domingo, 15 de novembro de 2009

QUEDA DE AVIÃO NA NANIBIA MATA DOIS

A aeronave Cessna 208B Grand Caravan, prefixo ZS-OTU, que foi arrendada junto a Wings Over Africa pela empresa Sun Road Trading 10 CC, estava transportando materiais de construção para o Rio Longa em Angola.

O avião caiu logo após decolar da pista 19 do Aeroporto Windhoek - Eros (ERS/FYWE), na Namíbia pouco depois das 07:00 (hora local) deste domingo (15).

A aeronave ficou completamente destruída depois de chocar-se contra o solo. Dois dos quatro membros da tripulação morreram e os outros dois ficaram feridos.

f0nte/foto/Republikein Online / ASN

ACIDENTE DE HELICÓPTERO NO NEPAL



Um engenheiro de voo russo morreu e cinco pessoas ficaram feridas quando um helicóptero caiu ao tentar pousar em uma remota região montanhosa a oeste do Nepal, neste domingo (15).

O helicóptero Mil Mi-8MTV-1, prefixo 9N-AHT, operado pela Manang Air, caiu ao aterrissar na Vila Rudikot, em Humla, a 420 quilômetros (262 milhas) a oeste de Katmandu.

"O engenheiro de voo russo morreu no acidente. Cinco pessoas, incluindo o piloto, que também era russo, sobreviveram", informou o gerente do aeroporto em Surkhet, Utsav Kharel, de onde o helicóptero decolou para um voo curto.

O helicóptero estava transportando uma carga de grãos para abastecer a região que não é acessível por estrada.

Haviam seis pessoas a bordo, incluindo os dois russos.

Companhias privadas no Nepal operam helicópteros para fazer a ligação com a região rural montanhosa para o fornecimento diário de bens essenciais e transporte de pessoas.

fonte/foto/AFP / ASN

ACIDENTE DE HELICÓPTERO MATA TRÊS NA CALIFÓRNIA

Um helicóptero de serviços médicos caiu na madrugada de sábado (14) a 29 quilômetros a noroeste de Las Vegas, na Califórnia, na fronteira ao norte de Reno, em Nevada, matando os três tripulantes a bordo.

O helicóptero Aerospatiale AS.350BA Ecureuil, prefixo N5793P, caiu a cerca de 29 quilômetros a noroeste de Reno em Condado de Lassen, na Califórnia, cerca de 2 da manhã de sábado, segundo o porta-voz da FAA (Federal Aviation Administration) Ian Gregor.

O helicóptero tinha deixado um paciente num hospital em Reno e estava a caminho de Oakland, na Califórnia, informou Gregor. A aeronave pegou fogo e ficou destruída no acidente.

Gregor disse que o piloto não estava se comunicando com os controladores de tráfego aéreo no momento do acidente. A FAA e a NTSB (National Transportation Safety Board) iniciaram investigações.

O helicóptero era operado pela Mountain LifeFlight e voava a partir de Oakland, informou Gregor. A Rádio KOH, em Reno, relatou que o paciente foi deixado no Renown Medical Center, em Reno.

fonte/APress / ASN foto/ Marilyn Newton/The Reno Gazette-Journal

MONOMOTOR CAI NA CALIFÓRNIA

O avião de pequeno porte Beechcraft A36 Bonanza, prefixo N17803, caiu sobre uma rodovia na Califórnia, nos Estados unidos, na tarde de sábado (14).

O piloto morreu na hora. O acidente aconteceu na populosa região de San Gabriel, perto de Los Angeles. Ninguém ficou ferido em terra.

O monomotor caiu numa autoestrada e pegou fogo. Os bombeiros apagaram o incêndio e interditaram a pista.

