Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2009

CERIMÔNIA LEMBRA VITIMAS DE QUEDA DE AVIÃO NA HOLANDA

A cerimônia foi realizada em frente aos detroços do avião. A aeronave caiu quando se preparava para pousar.
Passageiros e familiares das vítimas do acidente com um vôo da Turkish Airlines no dia 25 de fevereiro se reuniram no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. A cerimônia foi uma homenagem às vítimas.
Um dos sobreviventes do acidente assiste à cerimônia. Cinco turcos e quatro americanos morreram na queda do avião. Mais de 80 pessoas ficaram feridas.

fonte: Terra

QUEDA DE AVIÃO MATA DOIS PILOTOS DA FORÇA AÉREA DO PAQUISTÃO

Dois pilotos da Força Aérea paquistanesa morreram nesta quinta-feira (5) na queda do avião militar MFI-17 Mushshak onde viajavam no norte do Paquistão, informou à Agência Efe um porta-voz militar.
"As vítimas fatais são um piloto profissional e um aprendiz que estavam realizando exercícios de treinamento de rotina, quando, infelizmente, ocorreu o acidente", disse um porta-voz da Força Aérea paquistanesa, capitão Tariq Mehmood.
Segundo Mehmood, o pequeno avião caiu no distrito de Attock, situado no norte da província de Punjab.
"Estamos investigando o ocorrido. Segundo as primeiras investigações, parece que o acidente foi devido a uma avaria mecânica", disse o porta-voz.

Fonte: EFE via G1/Foto Divulgação

AVIÃO DE TESTES CAI E MATA TRÊS PILOTOS NA ÍNDIA

Uma aeronave modelo National Aerospace Laboratories (NAL) Saras caiu nesta sexta-feira na cidade de Bidadi, na Índia, e matou três pilotos da Força Aérea. O pequeno avião prefixo VT-XRM realizava testes para o Laboratório Espacial Nacional, informou o The Times of India.
Os corpos dos três oficiais foi retirado dos destroços da aeronave, que ficou irreconhecível após o impacto, disse a polícia local. Autoridades disseram, ainda, que os membros da tripulação eram pilotos experientes.
"Ainda é cedo para apontar a causa da queda. Uma investigação será feita para detectar o motivo do acidente", disse o oficial. A aeronave tem de 8 a 14 assentos e estava no 49º vôo de testes.

Fontes: Terra / ASN/foto NAL/divulgação

AVIÃO DA TAP FEZ ATERRISAGEM DE EMERGÊNCIA

Um avião da TAP, com apenas um motor funcionando, teve de fazer uma aterrissagem de emergência, nesta sexta-feira (05) pela manhã, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, Porto, Portugal. Foi decretado o estado de emergência, mas não foi preciso intervir.
Apesar de mais complicada, a aterrissagem acabou por decorrer sem incidentes, não tendo sido necessária a intervenção do contingente de meios de segurança e de socorro mobilizado.
Segundo foi apurado, o avião, um Fokker 100, tinha partido do aeroporto da Portela, em Lisboa, aterrissando no aeroporto internacional do Porto nove minutos depois da hora prevista, só com um motor em funcionamento.
O problema com o avião da TAP acabou por obrigar o desvio de duas aeronaves para outros aeroportos.
A situação levou a que fosse decretado o alerta amarelo, mobilizando-se os meios de segurança e de socorro previstos no plano de emergência. Só os Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia fizeram deslocar seis viaturas e 13 homens. Também os Volu…

BOEING 737 POUSA POUCO DEPOIS DE DECOLAR POR CAUSA DE FUMAÇA NA CABINE

Um Boeing 737-800 da companhia austríaca Austrian Airlines (AUA) foi obrigado a aterrissar pouco depois de decolar em Viena ao detectar fumaça na cabine do piloto, anunciou a companhia.
O aparelho, que se dirigia para Sófia com 72 passageiros a bordo, aterrissou sem problemas cinco minutos depois de decolar, informou a companhia, que ainda não conhece as causas da fumaça.
Um Boeing 737-800 caiu no final de fevereiro perto de Amsterdã com 130 pessoas a bordo, deixando 9 mortos e 80 feridos.
Fonte: AFP

QUALQUER QUE SEJA SEU PASSADO O FUTURO É O GRIPEN

Ao optar pelo Gripen para equipar sua força aérea, você estará adquirindo o caça de múltiplo emprego e nova geração mais capaz e econômico do mercado. Sendo o Gripen o primeiro caça da nova geração a entrar em serviço, ele apresenta os maiores índices de saídas, a maior flexibilidade em termos de uso de bases e uma superior letalidade em combate, em comparação com qualquer outro caça de sua categoria.O uso inteligente de tecnologia avançada e, onde possível, o uso de software viabilizam funcionalidades que garantem a supremacia do Gripen em combate, por meio da inserção planejada de tecnologias ao longo de décadas de serviço na linha de frente. Quer seu interesse seja complementar a frota de caças de que dispõe ou introduzir novas unidades 100% autônomas, o Gripen atenderá ou excederá suas expectativas. Seja bem-vindo ao futuro de um poder de combate flexível, integrado e conectado em rede.A defesa nacional depende, em grande parte, do controle do espaço aéreo - Incorporando a mais mo…

JOVENS INVESTEM EM PAIXÃO QUE FAZ VOAR ALTO EM NOVO HAMBURGO

O Aeroclube de Novo Hamburgo recebeu esta semana um reforço: o motoplanador PP-KDL com apenas 260 horas de voo, vindo de Bento Gonçalves e cedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para melhor aproveitamento no muncípio. "A diferença desse para os demais é que ele não precisa de um outro avião para ser rebocado. Sobe com motor próprio e depois o desliga", explica o presidente da casa, Alceu Mário Feijó Filho.
Segundo ele, a profissão está em alta, a demanda vem crescendo cada vez mais e a mão-de-obra é escassa. "Antes custava muito caro viajar de avião e não se forma um bom piloto de uma hora para outra’’. Para atender esse público, o local deixou de ser um ponto de encontro e transformou-se numa escola rofissionalizante. Atualmente, são oferecidos cursos de piloto privado e comercial, com experiência em voo noturno ou com nuvens, de instrutor e para piloto amador.
Em 9 de março começam as aulas teóricas para piloto privado e comercial. A formação dura quatro …

WEBJET DISTRIBUI BRINDES PARA SUAS PASSAGEIRAS NO DIA DA MULHER

A Webjet Linhas Aéreas faz uma homenagem especial para suas passageiras no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A companhia distribuirá em todos os seus voos, exclusivamente para as mulheres, seu ‘Webkit’, contendo caneta, mouse pad, e miniaturas de aviões (antiestresse), além de outros mimos. Além do presente, neste dia as tripulações dos voos farão a comunicação dos procedimentos padrão com uma carinhosa mensagem para o público feminino. Perfil da Webjet - Ligando 12 cidades com 11 Boeings 737-300, com capacidade para 136 passageiros cada, a Webjet Linhas Aéreas conta com 4,33% de participação e ocupa a terceira colocação no mercado de aviação doméstico, segundo dados de janeiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mais informações sobre horários de voos e tarifas podem ser obtidas pelo telefone 0300 21 01234 ou pelo site www.webjet.com.brfonte: Portal Fator Brasil

AZUL PROMETE MENORES TARIFAS

A companhia inicia operações em Fortaleza, no próximo dia 18, para Campinas. Voo direto para Manaus é estudado
Embora detenha entre 1% e 2% do mercado doméstico da aviação nacional, a Azul Linhas Aéreas anuncia que chegou para aquecer as operações na aviação civil brasileira e beneficiar o bolso de quem viaja com tarifas ´mais interessantes´.
A empresa também pretende ganhar o mercado que, atualmente, concentra-se (com 94%) em poder das duas maiores companhias.
´Queremos uma reeducação dos preços, porque o que existe hoje é uma guerra tarifária muito forte entre GOL e TAM´, ressaltou o diretor comercial da Azul Linhas Aéreas, Paulo Nascimento, que esteve ontem em Fortaleza participando de um café-da-manhã com o trade turístico cearense.
´Vamos oferecer preço justo, com segmentação em cada rota e sem escalas que obriguem os passageiros a descer em aeroportos congestionados. O que estamos trazendo é um produto diferenciado, que o mercado aéreo brasileiro ainda não conheceu. Essa é a idéia d…

