quinta-feira, 28 de abril de 2016

ACIDENTE COM EMBRAER ERJ-190 DA TAME NO AEROPORTO DE CUENCA, EQUADOR




Um Embraer ERJ-190 da TAME registro HC-COX,  realizando o voo EQ-173, de Quito para Cuenca (Equador) com 87 passageiros e 6 tripulantes, saiu da pista 23 ao pousar no aeroporto de Cuenca as 08: 00L (13: 00Z).

Após percorrer até o final da  pista a aeronave ainda percorreu 79 metros e parou na grama o que causou o colapso dos trens de pouso. A aeronave foi evacuada e não houve feridos. O ERJ-190 sofreu danos substanciais.

 O aeroporto de Cuenca possui uma pista (05/23) com 1900 metros de comprimento / 6230 pés.



Metars:
SECU 281600Z 08003KT 6000 -RA FEW005 SCT010 OVC030 13/12 Q1029
SECU 281500Z 17001KT 6000 -RA FEW005 SCT010 OVC030 13/12 Q1029
SECU 281400Z 06002KT 6000 -RA FEW005 SCT010 OVC030 13/12 Q1029
SECU 281300Z 33003KT 8000 -RA FEW010 OVC030 13/12 Q1028
SECU 281200Z 35003KT 9999 -RA FEW010 OVC030 13/12 Q1027
SECU 281100Z 35002KT 9999 -RA FEW005 OVC030 13/13 Q1026 

fonte/Avherald/fotos/RedesSociais

COM A PALAVRA AVIANCA & ANAC - TRIPULAÇÃO ABANDONA AVIÃO PARA FAZER COMPRAS EM FREE SHOP - DENÚNCIA

  ABANDONAR A CABINE DURANTE - FATO GRAVE OU NORMAL ? COM A PALAVRA AVIANCA E ANAC, MUITO ESTRANHO......


Posted Today, 02:20
Amigos forenses,

Quero compartilhar um incidente que presenciei e vivenciei, até para saber se a sequência dos procedimentos foi correta e me posicionar a respeito.

No dia 18 de março fiz o trecho ADZ-BOG no AV8561, que é o bate-volta pra Bogotá do AV8560, com a mesma tripulação e uns 40min de escala.

Estava muito bem posicionado no saguão de embarque e pude presenciar o pouso no horário da aeronave e o desembarque dos passageiros. Pouquíssimos instantes após o último passageiro ter desembarcado, começa a cena:

Como loucos desesperados correm piloto, copiloto e (parte da) tripulação da aeronave pro saguão e pra dentro do free shop; estava sentado a uns 30m do caixa, tinha visão privilegiada de toda a cena!

Todos compravam como loucos, comparando preços e enchendo as cestas! O capitão e o copiloto compraram basicamente destilados, enquanto a tripulação, perfumes e cosméticos em geral. Uma vez dentro da loja, todos estavam mais calmos, rindo e interagindo uns com os outros, e lá ficaram uns 15 minutos.

De repente chega uma comissária, que tinha ficado na aeronave, e se junta à turma das compras por pouco tempo. Todos retornam à aeronave sorridentes e o embarque começa poucos instantes a seguir.

O voo saiu com 20min de atraso e pousou em Bogotá com 5min de atraso. Tivéssemos saído no horário planejado, não teríamos de esperar a aproximação e o pouso da aeronave da LAN, o que os atrasou.

Quando questionada por escrito a respeito, a Avianca se limitou a dizer que não havia registro de nada "anormal" (sic) no livro de voo e que não encontrou "inconsistências" (sic) nos procedimentos em terra da tripulação.

Sendo assim, aqui vão minhas perguntas de leigo - passageiro muito frequente, porém leigo "da coxia pra dentro":

* não há uma série de procedimentos de segurança a serem feitos pela tripulação entre uma decolagem e outra?

* não há uma série de checagens que o piloto e copiloto devem fazer antes de se iniciar um novo voo? eu me lembro vagamente de ter lido algo sobre as várias atribuições do pessoal de cockpit na revista da TAM faz algum tempo...

* quais os riscos para nós, passageiros, no caso de uma eventualidade? algo poderia ter acontecido em decorrência específica do que chamo aqui de incidente? se sim, por exemplo o quê?

* tal procedimento é normal, correto ou aceitável? a empresa pode corroborar com ele? qual a responsabilidade da Avianca no caso? eu não deixaria meu trabalho no meio pra ir comprar cachaça e rímel, por exemplo!!!

* em a situação estando correta, haveria algo para se colocar no registro de voo? ou, já que ela foi inadequada, seria óbvio não fazer o registro e assim não ter provas contra si, correto?

* o sistema de segurança do aeroporto certamente pegou todas as imagens; enquanto estavam na loja, e fui buscar onde estavam as câmeras e pelo menos três pegariam toda a sequência que descrevi. A Avianca teria acesso a essas imagens e está apenas defendendo seus funcionários? defendendo ou acobertando?

Penso que a minha segurança e a de todos os outros passageiros correu algum risco, ou estou errado e é um procedimento normal e aceitável? Se não o é, como devo proceder com/contra a empresa? Nada aconteceu, mas poderia ter acontecido, correto?

Gostaria muito a opinião detalhada de vocês, não tenho como ter certo conhecimento específico de procedimentos apenas como passageiro-frequente! Muito obrigado!
fonte/Forum/ContatoRadar

BRIGA DE TORCEDORES EM AERONAVE DA RYANAIR OBRIGA POUSO DE EMERGÊNCIA

Um voo entre Liverpool e Alicante fez, esta quinta-feira, uma aterragem de emergência na cidade francesa de Limoges, depois de dois adeptos da equipa do Liverpool, que estavam embriagados, terem começado a lutar a bordo.
 
O capitão do voo, da companhia aérea Ryanair, decidiu aterrar em Limoges, por considerar que o desentendimento estava a incomodar e a colocar em perigo os outros passageiros.

Os dois homens, que se deslocavam para Espanha para assistir ao encontro entre o Villarreal e o Liverpool, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, ficaram detidos numa esquadra local.

Entretanto, o Boeing 737, que transportava cerca de 180 passageiros, já seguiu viagem para Espanha.

fonte/JN.pt

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