Pular para o conteúdo principal

PREVISÕES DE TRÁFEGO DA IATA COLOCAM O BRASIL NO 5o. LUGAR MUNDIAL EM 20 ANOS


O Brasil, onde a TAP lidera nas ligações com a Europa, vai subir de 10º para 5º maior mercado mundial para a aviação comercial no prazo de 20 anos, de acordo com as previsões da IATA para a evolução do setor até 2034, segundo as quais o mercado brasileiro aumentará 60%, de 170 milhões de passageiros para 272 milhões.

Esta é uma das previsões divulgadas nesta semana pelo ‘Global Passenger Forecast’ da IATA, e que foram divulgadas em Portugal pelo portal de notícias de turismo e viagens PRESSTUR, parceiro editoral do NewsAvia.

Para a Europa, como habitualmente, os prognósticos são menos otimistas e o crescimento médio será mais fraco nos próximos 20 anos, fixando-se em 2,7%, o que significará um aumento de 591 milhões de passageiros, elevando o mercado total para 1,4 mil milhões.

Segundo as previsões, elaboradas em colaboração com a ‘Tourism Economics’, da Universidade de Economia de Oxford, a China, com um crescimento médio anual em 5,6% vai atingir mil milhões de passageiros, 691 milhões deles em voos domésticos, e, assim, vai tornar-se o maior mercado mundial, suplantando os Estados Unidos, que o documento prevê que tenha um crescimento médio anual em 3,2%, atingindo em 2034 um total de 822 milhões de passageiros, mais 384 milhões do que atualmente.

Depois virá a Índia, actualmente o 9º maior mercado mundial, mas que, com um aumento médio anual de 6,9% que significará um aumento de 266 milhões de passageiros, atingindo um total de 367 milhões, com o qual suplanta o Reino Unido, que a IATA prevê tenha mais 148 milhões de passageiros, atingindo um total de 337 milhões.

Na 5ª posição virá o Brasil, com 272 milhões de passageiros, que assim ultrapassa o Japão, cujo mercado, “reflectindo um declínio e um envelhecimento da população”, apenas crescerá à média anual de 1,3%, que o fará baixar de 4º para 9º mercado mundial, bem como a Alemanha, Espanha e França.

A IATA prevê que a Alemanha passe de ser o 5º maior mercado mundial para 8º, Espanha ultrapasse a Alemanha, mas baixando de 6º para 7º mercado mundial e que França passe de 7º para 10º. Igualmente em queda no ranking dos maiores mercados mundiais, segundo as previsões da IATA, estará a Itália, que deixará de figurar no Top10.

Em alta, pelo contrário, estará a Indonésia, que o documento da IATA prevê atinja o 6º lugar, com um mercado de 270 milhões de passageiros. Por regiões, as previsões da IATA para o tráfego total, incluindo voos domésticos e internacionais, apontam para crescimentos de 4,9% na Ásia e Pacífico, 3,3% na América do Norte, 2,7% na Europa, 4,7% na América latina, 4,9% no Médio Oriente e 4,7% em África.

A Ásia Pacífico, segundo estas previsões, atingirá os 2,9 mil milhões de passageiros por ano, mais 1,8 mil milhões que atualmente, a América do Norte será um mercado de 1,4 mil milhões, mais 649 milhões que atualmente, e a Europa terá 1,4 mil milhões, mais 591 milhões que atualmente.

A quarta maior região será a América Latina, com 605 milhões de passageiros, mais 363 milhões que atualmente, o Médio Oriente terá um aumento de 237 milhões para 383 milhões e África aumentará 177 milhões para 294 milhões.

Globalmente, o documento da IATA aponta para que o tráfego de passageiros cresça até 2034 à média anual de 4,1%, passando dos actuais 3,3 mil milhões de passageiros para 7,3 mil milhões.

A IATA indica ainda que os mercados que pelas suas previsões terão maiores aumentos de passageiros nos 20 anos até 2034 são a China, com mais 856 milhões, os Estados Unidos, com mais 559 milhões, a Índia, com mais 266 milhões, a Indonésia, com mais 183 milhões, e o Brasil, com mais 170 milhões.

Em variações relativas (em percentagem), que ‘favorece’ os mercados de menor dimensão, os países com maiores aumentos são todos de África, designadamente a República Centro Africana, Madagáscar, Tanzânia, Burundi e Kuwait.

A IATA indicou que as previsões contidas no ‘Global Passenger Forecast’ levaram em conta a evolução dos níveis de vida das populações, as tendas demográficas e as tendências de preços e disponibilidade de voos.

fonte/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA