Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 17, 2014

SUSTO NO AR - COMBUSTÍVEL CONTAMINADO DA BR ????

Problemas com os combustíveis da BR
Entre os dias 15 e 15 de outubro, sete aviões que abasteceram em Brasília com o combustível da BR, apresentaram problemas depois de decolarem. São eles:

*Um jato Phenon 100, pousou em emergência em São Paulo. Após checagem pela feita pela Global Aviation, foi constatado que nos motores tinha uma substância semelhante a uma gosma.
*Outro Phenon 100 estava hoje à tarde parado em Brasília para retirar o combustível.
*Um Citation pousou com o mesmo problema em Jundiaí;
*Um Hawker declarou emergência, além de dois outros Phenons.

(Atualização, às 11h03 do dia 16. A BR enviou o seguinte esclarecimento: “A BR informa não ter conhecimento de  todas  as  ocorrências  mencionadas,  mas  que  tão  logo soube de fato envolvendo  a aeronave Phenom 100, de prefixo PR-IEI, imediatamente efetuou avaliação técnica em seu sistema de abastecimento para aeronaves executivas em  Brasília,  e  todos  os  testes  realizados  até o momento apresentaram resultados rigoro…

HELICÓPTERO COM DOIS A BORDO CAI PRÓXIMO A JUATUBA, NA GRANDE BELO HORIZONTE

Um helicóptero caiu na tarde desta sexta-feira (17) em um terreno próximo a Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade é a mesma onde, na última semana, um monomotor fez pouso forçado. Duas pessoas estavam a bordo da aeronave. De acordo com as primeiras informações, uma delas teria se ferido.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um helicóptero modelo Robinson 22, matrícula PT-LNA. Segundo o órgão, ele partiu do Aeroporto Carlos Prates, na capital, e seguia para Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado.

Ainda conforme o Comando da Aeronáutica, por volta das 17h45, o piloto fez contato com a torre de controle de Belo Horizonte, informando sobre a queda. Ele teria dito que passava bem e que o outro ocupante da aeronave, um passageiro, estaria ferido.

Às 18h20, o Corpo de Bombeiros sobrevoava a região para tentar localizar o helicóptero e fazer o resgate. O Terceiro Serviço Regional …

ANAC INVESTIGA VÍDEO DE AERONAVE SEM PILOTO

No banco de trás de um avião particular, um PILOTO diz: "Tô aqui, voando de patrão', um amigo meu lá na frente. E aí, piloto, beleza?".

Só que não há ninguém na cabine de comando; a imagem mostra os assentos do piloto e do copiloto vazios, com o avião em pleno voo --o que sugere que o piloto tenha deixado o cockpit para ir se sentar no banco de trás.

O que parece ser uma brincadeira irresponsável virou coisa séria. Na última segunda-feira (13), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) identificou o piloto e suspendeu, de maneira preventiva, a habilitação e as licenças dele enquanto apura o caso.

De acordo com a Anac, um ofício foi encaminhado para que o piloto esclareça o que houve. Ele disse que se trata de uma "montagem".

Trata-se de um profissional de Jataí, em Goiás, que trabalha para um empresário local. A aeronave em questão é um bimotor Beechcraft Baron B58, de cinco lugares.

A agência soube do episódio depois que um vídeo, gravado pelo própri…

MONOMOTOR CAPOTA AO TENTAR POUSAR EM BOITUVA, SÃO PAULO

Acidente ocorreu no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP). (Foto: Fabio Campos / TV TEM)
Um avião monomotor capotou durante o pouso na noite desta quinta-feira (16) no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), em Boituva (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam a bordo: um rapaz de 25 anos, que sofreu apenas escoriações leves e passa bem; e um homem de 68 anos, com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi levado para o hospital em Boituva e transferido para o Hospital Regional, em Sorocaba (SP) - o estado de saúde não foi informado.
De acordo com a polícia, a aeronave não conseguiu pousar ao se aproximar do solo. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acompanhados da Polícia Civil, vão até o local na manhã desta sexta-feira (17) para iniciar as investigações sobre o acidente.
*Colaborou Airton Salles Jr., da TV TEM Itapetininga.
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil vão ao local esta sexta-feira, 17 (Foto: Fabio Campos / TV…

PREVISÕES DE TRÁFEGO DA IATA COLOCAM O BRASIL NO 5o. LUGAR MUNDIAL EM 20 ANOS

O Brasil, onde a TAP lidera nas ligações com a Europa, vai subir de 10º para 5º maior mercado mundial para a aviação comercial no prazo de 20 anos, de acordo com as previsões da IATA para a evolução do setor até 2034, segundo as quais o mercado brasileiro aumentará 60%, de 170 milhões de passageiros para 272 milhões.
Esta é uma das previsões divulgadas nesta semana pelo ‘Global Passenger Forecast’ da IATA, e que foram divulgadas em Portugal pelo portal de notícias de turismo e viagens PRESSTUR, parceiro editoral do NewsAvia.
Para a Europa, como habitualmente, os prognósticos são menos otimistas e o crescimento médio será mais fraco nos próximos 20 anos, fixando-se em 2,7%, o que significará um aumento de 591 milhões de passageiros, elevando o mercado total para 1,4 mil milhões.
Segundo as previsões, elaboradas em colaboração com a ‘Tourism Economics’, da Universidade de Economia de Oxford, a China, com um crescimento médio anual em 5,6% vai atingir mil milhões de passageir…

FORÇA AÉREA BRASILEIRA APRESENTA PROJETO DE NANOSSATÉLITE

O destaque da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, é o projeto ItaSat-1, que consiste no desenvolvimento de um nanossatélite com dimensões aproximadas de 7 centímetros cúbicos e peso inferior a 8 quilogramas.
Após a certificação, os pequenos satélites poderão ser utilizados para embarcar cargas úteis destinadas a missões estratégicas, como por exemplo, sistemas de comunicações seguros e de imageamentos.
A equipe do projeto, composta por dez alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), prevê o primeiro lançamento experimental no segundo semestre de 2015. Esse lançamento tem por finalidade a obtenção de certificação da estrutura e do subsistema do modelo de voo.
Os componentes do satélite estão em exposição no estande da FAB, bem como outros projetos de defesa e espaço, a exemplo de sistemas de propulsão hipersônica, maquetes de mísseis, foguetes e do Veículo Lançador de Satél…

SATÉLITE ARGENTINO ARSAT-1 EM ÓRBITA

.

Foi realizado com sucesso esta noite (16), a partir do centro espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa, o lançamento do primeiro satélite de comunicações construído na Argentina, o ARSAT-1, a cargo do foguete Ariane 5, da Arianespace.
O ARSAT-1, construído pela INVAP e que teve a Airbus Defence and Space e a Thales Alenia Space como fornecedoras líderes de subsistemas, teve como "companheiro" de voo o Intelsat-30 (com a carga útil DLA-1, para a DIRECTV), fabricado pela Space Systems/Loral.
"Os dois satélites lançados esta noite atenderão usuários da América Latina, uma região que sempre teve um lugar especial no ´coração´ da Arianespace, uma vez que é de onde nossos lançamentos acontecem, e também porque nossa participação no mercado nesta região sempre foi superior a 50%", afirmou Stéphane Israël, presidente da operadora, no tradicional discurso após cada missão.
O satélite argentino tem massa total de 2.985 kg e conta com 24 transpônderes de ba…

FEIRA EM BRASÍLIA MOSTRA PRODUTOS DE DEFESA DE ALTA TECNOLOGIA

Brasília, 15/10/2014Os principais produtos de defesa de alta tecnologia, além de simuladores, projetos e jogos interativos estarão expostos durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que foi aberta oficialmente nesta terça-feira (14), e que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
De acordo com o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli, a exposição de projetos e equipamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica busca divulgar as ações de ciência, tecnologia e inovação que ocorrem dentro das três Forças Armadas.
"Temos centros tecnológicos bastante avançados, com um leque de atividades que vão desde a alimentação, laboratórios fármacos, produção de vacinas até telemedicina e estudos em comunicações satelitais", comentou o general.
Além de Brasília, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada simultaneamente em mais de mil cidades de tod…

EMBRAER COMEMORA DEZ ANOS DO IPANEMA MOVIDO A ETANOL

Embraer celebra dez anos do Ipanema movido a etanol O avião agrícola Ipanema movido a etanol (álcool hidratado) - EMB 202A - completa no próximo domingo (19) dez anos de certificação. O Ipanema foi o primeiro avião de série no mundo a sair de fábrica certificado para voar com este tipo de combustível – o mesmo utilizado em automóveis – e ainda é o único. 
A primeira entrega do avião a etanol aconteceria em março de 2005 – coincidentemente foi também o milésimo Ipanema a ser vendido. A partir de então, a Embraer começou a oferecer também kits de conversão para etanol aos proprietários de aviões movidos a gasolina de aviação (AvGas). Até 2014, foram 269 aeronaves vendidas e 205 kits de conversão, totalizando 474 aeronaves voando a etanol.
A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental, os custos de operação e manutenção e, ainda, melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. “Eficiente e…