Fontes: G1 / ASN - Foto: MyFOX

HELICÓPTERO DE MINISTRO ALEMÃO É ATACADO NO AFEGANISTÃO

O helicóptero que transportava o ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Theodor Zu Guttenberg, se viu sob fogo cruzado durante uma recente visita surpresa às tropas no Afeganistão, informou hoje o ministro. Nenhum dos três helicópteros que participavam do comboio foi atingido durante o ataque, que ocorreu na última sexta-feira (dia 13) pela manhã, depois de o ministro ter visitado soldados alemães estabelecidos ao norte de Kunduz.

Na viagem de três dias, sua primeira à região, Zu Guttenberg se encontrou com o presidente do Afeganistão Hamid Karzai e com o ministro do Exterior Abdul Rahim Wardak. O ministro alemão também se encontrou com o general norte-americano Stanley McChrystal, comandante das forças internacionais no Afeganistão.

No segundo dia da visita, Berlim anunciou que poderá enviar mais 120 soldados para o Afeganistão para se juntarem ao contingente de 4.300 já instalado no país. Os soldados alemães devem desembarcar em Kunduz em meados de janeiro do ano que vem. O parlamento alemão limitou em 4.500 o número de soldados que pode ser enviado como parte da missão ao Afeganistão, medida altamente impopular no país.

fonte/Agência Estado

AERONAVE QUE ASSUSTOU MORADORES DE PORTO ALEGRE É UM BOEING 707 DA FAB

Altitude em que o avião voava é considerada normal

Na imagem, o avião após pousar em segurança no Salgado Filho

A aeronave que assustou a população de Porto Alegre na tarde deste domingo é um Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a Aeronáutica, o chamado Sucatão, que estava participando dos exercícios da Operação Laçador, na Base Aérea de Canoas, sobrevoou a capital gaúcha a 1,5 mil pés de altitude em trajeto de 10 minutos até o pátio do Aeroporto Salgado Filho, onde ficaria estacionado.

Segundo a Aeronáutica, em razão da pequena distância, o avião não chegou a levantar o trem de pouso e não subiu muito. Esses fatores, somados ao barulho da aeronave dos anos 60 e a fumaça da queima do combustível, assustaram a população. A Força Aérea garantiu que o voo ocorreu dentro das regras de segurança e não apresentou problemas.

fonte/Itamar Melo De Oliveira (Zero Hora) foto/Marcelo Oliveira

AVIÃO COM VOO RASANTE ASSUSTA MORADORES DE PORTO ALEGRE


Por volta das 16h20 deste domingo diversos leitores de Zero Hora que moram na zona central da Capital entraram em contato com a redação relatando o susto provocado com a passagem de um avião em rota baixa soltando fumaça em uma das asas.

A leitora Alice Zarif, moradora da Rua Ramiro Barcelos, no bairro Independência, relatou o susto que a passagem do avião provocou.

- Eu não vi nada pois estava dentro do meu apartamento, mas o barulho foi ensurdecedor e as vidraças de tremeram muito -, afirmou Alice.

O Twitter de Zero Hora recebeu mais 50 tweets relatando o susto de leitores que também ouviram o barulho em bairros distintos da Capital.

Andre5antos relatou: - Mas realmente tinha um pouco de fumaça na asa esquerda e passou baixo em direção ao Guaiba.

Viniciusmhahn, do Bairro Bom fim, também ouviu: - Aqui no Bom Fim eu escutei um barulho forte também.

Mayalmeida, que estava no Bairro Santana, no momento do incidente afirmou: - Passou em cima do meu prédio com um barulho assustador.

Avião com voo rasante na Capital seria da Força Aérea Brasileira

Aeronave seria um Boeing 707

Pouco depois das 16h deste domingo um avião passou em um voo rasante sobre Porto Alegre e deixou um mistério no ar e os moradores apreensivos. Instantes após relatos de leitores sobre o fato, pousava no Aeroporto Salgado Filho um Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aterrissagem foi confirmada pela torre de controle. Outras aeronaves eram esperadas para chegarem à Base Aérea de Canoas para participar, amanhã, da Operação Laçador.

