HELIBRÁS MODERNIZA ESQUILO AS 350 PARA HELISUL

Aeronave, que será entregue durante a Labace, passou da versão BA para B2, permitindo sua aplicação em missões que exigem um desempenho superior .

A Helibras entrega à Helisul Táxi Aéreo, na próxima quinta-feira, dia 13, durante a Labace 2009, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a aeronave Esquilo AS 350, modernizada da versão BA para B2. A conversão, que foi a primeira desse tipo no Brasil, foi executada nas instalações da fábrica da Helibras em Itajubá (MG).

Entre as principais mudanças estão a substituição do motor Arriel 1B por um Arriel 1D21, que adiciona 14% (92 shp) em termos de potência de eixo. Isso faz com que o helicóptero desempenhe velocidade superior, podendo agregar 415 pés por minuto (ft/min) de razão de subida de decolagem com carga máxima, se comparado à versão anterior. A aeronave eleva em 7% a sua capacidade de decolagem, podendo atingir peso máximo de 2.500 kg com carga externa, além de agregar aproximadamente 250 kg em seu potencial de içamento. Outras alterações ocorrem no sistema de combustível, transmissão, rotor de cauda, painel de instrumentos, sistema de fechamento da cabine e outros componentes.

Walter Filho, gerente de engenharia de produto da Helibras, destaca diversas vantagens nesse tipo de conversão, tanto em termos de desempenho da aeronave quanto de valorização do produto: “A modernização agrega muito em termos de performance, especialmente em altitudes elevadas e condições climáticas desfavoráveis, permitindo que a aeronave seja utilizada em aplicações que exigem um desempenho superior, como em situações com carga externa. A versão B2 oferece adicionalmente grande conforto, devido à cabine espaçosa, os diversos equipamentos opcionais disponíveis e os baixos níveis de ruído e vibratório”, afirma.

Com uma frota de 32 helicópteros, sendo 14 modelos da Helibras, a Helisul disponibiliza suas aeronaves para diversos tipos de missão em serviços aéreos especializados. Segundo Raphaela Biesuz, diretora administrativa da Helisul, “sem dúvida teremos um ganho importante porque, além de modernizarmos a frota e valorizarmos nosso produto, conseguiremos realocar a aeronave em situações com carga externa, como combate a incêndio e aerolevantamento, modalidade na qual a Helisul é a única empresa do Brasil operando com helicópteros”.

Ficha técnica – AS 350 B2 | Peso máximo de decolagem: 2.250 kg | Peso máximo de decolagem com carga externa: 2.500 kg \ Capacidade: 1 piloto mais 5 ou 6 passageiros | Motor: 1 turbina Turbomeca Arriel 1D1| Potência máxima na decolagem: 732 shp | Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h | Alcance máximo: 666 km | Comprimento com rotor girando: 12,94 m | Comprimento da fuselagem: 10,93 m \ Altura: 3,24 m | Diâmetro do rotor principal: 10,69 m.

Perfil da Helibras - A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras opera desde 1979 no Brasil e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. Mais informações: www.helibras.com.br

Perfil -O Grupo Eurocopter foi fundado em 1992 a partir da fusão das divisões de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje a companhia é uma subsidiária 100% controlada pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company, líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Com fábricas localizadas na França, na Alemanha e na Espanha, a companhia emprega mais de 15.600 profissionais e em 2008 registrou receita de € 4,5 bilhões. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. | www.eurocopter.com

fonte: Portal Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog