domingo, 3 de outubro de 2010

HELIPORTO PARA RESGATE DE MINEIROS ESTÁ PRONTO

Jornalistas tiram fotos da mina de San José de um dos dois heliportos improvisados para evacuar os mineiros presos no Chile. Foto: AP Jornalistas tiram fotos da mina de San José de um dos dois heliportos improvisados para evacuar os mineiros presos no Chile
Foto: AP

As autoridades apresentaram neste domingo heliportos de onde os 33 mineiros presos desde agosto a 700m de profundidade serão levados a um hospital próximo no dia em que forem resgatados.

adas por máquinas, cobertas por água e sal e um círculo marcado em cal, aterrisou em visita à mina o presidente Sebastián Piñera, disse aos jornalistas José Hernández, encarregado das pistas e de parte da equipe da estatal Corporación del Cobre (Codelco). 

A segunda pista, que fica ao lado do primeira, ficará pronta nesta semana, disse Hernandez. Ambas medem cerca de 50m x 50 m . 

As pistas rudimentares estão localizadas em uma colina a cerca de 950 m de distância de onde trabalham as 3 perfuradoras que estão realizando as escavações para chegar ao abrigo onde os 33 homens ficaram presos em 05 de agosto, após um colapso na mina de ouro e cobre, no norte do Chile. 

Uma vez que os mineiros sejam resgatados eles serão transferidos de ambulância para um módulo de cuidados primários e, em seguida, a um hospital de campanha na área da mina. Quando estiverem estabilizados ou os médicos determinarem que estão em condições eles poderão ver um ou dois parentes em outros módulos, que começaram a chegar na mina no último sábado, como explicado pelo ministro das Minas, Laurence Golborne. 

Quando os trabalhadores estiverem fora do túnel, operação que Golborne calcula ser realizada na segunda metade de outubro, serão levados a partir dos heliportos em quatro helicópteros Bell 412, que podem transportar normalmente de três a seis passageiros e três tripulantes, disse aos repórteres o capitão da Força Aérea Patricio Durney.

A viagem da mina até a cidade de Copiapó, capital da região de Atacama, leva cerca de 12 minutos de vôo e somente no dia da evacuação final dos mineiros se saberá quantos dos mineiros poderão viajar em cada aeronave, porque vai depender de sua condição física, disse o capitão. 

Os mineiros podem ficar cerca de dois dias no hospital de Copiapó, que fica cerca de 800 km ao norte do Chile, disse o ministro da Saúde, Jaime Mañalich. 

fonte/TerraChile
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - CONTRATANDO UM JARDINEIRO AÉREO

HELICÓPTERO POTIGUAR 1 ESTÁ DE PRONTIDÃO NO DIA DAS ELEIÇÕES

O helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), está disponível desde a sexta-feira (1º) para as autoridades policiais que vão trabalhar nas eleições deste domingo (3). Segundo o tenente Djalma Romualdo Galvão, diretor do Ceiopaer, a aeronave está pronta para “atender demandas em todo o Estado referente ao pleito eleitoral”.
“Teremos 12 homens à disposição por dia, prontos para realizar alguma intervenção nos diversos municipios do Estado, incluindo um equipe na aeronave, uma equipe de apoio solo e ainda uma equipe de reserva para apoio operacional”, falou o tenente Romualdo.

“A Aeronave deverá fazer ponto base no quartel do Comando Geral no dia da eleição e ficará pronta para ser acionada a qualquer momento. Nosso intuito é contribuir para a manutenção da ordem pública em um dia tão importante para a democracia do Brasil”, completou.
fonte/TribunaDoNorte
Enhanced by Zemanta

AVIÃO CAI NO PERU E MATA 4 TURISTAS BRITÂNICOS E 2 PERUANOS

Quatro turistas britânicos e dois tripulantes peruanos morreram neste sábado na queda de um monomotor com seis ocupantes no sul do Peru, perto das famosas linhas de Nazca, informou a polícia. "Todos os ocupantes estão mortos. O avião caiu depois de decolar do aeródromo María Reiche", disse um oficial da polícia de Nazca (460 km ao sul de Lima). 
O acidente ocorreu às 16h15 locais (19h15 de Brasília). O avião caiu a três quilômetros do aeródromo, sobre um campo de cultivo onde aparentemente tentou uma aterrissagem de emergência. As idades dos mortos variam de 30 a 40 anos, segundo a polícia, que não divulgou suas identidades, apesar de supor que entre os turistas ingleses havia uma mulher.
O local do acidente foi isolado para facilitar o trabalho de resgate dos cadáveres por parte dos bombeiros. O avião ficou destroçado como consequência do impacto da queda. Os turistas mortos realizavam um sobrevoo turístico sobre as linhas de Nazca, figuras gigantes desenhadas há 2.500 anos pela cultura pré-inca Paracas sobre a região desértica, e que representam animais estilizados, como macacos, aves e répteis que só podem ser vistos de cima.
O acidente deste sábado é o primeiro desde um acidente semelhante, ocorrido em abril de 2008, no qual morreram cinco turistas franceses na queda de um avião no qual apreciavam as famosas figuras. Os acidentes e aterrissagens de emergência nas rodovias próximas a Nazca - por não cumprimento das normas mínimas de segurança aérea - são comuns, apesar do zelo das autoridades com as companhias que promovem esse passeio.
Em 2008, ocorreram ao menos quatro acidentes nessa região. Em Nazca, operam 40 aeronaves, com um movimento de passageiros superado apenas pelo aeroporto internacional de Lima, mas em uma área de operações tão pequena que os voos precisam ser coordenados para não se cruzarem.
fonte/AFP/Terra/foto/AgInternacionais
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - BONANZA IFR

Bonanza IFR from Chris Palmer on Vimeo.

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...