quinta-feira, 24 de junho de 2010

BOMBARDEIRO STEALTH É COMO UM GUARDA-SOL COM CABIDES PARA MÍSSEIS TELEGUIADOS



Encontrar uma sombra no asfalto pode ser difícil se você não tem algo com uma superfície grande. Por sorte, temos o B-2 para isso.

Apenas vinte e um B-2 Spirit foram fabricados pela Northop Grumman. Dividindo o custo total do programa, cada unidade precisou de US$ 2,13 bilhões de dólares para ser completada! 

A distância entre as pontas das asas é de 52,4 metros. Invisível aos radares, carrega 23 toneladas de bombas e mísseis, e pode atingir qualquer lugar do mundo com um único reabastecimento. Mas como reabastecer um bicho desses? Fácil, não precisa nem estacionar.



fonte/Jalopnick/foto/U.S. Air Force photo/Senior Airman Kenny Holston)
Enhanced by Zemanta

AVIÃO DA TAM FAZ MANOBRA PARA DESVIAR DE OUTRA AERONAVE NA MESMA ROTA

TAM Airbus A320 taking off from CongonhasImage via Wikipedia
A companhia aérea TAM confirmou na noite desta quinta-feira que uma a aeronave que voava de Brasília (DF) para São Paulo (SP) teve que "realizar uma manobra evasiva em razão de os equipamentos de bordo terem detectado a presença de outra aeronave na mesma rota".
Segundo a TAM, a situação ocorreu quando o voo JJ3717 se aproximava do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no início da noite. O TCAS, equipamento anticolisão de segurança de voo, alertou a cabine sobre a rota de colisão.

A empresa afirma que o comandante do Airbus A320 seguiu os procedimentos de segurança recomendados e informou a situação aos passageiros. 

O avião pousou na pista do aeroporto no horário previsto, às 18h52, e os 171 passageiros desembarcaram em seguida. De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o posto médico de Congonhas não atendeu nenhum passageiro. 

Procurada pela reportagem, a Aeronáutica informou que analisava os registros do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo) para confirmar qual foi a outra aeronave envolvida. 

fonte/UOL
Enhanced by Zemanta

DOIS AVIÕES SE CHOCAM NO PÁTIO DO AEROPORTO DE ARACAJU, SERGIPE


 Danos no Winglet direito do PT-Gio da Gol
 Danos no profundor esquerdo do PT-MZA da TAM
 
O acidente ocorreu por volta da 00h40, no momento em que o avião da TAM estava parado e a aeronave da Gol manobrava para estacionar. Nesse instante, as duas asas acabaram se tocando. Os aviões estavam sem passageiros no momento e o incidente pode ter sido provocado por causa da falta de espaço. No momento do choque, cinco aviões estavam estacionados.

As aeronaves eram o Airbus A319-132, prefixo PT-MZA, da TAM, e o Boeing 737-85F, prefixo PR-GIO, da GOL.

De acordo com informações do superintendente da Infraero, Luiz Bittencourt, o acidente não atrapalhou o funcionamento do aeroporto. Aviões e helicóptero continuaram pousando e decolando normalmente. A polícia fez a perícia no local do acidente.

Houve danos nas extremidades das asas das duas aeronaves.

fonte/emsergipe.com/fotos/aerovirtual.org

EMBRAER DE MALAS PRONTAS NA CHINA

Embraer logo




A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e uma das maiores exportadoras brasileiras, está prestes a encerrar uma relação de dez anos que tem com a China. A companhia instalou um escritório comercial em Pequim no ano 2000 e, três anos depois, fechou uma sociedade com a estatal chinesa Avic 2 para a instalação de uma fábrica em Harbin, no nordeste do país, para produzir a família de jatos de até 50 lugares ERJ 145.

Na época, a Embraer foi a primeira empresa estrangeira a ter uma posição majoritária em uma sociedade com uma companhia chinesa. A relação com o governo chinês, no entanto, esfriou. Os jatos ERJ 145 perderam espaço no mercado. O último produzido na China será entregue no início de 2011. Há meses, a Embraer pediu autorização ao governo chinês para produzir sua família EMB 170/190, maior e mais moderna, mas não obteve resposta. Diante do pouco-caso dos chineses e das perspectivas pouco animadoras para os negócios na região, a direção da Embraer considera o fechamento da fábrica de Harbin. Oficialmente, a companhia não se pronuncia.


fonte/Exame
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...