Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 13, 2009

HELICÓPTERO EM CONFIGURAÇÃO AEROMÉDICA É UMA DAS ATRAÇÕES DA LABACE 2009

Um helicóptero com configuração para transporte aeromédico será uma das grandes atrações da AgustaWestland na LABACE 2009, a mais importante feira de negócios do setor de aviação executiva na América Latina. O AW 119 Koala Ke é o primeiro helicóptero da empresa italiana com configuração aeromédica no País. A aeronave ficará exposta entre os dias 13 e 15 de agosto, no estande da companhia italiana, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A aeronave Koala Ke pertence à Amil (Assistência Médica Internacional Ltda) e entrou em operação em fevereiro deste ano. “O Koala Ke é uma aeronave utilizada em operações de transporte executivo/VIP, serviços médicos e segurança pública”, afirma José Eduardo Brandão, diretor-comercial da OceanAir Táxi Aéreo, empresa do Grupo Synergy que é a distribuidora da AgustaWestland no Brasil.

O AW 119 Koala Ke é um monoturbina de oito assentos, desenvolvido para oferecer a mais alta capacidade de transporte, potência e performance inigualável na categoria em cond…

VÍDEO DE TURISTA CAPTURA IMAGEM DO ACIDENTE NO RIO HUDSON

O trágico acidente ocorrido sobre o Rio Hudson, em Nova York, que matou nove pessoas no sábado passado, foi capturado em vídeo por um turista a bordo de um barco que trafegava no Rio Hudson e obtido exclusivamente pela NBC News.

O vídeo capta os momentos antes e o momento do impacto entre o pequeno avião e o helicóptero.

Esse vídeo será usado para fornecer pistas pelo NTSB (National Transportation Safety Board), que está investigando o acidente.

O vídeo mostra o avião fazendo uma segunda e última tentativa desesperada de virar para a direita, para evitar bater no helicóptero. O avião, em seguida, aparece na extremidade traseira do helicóptero. O vídeo mostra o avião na esquerda chocando-se contra o as lâminas do rotor principal do helicóptero. A asa esquerda, em seguida, se desprende para longe do avião que gira em queda.

O helicóptero aparece com o seu habitáculo intacto e, em seguida, mergulha na água como uma rocha. Nove pessoas morreram no acidente: seis a bordo do helicóptero e três …

AERONAVE DO SIVAN INICIA EM PORTO VELHO COLETA DE IMAGEM DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS DESMATAM

A aeronave R-99, produzida pela Embraer e de propriedade do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), está realizando sobrevoos em Porto Velho (RO) para coletar imagens através do Radar SAR (Radar de Abertura Sintética), um dos três tipos de sensor instalados no avião. A capital de Rondônia inaugura os trabalhos desse ano para o monitoramento do desmatamento nos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia, segundo relação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em 2008, as imagens SAR gravadas de março a dezembro pela aeronave foram utilizadas pelo Sipam para detecção de polígonos de desmatamento dos 36 municípios destacados inicialmente como principais focos de degradação ambiental. Neste segundo ano, o Sipam dá continuidade ao compromisso firmado com a Operação Arco Verde do MMA, que está levando alternativas sustentáveis a esses municípios. Com as imagens SAR, será possível avaliar a eficácia dos trabalhos em relação ao desmatamento.

Sobretudo na Amazônia, a utilização de imagens obtida…

MURILO MARQUES TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DA INFRAERO

Não esperem choque de gestão, diz novo presidente da Infraero.

O novo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza, tomou posse do cargo na tarde desta quinta-feira prometendo não romper com a linha de trabalho de seus antecessores. "Não esperem nenhum choque de gestão. Venho para dar continuidade ao competente trabalho de meus antecessores", afirmou ele em seu discurso de posse.

Ao reconhecer "os enormes desafios" que terá que enfrentar, Barbosa garantiu que a Infraero conseguirá atender em tempo hábil às exigências de melhoria da infraestrutura aeroportuária que o País precisa cumprir até o início da Copa do Mundo, em 2014. Para ele, é necessário ampliar a malha aeroviária nas regiões Centro-Oeste e Norte, sem descuidar dos equipamentos já existentes nas regiões Sul e Sudeste.

