POLÊMICA DO AEROPORTO DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ, OBRA VAI CONTINUAR

Bandeira de Campo MourãoImage via Wikipedia

A construção de uma obra na cabeceira do aeroporto de Campo Mourão se tornou uma grande polêmica. De um lado, empresários e representantes de entidades, clubes de serviços e de instituições querem a paralisação da obra porque afetaria decolagens e pousos de aeronaves. Do outro lado, está a administração municipal que não vê problemas na construção.
A obra em execução é a Praça da Juventude, que está sendo construída pela administração municipal por meio de convênio com o governo federal e estadual. Na semana passada foi divulgada uma nota informando que representantes de 16 entidades protocolaram no Ministério Público Federal e Estadual o pedido de paralisação da obra, que fica próxima da cabeceira da pista do aeroporto municipal. 
O secretário municipal do Planejamento, Fábio Gaspar de Mello, ressalta que o município não pretende fazer a paralisação. De acordo com ele, antes de ser liberada, foi realizado um estudo técnico que revelou que a obra não interfere no uso do aeroporto. Porém, ele revela que o município não comunicou o comando aéreo sobre a construção. “O órgão não foi comunicado porque o artigo 79 da portaria que rege sobre os aeroportos, diz que não cabe consulta ou pedido de autorização ao comando aéreo para aproveitamento da área, desde que as demais exigências estejam regulamentadas.”   
 Ele ressalta que nos próximos dias o comando aéreo deverá fazer uma visita ao município, e que serão apresentados os estudos feitos pela Secretaria de Planejamento. “Contudo, poderá haver redução de pista ou até mesmo interdição do aeroporto. Mas vamos lutar para que o aeroporto continue aberto. É um assunto especifico e técnico que nem todas as pessoas têm condições de dizer o que está certo ou errado”, diz. O secretário revela ainda que existe projeto para construção de um novo aeroporto em Campo Mourão. 
Pedido de paralisação
 
O pedido firmado pelos representantes da sociedade organizada de Campo Mourão foi endereçado a procuradora da República do Ministério Público Federal em Campo Mourão, Lyana Helena Joppert Kalluf Pereira, e ao promotor de Justiça do Ministério Público, Marcos José Porto Soares. A iniciativa partiu do Aeroclube de Campo Mourão e o documento é subscrito ainda pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Campo Mourão, Coordenadoria Regional da Fiep, Sindicato Rural, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista, Sindimetal, Associação Comercial e Industrial, quatro Lojas Maçônicas (Luz do Oriente, Verdade e Justiça, Oliveira Zanini e Templários da Fraternidade) e cinco Rotary Clubes (Campo Mourão, Verdes Campos, Araucária, Lago Azul e Gralha Azul).
fonte/CircuitoDoInterior
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog