CATAR RECEBE PRIMEIRO C-17 GLOBOMASTER III

primeiro-c-17-globemaster-iii-do-qatar-foto-cerimonia

No dia 11 de agosto, a Boeing entregou o primeiro de dois aviões de transporte estratégico C-17 Globemaster III, encomendos pelo Catar. A segunda aeronave deverá ser entregue antes do final do ano. O Catar tornou-se a primeira nação do Oriente Médio a encomendar o C-17 quando assinou com a Boeing um acordo para a compra dos dois aviões, assim como equipamentos e serviços associados, em 21 de julho de 2008. Espera-se que o C-17 seja extensivamente utilizado na região, em missões militares, humanitárias e de apoio no caso de calamidades.

Executivos da empresa vêem um interesse internacional crescente nessa classe de aeronaves. Atualmente, há 205 aviões C-17 em serviço no mundo, a maioria (189) com a USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), o que inclui unidades da Reserva.

Com a entrega da primeira unidade para o Catar, somam-se 16 aviões do tipo em serviço junto a outros operadores que não a USAF: Catar (Qatar Emiri Air Force), Reino Unido (RAF), Canadá, Austrália (RAAF) e os 12 membros do consórcio SAC (Strategic Airlift Capability), que inclui países da OTAN e da Parceria pela Paz. Em 24 de fevereiro deste ano, os Emirados Árabes Unidos anunciaram a intenção de adquirir quatro unidades.

FONTE e FOTO: Boeing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog