domingo, 19 de dezembro de 2010

NEVE NA EUROPA FAZ PASSAGEIROS ESPERAREM 12 HORAS POR VOO NO AEROPORTO DE GUARULHOS


Saguões do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ficaram lotados devido aos atrasos. Foto: Luiz Guarnieri/Futura Press
Saguões do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ficaram lotados devido aos atrasos
Foto: Luiz Guarnieri/Futura Press

As fortes nevascas no hemisfério norte já têm reflexo nos aeroportos brasileiros. Assim como os passageiros que estão na Europa, em Guarulhos pessoas formam filas e alguns já passam das doze horas de espera por um voo.

Um voo da Air France para Paris, que estava programado para as 21h20, terão atraso de pelo menos quatro horas, informou a companhia aérea. A empresa afirma que o avião que vai de São Paulo para Paris chegou atrasado por causa do mau tempo no continente europeu.

Às 19h25, os paineis de informação do aeroporto indicam grandes atrasos em pelo menos oito voos internacionais de diversas companhias. Um grupo de brasileiros reclama que espera por um avião que deveria ter decolado para Madri às 7h deste domingo.

A Infraero não divulgou boletim da situação dos voos internacionais nesta noite. O último relatório, das 11h, indica que oito voos atrasaram (12,9% do total de 62) e quatro (6,5%) foram cancelados até aquele horário.
Jamile Fujishima Neves, 25 anos, está indo para Londres por um voo da KLM para estudar inglês e reclama da falta de informações pelas empresas aéreas. Ela diz que precisou andar muito para encontrar a fila certa, pois ninguém teria informado os passageiros.

Luciane Salgado, de Ipatinga (MG), está indo para Paris pela Air France e disse que está há 4 horas e meia na fila e só funcionários da Infraero falam com os passageiros. "Só funcionários do aeroporto, da Infraero, dão informações, da companhia não". Segundo a mulher, a fila de espera chegou a sair do saguão por causa do tamanho - mas as pessoas se viram obrigadas a entrar por causa da chuva.

Eloize Bettker Bjellum, de Cuiabá, está indo para a Noruega para passar o Natal com o marido. Chegou às 19h e foi informada que o voo que sairia às 21h20, com escala em Paris, sairá às 1h40. "Cada pessoa diz uma coisa. Não consegui achar o fim da fila." Segundo ela, as companhias davam informações diferentes aos passageiros, o que causou ainda mais confusão e pessoas de voos diferentes ficavam na mesma fila. "Pareço boba e palhaça andando de um lado para o outro", diz Eloize. 

Muitas pessoas estão irritadas com os atrasos. Valéria Rocha, que vai para Paris em férias como marido, afirma que um passageiro tentou agredir os funcionários do balcão da Air France, mas foi contido.

fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

AVISO AOS AERONAUTAS

"PRESO" NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, NOIVO PERDE CASAMENTO



Viagem da Companhia Aérea Azul termina em confusão durante escala em SJC

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Homem perde o casamento em voo confuso com escala em São José

A viagem de um grupo que saiu de Curitiba com destino a São Luís, no Maranhão, terminou em confusão durante a escala em São José dos Campos. Sem explicar o motivo inicialmente, a Companhia Aérea Azul deixou os passageiros no aeroporto e o avião seguiu voo.

Entre os prejudicados, está o noivo Ivalci Mendes, que perdeu o próprio casamento. “O sonho que eu sonhei tanto, estou vendo ir por água abaixo”, lamentou o noivo. A cerimônia de Ivalci estava marcada para as 20h. Só que ele está a mais de 3 mil quilômetros de distância da noiva. Não teve como chegar a tempo.

Ao todo, 12 passageiros do voo 4200 da Companhia Aérea Azul foram deixados no salão de embarque do aeroporto de São José dos Campos durante escala.

Os passageiros sabiam que fariam uma conexão em Belo Horizonte. Mas durante o voo foram informados que o avião faria mais uma parada: em São José dos Campos. Eles nem precisariam descer. Só que quando chegaram à cidade, tudo mudou. “O comandante solicitou o desembarque, e quando a gente se deu conta o avião já tinha ido embora”, contou o passageiro Eduardo Rocha.


Durante a reportagem, a empresa mandou uma van para levar o grupo a um hotel de São José dos Campos. Os passageiros vão passar a noite na cidade e embarcar somente neste domingo. Já o noivo teve um tratamento especial. Foi levado para o aeroporto de Viracopos em Campinas. De lá vai ter que pegar um avião com destino a Teresina e outro para a capital maranhense. “Atrasou mais um dia, mas não eternamente”, comentou Ivalci.


A empresa aérea Azul informou que o voo estava atrasado e eles não iriam chegar a tempo no aeroporto de Confins para fazer a conexão. E como não teria hotéis disponíveis lá, optou por deixar os passageiros hospedados em São José. Ainda segundo a empresa, eles devem embarcar neste domingo, às 10h. 
fonte/VNews 

NOTA DO BLOG/ 
SERÁ QUE A REDE HOTELEIRA DE BELO HORIZONTE É MENOR DO QUE A DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS //////

PORQUE EMBARCARAM OS PASSAGEIROS, JÁ QUE O VOO ESTAVA ATRASADO E PEDERIAM AS CONEXÕES//

FALTA DE RESPEITO  COM OS CLIENTES, FORAM TRATADOS COMO CARGAS, ABANDONADOS NO MEIO DO CAMINHO, SÓ APÓS REPORTAGEM DA TV LOCAL PROVIDENCIARAM ACOMODAÇÕES///

Enhanced by Zemanta

OS ATRASOS EM VOOS INTERNACIONAIS E DOMÉSTICOS NESTE DOMINGO PELO BRASIL

InfraeroImage via Wikipedia
RIO - Neste domingo, até 18h (pelo horário de Brasília), dos 133 voos internacionais com partidas de aeroportos brasileiros, 26 registraram atrasos (19,5%). Nas partidas domésticas, 246 dos 1.564 voos não saíram na hora (15,7%). Sessenta e três partidas foram canceladas (4%). As informações são da Infraero. A nevasca que leva transtornos à Europa atrasa decolagens e pousos nos principais aeroportos do continente . Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Grã-Bretanha não está aceitando pousos neste domingo e afirmou que poucos aviões poderão decolar. 

No Rio, são 27 atrasos dos 162 voos domésticos neste domingo (16,6%). Catorze partidas foram canceladas (8,6%). Nos aeroportos de São Paulo (Garulhos e Congonhas), dos 310 voos domésticos, há atrasos em 42 (o que representa 13,5%). 

A companhia aérea Webjet lidera o ranking dos atrasos domésticos: 51 voos atrasados dos 104 previstos (49% do total). Em seguida, aparece a TAM, com 122 dos 582 voos atrasados (21%). 

No sábado, mais de um quarto dos voos domésticos atrasaram
No sábado, mais de um quarto (26,6%) dos voos domésticos previstos para no país atrasaram, segundo o boletim da Infraero de 23h. São 568 voos dos 2.139 programados. Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os atrasos são registrados a partir de 30 minutos. Ao todo, 91 voos (4,3% do total) foram cancelados.
O maior índice de atrasos do sábado foi da companhia Webjet, com 74 voos (53,2%) atrasados. A TAM vem em seguida, com 29,5% (229 voos), e Gol (24,8%, ou 176 trechos). A Azul tem índice de atraso de 19,9% (36 voos) e a Avianca, de 9% (oito voos). Dos 203 voos internacionais, 52 (25,6%) atrasaram e 12 (5,9%) foram cancelados.
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tem um dos maiores índices de atraso no País, de 40,5% (87 dos 215 voos previstos). No Galeão, os atrasos atingiram 26,3% dos voos (31 dos 118), enquanto no Santos Dumont o índice foi menor, de 10,6%.
Um avião da Gol chegou a permanecer uma hora e meia parado em Florianópolis para a troca de um tripulante. De acordo com a Gol, a alteração foi necessária porque a aeronave havia decolado com atraso da São Paulo, em um voo anterior, e o tripulante não poderia ultrapassar o limite de horas de trabalho por dia.
A companhia informou que o índice de pontualidade no sistema da Infraero "reflete, principalmente, tempo de solo acima do previsto por conta do grande movimento de passageiros durante o dia, o fechamento temporário, no início da manhã, do aeroporto de Londrina por mau tempo e a necessidade de realização de manutenções não programadas em duas aeronaves". 

Anac está monitorando atendimento a passageiros
Já a assessoria de imprensa da Azul explicou que a companhia está priorizando a necessidade dos clientes, mes$que sejam necessários alguns atrasos, para evitar perda de conexões, já que nesta época do ano é difícil conseguir vagas para os passageiros em outros voos.
A Anac informou que está monitorando os aeroportos e que, embora o movimento esteja alto, não foi registrado nenhum problema grave. Os fiscais da Anac também estão monitorando o atendimento aos passageiros para saber se as companhias estão fazendo valor os direitos dos consumidores.
Sobre a eventual falta de pilotos, a agência informou que todas as companhias asseguraram ter mão de obra suficiente para atender a demanda de dezembro. A Gol, por exemplo, tem 40.782 horas de voos previstas para o mês, sendo que seus pilotos têm 44.526 horas para cumprir, ou seja, há sobra. Todas as empresas do país informaram suas horas previstas e disponíveis à Anac. 

fonte/OGlobo
Enhanced by Zemanta

TAM CANCELA VOOS PARA LONDRES EM RAZÃO DA NEVASCA


SÃO PAULO - A TAM Linhas Aéreas informou que cancelou todos os voos deste domingo, 19, e amanhã, com origem nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, com destino Londres. Os voos saindo da capital inglesa para o Brasil, deste domingo, também estão cancelados. O motivo é a nevasca que atinge a cidade europeia. 

Também está cancelado, pelo mesmo motivo, o voo JJ8053, de Paris para Guarulhos, com escala no Galeão. Diversos voos da TAM que partiam para as capitais francesa e inglesa foram afetados pelo mau tempo nos dias 17 e 18. Eles pousaram em outras cidades e a TAM afirmou estar "Prestando assistência aos passageiros, oferecendo transporte, alimentação e hospedagem".

Os clientes afetados poderão remarcar suas passagens, sem cobrança de taxa, pela Central de Atendimento da TAM. No Brasil, os telefones são 4002-5700 (capitais) ou 0800 570 5700 (demais localidades). No Reino Unido, o número é 44 (0)20 8741 2005.

fonte/AE
Enhanced by Zemanta

ACIDENTE COM AERONAVE EXECUTIVA MATA DUAS PESSOAS PERTO DE RESORT SUIÇO


GENEBRA (AP) - Um avião de pequeno porte provenientes da Croácia caiu hoje perto da estância de esqui suíça ao sudeste de St. Moritz, matando duas pessoas a bordo, informou a polícia.

O jato particular tentava aterrar no aeroporto Engadin cerca de 125 milhas (200 quilômetros) a leste da capital, Berna, mas caiu em uma subestação de electricidade perto da aldeia de Bever.

O bimotor tinha voado da capital croata Zagreb, disse o  porta-voz da polícia regional, Sandro Pensa à Associated Press.

As duas pessoas a bordo morreram no acidente as 03:00 hora local (1400 GMT, 09:00 EST). As nacionalidades das vítimas são desconhecidas.

O acidente desencadeou uma operação de emergência em larga escala e também causou uma queda de energia na região.

  O aeroporto Engadin é descrito em seu site como a mais alto da Europa, localizado 5.600 pés (1.700 metros) acima do nível do mar. É usado principalmente por pequenos jatos particulares para transportar pessoas a St. Moritz, um destino de esqui nos Alpes Suiços e favorito dos os ricos e famosos.

fonte/AP
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...