terça-feira, 10 de agosto de 2010

PILOTO FERIDO EM QUEDA DE MONOMOTOR EM PORTUGAL JÁ TEVE ALTA

Uma aeronave de publicidade caiu hoje em Portimão deixando uma pessoa levemente ferida, de acordo com informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Fonte do gabinete do presidente da Câmara de Portimão disse à agência Lusa que a aeronave embateu na vedação do aeródromo municipal de Penina quando se preparava para aterrissar. 
"Às 13h21, uma aeronave, ao fazer-se à pista para aterrar, comunicou ao agente de informação de tráfego do aeródromo que estava com uma falha no motor. Cerca de um minuto após esta comunicação, o mesmo agente de informação de tráfego confrontou-se com o avião a bater na vedação do aeródromo e a cair nos terrenos de apoio à pista", disse a mesma fonte. 
Susto de uma vida. Ao Expresso, fonte da empresa Skyzone, proprietária do avião, afirmou que o piloto, com cerca de 25 anos de idade, já está em casa após ter sido observado no Hospital de Portimão. "Apanhou o maior susto da vida dele e para já não quer falar sobre isso", adiantou a mesma fonte. 
A circulação aeronáutica já foi reposta no Aeródrmo Municipal de Portimão, após ter sido removido todo o combustível presente na aeronave acidentada. O caso está agora sob a alçada do Instituto Nacional de Aviação Civil, que irá tentar apurar as causas do acidente. A aeronave acidentada, um Rally Socata, tem como destino certo... a sucata, já que ficou irreparável segundo informação adiantada pela mesma fonte da Skyzone.

fonte/foto/ExpressoPt/AviaçãoPt
Enhanced by Zemanta

FAB CRIA NORMAS PARA PILOTOS EM CASO DE CONTATO COM OVNIS

coat of arms of Brazilian Air Force.Image via Wikipedia

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu regulamentar a forma como seus integrantes devem proceder caso avistem ou saibam da aparição de objetos voadores não identificados (ovnis), informou nesta terça o Diário Oficial.


De acordo com as normas, diante da aparição ou da notícia de que alguém tenha visto um ovni, os oficiais devem registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica, que, por sua vez, deverá elaborar um documento que será enviado ao Arquivo Nacional.

Não existem registros oficiais sobre a aparição de naves de outros planetas no Brasil, mas durante a ditadura militar os serviços de inteligência do Estado investigaram a suposta presença de ovnis no céu da cidade de Colares, no Pará.

Conhecida como "Operação Prato", a investigação aconteceu entre 1977 e 1978, mas a ocorrência de estranhos fenômenos na cidade nunca foi comprovada.


fonte/Terra

Enhanced by Zemanta

SEM ACORDO COM A GOL, FUNCIONÁRIOS VOTARÃO SOBRE A GREVE NA SEXTA-FEIRA, DIA 13

200Image via Wikipedia

Em audiência de conciliação, empresa nega acusações de sindicatos



SÃO PAULO. Acabou sem acordo a audiência de conciliação convocada ontem pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo. O clima ficou quente durante a reunião, com a Gol negando todas as acusações feitas pelos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas. Fica mantida, assim, assembleia para a próxima sexta-feira (dia 13), quando os trabalhadores das duas categorias votarão a proposta de greve paralisando as atividades na empresa aérea por tempo indeterminado. Os funcionários da Gol reclamam do excesso de jornada, assédio moral, disparidade salarial e falta de plano de saúde.

— O indicativo de greve para o dia 13 não está contido — disse Carlos Camacho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, referindo-se ao objetivo do encontro de conter o movimento de paralisação na empresa aérea.

Sem acordo, a procuradora regional do Trabalho, Laura Martins de Andrade, que conduziu a reunião, marcou novo encontro para o próximo dia 20, quando serão anexados documentos das partes e ouvidos depoimentos de funcionários. Esses depoimentos, observou a procuradora, serão tomados sob sigilo para evitar que o funcionário seja punido pela empresa.


— Chamei eles (sindicatos e empresa) porque houve notícias de greve. Não posso deixar que a greve aconteça antes de tentar uma conciliação — disse a procuradora.


Ela lembra, porém, que o não comprometimento da Gol em cumprir a convenção coletiva e a regulamentação da categoria, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, abre a possibilidade de greve a partir da próxima sexta-feira.


Apesar do grande número de denúncias feitas pelos próprios pilotos da Gol no site do Sindicato dos Aeronautas, o presidente da entidade, Gelson Fochesato, disse que não pretende pôr em votação na assembleia do próximo dia 13 indicativo de greve da categoria. Segundo ele, que é piloto da Gol, a empresa se comprometeu a rever os procedimentos em relação à escala dos tripulantes dos voos (comissários, pilotos e co-pilotos). Nervoso, ele admitiu que não são só os pilotos da Gol que estão cansados, mas também os de outras companhias aéreas.