Leitores relatam ter escutado um barulho forte em diversos pontos da cidade, outros sentiram suas casas tremer. Havia o temor de que um desastre pudesse ter ocorrido com alguma aeronave.

A assessoria de imprensa da FAB informou que não houve nenhum problema com qualquer aeronave militar.

Boeing 707

O avião que sobrevoou Porto Alegre hoje é o mesmo modelo do Boeing 707 utilizado pela Presidência da República até o governo Fernando Henrique Cardoso e que era conhecido por sucatão. Durante o governo Lula, a aeronave chegou a ser usada, mas foi substituído por um Airbus A320.

Operação Laçador

Militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira simulam duelo entre dois países entre os dias 16 e 27 de novembro. As principais manobras ocorrem na região do porto de Rio Grande (Marinha), base de Canoas (Aeronáutica) e em um campo entre as cidades de Cachoeira do Sul e Bagé (Exército).

fonte/Zero Hora foto/divulgação

ERRO EM FOTO DE CAÇA SUECO CAUSA CONSTRANGIMENTO NA FAB

Site da Operação Laçador apresentava Gripen como caça da FAB

O portal oficial da Operação Laçador, o maior exercício militar combinado da América Latina, coordenado no Brasil pelo Ministério da Defesa estampava hoje (13) uma foto do caça sueco Gripen, como se fosse um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O Gripen disputa com o Rafale francês e o F-18 americano a licitação para equipar com 36 caças a FAB. A Aeronáutica informou que todo o preparativo do portal está a cargo do Exército, que está à frente da Operação. O erro foi confirmado pela seção de Relações Públicas do Comando Militar do Sul (CMS), que retirou a foto do Gripen do site e a substituiu por uma do avião de combate da FAB, o AM-X.

O equívoco causou um grande constrangimento na FAB, principalmente porque a COPAC, a comissão da Aeronáutica que está analisando as propostas dos três concorrentes que estão disputando a venda de 36 caças, um pacote estimado em US$ 7,7 bilhões, ainda não concluiu seus trabalhos. A previsão é que o relatório com o nome da empresa escolhida só seja encaminhado ao Ministério da Defesa no final do mês de novembro, quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, retornar de viagem à Bélgica, China e Canadá. A disputa está acirrada e os concorrentes até já se atacaram mutuamente pela imprensa. Em setembro, o governo manifestou sua preferência política pelo avião francês.

A foto do caça no portal da Operação Laçador foi descoberta pelo site especializado em notícias militares Defesanet, no final da tarde de quinta-feira. Há especulações de que, internamente, na Força Aérea, havia uma preferência pelo caça sueco com a justificativa que os dois países poderiam desenvolver o avião em conjunto, já que o Gripen NG ainda está em fase de desenvolvimento.

Bastante constrangido, o oficial de relações publicas do CMS explicou que "as imagens são escolhidas aleatoriamente" e que "vão sendo trocadas ao longo da operação". Negou, inclusive, que a escolha do avião tenha alguma ligação com o processo de seleção para a compra dos caças. "Não tem nada a ver com esse negócio aí", informou o oficial, reiterando que a imagem foi logo substituída.

fonte/Tânia Monteiro (AE) via moraisvinna.blogspot.com foto/ Reprodução via defesanet.com.br

REVISTA DA IATA AGORA ONLINE


Os conteúdos da Airlines International, a revista oficial da IATA, já estão disponíveis online, através do site www.iata.org/airlines-international, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo em comunicado.

Tal como a edição impressa, a revista vai continuar a ser publicada a cada dois meses, apresentando uma visão geral sobre as principais questões relacionadas com o transporte aéreo, bem como com a IATA, como entrevistas com o CEO da associação.

Com a versão online da Airline International, a IATA espera agora que as notícias sobre aviação e sobre a própria associação cheguem a um maior número de leitores, sendo também possível enviar comentários sobre os conteúdos da revista para a IATA, através do e-mail corpcomms@iata.org.

fonte/Turisver

ESCOLA DE MARINGÁ, PARANÁ, FORMA 140 COMISSÁRIOS E PILOTOS POR ANO

Todos os anos, 140 comissários de voo e pilotos privados concluem o curso de formação na escola de aviação Aeronova, em Maringá. São 11 meses de estudo para formar comissários e cinco meses para pilotos de avião. O mercado, segundo o diretor da escola, Marcelo Ramalho, é promissor. “Para cada dois formados, um já está em companhias aéreas”, diz. O salário inicial de um comissário de voo é de R$ 4 mil.

Durante os 11 meses do curso, o aluno tem aulas de segurança de voo, combate ao fogo, sobrevivência na água e no gelo, primeiros socorros, etiqueta e maquiagem. Para frequentar as aulas, o candidato tem de ter 18 anos, segundo grau, boa saúde e peso proporcional à altura.

Nas aulas do curso de piloto privado, o aluno recebe informações técnicas sobre aeronaves, meteorologia, navegação aérea, regulamentação do tráfego aéreo e segurança de voo. É preciso ter 17 anos e primeiro grau completo.

Escolas

São cerca de 100 escolas de aviação ativas no Brasil e Ramalho conta que o volume de formandos ainda é pequeno frente à demanda do mercado. “A perspectiva é de faltar profissionais dentro de dois anos”, afirma.

“As empresas aéreas estrangeiras estão vindo para o Brasil buscar profissionais.” Oito ex-alunos da Aeronova estão trabalhando na Emirates — a principal companhia aérea dos Emirados Árabes.

fonte/O Diário Maringá

QUEDA DE AVIÃO EM SHOW AÉREO NA ÁFRICA DO SUL


Na foto, a aeronave decolando pouco antes do acidente

A aeronave English Electric Lightning T5, prefixo ZU-BEX, explodiu depois de cair perto de uma Base da Força Aérea em Bredasdorp, na África do Sul, neste sábado (14).

O avião era operado pela Thunder City Aircraft Company na Cidade do Cabo, que oferece viagens cheias de emoção em jatos ex-militares.

O CEO da Thunder City, Mike Beachy Head, disse que o piloto relatou uma falha hidráulica e estava se preparando para ejetar pouco antes de cair.

Um espectador - que não quis ser identificado - disse que viu quando o avião caiu em espiral para o chão e depois desapareceu no mato. "Um segundo ou dois mais tarde eu vi um cogumelo grande de fumaça preta", disse o homem.

Anzelle Smit, porta-voz da Metro EMS (serviço de resgate), disse, depois de quase duas horas de buscas pelo corpo do piloto, que ele foi encontrado. "Ele foi encontrado fora do avião, não muito longe da base da Força Aérea", disse Smit.

fonte/Times LIVE / ASN

HELICÓPTERO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NA AUSTRÁLIA

Um helicóptero em dificuldade foi forçado a fazer um pouso de emergência em uma escola em Cheltenham, na Austrália nesta tarde de sábado(14).

O rotor de cauda do Robinson R22 Beta II, prefixo VH-LTD, quebrou, desprendendo-se da aeronave, que aterrissou de emrgêngia na Escola Primária Le Page por volta das 15:45 (hora local).

O helicóptero decolou do Aeroporto Essendon (YMEN) por volta das 14:30 hs e estava programado para pousar no Aeroporto de Moorabbbin (YMMB) antes de começar a apresentar problemas.

Um piloto aprendiz, de 47 anos, e um piloto instrutor, de 34 anos, estavam a bordo, porém não se sabe quem estava no comando da aeronave no momento do acidente.

Os dois homens escaparam sem ferimentos, mas foram atendidos por uma ambulância que se dirigiu ao local.

A polícia está no local junto com o MFB e o CASA foi notificado.

fonte/foto / ASN

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...