sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VÍDEO - GRUMMAN ALBATROSS - ESQUADRILHA OI - RASANTE EM NAVEGANTES

ALEMÃ TEM PARADA CARDÍACA E OBRIGA AVIÃO A POUSAR EM RECIFE

Um avião da British Airways que ia de Londres para São Paulo foi obrigado a pousar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, na madrugada desta sexta-feira, após uma passageira alemã ter uma parada cardíaca durante o voo. Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, Monika Derstroff, 44 anos, foi atendida no local e levada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel ao hospital Português.

Segundo o hospital, a mulher foi reanimada ainda no aeroporto e, por volta das 11h15 (12h15, no horário de Brasília) estava em estado grave, na UTI, e respirando por aparelhos. Ela estaria acompanhada por um familiar, mas ele não teria aparecido no hospital nessa sexta-feira.
O aeroporto afirma que o voo pousou por volta das 3h e deixou o local às 6h10 (7h10, no horário de Brasília) e continuou a viagem. O hospital diz que os médicos investigam a causa da parada cardíaca.

fonte/Terra

AVIÃO CAI EM AEROPORTO DE SALVADOR


Foto: Lúcio Távora/Ag. A Tarde/AE
Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (22) após decolar da pista auxiliar do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

A aeronave caiu em uma área gramada, dentro do terreno do aeroporto. O piloto e três passageiros que estavam no avião foram resgatados com vida e levados a hospitais da região. O avião seguia para a Ilha de Itaparica. As operações de pouso e decolagem do terminal não sofreram interrupções.

fonte/iBahia/G1/foto/Lúcio Távora/Ag. A Tarde/AE

ACESSO À PISTA DO AEROPORTO DE CONGONHAS É INTERDITADO PARA REPAROS


As fortes chuvas que atingiram São Paulo esta semana causaram danos na via que dá acesso à cabeceira da pista principal do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, que foi interditada para reparos.

O serviço de reparação foi realizado pela Infraero e segundo nota da Assessoria de Imprensa do Aeroporto de Congonhas, a liberação da via já está sendo providenciada.

A interdição alterou procedimentos de manobra das aeronaves que decolaram.

O aeroporto informa que alguns atrasos de vôo desta sexta-feira podem ter tido relação com o problema na pista, mas que a maioria está ligado ao feriado.


Dos 267 vôos programados para esta sexta-feira, até as 17h50, 87 registraram atrasos maiores do que 30 minutos.

fonte/eBand

MONOMOTOR CAI EM ITAPARICA, BAHIA


Um avião monomotor caiu na praia da Gamboa no início da tarde desta sexta-feira (22), município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Duas pessoas estavam a bordo do aparelho no momento da queda. A aeronave ficou na areia.

Segundo informações preliminares passadas pela Polícia Civil, os dois passageiros sofreram apenas ferimentos leves, foram socorridos e levados para um hospital, ainda não informado. As duas vítimas já estão fora de perigo.

Não foi informado, ainda, qual era a rota que o avião seguia e se a queda foi provocada por falha humana ou problema técnico na aeronave. Não havia mau tempo na ilha no momento em que ocorreu o acidente.

fonte/foto/Correio24horas

HELICÓPTERO ARCANJO 01 CHEGA PARA O CORPO DE BOMBEIROS EM SANTA CATARINA


Pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma aeronave ajudará seus profissionais no salvamento, busca e resgate de vítimas, missões constitucionais afetas à Corporação que completará 84 anos de existência no dia 26 de setembro de 2010.
A solenidade de entrega aconteceu nesta manhã (20/01), no Grupamento de Busca e Salvamento, em Florianópolis e contou com a participação da Senadora Edeli Salvati, do Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Deputado Ronaldo Benedet, de Secretários de Estado, do Comandante e do Subcomandante-Geral da Corporação, Coronéis Álvaro Maus e José Cordeiro Neto, de Oficiais e Praças do CBMSC da Ativa e da Reserva remunerada, de Militares de outras instituições, integrantes do SAMU, da comunidade e da imprensa.

Foto: Sd BM Avelino
Solenidade de entrega da aeronave

A aeronave está sendo fornecida pela empresa Helisul Táxi Aéreo, modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HLU, ano de fabricação 1982, que voará de 30 a 40 horas/mês, num valor por hora voada de R$ 3.970,00, com um valor total contratado para 120 hs de R$ 476.400,00.
Trata-se de uma decisão tomada pelo Comando Geral da Corporação, apoiado pelo Secretário da Segurança Pública, tendo por pressupostos que os serviços de busca, resgate e salvamento é missão constitucional do CBMSC, inclusive as realizadas por via aérea. Estas missões vinham sendo realizadas pelas Policias Militar e Civil e continuarão em apoio às operações do CBMSC.
O CBMSC está atuando na Operação Veraneio 2010 com pelo menos 1.200 guardas vidas em terra, cujo apoio aéreo próprio e exclusivo é imprescindível. Sem dúvida, um momento histórico para o CBMSC, que assume o cumprimento de mais uma missão que lhe é afeta, fato que certamente será motivo de orgulho para todos os Bombeiros, e razão de exaltação e de aplausos da população, principalmente, quando a aeronave, com as cores do bombeiro, passar a cruzar os céus catarinenses, aumentando a segurança, pois, o socorro aéreo, também passa a ser prestado por profissionais habilitados para isso.

Helicóptero ARCANJO 01 do GOA-CBMSC. Foto: Sd BM Avelino

O Arcanjo 01, o chefe dos anjos, tem capacidade para transportar até 06 pessoas, sendo 02 pilotos, 03 tripulantes e uma vítima. Possui autonomia de vôo para 03 horas e 20 minutos e utilize o querosene como combustível. Voa a uma velocidade de 100 nós, equivalente a 180 Km por hora. Possui equipamentos especializados, como o bambi-bucket, (cesto para transporte de 500 litros de água), utilizado para controle de incêndios florestais.

Atuará sobretudo no socorrimento e salvamento de pessoas, em ações de resgates, acidentes em geral onde o tempo resposta é fator fundamental para a salvaguarda da vida do acidentado. Para isso está equipado com macas de ribanceira e equipamentos para resgate. Esta aeronave operará em parceria com o SAMU e voará do nascer ao por do sol.

fonte/CCS do Cmdo Geral CBM/SC /PilotoPolicial/foto/Sd BM Avelino

PILOTO MAIS ANTIGO DE PORTUGAL MORRE AOS 92 ANOS


Comandante Luís dos Santos da Costa Branco morreu no Hospital da Universidade de Coimbra

O comandante Luís dos Santos da Costa Branco, o piloto mais antigo da aviação portuguesa e moçambicana, morreu hoje aos 92 anos, no Hospital da Universidade de Coimbra, informou um ex-comandante das Linhas Aéreas de Moçambique.

O comandante Costa Branco fez toda a sua carreira profissional em Moçambique, sendo uma referência na aviação moçambicana, onde contou mais de 33 mil horas de voo.

Nascido em Vila Nova de Oliveirinha, concelho de Tábua, em 1917, Costa Branco foi agraciado em 1945 pelo governador-geral de Moçambique, tendo também sido distinguido por dois Presidentes da República: com o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo e com o grau de Comendador da Ordem Infante Dom Henrique.

Costa Branco realizou o seu último voo em Moçambique, a 22 de Maio de 1976, ao comando de um Boeing 737 e percorrendo as ligações Lourenço Marques-Joanesburgo-Lourenço Marques.

O funeral do comandante Costa Branco realiza-se no sábado, em Vila Nova de Oliveirinha.

fonte/IOL Diário/foto/VoandoemMoçambique

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...