quinta-feira, 12 de julho de 2012

TEASER - DILACERADOS PELA DOR DE UMA TRAGÉDIA AÉREA




Cinco anos depois do acidente que vitimou 199 pessoas que estavam no Voo JJ 3054, da TAM , Zero Hora mostra como estão pais que perderam seus filhos na tragédia. A reportagem completa será revelada no domingo, em zerohora.com.
fonte/ZeroHora

ACIDENTE COM AVIÃO QUE TRANSPORTAVA DINHEIRO EM UBERABA, MINAS GERAIS

Um avião  caiu logo depois de decolar do aeroporto de Uberaba, no Triângulo. A aeronave, particular, transportava malotes de dinheiro. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aerpnáutica, o avião teve um problema que danificou o trem de pouso.

Não houve vítimas. A pista ficou fechada por algumas horas, mas o aeroporto já está operando normalmente.

fonte/foto/TvAlterosa

HELICÓPTERO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NA COLÔMBIA E DEPOIS É QUEIMADO POR DESCONHECIDOS

Um helicóptero Bell 206 L3 JetRanger tipo III pertencente à empresa HELIFLY, fez um pouso de emergência ontem no município de Prata da Argélia, departamento de Cauca. Após o incidente, a tripulação foi levada para um local desconhecido por supostos membros das Farc que também teria queimado na aeronave.

Segundo a empresa, o helicóptero fez um pouso de emergência no campo de futebol no Prata, depois de apresentar falhas mecânicas. A tripulação da aeronave em contato com os diretores da empresa relataram o que aconteceu, enquanto os residentes da área se reuniram em volta do helicóptero.

De acordo com relatos iniciais, a tripulação teria deslocada para um local desconhecido, depois que eles foram enganados sobre a chegada de peças de reposição para o helicóptero. Supostos guerrilheiros das Farc têm em sua posse para a tripulação.

A empresa manifestou seu desejo de que a equipe retornar em segurança para suas casas e pediu aos seus raptores para liberá-los.

O helicóptero era um Bell 206 JetRanger III L3 registrado HK-4181, com a construção de código 51458 e registrado anteriormente como N4196T, (JA6074), N4196T, C-FSRK, N103WS, N28U e HP-1277DD. O avião era equipado com um sensor para estudar magnetometria.

fonte/foto/Aviacolnet

ATUALIZADO - EMPRESÁRIO MINEIRO ESTÁ DESAPARECIDO APÓS ACIDENTE EM ANGRA DOS REIS

A queda de um avião de pequeno porte em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, matou ao menos duas pessoas no fim da tarde desta quinta (12). O empresário mineiro Clemente Faria, 62 anos, estava na aeronave e ainda não foi encontrado. Ele é diretor da MinasMáquinas Automóveis, concessionária da Mercedes Benz em Minas Gerais.

A aeronave, que prestava serviços de táxi aéreo, havia saído do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com destino a Angra, às 16h, e caiu cerca de 1h10 após ter decolado.

Chovia forte na hora do acidente, perto da Ilha de Cataguases. Um helicóptero e duas lanchas foram mobilizados para o atendimento e localizaram o corpo do piloto, Antônio Fernandes Neto. A identidade do outro ocupante ainda não foi divulgada.

A Defesa Civil de Angra dos Reis divulgou que os corpos encontrados vestiam uniformes. As buscas foram suspensas por volta das 20 horas, por falta de visibilidade, e serão retomadas no início da manhã de sexta (13).

fonte/OTempo
Enhanced by Zemanta

ATUALIZADO - AVIÃO SAI DE BELO HORIZONTE E CAI EM ANGRA DOS REIS


Um avião de pequeno porte que saiu do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, caiu na tarde desta quinta-feira na Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo a Defesa Civil de Angra dos Reis, a aeronave caiu por volta das 17h20 no mar e logo que bateu na água afundou. Chovia muito no momento da queda.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, três pessoas estariam no avião no momento do acidente. Dois corpos foram encontrados. As autoridades acreditam que sejam o piloto e o co-piloto, pois os dois estavam uniformizados. Uma das vítimas foi identificada como Antônio Fernandes Neto.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Capitania dos Portos de Angra dos Reis estão no local à procura do corpo do terceiro ocupante da aeronave. Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos também foram direcionados ao local da queda para dar início às investigações sobre os fatores que contribuíram para o acidente.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronove, um bimotor modelo Embraer 120-Xingu, prefixo PT-MAD, decolou do Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, por volta das 16h. No plano de voo entregue às autoridades aeroportuárias, haveria três ocupantes no avião, mas o órgão ainda não tem confirmação se realmente três pessoas embarcaram.

Em consulta no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), consta que a aeronave, que pertence a uma empresa de táxi aéreo, estava com a documentação legal regular para realização de voos fretados.

