quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DICA DE LIVRO - XAVANTE O GUERREIRO DA FAB




Mais um livro sobre uma aeronave histórica da FAB está saindo do forno. É o livro “Xavante – O Guerreiro da FAB”, de Mauro Lins de Barros que será lançado pela Editora Adler Books. Com apresentação do Tenente Brigadeiro-do-ar Juniti Saito, o livro tem lançamento previsto para o dia 2 de dezembro, dia que as aeronaves Xavante se despedem da linha de frente da Força Aérea Brasileira.

“O AT-26 Xavante é um dos aviões mais significativos já empregados pelas forças armadas brasileiras. Em suas asas foram formados mais de metade dos pilotos de caça da FAB em todos os tempos. O Xavante contribuiu para a criação da Embraer, gigante industrial e orgulho do país e o desenvolvimento do parque nacional de fabricantes de componentes aeronáuticos.
Este livro é uma edição histórica especial da Revista Zoom do 1°/4° Grupo de Aviação, unidade que por mais tempo empregou o Xavante. Baseou-se em documentos oficiais e entrevistas com muitos dos personagens-chave nas fases de projeto e operação. Aqui são apresentados os antecedentes que levaram à criação da moderna indústria aeronáutica brasileira. As características técnicas do Xavante são discutidas, bem como a sua produção e a carreira em cada uma das unidades que o operaram, com detalhes das marcas e insígnias de cada uma delas.
O volume é fartamente ilustrado com fotos, muitas das quais inéditas, oriundas de coleções particulares e oficiais, além de perfis especialmente preparados pelo conhecido artista aeronáutico o FlavioLins de Barros.”

fonte/Cavok/MundoAviação
Enhanced by Zemanta

NOVOS WEBJETS

250Image via Wikipedia

No dia 22 de setembro de 2010 chegaram aos hangares da TAP, em Porto Alegre, dois Boeing 737-300 nas cores da Viking Airlines, registrados como SE-RHU e SE-RHV, procedentes de Gatwick (Inglaterra), Keflavik (Irlanda), Toronto (Canadá), Curaçao (Caribe) e Manaus. Estas duas aeronaves receberam manutenção e troca de pintura passando a ostentar as cores da Webjet. Atualmente apresentam matrículas PR-WJU e PR-WJV. Muito em breve estarão na malha da empresa, dando reforço aos novos destinos da empresa nas cidades de Navegantes, Foz do Iguaçu e Ribeirão Preto.

A partir de 10 de dezembro, os voos da Webjet partindo de POA serão:

* Novos voos

*WEB 5702 = Porto Alegre - Foz do Iguaçu - Confins (diário)
*WEB 5704 = Porto Alegre - Ribeirão Preto (diário)
*WEB 5706 = Porto Alegre - Brasília (diário)
*WEB 5739 = Porto Alegre - Navegantes - Galeão (diário)
WEB 6701 = Porto Alegre - Galeão - Salvador (diário)
WEB 6715 = Porto Alegre - Galeão (menos aos sábados)
WEB 6716 = Porto Alegre - Guarulhos - Brasília (diário)
WEB 6721 = Porto Alegre - Curitiba - Galeão - Salvador - Fortaleza (diário)
WEB 6725 = Porto Alegre - Curitiba - Galeão (diário)
WEB 6732 = Porto Alegre - Guarulhos (menos aos sábados)
WEB 6738 = Porto Alegre - Brasília - Recife (diário)
WEB 6740 = Porto Alegre - Guarulhos - Salvador (diário)
WEB 6743 = Porto Alegre - Guarulhos (menos aos domingos)
WEB 6753 = Porto Alegre - Curitiba - Guarulhos (diário)
WEB 6789 = Porto Alegre - Curitiba - Santos Dumont (diário)
WEB 6697 = Porto Alegre - Congonhas (sábados)

