quinta-feira, 19 de março de 2009

O F-15 STEALTH (SILENT EAGLE)



Para quem achava que o F-15 Eagle estava com os dias contados, a Boeing lançou ontem o F-15 Silent Eagle (F-15SE). O Silent Eagle foi projetado especialmente para preencher os requisitos de clientes internacionais. O avião apresenta características stealth, com revestimentos e tratamentos específicos, como novos tanques conformais (CFTs), que permitem o transporte interno de armamento.Dependendo da missão e o grau de ameaça, o cliente pode usar os CFTs para levar armamento ou combustível. O Silent Eagle poderá levar internamente mísseis AIM-9 e AIM-120, bem como bombas JDAM e SDB.A nova versão tem as caudas inclinadas para fora, aumentando a eficiência aerodinâmica e sustentação, com menor peso. Um novo sistema de controle de vôo digital foi instalado para melhorar a confiabilidade da aeronave e reduzir o peso da célula.A melhora na sobrevivência da aeronave é garantida pelo sistema BAES Digital Electronic Warfare System (DEWS), que trabalha em conjunto com o radar AESA Raytheon Advanced Electronic Scanning Array.A Boeing completou um protótipo conceitual do tanque CFT/carregador interno e planeja o voo de teste no primeiro trimestre de 2010, incluindo um disparo de míssil.O projeto, desenvolvimento e teste do sistema de transporte interno de armamento estão disponíveis como projeto colaborativo com um sócio internacional.

FONTE e FOTOS: The Boeing Company

COMBATES AÉREOS SOBRE AS CANÁRIAS







Nas fotos em terra e no ar, pode-se ver todas as aeronaves que participaram do exercício de combate aéreo dissimilar (DACT) sobre as Canárias, pela Força Aérea Espanhola, os Eurofighter da Ala 11 de Morón (Sevilla), os F-18 Hornet das Alas 12 de Torrejón (Madrid), 15 de Zaragoza e 46 de Gando (Gran Canaria) e os Mirage F-1 são da Ala 14 de Albacete.
Juntaram-se aos caças espanhóis os F-15C provenientes do 493º esquadrão da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE), baseados em Lakenheath, no Reino Unido. Lakenheath é a maior base aérea operada pelos norte-americanos na Inglaterra e a única ala de F-15C da USAFE. Além disso, participou também uma aeronave AWACS (E-3A) da OTAN, vinda base en Geilenkirchen, na Alemanha.
As operações preliminares e de familiarização com a área foram iniciadas no dia 27 do último mês, com as missões de combate tendo início no dia 6 de março. Após mais de 200 surtidas semanais em um mês de operações, que na área de exercícios das Canárias (denominada D-79) podem ser realizadas em sua plenitude, nesta última semana do evento apenas os F-15C prosseguem no treinamento, em número de 10 aeronaves, segundo informações do Ejército del Aire. Outras unidades (excetuando-se as já baseadas em Gando) deixaram a ilha Gran Canaria no último dia 13.
As missões realizadas foram variadas e complexas, aproveitando as possibilidades da ampla área disponível para treinamento de combate sobre o oceano: evoluções com grandes formações de aeronaves e simulação de emprego real de armamento ar-ar em seus alcances máximos, como é o caso dos lançamentos em elevadas altitudes e a velocidades supersônicas. Estima-se que o total de horas de voo ao final do exercício chegue a 700, envolvendo 50 aeronaves no total. A importantíssima missão de cobertura SAR sobre o oceano foi assumida pelo esquadrão 802, equipado com Fokker F-27 y HD-21.
Fonte e fotos: Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire)

FRANCESES TREINAM NA BÉLGICA PARA EXERCÍCIOS INTERNACIONAIS



Objetivo do treinamento é aumentar eficácia em operações da OTAN e preparar as tripulações para exercícios internacionais, como a Cruzex.
A Força Aérea Francesa (Armée de l´air) noticiou que entre 9 de março e 3 de abril, duas aeronaves Mirage F1 CR da base de Reims, acompanhadas de dois Mirage 2000 RDI do esquadrão de caça 1/12 de Cambrai e de uma aeronave de transporte C160 do esquadrão 2/64 de Évreux, participarão do estágio TLP (Tactical Leadership Program) em Florennes, na Bélgica.
Trata-se de um treinamento tático anual composto de seis sessões de quatro semanas, em que pilotos já qualificados como “chefes de patrulha” tornam-se “chefes de missão” (Mission Commander). O fato de ser realizado em outro país deve-se ao objetivo de aprimorar o entrosamento das equipes em um contexto multicultural. A certificação como chefe de missão é indispensável para liderar missões em exercícios da envergadura de uma Red Flag (Estados Unidos), Maple Flag (Canadá) e Cruzex (Brasil).