Ainda segundo o Cenipa, a Defesa Civil esclareceu que a aeronave está submersa e os trabalhos estão concentrados nas buscas pela suposta terceira vítima. A baixa luminosidade, com a chegada da noite, e as condições climáticas dificultam o trabalho das equipes de resgate. 

fonte/EstadoDeMinas
Enhanced by Zemanta

ATUALIZADO - EMBRAER 121 XINGU DA BANJET TAXI AÉREO CAI EM ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

Um avião de pequeno porte caiu nas proximidades da Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis. O acidente ocorreu por volta das 17h20 de hoje (12), quando estava chovendo muito.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Capitania dos Portos de Angra dos Reis estão no local e já retiraram os corpos de duas vítimas. Segundo as primeiras informações, os corpos serão levados para o Cais de Santa Luzia, no Centro de Angra. Nes momento, a chuva parou.

As vítimas podem ter sido o piloto e copiloto do avião, onde estaria ainda um empresário que seria de Belo Horizonte. Os nomes ainda não foram diovulgados. A aeronave, modelo Embraer EMB-121 Xingu da BANJET Taxi Aéreo, saiu do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), por volta das 16h. O destino do avião era Angra. De acordo com Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), uma comissão já foi enviada para investigar as causas da queda.

fonte/DiariodoVale

BOMBEIROS CONFIRMAM DOIS MORTOS EM QUEDA DE AVIÃO EM ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

O Corpo de Bombeiros confirmou, por volta das 18h20 desta quinta-feira (12), duas mortes após a queda de um avião de pequeno porte na Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde do Rio de Janeiro.

De acordo com TV Rio Sul, afiliada da TV Globo, as equipes de socorro utilizam um helicóptero e duas lanchas. Até as 19h, um passageiro da aeronave - que seria um empresário mineiro - continuava sendo procurado.

Segundo a Defesa Civil de Angra dos Reis, as duas mortes podem ser do piloto e copiloto, pois os corpos estavam de uniforme. O avião era um táxi aéreo que saiu do Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, com destino a Angra dos Reis.

Até as 18h45, não havia informações sobre a identidade do empresário que viajava na aeronave.

fonte/G1/RJ

FARC DIZEM TER DERRUBADO AVIÂO (SUPER TUCANO DA EMBRAER) QUE MATOU DOIS PILOTOS

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) afirmaram nesta quinta-feira (12) ter derrubado o avião da Aeronáutica colombiana, incidente que matou dois militares que realizavam uma operação no departamento do Cauca.

"O último combate, executado ontem às 15h30 (17h30 de Brasília), na vereda Paletón, do município de Jambaló, deixou como resultado a derrubada de um avião Super Tucano por nosso fogo antiaéreo e matou seus dois tripulantes", indicam as Farc em comunicado datado das "Montanhas do Cauca" e assinado pela "Coluna Jacobo Arenas".


A guerrilha indica que esse ataque estava emoldurado na chamada "Operação Alfonso Cano", que matou o ex-líder máximo da guerrilha em novembro de 2011 pelo Exército colombiano.


Esta afirmação contrasta com os argumentos pronunciados nesta quinta-feira pelo comandante da Força Aérea Colombiana (FAC), general Tito Saúl Pinilla. Segundo ele, não há indícios de que o avião tenha sido derrubado, ao especificar que se tratou de "um acidente aéreo que deve ser investigado".


Mas as Farc deram outra versão: "desde o dia 3 de julho mantivemos assediados o Exército e a Polícia que covardemente se defende no perímetro urbano do município de Jambaló", indica o comunicado, no qual a guerrilha destaca que, desde essa data, "realizou 32 combates de diferentes características".


A derrubada do Super Tucano, avião militar de fabricação brasileira, ocorreu na quarta-feira. Segundo a guerrilha, não decorreu de uma falha técnica ou humana, como dizem as autoridades colombianas.


"Também foi recuperada por nossa força parte do material de guerra do avião, inclusive uma metralhadora .50", acrescenta o comunicado.


"Estamos convencidos e afônicos de repetir que os problemas que a Colômbia sofre, e esta etapa do desenvolvimento da sociedade em sua mais elevada expressão de contradições, podem ser superados de forma civilizada e pacífica através do diálogo", destaca a nota.

 Os pilotos, Ten. Andrés Gustavo Serrano Lemus, de Bogotá, se graduou como Oficial de la FAC na turma número 77 no ano de 2004,  com especialidade em Eng. Mecanica e servia atualmente no Comando Aéreo de Combate No. 3. O primeiro Técnico Oscar Raúl Castillo Moncaleano, de Honda, se graduou como Suboficial da FAC na turma número 70 no ano de 1998 e se encontrava baseado no Comando Aéreo de Combate No. 3. 

Una comissão da Embraer, firma fabricante do avião acompanhará os trabalhos de investigação do acidente.

Aeronave matricula FAC3122, era un Embraer A-29B Súper Tucano con serial de construção 31400101 baseado no Escuadrón de Combate 312 Drakos, do Grupo de Combate 31, pertencente ao Comando Aéreo de Combate No. 3 com sede en Malambo, Atlántico.

fonte/UOL/Aviacol.net/foto/Aviacol.net
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...