fonte/PortoAlegreAoVivo
Enhanced by Zemanta

INVESTIGAÇÃO CONFIRMA DEFEITO GRAVE NO MOTOR DE A380 DA QANTAS

Qantas Airbus A380 (VH-OQA) takes off from Lon...Image via Wikipedia
O motor Rolls-Royce do avião Airbus A380 da companhia aérea australiana Qantas, que há um mês apresentou um problema em pleno voo, tem um "grave defeito de segurança" que poderia levar a um "falha catastrófica" na aeronave.
A conclusão é da investigação do Departamento de Segurança no Transporte Aéreo da Austrália (ATSB), que publicou nesta quinta-feira suas primeiras conclusões sobre a avaria que obrigou a uma aterrissagem de emergência em Cingapura. 

O relatório indicou que uma peça mal alinhada desgastou um cano de óleo que se rompeu e provocou a queima de combustível que desencadeou a explosão de um dos quatro motores do A380 da Qantas em 11 de outubro, quando a aeronave levava 466 pessoas. 

"Se essa falha não for corrigida, há o risco elevado de o cano se romper de novo, gerar outro vazamento de óleo e outro incêndio", acrescentou o documento. 

Também houve vazamento de combustível nos outros três motores do avião da companhia australiana.
Segundo os especialistas do ATSB, a avaria está relacionada com um defeito na fabricação do motor Trent 900 pela Rolls-Royce. 

Há duas semanas, a Qantas anunciou que a fabricante terá que substituir os Trent 900 de 40 aviões Airbus A380. 

A Qantas decidiu retomar os voos de aeronaves com outros motores enquanto aguarda as substituições, além de seguir com a encomenda de outros 14 A380. 

Outras companhias aéreas afetadas, como Lufthansa e Singapore Airlines, mantêm seus aviões do modelo afastados das operações. 

O incidente com o avião da Qantas representa o primeiro problema técnico grave desde o primeiro voo comercial do maior avião de passageiros do mundo, há três anos. 

fonte/EFE/UOL
Enhanced by Zemanta

BOEING ADIA NOVAMENTE A PRIMEIRA ENTREGA DO 787 DREAMLINES

Boeing 787 Dreamliner at roll-out ceremonyImage via Wikipedia

A Boeing adiou novamente a primeira entrega de seu avião de longo percurso 787 "Dreamliner" por causa de um incêndio ocorrido durante um voo de teste, informou nesta quarta-feira um porta-voz da montadora americana.


"Vai haver um novo atraso. Quando tivermos uma solução para o problema, definiremos um novo calendário", afirmou a fonte.


A primeira entrega, destinada à companhia japonesa All Nippon Airways (ANA), era esperada para meados do primeiro trimestre de 2011.


O programa 787 acumula problemas técnicos devido a uma fabricação repartida por muitas empresas terceirizadas.


fonte/AFP
Enhanced by Zemanta

AEROVIÁRIOS CONFIRMAM OPERERAO PADRÃO NOS AEROPORTOS

Os Sindicato Nacional dos Aeronautas e o Sindicato Nacional dos Aeroviários confirmaram hoje que iniciarão uma 'operação de não-colaboração' a partir de amanhã. A decisão foi tomada depois que a reunião com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) para negociar o reajuste das duas categorias terminou sem avanços. A perspectiva é de que, com a operação, haja atrasos nos voos.

Na manhã de hoje, os sindicatos dos trabalhadores informaram que, se não houvesse uma nova proposta das companhias aéreas na rodada de negociações, as duas categorias iniciariam a operação. Na prática, os trabalhadores decidiriam seguir estritamente as regras de seus manuais, sem acelerar procedimentos, para minimizar a sobrecarga provocada pelo aumento de demanda nessa época do ano.

Os sindicatos rechaçaram a proposta das companhias aéreas de mudar a data-base das categorias de 1º de dezembro para 1º de abril e de reajuste pela variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Aeronautas e aeroviários buscam reajuste de 30% sobre o piso e de 15% para os trabalhadores que recebem acima disso.

fonte/AgEstado

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...