Perguntado sobre os projetos de abertura de capital da empresa e de concessão de aeroportos hoje administrados pela estatal à iniciativa …

NECTAR/ITA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS

O Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação (Nectar) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, está com inscrições abertas para pós-graduação strictu sensu (mestrado) em Economia e Regulação do Transporte Aéreo.

Os interessados em participar devem ter disponibilidade para trabalho em tempo integral, iniciativa para engajamento nas atividades do núcleo, domínio da língua inglesa e experiência em métodos quantitativos.

A instituição é o único centro de pesquisas da América Latina voltado a pesquisas econômicas aplicadas ao transporte aéreo. As pesquisas desenvolvidas no Nectar são voltadas a aspectos de produção, mercado, regulação e defesa da concorrência do setor aéreo.

Segundo os organizadores do curso, um dos pontos fortes da instituição tem sido a formação de pesquisadores na área de transporte aéreo, principalmente em nível de mestrado e iniciação científica.

Um dos diferenciais do Nectar é o Laboratório de Transporte Aéreo do ITA (Labtar)…

PILOTO DIZ QUE PERSONAGEM DE LIVROS O INSPIROU EM POUSO DE EMERGÊNCIA

Britânico diz que copiado pouso forçado em árvore de história de personagem de ficção.

Um piloto britânico cujo avião caiu sobre uma árvore em um campo de golfe na cidade de Dundee, na Escócia, afirmou que sobreviveu ao acidente graças às aventuras de Biggles, personagem criado pelo escritor inglês W. E. Johns na década de 1930.

O avião de dois lugares que Vince Hagedorn pilotava atingiu uma árvore na tarde da última quarta-feira, após ficar sem combustível.

O piloto, de 63 anos de idade, disse à BBC que copiou sua aterrissagem de uma história de Biggles, personagem muito popular na Grã-Bretanha.

As aventuras do intrépido James Bigglesworth (ou Biggles), um piloto ficcional da Primeira Guerra Mundial, foram publicadas no país primeiramente em uma revista, em 1932, e depois em livro no mesmo ano.

Até 1999, dezenas de livros foram publicados tendo o personagem como herói.

Aventura

Vince Hagedorn voava da cidade em que vive, Chelmsford, no sudeste da Inglaterra, para Findhorn, no norte da Escóc…

FAMILIA DE PILOTO MORTO TEM O DIREITO DE PEDIR INDENIZAÇÃO 35 ANOS APÓS ACIDENTE

A família de um piloto de helicóptero morto em trabalho conseguiu afastar a prescrição de dois anos prevista no antigo Código Brasileiro do Ar para pedir indenização em caso de acidente aéreo. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou a prescrição de 20 anos prevista no Código Civil e determinou o retorno do caso ao juízo de primeira instância para que o julgamento seja feito.

O acidente fatal ocorreu em setembro de 1974. A viúva e os filhos do piloto entraram com ação de indenização por danos morais e materiais contra a Prospec S/A, empresa proprietária da aeronave, em junho de 1994. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro extinguiu a ação por considerar que o direito estava prescrito. De acordo com tribunal estadual, tanto o antigo Código Brasileiro do Ar, vigente à época do acidente, quanto o Código Brasileiro de Aeronáutica, que o substituiu, estabelecem prazo prescricional de dois anos para pedir reparação de danos em decorrência de acidente aéreo.

No recurso ao …

JUIZ INTIMA PILOTOS DO LEGACY PARA DEPOR SOBRE VOO 1907

O juiz da 2ª Vara da Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo (MT), Tiago de Souza Nogueira de Abreu, indeferiu os pedidos de tutela em duas ações de indenização propostas pelas famílias das de vítimas do acidente com o voo 1907, ocorrido em 29 de setembro de 2006 entre um Boeing da Gol e um jato Legacy. Na mesma decisão o juiz determinou a intimação dos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos do jato, para que eles deponham por carta rogatória (instrumento jurídico de cooperação entre dois países). A decisão foi publicada no diário da Justiça de ontem.

Além dos pilotos, foram intimadas as empresas Raytheon Company, fabricante do software de controle aéreo; Lockheed Martin, que produz turbinas; Excelaire Service e Honeywell International, que fabricam o transponder (aparelho que envia e recebe sinais para outros aviões e torre de controle); Aviation Communicatios & Surveillance Systems e Amazon Technologies Company.