Fonte e foto (SIRPA Air): Armée de l´air



ENTREGUE OS DOIS PRIMEIROS MB-339 MODERNIZADOS



A Força Aérea da Itália recebeu os dois primeiros jatos de treinamento MB-339CD totalmente revisados e atualizados pela Alenia Aermacchi. Os aviões foram transladados em voo no dia 11 de março último desde Venegono até a Base Aérea de Lecce.
Os aviões receberam aviônicos modernizados, novo IFF e equipamentos de comunicação e de navegação atualizados. As aeronaves agora também são compatíveis com NVG.
O acordo de modernização entre a FAI e a Alenia foi assinado em 2007. Segundo o contrato, 14 aeronaves do modelo MB-339CD “batch 1″ serão modernizadas para o padrão “batch 2″.
As entregas continuarão ao longo do ano de 2009. Atualmente, além dos MB-339CD, a FAI opera também um grande número do modelo mais antigo MB-339A.

fonte/foto: defesa.it


TRIP RECEBEU PRIMEIRO E-175



A Trip Linhas Aéreas recebeu este mês o primeiro jato Embraer 175 da encomenda que pode atingir 15 aviões. O cronograma, segundo o presidente do conselho administrativo, Renan Chieppe, prevê até o final do primeiro semestre mais três unidades. E, em dezembro, a Trip receberá o quinto avião, finalizando assim o primeiro lote do contrato assinado em setembro do ano passado.

O primeiro lote, de cinco unidades do Embraer 175, representa contrato de US$ 167 milhões. Há opção de compra de mais 10 aviões. O pedido total poderá chegar a US$ 1 bilhão. O financiamento das aeronaves deverá ser feito por empresas de leasing internacional.

Chieppe adiantou também que a empresa define as novas rotas que serão operadas a partir do aeroporto do Santos Dumont, no Rio. Com a liberação dos slots no terminal, a Trip por sorteio conseguiu mais 15 espaços. “Agora estamos na fase de estudos de frequências desses novos slots para enviarmos à Anac. Mas já sabemos que não poderemos fazer Rio/São Paulo porque não temos slots em Congonhas e para adquirir espaços em Guarulhos está muito difícil”, disse Chippe.

A Trip tem como sócio o grupo norte-americano SkyWest que comprou 20% do capital da Trip por US$ 30 milhões. Com a entrada da SkyWest, os dois grupos controladores - Águia Branca e Caprioli - passam a deter 72% do capital, sendo os 28% restantes divididos entre a Total Linhas Aéreas, com 8%, e o novo sócio norte- americano. A SkyWest tem uma frota de 442 aviões e sua operação é baseada em acordos operacionais para a distribuição de passageiros nos EUA. O grupo tem parcerias com a Delta Air Lines e United.

FONTE: Gazeta Mercantil
FOTO: Embraer

AN-148 ENTRARÁ EM OPERAÇÃO (FINALMENTE)


A companhia aérea ucraniana AeroSvit adquiriu um Antonov An-148 com o propósito de realizar voos domésticos. Esta é uma das duas aeronaves deste modelo produzidas quatro anos atrás.
Embora o An-148 tenha recebido certificação desde 2007, sua produção em série ainda não começou por falta de encomendas. Mas a AeroSvit pretende adquirir dez aeronaves deste modelo.
A atual frota da AeroSvit, uma companhia que nasceu em 1994, é composta somente por modelos da Boeing (737 e 767). A companhia disse necessitar de aeronaves menores para rotas mais curtas.
Sendo uma aeronave para 70 passageiros, o An-148 concorreria diretamente com os produtos da Embraer (em especial com o E-170).
fonte: defesa.it


AZUL ANUNCIA VOO ENTRE CAMPINAS E RIO POR R$ 39,00

A Azul Linhas Aéreas anunciou que recebeu nesta quinta-feira a autorização para começar a operar a rota entre Campinas, no interior de São Paulo, e Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont. As passagens promocionais custarão R$ 39.
Os vôos começam dia 20 de março e serão ampliados a cada dia até chegar a 14 vôos diários em 16 de abril. As passagens terão preços promocionais até 31 de março de R$ 39 (por trecho para viagens de ida e volta).
Durante o mês de abril, os valores também estão reduzidos, e variam a partir de R$ 79 (por trecho para viagens de ida e volta).
fonte: terra.com

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...