Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2009

DEFEITO EM ALTÍMETRO INFLUI EM ACIDENTE AÉREO NA HOLANDA

Caixa-preta aponta que medição de altitude inadequada provocou queda repentina de velocidade no pouso. Investigadores holandeses revelaram nesta quarta-feira, 4, que um altímetro defeituoso teve papel importante na queda de um avião da Turkish Airlines que provocou a morte de nove pessoas na semana passada em Amsterdã. A agência de segurança em transportes da Holanda informou que o avião estava em procedimento de aterrissagem conduzido por piloto automático e que o problema com o altímetro, um artefato responsável pela medição da altitude, provocou perda repentina de velocidade antes do pouso.O Boeing 737-800 viajava com 135 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, quando caiu, no último dia 25, em um campo a cerca de um quilômetro da cabeceira da pista do aeroporto de Schiphol, Amsterdã, momentos antes da aterrissagem. O investigador chefe Pieter van Vollenhoven revelou que o altímetro do avião acidentado já havia apresentado problemas duas vezes antes. A Boeing foi instruíd…

ANAC LIBERA VOOS NO SANTOS DUMONT

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em reunião de quatro horas, decidiu revogar a portaria nº 187 que limitava os voos entre capitais a partir do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, permitindo apenas operações de ponte área, com origem e destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da agência e a publicação da revogação da regra, que valia desde março de 2005, deve sair até o fim desta semana.Segundo a assessoria de imprensa da Anac, com a revogação da portaria, será feita uma reunião com as companhias aéreas interessadas em operar no Santos Dumont. Este é o caso da novata Azul, que obteve nesta segunda-feira uma decisão liminar favorável em segunda instância para voar no Santos Dumont. A empresa aérea brigava na Justiça para voar entre Viracopos, em Campinas (SP), e o Santos Dumont. Além da Azul, outras empresas menores estão interessadas, como Webjet e OceanAir, que apoiaram a abertura do terminal.O governador do Rio, …

POLICIAIS COLOMBIANOS MORREM EM ACIDENTE DE HELICÓPTERO

Quatro membros da polícia antidrogas da Colômbia foram encontrados mortos nesta terça-feira dentro de um helicóptero, que caiu em uma zona na fronteira com o Equador e o Peru, informou o general Alvaro Caro, diretor da polícia."Infelizmente, o helicóptero que havia desaparecido de manhã (nesta terça-feira) foi encontrado caído a aproximadamente 10 quilômetros do município de Villa Garzón, no departamento de Putumayo (sul). Todos os ocupantes foram encontrados mortos", disse Caro à imprensa.Morreram no acidente o piloto, o co-piloto e dois policiais, cujas identidades não foram reveladas.O general indicou ainda que as causas do acidente estão sendo investigadas.O helicóptero, um modelo Huey II, era utilizado em missões de transporte de erradicadores de cultivos ilícitos, segundo um comunicado divulgado pela Força Aérea.O último contato feito pelo helicóptero foi à 01H25 local desta terça (06H25 GMT), e foi considerado desaparecido a partir do meio-dia, de acordo com o comunic…

EMIRADOS ENCOMENDAM 16 AVIÕES MILITARES AOS EUA POR US$ 2,9 BILHÕES

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta terça-feira uma encomenda de 16 aviões de transporte militar às construtoras americanas Boeing e Lockheed Martin por um valor total de 2,9 bilhões de dólares.A Boeing fornecerá à força aérea do país quatro C-17, um avião de transporte gigante, como parte de um contrato de 4,8 bilhões de dirhams (1,3 bilhão de dólares), anunciou o general Obeid al-Ketbi, porta-voz do salão de armamento IDEX 2009 que acontece em Abu Dhabi.Já a Lockheed Martin venderá 12 aviões de transporte C-130J por 5,9 bilhões de dirhams (1,6 bilhão de dólares).
fonte: AFP

EMBARER ANALISA PARTICIPAR DA RENOVAÇÃO DA FROTA DA AEROLINEAS ARGENTINAS

A Embraer analisa participar da renovação da frota da Aerolineas Argentinas como medida para driblar a crise financeira que também afeta o setor de fabricação de aviões.Em entrevista ao jornal argentino "Clarín", o novo vice-presidente da empresa para a América Latina, Luis Hamilton Lima, considerou que a região, e particularmente a Argentina, pode ser um dos maiores mercados para os aviões comerciais e até militares da empresa."O mundo está em um momento de inflexão e as empresas aéreas não estão fora disso. É óbvio que os diretores revisam a demanda em função das previsões de transporte de passageiros. Os anos de 2009 e 2010 serão de transição na economia mundial", disse.Porém, Lima vê na crise uma "grande oportunidade" para a Embraer. Segundo ele, a firma conta com o produto ideal para um mercado em retração, já que pode "substituir aeronaves de maior porte e adequar a oferta de assentos à demanda."Em países como Argentina, Brasil e México, c…

DASSAULT SONDA PARCEIROS BRASILEIROS

Independentemente de vir a ganhar o processo de escolha da FAB para a compra dos novos aviões caça, o consórcio francês que integra as empresas Dassault, Thales e Snecma prepara-se para ter no Brasil uma base de abastecimento. O grupo está no país em busca de fornecedores. E ontem apresentou o projeto Rafale, a aeronave de combate que está sendo oferecida ao Brasil. Hoje os franceses se reunirão reservadamente com empresas brasileiras interessadas em formar parcerias. As alianças servirão tanto para eventual fornecimento em linha de produção no Brasil como para exportação de componentes para a Europa.A MBDA, fabricante europeia de mísseis, já fechou acordo com duas brasileiras, a Avibras e a Mectron, ambas no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, onde está instalada a Embraer. Essas três empresas já estão desenvolvendo um novo míssil que será feito no Brasil, segundo o diretor de vendas da MBDA, Patrick de La Ravelière.O grupo liderado pela Dassault no consórcio que disputa o novo c…