No dia 29 de setembro de 2006, o avião da empre…

BRITÂNICO POUSA AEROPLANO EM ÁRVORE NA ESCÓCIA

O piloto foi elogiado por impedir o avião de cair sobre uma casa.

O piloto da aeronave de dois lugares estava próximo do 15 º buraco do Caird Park Golf Course, em Dundee

Vince Hagedorn sofreu ferimentos na cabeça, mas foi capaz de sorrir quando falou com os serviços de emergência - Clique sobre as fotos para ampliá-las

O piloto britânico Vince Hagedorn acabou pousando seu aeroplano Flight Design CTSW, prefixo G-VINH, de dois lugares, registrado em nome da Aardbus Ltda., em uma árvore de um campo de golfe em Dundee, na Escócia. Ele saiu ileso do acidente que aconteceu na terça-feira (12), às 16:50 (hora local).

Após decolar de sua casa em Chelmsford, o consultor de empresas pretendia ir até Findhorn, no norte da Escócia, onde iria visitar sua filha. Ele disse que precisou fazer um pouso de emergência depois que ficou sem combustível. Por sorte, a árvore diminuiu o impacto.

Fontes: G1 Fotos: Fotopress

CANADÁ ENVIA AVIÃO ESPIÃO PARA VIGIAR MANOBRAS DE SUBMARINOS RUSSOS

O Ministério da Defesa do Canadá enviaram um avião espião CP-140 Aurora para assistir as manobras dos dois submarinos nucleares russos contra a costa oriental do país, anunciou hoje o canal canadense CBC na sua página web.

"A fim de demonstrar a nossa disponibilidade para defender a soberania, o cumprimento da missão de vigilância para saber ao certo o que se está a passar ao largo da costa do país", disse o ministro canadense da Defesa, Peter MacKay, e prometeu "responder "tudo o que acontece à terra perto do canadense soberano.

Segundo a canadense militares, classe Akula submarinos russos naveguem em águas internacionais devido norte e nenhuma ameaça para o país.

Os E.U. imprensa relatou em 5 de Agosto último, citando fontes Pentágono, a presença de dois submarinos russos em águas internacionais perto da costa leste da E.U.A..

Schuko classe submarino projecto 971 (Akula, o nome dado pela OTAN) é uma classe de submarinos nucleares, construída entre 1982 e 1991.

Sua vel…

HAWKER BEECHCRAFT VENCE CONCORRÊNCIA E ENTREGARÁ TEXAN II AO IRAQUE

O site Aviation Today informou que a Hawker Beechcraft ganhou um contrato da USAF para fornecer aeronaves T-6A Texan II. Estas aeronaves serão encaminhadas para a Força Aérea do Iraque. O valor total do contrato inclui sistemas de treinamento, publicações técnicas e dois anos de suporte logístico e está avaliado em 170,4 milhões de dólares. fonte: Aviation Today foto/USAF

CANADÁ FECHA ACORDO PARA COMPRA DE 15 CHINOOK

O governo do Canadá firmou um contrato para a aquisição de 15 novos helicópteros CH-47F Chinook. O valor divulgado do contrato é de 1,15 bilhão de dólares. Também como parte do acordo a Boeing (fabricante da aeronave) se associará com empresas canadenses com investimentos em torno de 500 milhões de dólares. As entregas deverão ocorrer entre 2013 e 2014. Os CH-147 (como os canadeses designam o CH-47F) receberão modificações para atender às condições ambientais do Canadá, incluindo uma motorização mais potente composta por duas turbinas Honeywell T55-L-714A de 4.733 hp. As aeronaves serão capazes de transportar mais de 9525 kg de carga. Estas mesmas turbinas foram selecionadas pelo Reino Unido para modernizar toda a frota de Chinook da RAF.fonte/foto: Boeing

AERONAVES DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA SERÃO VENDIDAS COMO SUCATAS

Trata-se de 10 transportes Aviocar. Também há caças F-16 excedentes que despertaram interesse do Paquistão.As 10 aeronaves Aviocar que integravam uma lista de equipamentos militares a serem alienados nesse ano apenas poderão ser vendidas como “sucata ou para fins museológicos”, indica o relatório de execução da Lei de Programação Militar de 2008. “Relativamente à alienação das 10 aeronaves [C-212 Aviocar] verifica-se que estão há bastante tempo na situação de inibidas de voo, encontrando-se, regra geral, incompletas e, algumas delas, sem os respectivos motores, sendo somente possível a sua alienação como sucata ou para fins museológicos”, diz o relatório a que a agência Lusa teve acesso. O documento observa no entanto que para além destas 10, “existem 14 aeronaves Aviocar em condições de voo, cuja alienação apenas deverá ser considerada após a declaração de ‘Full Operacional Capability’ das novas aeronaves C-295″ (compradas ao ‘gigante’ espanhol EADS-CASA) e que está “prevista para o fi…

FEIRA DE AVIÃÇÃO EM SÃO PAULO ABRE COM JATOS DE ATÉ US 28 MILHÕES

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da São Paulo, recebe a partir desta quinta-feira a 6ª edição da Latin America Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), o maior evento de aviação geral e executiva da América Latina. Neste ano, a feira conta com 98 expositores, ante os 90 do ano anterior. Entre os destaques estão a brasileira Embraer, que trouxe seu Legacy 600 de 13 lugares e que custa US$ 28 milhões, além das outras das maiores empresas do segmento no mundo, como Bombardier, Gulfstream, Cessna, Raytheon, Agusta Westland e Dassault.

A Labace é aberta ao público e conta com ingressos de R$ 80 (com meia entrada para estudantes). A visitação às aeronaves vai ocorrer na antiga área da Vasp no aeroporto de Congonhas e poderá ser feita quinta e sexta, das 12h às 21h, e no sábado, das 9h às 18h. A entrada para a exposição é pelo portão 3. Menores de 18 anos só podem visitar o local no sábado, sendo que menores de 15 não pagam ingresso.

Foto: O Falcon 7X é um dos jatos mais re…

LÍBIO CONDENADO POR ATENTADO DE LOCKERBIE PODE SER SOLTO

O cidadão líbio que foi condenado à prisão perpétua pelo atentado de Lockerbie (Escócia) pode ser libertado na próxima semana, já que sofre de câncer de próstata terminal, informa a imprensa britânica.

Abdelbaset Ali al-Megrahi foi condenado pela morte de 270 pessoas, vítimas em 1988 da explosão em pleno ar de um avião da companhia americana Pan Am sobre a Escócia.

As autoridades britânicas afirmaram que as informações são "puras especulações" e as famílias das vítimas já expressaram indignação diante da possibilidade de libertação do preso.

A "BBC" informou que as autoridades líbias mantiveram conversas com o ministro da Justiça da Escócia nos últimos dias e que já estão preparando a volta de Megrahi a Trípoli, provavelmente já no fim de semana.

O Governo escocês negou ter tomado uma decisão a respeito, mas admitiu que está considerando um pedido de libertação de Megrahi em vista de sua condição de saúde.

"Não se tomou uma decisão sobre o pedido de libertação por …

HELIBRÁS MODERNIZA ESQUILO AS 350 PARA HELISUL

Aeronave, que será entregue durante a Labace, passou da versão BA para B2, permitindo sua aplicação em missões que exigem um desempenho superior .A Helibras entrega à Helisul Táxi Aéreo, na próxima quinta-feira, dia 13, durante a Labace 2009, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a aeronave Esquilo AS 350, modernizada da versão BA para B2. A conversão, que foi a primeira desse tipo no Brasil, foi executada nas instalações da fábrica da Helibras em Itajubá (MG).Entre as principais mudanças estão a substituição do motor Arriel 1B por um Arriel 1D21, que adiciona 14% (92 shp) em termos de potência de eixo. Isso faz com que o helicóptero desempenhe velocidade superior, podendo agregar 415 pés por minuto (ft/min) de razão de subida de decolagem com carga máxima, se comparado à versão anterior. A aeronave eleva em 7% a sua capacidade de decolagem, podendo atingir peso máximo de 2.500 kg com carga externa, além de agregar aprox…

EMBRAER ANUNCIA NOVO CONTACT CENTER DE SUPORTE AOS OS CLIENTES

Canal oferece assistência completa aos clientes de jatos executivos de todos os modelos.São José dos Campos – A Embraer anuncia seu novo Contact Center de Suporte ao Cliente dedicado aos jatos executivos, oferecendo assistência completa para atender às necessidades operacionais, técnicas e de manutenção. A iniciativa já está em funcionamento para clientes do jato Phenom 100 nos Estados Unidos desde dezembro de 2008 e foi agora estendida para oferecer suporte mundial a todos os modelos de jatos executivos da Embraer.O Contact Center de Suporte ao Cliente está localizado na sede da Embraer, em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. A prioridade é minimizar o tempo de resposta, desde o primeiro contato até a solução final, por meio da aplicação rápida e eficiente de recursos apropriados para atender às necessidades mais críticas, garantindo assim que os clientes tenham assistência especializada em qualquer parte do mundo. “Esta iniciativa reforça nosso compromisso de ofere…

TAM E CESSNA OTIMISTAS COM LABACE 2009

A TAM Aviação Executiva, líder nacional em comercialização de jatos executivos, chega à 6ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference Exhibition) otimista com o mercado de aviação executiva. “Depois de um primeiro semestre afetado ainda pela crise internacional e marcado por cancelamento de metade das encomendas, estamos otimistas com essa LABACE, que pode marcar uma retomada dos níveis pré-crise”, afirma Marco Bologna, CEO da TAM AE, salientando que, no mercado de helicópteros, essa queda foi insignificante. Representante no Brasil da Cessna, desde 1982, e da Bell, desde 2004, a empresa chega ao que é considerado o maior evento de aviação executiva da América Latina, ostentando marcas como a de maiores vendas mundiais (fora Estados Unidos) da frota Citation, do monomotor SkyCatcher e do helicóptero Bell 429.“A performance do Citation o torna perfeito para operações através do território brasileiro. Ele se move facilmente entre os diversos centros do País, adapta-se …

DESTRÓIER PORTA-HELICÓPTEROS DA FORÇA MARÍTIMA DE AUTO-DEFESA DO JAPÃO O NOVO "HYUGA"

Lançado ao mar em 22 de agosto de 2007, o “destróier porta-helicópteros” (DDH) Hyuga da Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF), foi incorporado no dia 18 de março de 2009. O Hyuga é o primeiro destróier japonês que possui mulheres em sua tripulação. O DDH-181 é na verdade um navio-aeródromo, mas foi designado como destróier para minimizar problemas políticos com os países vizinhos. O Hyuga, além de suas aeronaves, é equipado com um amplo sistema de comando, controle e comunicações, que permitirão ao navio funcionar como navio-capitânea em forças-tarefa. Além disso, o navio temmodernos radares phased array (PARS), sistema de combate integrado, sistema vertical de lançamento Mk.41 de 16 células (VLS) de mísseis Evolved Sea Sparrow e dois sistemas CIWS Phalanx para auto-defesa. O deslocamento carregado do navio gira em torno de 18.000t, possui dois elevadores para aeronaves e pelo porte, deve ser capaz de operar até 18 helicópteros e futuramente, aviões STOVL F-35. O navio é propu…

NOVELA - A REFORMA DO 'ADMIRAL GORSHKOV'

A agência russa RIA Novosti informou que um novo acordo entre a Rússia e Índia sobre a reforma do NAe Admiral Gorshkov pode sair ainda no mês de agosto. A Rússia solicita uma quantia extra de 1.2 bilhão de dólares a mais do que foi inicialmente acorodado para terminar a modernização do futuro INS Vikramaditya. Esta nova rodada de entendimentos ocorrerá na Índia. Segundo o periódico russo Nezavisimaya Gazeta a Índia não possui muitas alternativaS a não ser concordar com o pagamento do montante exigido pela Rússia. Segundo o jornal a Marinha da Índia precisa desesperadamente substituir o INS Viraat, que já está com 50 anos. Na verdade a situação não é bem assim. A Índia já iniciou a construção do seu primeiro NAe totalmente nacional, que receberá o noma INS Vikrant. Ele deverá estar operacional em 2015 e o futuro Vikramaditya dificilmente será entregue antes de 2013.fonte: RIA

IRKUT CORPORATION FINALIZA ENTREGA DOS SU-30MKM À MALÁSIA

A Irkut Corporation está finalizando as entregas dos caças Sukhoi Su-30MKM à Real Força Aérea da Malásia (RMAF). Os dois primeiros aviões do último lote já foram entregues, faltando apenas 4 aeronaves, de um total de 18. O contrato para a compra dos caças multifuncionais Su-30MKM foi assinado durante a visita oficial de Vladimir Putin, então presidente da Rússia, à Malásia, em agosto de 2003. Depois de detalhada análise feita pela RMAF, o Su-30MKM foi escolhido no lugar do F/A-18E Super Hornet. De acordo com a mídia local, a decisão da Malásia foi influenciada em grande parte pela Índia, que opera com sucesso o Su-30MKI. O Su-30МКМ (multi-role, commercial, Malaysian) é a versão mais recente do Su-30МКI criado para a Índia. A aeronave tem a mesma configuração aerodinâmica e motores Thrust Vector Control (TVC), juntamente com um avançado sistema de controle de voo digital fly-by-wire. O MKM difere do MKI pela aviônica customizada. O caça é equipado com um radar phased array capaz de rastrea…

MIRAGE F-1 EX-JORDANIA SÃO OFERECIDOS À ARGENTINA

Mirage F1 oferecidos à Argentina

No mês de julho foi confirmado o oferecimento à Argentina de 13 caças Mirage F1 ex-jordanianos (a primeira vez que esses aviões haviam sido oferecidos foi em 2008). A empresa que fez o oferecimento deu um preço total de US$100 milhões. Tratam-se de 12 monopostos e um biposto anteriormente operados pela Real Força Aérea Jordaniana, sem nenhum tipo de modernização.


Para a Argentina, a questão da substituição do atual sistema de armas Mirage é fundamental, pois as aeronaves estão previstas para serem retiradas de serviço em 2012. Como alternativa, a França propôs modernizar os F1 ex-jordanianos e incorporá-los à FAA até a chegada dos Mirage 2000. Entretanto, devido ao pouco tempo disponível, a modernização envolvida dificilmente será do nível dos F-1MF 2000 da Força Aérea do Marrocos, realizada pela ASTRAC.(foto abaixo).

Mirage F1 com radar RDY-3 do Marrocos.
fonte: Segurança&defesa/fotos/Net

ALERTA - NAVIO DESAPARECIDO RUMOU PARA O ATLÂNTICO, DIZEM AUTORIDADES

Foto de arquivo mostra o navio Artic Sea, que desapareceu no Canal de Mancha 12 de agosto de 2009.

Um navio mercante que desapareceu na costa da França há duas semanas seguiu para o Oceano Atlântico, disseram autoridades marítimas nesta quarta-feira, reforçando a ideia de que ele foi sequestrado. Navios de guerra da Rússia receberam ordens para se juntar às buscas do navio Mar Ártico, embarcação de 4 mil toneladas e 15 tripulantes que sumiu logo após passar pelo estreito de Dover, entre a França e a Grã-Bretanha, no fim do mês passado.O navio finlandesa, registrada em Malta, ia da Finlândia para o porto argelino de Bejaia, onde deveria ter desembarcado em 4 de agosto com uma carga de 1,3 milhão de dólares em madeira. "Parece que o navio não se aproximou do estreito de Gibraltar, o que indica que a embarcação se dirigiu ao Oceano Atlântico", afirmou a Autoridade Marítima de Malta, que vinha monitorando o navio, em comunicado.Se a embarcação foi sequestrada, é possível que os r…

FORÇA AÉREA ARGENTINA COMEMORA 97 ANOS

A Força Aérea Argentina (FAA) comemorou no último dia 10 de agosto o 97º aniversário de sua criação, em cerimônia realizada no Heliporto do Edifício Cóndor, presidida pela ministra da Defesa, Nilda Carré. Presentes também o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Argentinas, general brigadeiro Jorge Chevalier, e o comandante da FAA, general
brigadeiro Normando Costantino. Com um minuto de silêncio, foram lembrados os integrantes falecidos no transcurso desses 97 anos, enquanto faziam uma passagem três A-4R Fightinghawk, acompanhados de um C-130 Hércules. Três civis com mais de 50 anos de trabalho na FAA receberam condecorações. Como parte importante da ceremonia, uma réplica de Bleriot XI, normalmente exposta no Museu Nacional de Aeronáutica foi conduzida em solo em frente ao palanque, acompanhada de jovens com roupas de época. A réplica é da aeronave pilotada pelo pioneiro da aviação argentina, Jorge Newbery.Também em frente ao palanque, podiam ser vistas em exposição estáti…

