a noite em uma fazenda na zona rural de Apucarana. Tripulado por quatro militares, a aeronave tentava chegar no aeroporto local, mas os ventos e a chuva  à noite (16) impediram-na de alcançar o objetivo.

O pior da história é que além de passar pelo estresse do pouso forçado, os militares tiveram de passar a noite cuidando da aeronave. Com frio de 7ºC. Só pela manhã eles conseguiram seguir viagem.

fonte/ODiário/CBN
Enhanced by Zemanta

ENCOMENDAS DE AVIÕES COMERCIAIS SURPREENDEM E SUPERAM DEFESA

Embraer

As encomendas de aviões comerciais de grande porte roubaram o espetáculo no salão de aeronáutica de Farnborough, nesta terça-feira, e empresas latino-americanas compartilharam os holofotes em companhia do setor de leasing que volta a crescer.

E em um dia que era aguardado com expectativa positiva para as encomendas militares, as notícias foram em geral ruins para o setor de defesa, porque a Itália cancelou um pedido de 25 Eurofighters e um ministro britânico declarou que o setor precisa cortar custos ou sofrer um cancelamento de programas.

A companhia de aviação chilena LAN Airlines encomendou 50 Airbus 320, no valor de mais de US$ 4 bilhões; a Flybe assinou contrato de mais de US$ 5 bilhões para aviões produzidos pela Embraer; e novas encomendas para a Boeing são aguardadas no final do dia pelo pioneiro do leasing de aviões Steve Udvar-Hazy.

Todas essas transações parecem ter devolvido o destaque às vendas de aviões comerciais, especialmente a novos mercados que serão vistos como os mais prováveis propulsores de crescimento do setor nos próximos anos.

"A demanda vinda de companhias de aviação, em oposição a companhias de leasing, está localizada principalmente na Ásia, América do Sul, Oriente Médio e até Rússia, todos vistos como mercados em crescimento", disse Howard Wheeldon, estrategista sênior na BGC Partners.

"Minha dúvida é: onde estão os pedidos europeus e norte-americanos? Será que ressurgirão dentro de dois anos? Isso é improvável. O setor de aviação civil está melhor do que esteve, mas ainda não recuperou sua melhor forma sobre isso", disse ele.

Os orçamentos militares e comerciais contrastam fortemente. O setor privado vem gastando com mais liberdade do que nos dois anos passados. Enquanto isso, Liam Fox, o secretário britânico de Defesa, participou do evento para declarar que os programas militares do país são caros demais.

"Os atuais programas de defesa têm custo inacessível, e a realidade que não se pode contornar é que uma mudança virá", disse ele a jornalistas, acrescentando posteriormente que "o setor precisa nos ajudar, por meio de corte de custos e ganhos de eficiência".

fonte/Reuters/Terra

Enhanced by Zemanta

EMBRAER FECHA VENDA DE US$ 5 BI COM EMPRESA BRITÂNICA FLYBE

An Embraer 175, one of the newest and most suc...Image via Wikipedia
A fabricante brasileira de aviões Embraer anunciou nesta terça-feira o fechamento de um negócio de US$ 5 bilhões para venda de até 140 aeronaves para a britânica Flybe, que opera voos regionais na Grã-Bretanha, Irlanda e algumas cidades europeias.

A Flybe é uma das maiores operadoras de voos regionais de baixo custo na Grã-Bretanha, mas a empresa pretende expandir a sua operação na Europa. Para isso, a companhia quer comprar 140 aeronaves Embraer 175, com 88 assentos.

Nesta terça-feira, a empresa fechou a compra de 35 aeronaves por US$ 1,3 bilhão. As duas companhias também fecharam um acordo que pode culminar na venda de outras 105 aeronaves para a Flybe, no valor de US$ 3,7 bilhões.

Ecológico
A primeira das 35 aeronaves deverá ser entregue em setembro de 2011, e a última em março de 2017. Segundo o diretor da Flybe, Jim French, a empresa optou pelos jatos da Embraer porque pretende manter apenas aviões de duas fabricantes na sua frota. Além da Embraer, a Flybe compra aviões da canadense Bombardier.

"O 175 da Embraer vai permitir que nós sigamos com nossa estratégia de duas frotas. Além disso, o desempenho econômico e ambiental da aeronave se enquadra na política da Flybe de comprar apenas aviões com boa certificação ambiental", disse French.

Segundo o vice-presidente executivo da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, a Flybe já possui hoje 14 aviões do tipo E-195 da Embraer. "Com mais de 86% em comum com o Embraer 195, o E-175 continua cumprindo os requerimentos de eficiência econômica e conforto da Flybe", disse Silva, segundo nota da Flybe.

O anúncio do acordo entre a Flybe e a Embraer será feito nesta terça-feira em uma entrevista coletiva no Farnborough International Airshow, uma das maiores feiras do setor aéreo no mundo, que acontece no sul da Inglaterra.

Em setembro de 2006, a Flybe foi a primeira empresa a receber o E-195 da Embraer, considerada uma das aeronaves mais ecológicas da companhia brasileira. Na época, as empresas fecharam um negócio de US$ 950 milhões por 26 aeronaves.

fonte/BBCBrasil/Inveria/Terra

Enhanced by Zemanta

POLÊMICA DO AEROPORTO DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ, OBRA VAI CONTINUAR

Bandeira de Campo MourãoImage via Wikipedia

A construção de uma obra na cabeceira do aeroporto de Campo Mourão se tornou uma grande polêmica. De um lado, empresários e representantes de entidades, clubes de serviços e de instituições querem a paralisação da obra porque afetaria decolagens e pousos de aeronaves. Do outro lado, está a administração municipal que não vê problemas na construção.
A obra em execução é a Praça da Juventude, que está sendo construída pela administração municipal por meio de convênio com o governo federal e estadual. Na semana passada foi divulgada uma nota informando que representantes de 16 entidades protocolaram no Ministério Público Federal e Estadual o pedido de paralisação da obra, que fica próxima da cabeceira da pista do aeroporto municipal. 
O secretário municipal do Planejamento, Fábio Gaspar de Mello, ressalta que o município não pretende fazer a paralisação. De acordo com ele, antes de ser liberada, foi realizado um estudo técnico que revelou que a obra não interfere no uso do aeroporto. Porém, ele revela que o município não comunicou o comando aéreo sobre a construção. “O órgão não foi comunicado porque o artigo 79 da portaria que rege sobre os aeroportos, diz que não cabe consulta ou pedido de autorização ao comando aéreo para aproveitamento da área, desde que as demais exigências estejam regulamentadas.”   
 Ele ressalta que nos próximos dias o comando aéreo deverá fazer uma visita ao município, e que serão apresentados os estudos feitos pela Secretaria de Planejamento. “Contudo, poderá haver redução de pista ou até mesmo interdição do aeroporto. Mas vamos lutar para que o aeroporto continue aberto. É um assunto especifico e técnico que nem todas as pessoas têm condições de dizer o que está certo ou errado”, diz. O secretário revela ainda que existe projeto para construção de um novo aeroporto em Campo Mourão. 
Pedido de paralisação
 
O pedido firmado pelos representantes da sociedade organizada de Campo Mourão foi endereçado a procuradora da República do Ministério Público Federal em Campo Mourão, Lyana Helena Joppert Kalluf Pereira, e ao promotor de Justiça do Ministério Público, Marcos José Porto Soares. A iniciativa partiu do Aeroclube de Campo Mourão e o documento é subscrito ainda pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Campo Mourão, Coordenadoria Regional da Fiep, Sindicato Rural, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista, Sindimetal, Associação Comercial e Industrial, quatro Lojas Maçônicas (Luz do Oriente, Verdade e Justiça, Oliveira Zanini e Templários da Fraternidade) e cinco Rotary Clubes (Campo Mourão, Verdes Campos, Araucária, Lago Azul e Gralha Azul).
fonte/CircuitoDoInterior
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...