RAPAZ DE 25 ANOS MORA HÁ 8 NO AEROPORTO DE CUMBICA

Sua residência é bem movimentada, um vai-e-vem. Tem dois saguões com dezenas de televisões e mesas de refeição. A garagem então é mais ampla: entram centenas de carros e dezenas de aviões. A suíte, entretanto, é bem improvisada: duas mesinhas de fórmica são sua cama, e o banheiro anexo é o sanitário de cavalheiros do terminal 2 de Cumbica, o principal aeroporto do país.
"Aqui sinto que estou em casa. À noite, é tranquilo, ninguém me acorda. De dia, tenho muita amizade, quebro o galho deles. E eles me dão uma caixinha", resume assim Denis de Souza um cotidiano que leva há pelo menos oito anos. Tamanha é a confiança que ele desconta cheques altos e arruma trocado para notas de R$ 100 para os outros trabalhadores do aeroporto. Durante a entrevista para o UOL Notícias, ele corria para fazer a aposta na Mega-Sena do atendente de uma cafeteria.
Ele se adaptou tão bem ao ambiente fechado que não sabe em que dia da semana ou do mês está. Não sabe também ao certo quantos anos tem (acha…

AVIÃO DA GOL SOFRE AVARIA, ATRASA VOO E PASSA POR CONSERTO

Nesta sexta-feira, o avião do voo 7461, da Gol, que faz a rota Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Campo Grande, São Paulo, teve problemas técnicos e chegou com quase uma hora de atraso à Capital, e está sendo consertado na pista. A Infraero confirma que o avião chegou com atraso, deveria ter pousado às 6h30 e só pousou às 7h29. De Campo Grande o avião deveria ter decolado às 7h para São Paulo, o que não aconteceu.
A Infraero ainda não foi comunicada sobre o que ocorreu com a aeronave. Um boletim deve ser divulgado em breve. Também a assessoria de imprensa da Gol ainda não tinha informações a respeito.
Segundo passageiros que aguardam o embarque, no aeroporto, os técnicos trabalham no conserto de uma turbina. Os passageiros que vieram de Santa Cruz já desembarcaram e estão em uma sala do aeroporto.
O avião decolou com destino a São Paulo por volta das 8h40, após os reparos.

Fonte: Midiamax (MS)

TÉCNICOS DE VOO ACUSAM TURKISH AIRLINES DE NEGLIGÊNCIA

O presidente de honra da Uted, Stefa Inan, afirmou ao jornal turco "Milliyet" desta sexta-feira, que a política trabalhista da empresa turca teve papel importante no acidente, embora ele tenha ocorrido por um erro de pilotagem. O acidente, que ocorreu no dia 25 de fevereiro em Amsterdã, na Holanda, deixou nove mortos.
Segundo Inan, a companhia demitiu técnicos com mais de 50 anos, "com muita experiência" para contratar militantes do Partido da Justiça e o Desenvolvimento (AKP), que governa a Turquia,"sem se preocupar com seu profissionalismo".
O acidente foi provocado por um problema de altímetro, anunciou na última quarta-feira o escritório de investigação holandês para a segurança. A aeronave caiu em um campo, próximo ao aeroporto de Schipol, em Amsterdã.
"As gravações em áudio e as caixas-pretas indicam que irregularidades ocorreram durante a descida do avião", declarou o diretor do escritório, Pieter Van Vollenhoven.
"Quando o avião estava …

LAN COMPLETA 80 ANOS A SERVIÇO DE SEUS PASSAGEIROS E CLIENTES DE CARGAS

No último dia 5, a LAN completou 80 anos de existência a serviço de seus passageiros e clientes de carga. Em 1929, o Comandante Arturo Merino Benítez criou a empresa de transporte aéreo nacional, que se converteria na companhia aérea líder da América Latina.
Atualmente a LAN e suas afiliadas no Chile, Peru, Argentina e Equador se conectam com Europa, Estados Unidos e Pacífico Sul e têm importante presença nos mercados domésticos.
A companhia operou pela primeira vez entre Santiago e Buenos Aires em 1946, dando início a seus voos internacionais. Posteriormente, em 1958, chegou à cidade de Miami, em 1970 e começou a oferecer seus serviços para a Europa.
Em seu primeiro ano, a nova companhia transportou 762 passageiros, o que foi considerado um grande êxito. 80 anos depois, a LAN transporta anualmente mais de 13 milhões de passageiros e 660 mil toneladas de carga. Ou seja, 45 mil pessoas utilizam diariamente os serviços da companhia para chegar às cidades mais importantes da região. Graças …