Sindicato dos aeroviários deve votar por paralisação

Já a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, deixou a sala de reuniões do Ministério Público do Trabalho decepcionada com o resultado. Com cópias das denúncias enviadas aos órgão reguladores do setor, a sindicalista disse que há mais de três anos têm denunciado ao Ministério Público e à Agências Nacional de Aviação Civil (Anac) as empresas aéreas Gol, TAM e Ocean Air (hoje Avianca) por descumprimento da legislação trabalhista e da aviação comercial.


Selma classificou a postura dos representantes da Gol na reunião (de negar as irregularidades) de “truculenta”. Os aeroviários, segundo ela, vão votar, na próxima sexta-feira, indicativo de greve na empresa. Para ela, o encontro marcado para amanhã com a direção da Gol não deverá trazer o resultado esperado pelos trabalhadores, uma vez que tem sido prática da empresa ignorar as reivindicações dos funcionários:


— Já tivemos várias reuniões desde 2007 sem nenhum resultado prático — disse Selma. 
 
fonte/OGlobo 
Enhanced by Zemanta

O HELICÓPTERO PORTÁTIL SOVIÉTICO DO TAMANHO DE UM TORPEDO



Em 1971 os Soviéticos encomendaram ao Kamov Design Bureau um helicóptero desmontável para um passageiro que coubesse em um tubo de torpedo de 500mm e pudesse ser montado em 15 minutos. O resultado foi o KA-56, e ele quase funcionou.

Podemos até imaginar o desenrolar da ação; um espião infiltrado no território inimigo fica preso em uma área de risco, ele precisa ser tirado de lá mas não há recursos na área, então ele solicita um KA-56. O submarino em águas internacionais recebe o chamado e dispara um míssil, mas não com armamento e sim contendo um helicóptero dobrado. Abre um para-quedas sobre o local onde está o espião e suavemente toca o solo. Quinze minutos depois, ele termina de montar e realiza sua ousada fuga.



Soa como uma cena de James Bond, mas ele foi realmente um projeto encarregado ao designer Sergei Fomin, da Kamov em 1971. O programa foi uma experiência para saber quão pequeno poderia ser um helicóptero e qual seria a melhor forma de transportá-lo. Fomin e sua equipe construíram vários modelos em escala real para descobrir a mecânica necessária para construir tal máquina e acabaram com o KA-56 "Wasp".



O Wasp foi projetado com o corpo dobrável em um lado do seu estojo de 500 mm e a hélice dupla no outro lado. A montagem não leva 15 minutos, e pode ser feita em dez montando o mastro do eixo, as rodas, dobrando a cauda e parafusando as pás da hélice no eixo. O projeto esteve muito perto do funcionamento, mas o problema era o propulsor. Ele precisava de um motor rotativo de 40 cv refrigerado a ar e, apesar dos esforços dos engenheiros, não foi possível conseguir algo assim que coubesse no Wasp.

Uma pena, este teria sido um dos aparelhos militares que acabam migrando para o uso civil. Poderíamos todos estar usando helicópteros pessoais e guardando-os dobrados na varanda durante a noite.
fonte/foto/Xcitefun/Gizmodo/Newlauches

[via Xcitefun, Gizmodo, Newlaunches]
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - O MELHOR DE OSHKOSH 2010 - MARAVILHA

AVIÃO COM EX-SENADOR DOS ESTADOS UNIDOS -A BORDO CAI NO ALASC

Um avião caiu no Alasca, nos EUA, na noite de segunda-feira (9), informaram autoridades locais. Entre as pessoas à bordo estava o ex-senador republicano Ted Stevens. Não há informações se ele sobreviveu. Acredita-se que no mínimo oito pessoas estavam à bordo do avião. A Guarda Nacional do Alasca foi chamada à região do acidente, no sudoeste do Alasca, após um avião de passagem ter avistado destroços, disse o porta-voz da Guarda Nacional do Alasca, Guy Hayes.

O acidente aconteceu na noite de segunda-feira, a uns 500 km a sudoeste de Anchorage, a maior cidade do Estado, e foi atribuído ao mau tempo.

Cerca de cinco civis estavam no local na manhã desta terça-feira ajudando as vítimas do acidente, segundo Hayes. O tempo ruim dificulta o trabalho de resgate.

O ex-senador Ted Stevens perdeu a candidatura a reeleição em 2008 após ser condenado por corrupção, mas o caso foi arquivado devido à conduta indevida da promotoria.

O avião é um DeHavilland DHC-3 Otter de 1957 registrado em nome da companhia GCI.

fonte/AP/UOL
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...