quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AEROPORTO DE BELÉM FICARÁ SEM ENERGIA NA MANHÃ DE SÁBADO

A Infraero realizará manutenção corretiva e preventiva no circuito elétrico principal de suprimento de energia do aeroporto de Belém, neste sábado (dia 10), das 7h às 9h30.

No período, o terminal de passageiros ficará sem energia elétrica. "O horário e a data escolhida para a execução dos serviços, foi acordado previamente com toda a comunidade aeroportuária, como de menor impacto operacional possível", diz a nota da Infraero
fonte/PanRotas

HELICIDADE PARTICIPA DO 8. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SEGURANÇA DE VOO


O Helicidade estará com um estande durante o 8º Seminário Internacional Sobre Segurança de Voo, que será realizado no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Casa do Ator, de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. Na edição 2012, a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero) reforça o formato das edições anteriores com foco na troca de experiência, no estudo e análise de casos como base para a atualização profissional e a prevenção de acidentes.

A programação de 2012 inclui palestras sobre o mercado de trabalho, áreas em evidência e também o futuro do segmento. Realizado a cada dois anos, o evento reúne autoridades do setor aéreo, empresas, pilotos de helicóptero, alunos, profissionais de manutenção e demais áreas relacionadas. O Helicidade está entre as empresas apoiadoras da iniciativa.

Sobre o Helicidade Heliporto
Idealizado pelo economista Fabio Tinelli, o Helicidade iniciou as operações em 2002, no bairro do Jaguaré (SP). Atualmente, configura entre um dos maiores centros de serviços especializados para helicópteros do país. Com área de 18 mil m² e um prédio de quatro andares, o Helicidade conta com um heliponto, 12 spots, 4.500 m² de hangaragem, com capacidade para cerca de 80 aeronaves, oficina para manutenção, mais áreas de manobra e abastecimento. Outro diferencial do Helicidade são as instalações para os pilotos e usuários dos serviços, como estação meteorológica on line, estacionamento para automóveis, salas de reunião, restaurante, vestiários e suítes para descanso e pernoite. Mais informações, acesse www.helicidade.com.br

fonte/WR

ITAIPU COMEÇA A DESENVOLVER AVIÃO ELÉTRICO

 O Projeto Veículo Elétrico, desenvolvido por Itaipu Binacional e parceiros, fechou acordo com a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), e pretende colocar no ar em 2013 o primeiro avião elétrico brasileiro. A empresa paulista produz um pequeno e moderno modelo esportivo, o ACS 100 Sora, que hoje voa com motor a combustão. 

O coordenador brasileiro do Projeto VE, engenheiro Celso Novais, explica que a nova linha de pesquisa vai agregar ao trabalho conhecimentos sobre o uso de materiais compostos, altamente resistentes, para a redução do peso dos protótipos. E não há setor que entenda mais sobre esse assunto que as empresas aeronáuticas. 

“O avião, em si, não é uma ferramenta estratégica para o Projeto VE. Mas representa um meio de transporte em que o peso é fator determinante. A ACS desenvolveu, por exemplo, uma asa que é tão resistente que suporta dez sacos de cimento em cada lado. Ao mesmo tempo, é tão leve que você consegue levantá-la com um dedo. É esse o know-how a que estamos interessados”, comentou. 

De acordo com Celso Novais, a redução do peso dos protótipos é o caminho mais rápido – e eficiente – para melhorar a autonomia dos veículos elétricos. A outra estratégia seria melhorar a densidade energética das baterias – o que requer mais tempo e altos investimentos.

Tecnologia  O engenheiro comentou que a ACS foi apresentada ao Projeto VE por funcionários da Embraer. O interesse dos empresários era desenvolver um motor elétrico para o pequeno Sora, e o nome de Itaipu logo surgiu como referência no setor. “A ACS é uma empresa jovem, mas com alta tecnologia, formada por profissionais competentes e com muito conhecimento na área de aeronáutica”, diz Celso Novais. 

Desde setembro, integrantes do Projeto VE já acompanham testes com o Sora e levantam informações como a potência necessária para decolar e taxiar na pista. O próximo passo, já em Itaipu, será construir em bancada toda a estrutura elétrica que será incorporada ao avião. Se tudo der certo, o primeiro avião elétrico brasileiro – e da América Latina – vai decolar da pista de Itaipu, na margem paraguaia da usina, em agosto de 2013. “O nosso avião terá as mesmas características dos mais avançados produtos que estão sendo feitos no mundo”, afirma Novais.

 

fonte/foto/

AVIÃO COM CONTRABAMDO FAZ POUSO FORÇADO NO INTERIOR DO PARANÁ

Uma aeronave de pequeno porte teve de fazer um pouso forçado na tarde desta quinta-feira (8) em Altônia, na região noroeste do Paraná. De acordo com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta), no avião estavam duas pessoas. Ninguém ficou ferido.

O avião transportava eletrônicos contrabandeados do Paraguai. Os ocupantes do avião conseguiram fugir antes da chegada dos policiais.

Na tarde desta quinta, o avião que saiu do Paraguai havia pousado na região de Barretos, em São Paulo. Pouco antes, a Polícia Rodoviária Federal recebeu a informação de que a aeronave pertencia a traficantes e montou uma operação conjunta com a Receita Federal, para esperar o pouso do avião.

Após o pouso em São Paulo, houve troca de tiros entre os policiais e os ocupantes do avião. Os suspeitos conseguiram retornar à aeronave e decolaram novamente, mas acabaram tendo que fazer o pouso forçado ao sobrevoar o noroeste do Paraná.

Agora, a polícia investiga se os contrabandistas pretendiam voar até o Mato Grosso do Sul ou retornar ao Paraguai.

fonte/G1/foto/BrandaoJunior.com.br

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