CATAR RECEBE PRIMEIRO C-17 GLOBOMASTER III

No dia 11 de agosto, a Boeing entregou o primeiro de dois aviões de transporte estratégico C-17 Globemaster III, encomendos pelo Catar. A segunda aeronave deverá ser entregue antes do final do ano. O Catar tornou-se a primeira nação do Oriente Médio a encomendar o C-17 quando assinou com a Boeing um acordo para a compra dos dois aviões, assim como equipamentos e serviços associados, em 21 de julho de 2008. Espera-se que o C-17 seja extensivamente utilizado na região, em missões militares, humanitárias e de apoio no caso de calamidades. Executivos da empresa vêem um interesse internacional crescente nessa classe de aeronaves. Atualmente, há 205 aviões C-17 em serviço no mundo, a maioria (189) com a USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), o que inclui unidades da Reserva. Com a entrega da primeira unidade para o Catar, somam-se 16 aviões do tipo em serviço junto a outros operadores que não a USAF: Catar (Qatar Emiri Air Force), Reino Unido (RAF), Canadá, Austrália (RAAF) e os 12 membros do…

HELIBRÁS APRESENTA NOVA LINHA DE HELICÓPTEROS NA LABACE 2009

A Helibras apresentará amanhã à imprensa o primeiro helicóptero EC 145 (imagens abaixo) do mercado brasileiro. A empresa, que se diz líder no mercado executivo, com 46% de participação, fará a apresentação da aeronave durante a Labace 2009, feira para o mercado de aviação executiva. Segundo a companhia, o EC 145 tem espaço de cabine que, somado ao bagageiro e ao posto de pilotagem, chega a 8,08 metros quadrados. No Brasil, essa primeira aeronave atuará no mercado executivo e deverá concentrar suas operações na rota São Paulo-Rio de Janeiro.

"Há um grande interesse por esse modelo, principalmente por parte das grandes corporações, em função das agendas cada vez mais atribuladas de seus executivos, que exigem não apenas agilidade no transporte, mas também um melhor aproveitamento do tempo despendido em trânsito. Como o EC 145 transporta até 8 passageiros e 2 pilotos com bastante conforto, algumas reuniões podem ocorrer, inclusive, durante o trajeto de voo", afirma, em nota, o d…

LÍDER AVIAÇÃO PARTICIPA DA LEBACE 2009 COM SETE AVIÕES

De 13 a 15 de agosto, a Líder Aviação [www.lideraviacao.com.br] estará presente na LABACE - Latin American Business Association Conference & Exibition, principal feira de aviação executiva do país. A 6ª edição da Labace será realizada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) e deve reunir o maior número de visitantes de sua história: são aguardadas mais de 15 mil pessoas, público 15% superior a 2008. Ao todo 120 empresas participam do evento, com apresentação de aviões, helicópteros, equipamentos e serviços.

“A Labace é a única feira da qual participamos regularmente por seu tamanho e importância em nosso mercado. Através dela conseguimos atingir um público extremamente qualificado, para o qual apresentamos tanto os aviões que representamos, quanto todos os outros serviços oferecidos pela Líder, como manutenção e atendimento aeroportuário, por exemplo”, destaca a superintendente Júnia Hermont. Segundo ela, este ano a empresa apresentará sete aeronaves: Baron, King Air C90GTi, K…

AERONÁUTICA ABRE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO - 95 VAGAS

O Departamento de Ensino da Aeronáutica abriu o período de inscrições para a seleção que oferece 95 oportunidades de nível superior. A remuneração varia de R$ 2.124,20 a 3.542,75.

O concurso público reserva 4 vagas para professor da carreira de magistério superior e 91 para professor da carreira do ensino básico federal, na classe e nível inicial do quadro de pessoal do Comando. As oportunidades estão distribuídas entre as disciplinas de espanhol, inglês, educação física, matemática, português, física, biologia, geografia, história, filosofia, química, ciências, anos inicias do ensino fundamental, educação artística música e educação artística artes.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de agosto até o dia 10 de setembro e podem ser feitas por meio do site www.epcar.aer.mil.br. A taxa de participação é de R$ 65.

Os aprovados atuarão na Universidade da Força Aérea (Unifar), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Escola Tenente Rego Barros (Etrb), Colégio Brigadeiro Newt…

POLÍCIA DO AMAZONAS CRIA UNIDADE AÉREA DE COMBATE AO CRIME E APOIO A DEFESA CIVIL

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) e com o total apoio do Exmo. Srº Cel. QOPM Dan Câmara, Comandante Geral da PMAM, estão realizando em Manaus-Am, o Curso de Piloto Privado de Helicóptero, com as aulas iniciadas desde o dia 22JUN09 e término dia 12AGO09. Segundo o Cel. QOPM Chagas, diretor do IESP, um dos objetivos do curso é preparar pilotos para o Grupo de Operações Aerofluvial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na primeira fase do curso, o exame intelectual, foram 54 inscritos entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, que concorreram a 28 vagas, posteriormente estes 28 classificados realizaram a segunda fase do curso, o exame de aptidão física e por fim a terceira fase do curso, inicio das instruções, com aulas teóricas e divulgação do cronograma de estudos: Navegação Aérea, Teoria de Vôo, Meteorologia, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentos de…

AVIÃO CAI APÓS DECOLACAR DO CONDADO DE SUSSEX

Um avião caiu esta quarta-feira sobre um rio pouco tempo depois de levantar voo do aeroporto do condado de Sussex, no estado americano de New Jersey, com dois homens a bordo, um de 61 e o outro de 57 anos.

De acordo com a agência EFE, ambos os passageiros estão bem. O acidente aconteceu a pouco mais de 800 metros do aeroporto, segundo explicou Parker Space, primeiro-ministro da cidade de Wantage.

"Um dos homens conseguir sair a andar do aparelho, enquanto que o segundo parecia ter as pernas ou os tornozelos partidos", revelou Space, acrescentando que os dois feridos foram transferidos de helicóptero para o hospital de Morristown, próximo do local.

O pequeno avião, uma Cessna 150H, de 1967, pertencia ao piloto, e realizava um voo recreativo junto com seu acompanhante para desfrutar da vista panorâmica da região. As autoridades já estão a investigar as causas do acidente.
fonte:EFE

ROTAS DE HELICÓPTEROS NO RIO PODERÃO SOFRER RESTRIÇÕES

Os voos de helicópteros em rotas dentro da cidade do Rio de Janeiro também poderão sofrer restrições, a exemplo do que foi feito com os voos no aeroporto Santos Dumont. De acordo com a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, alguns helipontos estariam sendo alvos de reclamações de moradores da Lagoa, Humaitá e Barra da Tijuca por conta do barulho dos helicópteros.

“Os moradores podem encaminhar reclamação formal à secretaria, como fizeram aqueles que residem sob uma das rotas do Santos Dumont”, disse Marilene. “Se houver necessidade de restringir rotas dessas aeronaves em função do ruído, nós o faremos”.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aplicou na última segunda-feira uma multa de R$ 250 mil ao aeroporto Santos Dumont e a imediata interrupção das atividades operacionais de pouso da rota 2, que só deverá ser usada em situações de emergência. Todas as operações no aeroporto também foram suspensas no período das 22h às 6h.

Segundo o Inea, a decisão será mantida até que um e…

INFRAERO MANTÉM SANTOS DUMONT SEM RESTRIÇÕES E ALEGA QUE NÃO FOI NOTIFICADA

Apesar de ter sofrido uma série de restrições, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, continua operando fora dos horários determinados pelo governo estadual do Rio de Janeiro.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do aeroporto, diz que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ligado a Secretaria estadual do Ambiente do Rio de Janeiro e que restringiu as operações das 22h às 6h e interditou a rota 2 do aeroporto, ainda não comunicou oficialmente a empresa sobre a decisão.

Além da restrição de horário e da interdição da rota, o Inea multou a Infraero em R$ 250 mil pelo fato de o Santos Dumont operar sem licença ambiental.

De acordo com o Inea, a Infraero será notificada ainda nesta quarta (12). No entanto, a assessoria da Infraero garante que não foi notificada até esta tarde. Enquanto isso não ocorrer, o aeroporto vai continuar a operar normalmente, de acordo com informações da assessoria da Infraero.

O Instituto informo…