quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AVIÃO DA TRIP FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM VIRACOPOS


Um avião da Trip Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência hoje em Viracopos. A aeronave havia decolado rumo a Curitiba, e após aproximadamente meia hora de voo apresentou falha no motor número 2, preferindo retornar a Campinas. Ao aproximar-se de Viracopos, recebeu prioridade para pouso frente a outras duas aeronaves e aterrissou sem maiores problemas. Infelizmente ainda não há informações sobre o tipo de aeronave e a quantidade de passageiros a bordo(POB), mas essa rota costuma ser feita por ATR-42.

Segundo as informações automáticas do site de Infraero, o voo Trip 5503 pousou em Viracopos às 19h45min., procedente de Belo Horizonte, e decolou às 20h10min. para Curitiba, pousando novamente às 21h06min. no aeroporto campineiro.
 
fonte/Spotting Viracopos

FALECE A AMAJOR ELZA CANSANÇÃO MEDEIROS



Major Elza é a mulher mais condecorada no Brasil                 (Foto: Divulgação/CML)
Major Elza é a mulher mais condecorada no Brasil (Foto: Divulgação/CML)

M
Faleceu nesta terça-feira (8), aos 88 anos, a major Elza Cansanção Medeiros, mulher mais condecorada do Brasil, segundo o Comando Militar do Leste, com 35 medalhas. Major Elza, que morreu no Rio, foi a primeira brasileira a se apresentar como voluntária na Diretoria de Saúde do Exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial, aos 19 anos de idade.

Segundo o Comando Militar do Leste, ela sonhava em lutar na linha de frente, mas teve que se conformar em seguir como uma das 73 enfermeiras no Destacamento Precursor de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, já que, na época, o Exército Brasileiro não aceitava mulheres combatentes.

Major Elza teve complicações após uma queda em que o fêmur foi fraturado.

Durante a guerra, ela trabalhou nos hospitais de evacuação na Itália, distante do front, em turnos de 12 horas. Segundo o CML, nenhum soldado que foi tratado por ela morreu. Ela atuou como oficial de ligação e enfermeira-chefe no 7th Station Hospital, em Livorno. Com o fim da guerra, foi dispensada logo após o retorno ao país, indo trabalhar no Banco do Brasil.
A imagem “http://www.mauxhomepage.com/imagens5/confraternizacao.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Da direita para a esquerda - Sgto. Gibson, Ten. Elza, Maj. Marcílio Gibson,
Ten. Lúcia, Ten. Torres e ajoelhado o Ten. Rui Moreira Lima.
Foto escaneada do livro "E FOI ASSIM... que a Cobra fumou" de Elza Cansanção
.

Aulas para pilotar ultraleves

Em 1957, as mulheres foram reconvocadas, podendo vir a ser militares de carreira. Dona Elza então retornou, continuando a trabalhar como enfermeira. De acordo com o CML, Elza era formada em jornalismo e, mesmo tendo trabalhado no Serviço Nacional de Informações (SNI), jamais pensou em abandonar a carreira militar.

Ela aprendeu a pilotar ultraleves aos 60 anos de idade. Escreveu três livros sobre sua participação na Segunda Guerra e deu sugestões importantes para a criação de um corpo auxiliar feminino para as Forças Armadas, base para a abertura das Forças Armadas do Brasil à participação das mulheres.
A imagem “http://www.anvfeb.com.br/elza_105.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Velório no Palácio Duque de Caxias

O corpo da Major Elza será cremado após o velório, que acontecerá no salão nobre do Palácio Duque de Caxias a partir das 9h desta quarta-feira (9).

Entre as medalhas que recebeu estão a Medalha de Guerra, Medalha de Campanha, Ordem do Mérito Militar, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Mérito Santos Dumont.
 
fonte/foto/G1

AERONAVE DA AIR FRANCE FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

O avião da Air France que fez um pouso de emergência na manhã desta quarta-feira (9) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, segundo a Infraero, teve uma pane hidráulica, de acordo com a companhia aérea.

O voo AF 454 saiu de Paris, na França, na noite de terça-feira (8), e pousou no aeroporto às 8h06, horário previsto pela companhia. De acordo com a Air France, o piloto pediu ao controle aéreo brasileiro a autorização para utilizar a pista mais longa do aeroporto, por precaução.

Segundo a Air France, o pouso aconteceu normalmente e os passageiros desembarcaram sem problemas. Ninguém ficou ferido. A aeronave era um Boeing 777-200, e transportava 259 passageiros, três pilotos e 13 comissários de bordo.

O avião irá passar pelos controles necessários para reparar o problema no aeroporto de Cumbica, segundo a companhia aérea.

Durante a manhã, a Infraero informou que o piloto solicitou o acionamento do plano de emergência para pousos no aeroporto, pouco antes do horário programado para a chegada. A Air France, entretanto, afirmou que o piloto pediu apenas o pouso prioritário, para antecipar a aterrissagem. A empresa também informou que os passageiros não chegaram a perceber nenhuma alteração.

Veja a íntegra da nota da Air France:

"A Air France confirma que o voo AF 454, operado por um Boeing 777-200, que saiu do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle às 23h36 (hora local) do dia 08, e chegou no horário previsto no Aeroporto de São Paulo-Guarulhos, na data de hoje, às 08h06 da manhã, teve uma pequena pane hidráulica. 

Durante a fase de aproximação, o piloto, a título de precaução e aplicando os procedimentos normais, solicitou ao serviço de controle aéreo brasileiro utilizar a pista mais longa do Aeroporto de São Paulo-Guarulhos. Os passageiros desembarcaram do avião em perfeitas condições e no portão previsto. O avião transportava 259 passageiros, três pilotos e 13 comissários de bordo. As equipes de manutenção da Air France efetuarão os controles necessários no Aeroporto de São Paulo-Guarulhos."

fonte/G1

VÍDEO - AIR AVENTURE 2009 - SHOW

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...