TAM E CESSNA OTIMISTAS COM LABACE 2009

A TAM Aviação Executiva, líder nacional em comercialização de jatos executivos, chega à 6ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference Exhibition) otimista com o mercado de aviação executiva. “Depois de um primeiro semestre afetado ainda pela crise internacional e marcado por cancelamento de metade das encomendas, estamos otimistas com essa LABACE, que pode marcar uma retomada dos níveis pré-crise”, afirma Marco Bologna, CEO da TAM AE, salientando que, no mercado de helicópteros, essa queda foi insignificante.

Representante no Brasil da Cessna, desde 1982, e da Bell, desde 2004, a empresa chega ao que é considerado o maior evento de aviação executiva da América Latina, ostentando marcas como a de maiores vendas mundiais (fora Estados Unidos) da frota Citation, do monomotor SkyCatcher e do helicóptero Bell 429.

“A performance do Citation o torna perfeito para operações através do território brasileiro. Ele se move facilmente entre os diversos centros do País, adapta-se muito bem aos extremos do clima do Brasil e ainda conta com a experiência de vendas e serviços da TAM”, diz Todd Duhnke, diretor internacional de vendas para o Citation.

Numa área estática de exposição de 1.300 m2, a TAM AE vai expor seis aviões Cessna – um Cessna 350, um Stationair Turbo, um Mustang, um CJ2, um Sovereign e um Caravan (com painel G1000 e interior executivo) – e um helicóptero Bell 407. Além disso, contará com um staff de 42 funcionários dedicado ao atendimento de clientes e potenciais clientes na LABACE.

O Brasil possui atualmente em operação 213 aeronaves da frota Citation, 22 delas Mustang – avião que chegou ao mercado em 2006. Trata-se da maior concentração de Mustang fora dos EUA. O Reino Unido vem em segundo, com 15 Mustang. A frota brasileira de Citation é também a maior do mundo fora dos EUA, seguida pela Alemanha, com 197 aviões. No que toca ao Bell 429, que começa a ser entregue no ano que vem, o Brasil tem 30 posições.

“Com o recorde de confirmações de presença de clientes entre todas as edições, a LABACE 2009 será o melhor termômetro para termos a real tendência de recuperação do mercado, com expectativa de fechamento de negócios ainda dentro do ano de 2009”, afirma Leonardo Fiuza, diretor comercial da TAM AE.

Perfil da TAM Aviação Executiva - A TAM Aviação Executiva é a líder nacional na comercialização de jatos executivos e vice-líder em serviços aéreos. A companhia foi constituída em 1960, com o nome de Táxi Aéreo Marília. Além da comercialização de aeronaves executivas, como representante exclusiva no Brasil da Cessna (desde 1982) e da Bell Helicopter (desde 2004), a empresa oferece serviços integrados como manutenção de aeronaves, FBO, treinamento, gerenciamento e fretamento de aeronaves.

TAM AE chega à LABACE 2009 como líder mundial em vendas da Cessna: Os destaques ficam por conta das aeronaves da frota Citation e do monomotor SkyCatcher - A TAM Aviação Executiva, líder nacional em comercialização de jatos executivos, participa da LABACE 2009 comemorando a liderança mundial das vendas de aeronaves Cessna do modelo Citation Mustang e do monomotor SkyCatcher, realizadas fora do mercado dos Estados Unidos.

A frota do Citation comercializada no Brasil pela TAM AE – representante exclusiva da Cessna no País desde 1982 – compreende 9 diferentes modelos de aviões, desde o jato leve Mustang (para 6 ocupantes e com autonomia de vôo de 2,1 mil km) até o Citation X, o avião civil mais rápido do mundo, com capacidade para dois pilotos e oito passageiros e autonomia de 5,7 mil km.

“O mercado brasileiro de aviação executiva tem surpreendido as expectativas mais otimistas, iniciando um processo de recuperação da crise internacional antes mesmo das nações mais desenvolvidas. Com a reativação da economia enxergamos mais uma oportunidade para a TAM Aviação Executiva ampliar sua presença no mercado”, destacou o presidente da companhia, Marco Antonio Bologna.

Frota Citation - Após os Estados Unidos, o Brasil é o país que possui o maior número de aviões Citation no mercado internacional. Isto representa 54% de participação no mercado dentro dos segmentos em que a Cessna tem produtos e 51% de participação se forem considerados todos os segmentos. No caso do modelo Mustang, a TAM Aviação Executiva já comercializou mais de 50 aeronaves no Brasil.

Já o SkyCatcher é uma aeronave com motor a pistão (Teledyne Continental O-200D), asa alta e hélice bi-pá para dois ocupantes, voltado sobretudo para o mercado de treinamento de pilotos. Até agora mais de 60 unidades já foram encomendadas pelos clientes brasileiros.

O Brasil também é o país que tem a maior frota do turbohélice Caravan no mercado internacional (fora os Estados Unidos), com 115 unidades vendidas. Isto representa 20% de participação no mercado brasileiro, se considerarmos inclusive os turbohélices bi-motores.

À exceção dos Estados Unidos, o Brasil é o país onde a Cessna Finance Corporation (CFC) tem, por intermédio da TAM AE, a maior carteira de financiamentos no mercado internacional. Recentemente a CFC anunciou um programa bem consistente de financiamento de aeronaves, da ordem de US$ 500 milhões e com taxas de juros fixas pelo prazo de dez anos.

A TAM AE também é representante exclusiva para o Brasil, desde 2004, da Bell Helicopter, tendo sido responsável pela venda maior venda do modelo Bell 429 no mercado internacional (fora os EUA). São mais de 35 aeronaves negociadas no mercado brasileiro.

Manutenção - Fora dos Estados Unidos, é nas instalações da TAM Aviação Executiva em Jundiaí (SP) que se encontra o maior Centro de Serviços da Cessna no mundo. Possui 20 mil m2 de área construída e está qualificado para atender 90 aeronaves/mês, inclusive de registros norte-americano, argentino e chileno.

Inaugurado em 2004, o Centro de Serviços da TAM AE em Jundiaí é hoje o maior centro de manutenção de aeronaves executivas da América Latina, com inspeção e manutenção para as linhas Citation, Caravan, monomotores Cessna e diversas séries de King Air.

Serviços Aéreos - A companhia também oferece serviços aéreos como sala VIP, atendimento de pista e hangaragem (o chamado Fixed Base of Operation, ou FBO) nos principais aeroportos executivos do país; treinamento para pilotos, mecânicos e comissários em simuladores; gerenciamento de aeronaves; e fretamento de aeronaves próprias ou gerenciadas.

A companhia é representante da FlightSafety, criada em 1951 e líder mundial em treinamentos para profissionais da aviação em geral. O aumento do volume de vendas deste serviço pela TAM AE levou o Brasil a ingressar, recentemente, no “Top Ten” mundial da FlightSafety, que possui o maior conjunto de simuladores do mundo.

No caso dos serviços de fretamento, a TAM Aviação Executiva é a única empresa de táxi aéreo de asa fixa do Brasil que possui o certificado internacional da Wylvern - Aviation Safety Intelligence. Esta distinção credencia a companhia a realizar voos para empresas estrangeiras que requerem um alto nível de excelência em segurança.

“Além de ser a líder em vendas de aeronaves executivas no Brasil, a TAM AE também se destaca como uma fornecedora de soluções para o mercado de aviação executiva. Seus serviços são integrados e o nível de qualidade é competitivo com as maiores empresas do setor no mundo”, assinala Bologna.

fonte: Fator Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog