Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 7, 2009

BRASIL É O PRIMEIRO COMPRADOR INTERNACIONAL DO RAFALE

Caça francês desbanca concorrentes sueco e americano Concorrendo com o Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, o caça francês Dassault Rafale venceu o F-X2 da FAB. O avião já era considerado o favorito, embora não tivesse obtido nenhuma vitória nas concorrências que participou. O caça bimotor francês, que rivaliza com o Eurofighter Typhoon, surgiu como ACT (Avion de Combat tactique) e ACM (Avion de Combat Marine), destinado a substituir os Jaguars da Armée d l’Air e os Crusaders e Super Etendards da Aéronavale. O primeiro vôo do protótipo demonstrador de tecnologiaRafale A aconteceu em 4 de julho de 1986, propulsado ainda por turbinas norte-americanas GE F404, pois as turbinas francesas, desenvolvidas para ele, não tinham ainda alcançado a maturidade requerida. Somente no início de 1990 é que aconteceu o primeiro vôo com uma turbina SNECMA M88. Os protótipos Rafale C01 (monoplace para a Força Aérea), Rafale M01(monoplace naval), e Rafale B01 (biplace para a Força Aérea) voaram em ma…

BOEING PODE SER PROCESSADA POR ACIDENTE DA TURKISH AIRLINES

Sobreviventes de um acidente da Turkish Airlines ocorrido em fevereiro no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, planejam processar a Boeing nos Estados Unidos em até US$ 20 milhões cada, informou um escritório de advocacia da Holanda nesta segunda-feira.

Nove pessoas morreram após o voo TK 1951, de Istambul, colidir nas proximidades de Schiphol na manhã de 25 de fevereiro, e investigadores holandeses disseram que uma falha no altímetro esquerdo desligou o motor do Boeing 737-800 antes de a aeronave cair. A Boeing afirmou em resposta que está "emitindo um lembrete a todos os operadores do modelo 737 para que monitorem cuidadosamente instrumentos de voo primários durante fases críticas de voo".

O escritório de advocacia holandês AKD Prinsen Van Wijmen (AKD) informou que 10 sobreviventes do acidente concordaram em pedir ao Clifford Law Offices que inicie um ação judicial nos Estados Unidos contra a Boeing. O caso pode ser apresentado em duas a seis semanas.

"A Boeing não comenta s…

SATA VOOU COM A320 QUE TEVE 'HARD LANDING'EM LISBOA

A transportadora aérea açoriana SATA efetuou alguns voos com o avião que realizou uma aterrissagem com dificuldades em Lisboa, antes de o parar para inspeção, situação que o governo regional quer ver "cabal e completamente esclarecida".

"Queremos esclarecer cabal e completamente todas as circunstâncias do que se passou", assegurou hoje Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia.

O incidente ocorreu a 4 de Agosto no Aeroporto de Ponta Delgada, no final de uma viagem com origem em Lisboa, quando o piloto do Airbus A320 'Diáspora' (foto acima), recentemente adquirido pela SATA, efetuou a aproximação à pista com excessiva velocidade, provocando uma aterrissagem com dificuldades (hard landing).

O impacto do avião no solo ultrapassou em muito os 2,5 g's permitidos pela aviação internacional em manobras de aterrissagem e teria chegado aos 4,6 g's.

O incidente provocou a queda de alguns rebites de uma das asas do aparelho e danos no trem de aterrissagem.

Ap…

AERONAVE CAI, EXPLODE E PILOTO MORRE PERTO DE CAMPO GRANDE

Um avião de pequeno porte caiu hoje (7), por volta das 17h50, próximo da pista do Aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande. A aeronave experimental passou a tarde realizando voos na região.

Segundo o advogado Alexandre Bastos, o avião perdeu o controle e caiu de bico após uma das asas quebrar no ar. Ao bater no chão, a aeronave explodiu e pegou fogo. O piloto, que não foi identificado, morreu antes de receber ajuda.

Jogadores de futebol e funcionários do aeroporto, que não conta com equipe própria de bombeiros, pegaram extintores e tentaram combater as chamas. O avião ficou totalmente destruído.

O Corpo de Bombeiros levou mais de 20 minutos para chegar ao local da tragédia. Até uma viatura do Samu (Serviço Móvel de Urgência) foi enviada ao local.

Por volta das 19h30, o Corpo de Bombeiros identificou o piloto como sendo Rômulo Silva.

Manobra arriscada teria provocado a queda do monomotor

Uma manobra arriscada teria provocado a queda do monomotor experimental de prefi…

BOEING 737 DA KD-AVIA POUSOU COM TREM DE POSUO RECOLHIDO, TRIPULAÇÃO ESTAVA DISTRAÍDA

Investigadores russos concluiram que a tripulação de um Boeing 737-300 da KD-Avia, procedeu a um pouso com o trem de pouso recolhido, por estar distraida com um problema de assimetria de flaps, que na realidade não existia.