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGARÁ POLUIÇÃO SONORA EM AMPLIAÇÃO DOS VOOS NO SANTOS DUMONT

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou, nesta quinta-feira, um inquérito civil para apurar os efeitos da eventual ocorrência de poluição sonora e impacto viário, devido à ampliação do tráfego aéreo no Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital, anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O procedimento estará a cargo da Promotora Rosani da Cunha Gomes, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente.
"A ampliação do tráfego aéreo no Santos Dumont só será permitida pelo MP se as condições demonstrarem que não haverá prejuízo para a população e para o meio ambiente", afirmou o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, acrescentando que o carioca pode ficar tranquilo quanto a possíveis transtornos.
O inquérito analisará, sobretudo, o impacto sonoro e viário nas regiões do centro e bairro adjacentes, como Laranjeiras, Flamengo e Botafogo. O MP vai oficiar a Anac, a CET-Rio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e …

TRANSPORTE DE CARGAS AÉREAS CAI EM AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO

Um balanço feito pelo Departamento de Aeroviário de São Paulo (Daesp) mostrou que houve queda no movimento de cargas no aeroporto de Ribeirão Preto. O alto custo faz com que as empresas optem pelo transporte rodoviário.
Em novembro de 2008, uma distribuidora de peças para caminhão da cidade mandava para todo Brasil 37% do material por meio de avião. Já em fevereiro de 2009, esta porcentagem caiu para quase 18%. “O preço subiu muito”, afirma o gestor de logística da empresa, Paulo Sérgio Cardoso.
Dos aeroportos administrados pelo Daesp, o Leite Lopes era o que fazia mais embarque e desembarque de cargas em setembro de 2007, com 87 mil quilos. Em janeiro deste ano o volume caiu para 33,6 mil, passando para o 4º lugar no ranking de transporte aéreo de carga.
Como solução, algumas transportadoras oferecem um serviço misto de frete aéreo e rodoviário. “Esperando esse aumento da carga rodoviária, tomamos algumas medidas como aumentar a frota de caminhões”, diz o diretor de operações, Mateus Na…

AZUL COLOCA ATÉ O FINAL DO MÊS ÔNIBUS GRATUITO ENTRE SP E CAMPINAS

A companhia Azul confirmou para até o final deste mês a gratuidade nos dois ônibus que saem de São Paulo (Shopping Villa-Lobos e Shopping Tamboré) com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. A Azul não confirmou se depois dessa data o traslado passará a ser cobrado.
A rota Shopping Villa-Lobos – Viracopos é servida em nove horários de ida e nove horários de volta, das 4h30 até às 18h30 de São Paulo para Campinas, e das 6h30 até 21h30 no retorno à capital paulista. Já entre Alphaville e Viracopos são nove horários de ida e nove de volta todos os dias, partindo do Shopping Tamboré às 3h30, no primeiro horário, 19h30 o último, e no retorno de Viracopos, o primeiro horário é às 6h30 e o último horário, às 21h.
As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

Fonte: Mercado & Eventos

EMBRAER CONTA COM BNDES PARA FINANCIAR ENTREGAS ATÉ 2010

Desde janeiro, os contatos com a área de vendas da Embraer praticamente cessaram. Os clientes que ligam, não ligam querendo realizar novas compras, mas adiar ou cancelar entregas. "Foi uma virada drástica e muito rápida", afirma o presidente da Embraer, Frederico Curado, que está há duas semanas sob fogo cerrado por ter demitido 20% de seu pessoal. "Tivemos uma redução de 30% da nossa atividade industrial. Precisamos reduzir o efetivo para nos mantermos saudáveis. A Embraer não está em crise, mas tem que tomar cuidado para não entrar em crise. Alguns fabricantes vão deixar o mercado e temos que garantir que não seremos nós." A seguir, os principais trechos da entrevista:
Estado - Ao realizar uma demissão de 20% de seus quadros há duas semanas, de mais de 4,2 mil funcionários, a Embraer foi acusada de insensível e de ingratidão em relação ao País. Como o senhor vê essas críticas?
De 2002 para cá, contratamos dez mil empregados. Não fomos forçados a contratá-los nem ti…

GOL E TAM SOFRERÃO POUCO COM AZUL NO SANTOS DUMONT

O início das operações da Azul Linhas Aéreas anunciado pela Anac no aeroporto Santos Dumont não deve influenciar significantemente o cenário de competição no setor aéreo, segundo opinião da corretora Santander - que trabalha de forma independente do banco.
"Acreditamos que a abertura do aeroporto Santos Dumont não deve mudar o cenário competitivo das linhas aéreas brasileiras significantemente. Portanto, isso não deve ter um impacto significativo nas operações e nos resultados da TAM e da Gol", afirmaram Caio Dias e Carlos Lucato, analistas da corretora.
Apesar do impacto pequeno esperado, algumas implicações devem vir com o início das atividades da Azul. A companhia deve ser a principal beneficiada, por exemplo, pela abertura do aeroporto, já que pretende transformá-lo em seu centro de operações.
Este fato, segundo os analistas, deve ser levemente negativo para a TAM e a Gol, já que certa pressão nas margens é esperada. Apesar disso, a Azul, bem como a Webjet e a Oceanair, pos…

NÃO HAVERÁ PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO, DIZ PRESIDENTE DA ESTATAL

O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro Cleonilson Nicácio, afirmou na tarde desta quinta-feira, 5, que não há dentro do governo a intenção de privatizar a Infraero. Em entrevista para anunciar a licitação para contratação de consultoria que estudará a abertura de capital da empresa estatal, Nicácio inicialmente foi taxativo. "Não haverá privatização da Infraero", afirmou.
Mais tarde, ao responder perguntas dos jornalistas, o brigadeiro admitiu que, "para o futuro", não se descarta a ideia de o governo manter 49% das ações da empresa. "Tudo vai depender, no entanto, do suporte de dados e dos estudos que serão feitos pela consultoria a ser contratada", afirmou Nicácio.
O brigadeiro destacou que o objetivo da abertura do capital, neste momento, é levantar recursos no mercado de capitais que permitam a ampliação dos investimentos em infraestrutura aeroportuária nacional e, em breve, liberar a Infraero para disp…

EMBRAER ANUNCIA 'TIME' DE VENDAS DE JATOS EXECUTIVOS NA ÁSIA/PACÍFICO

Foco da Empresa é na crescente demanda de jatos executivos na região.São José dos Campos – A Embraer designou Brett MacLachlan e Manfred Baudzus Gerentes Regionais de Vendas de jatos executivos para a Ásia Pacífico, ambos reportando a José Eduardo Costas, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer – Mercado Ásia Pacífico – Aviação Executiva. Brett MacLachlan é responsável pela Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan, Coréia do Sul e Japão, ao passo que Manfred Baudzus concentra suas atividades na Índia, Paquistão, Bangladesh, Tailândia, Vietnã, Malásia, Indonésia e Cingapura. O Engenheiro de Vendas André Bosquê Monteiro completa a equipe.“A região Ásia Pacífico teve um bom crescimento nos últimos dois anos e estou confiante que as habilidades e os contatos da equipe fortalecerão ainda mais o reconhecimento, a presença e o sucesso dos jatos executivos da Embraer”, disse José Eduardo Costas, diretor de marketing e Vendas da Embraer – Mercado Ásia Pacífico – Aviação Executiva.O Comanda…

QATAR RECEBE SEGUNDO BOEING 777-200

A Qatar Airways, companhia aérea do Oriente Médio, recebeu na última semana o segundo Boeing 777-200 LRS (Longer Range) de uma encomenda de oito unidades do modelo. O primeiro havia sido entregue dia 8 de fevereiro. O avião tinha sido apresentado à empresa em um voo teste realizado em Paine Field em Everett, Washington, no início de fevereiro. Na semana passada, o Boeing 777-200LRS partiu da mesma cidade com destino ao Aeroporto Internacional de Doha, sua nova base operacional. Além das aeronaves do modelo LRS, a Qatar tem uma lista de pedidos de 17 aviões modelo 777-300ERs (Extended Range) e dois 777 Freighters com a fabricante americana. Destes, cinco unidades já foram entregues.
Fonte: Fernando Fischer (Avião Revue) - Foto: Divulgação