A Aeronave preparava-se para uma aproximação noturna em Kaliningrado, com condições de tempo adversas, outubro passado, quando uma tentativa de estender os flaps de 2º para 5º resultou em uma indicação errada de anomalia, sugerindo que os flaps da asa esquerda haviam travado na posição de 2º.

O Comitê Federal de Aviação ( MAK ), orgão responsável pelas investigações de acidentes aéreos na Rússia, informou que as análises efetuadas mostraram que os flaps não apresentavam problemas e que um exame detalhado da Boeing, mostrou que os sensores dos flaps teriam disparado um falso alarme devido umidade, o que teria criado uma falsa inidicação à tripulação.

Durante a tentativa de resolver o problema inexistente, o copiloto ativou as inibições de flap e de trem. Esta ação inco…

AERONAVE CAI DURANTE TENTATIVA DE POSUO NOS EUA

Cinco pessoas morreram neste sábado devido à queda de um pequeno avião, no Nordeste do Estado americano de Oklahoma, devido a um forte nevoeiro.

O avião Piper viajava rumo à cidade de Dallas, no estado americano do Texas, quando caiu em um parque próximo a um campo de beisebol na cidade de Tulsa (Oklahoma).

Os investigadores disseram que o pequeno avião, com capacidade para seis passageiros, pode ter se chocado contra um cabo de uma torre de comunicações que não estava visível devido ao nevoeiro.

A polícia afirmou que dois homens, uma mulher e duas jovens morreram no acidente, mas ainda não se sabe a identidade das vítimas. Ninguém foi atingido em solo.

A polícia informou que o avião deixou o aeroporto Jones Riverside em Tulsa às 10h37 (12h37 em Brasília) rumo a Dallas e caiu cerca de 30 minutos depois.



Fontes: FOLHA - Efe- AP

FAA CENSURA PUBLICAMENTE A SOUTHWEST AIRLINES

A Southwest Airlines recebeu uma reprimenda da FAA, sexta-feira, dia 4 de setembro, por não haver cumprido o prazo estipulado para a subtituição das peças e componentes, não homologados, e em uso em 39 de seus Boeing 737-300s/500s. A companhia aérea deverá completar as substituições até 24 de dezembro. Apesar disso tanto a Boeing como a FAA informaram que a questão não afeta a segurança de voo, no momento.

Os 10 dias de graça, originalmente concedidos à Southwest, para que pudesse continuar a operar os aviões , expirou em 1º de setembro; contudo a companhia aérea alegou que descobriu mais aeronaves utilizando peças não homologadas, o que teria tornado impossível o cumprimento do prazo.

A empresa contrada para o serviço, no caso a LCC, já efetuou as substituições em 43 aviões. A FAA informou que permitirá que a companhia aérea opere os aviões remanescentes, desde que sejam inspecionados cada sete dias, até a realização das substituições exigidas. A Southwest espera não ser necessária a r…

BRASIL CONFIRMA ACORDO PARA COMPRA DE AVIÕES MILITARES DA FRANÇA

Brasil e França divulgaram hoje um comunicado em conjunto para confirmar um acordo de cooperação militar entre os dois países. Pelo acordo, o Brasil comprará da França 36 aviões de combate Rafale. O valor do acordo ainda não foi divulgado. "Levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE-Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate", diz o comunicado conjunto. Bruno Domingos/ReutersOs presidentes Nicolas Sarkozy e Luiz Inácio Lula da Silva assinam acordo na área militar. O texto diz ainda que o presidente francês Nicolas Sarkozy comunicou a Lula hoje de manhã a "intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390 e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa dessa aeronave". O …

ACIDENTE AÉREO FERE ESCRIVÃO DA PF E PILOTO NO AMAZONAS

Um acidente com um Cessna deixou um escrivão da Polícia Federal de Manaus e um piloto com queimaduras de segundo grau na manhã desta quinta-feira.

O acidente aconteceu no aeroporto de Borba (AM), quando o escrivão Carlos Alberto Andrade era treinado pelo piloto Eron Daves Azulay. De acordo com a PF, o avião percorreu a pista, mas permaneceu no chão ao chegar na cabeceira. Uma das asas do avião teria raspado no chão, produzindo faísca e iniciando o incêndio. O escrivão teve 65% do corpo queimado.

Azulay e Andrade receberam os primeiros-socorros em uma ambulância que estava no aeroporto. Os dois foram levados de lá por um avião de uma empresa de táxi aéreo de Manaus. O tempo de vôo entre as duas cidades é de uma hora.

O avião havia sido apreendido por Andrade em uma operação no Mato Grosso. De acordo com a Polícia Federal, devido ao tamanho do Estado e o difícil acesso a várias localidades, aviões alugados são usados em diversas operações. A intenção da Superintendência da PF em Manaus é d…