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Mostrando postagens de outubro 29, 2011

EMPRESAS AÉREAS DESISTEM DE GUERRA DE PREÇOS E REAJUSTAM TARIFAS

RIO - As companhias aéreas, que iniciaram em setembro um processo de recuperação de margem de lucro detectado pelo acompanhamento de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretendem manter pelo menos até o fim do ano um gradual aumento de tarifas. Com isso, invertem o cenário de guerra tarifária que marcou 2010 e o primeiro semestre deste ano. TAM e Gol confirmam que os reajustes atendem à necessidade de repassar aumentos de custos, como o de combustíveis. O querosene de aviação (QAV), que responde por um terço do total de custos das companhias, acumula alta de 26,23% de 1.º de janeiro a 1.º de outubro, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). A alta do dólar, que afeta não só o preço dos combustíveis, mas ainda os custos com manutenção de aeronaves, também prejudica os resultados. Nesse cenário, a saída das empresas foi repassar para as passagens as perdas acumuladas, em uma tentativa de melhorar o desempenho no balan

CONTROLADORES AÉREOS JUNTAM-SE À GREVE GERAL DE 24 DE NOVEMBRO EM PORTUGAL

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Controladores aéreos, tripulantes, técnicos de ‘handling' e de manutenção aeronáutica vão juntar-se à greve geral de 24 de Novembro, prometendo paralisar o espaço aéreo e os aeroportos portugueses. De fora ficam os pilotos que já disseram que vão avaliar a possibilidade de avançar com um pré-aviso de greve antes do final de Outubro. Os sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV, da Groundforce, Portway e dos tripulantes da TAP e da PGA vão avançar com pré-avisos de greve individuais para o dia da greve geral convocada pelas duas centrais sindicais. Às questões do Orçamento de Estado e dos cortes de subsídios de férias e de Natal que irão abranger de igual modo as empresas do sector aeronáutico, acresce, no caso da NAV, o facto da empresa estar há mais de dez meses sem conselho de administração. Além disso, o corte de custos levará a uma quebra de receitas da empresa, explica a comissão de trabalhadores em comunicado. "Qualquer redução de custos terá qu

LUFTHANSA VAI APOSTAR EM LOW COST PARA MELHORAR A RENTABILIDADE NO TRÁFEGO EUROPEU

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Senão podes vencê-los...é a lógica que o grupo Lufthansa vai adoptar para melhorar a posição competitiva no tráfego europeu, segundo anunciou hoje o seu CEO, Christoph Franz. “Temos que melhorar a rentabilidade nas rotas de curta distância”, começou por afirmar o executivo, reforçando que o grupo precisa de ter uma melhor posição de custos no tráfego europeu para poder competir com as low cost. Christoph Franz anunciou de seguida que a receita adoptada pelo grupo é expandir as suas “plataformas low cost”, ou seja, a Germanwings, no que caracterizou como “tráfego descentralizado”. Anteriormente, ao analisar os desafios que o grupo enfrenta, Christoph Franz tinha afirmado que as rotas descentralizadas de curta distância continuam a não ser rentáveis e estão sob a ameaça pelo modelo das companhias low cost. Outra ameaça identificada por Christoph Franz vem da parte das companhias do Golfo, que, disse estão a pôr “sob pressão” os negócios de passageiros e carga em mercados

QATAR PREPARA-SE PARA COMPRAR A SPANAIR

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Image via Wikipedia De acordo com o jornal Expansion, a Qatar Airways está a negociar um pré-acordo para comprar uma participação de 49% na companhia de aviação espanhola. O jornal diário, que cita fontes próximas do processo, revela que o acordo terá uma base financeira ou poderá funcionar através da troca de equipamentos, como aviões. E antecipa que poderá haver um desfecho ainda este ano. O valor da operação não é conhecido, embora, no passado, se tenha estimado as necessidades financeiras da Spanair em 150 milhões, aquando de idênticas investidas por parte do gigante alemão Lufthansa e da Turkish Airlines. Este negócio implicaria, de acordo com o Expansion, uma alteração na marca da Spanair, que mudaria o nome para Barcelona Airlines, passando a operar voos intercontinentais a partir de 2012 – um ano depois do que está previsto no seu plano de negócios. A companhia de aviação espanhola, que registou prejuízos de 115,7 milhões de euros em 2010, mantém-se, ainda

EMPRESAS AÉREAS NÃO TÊM BALCÃO DE RECLAMAÇÃO NO AEROPORTO DE BRASÍLIA

Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que entrou em vigor neste sábado (29) obriga as companhias aéreas a terem um balcão exclusivo nos aeroportos para receber reclamações de passageiros. Mas, nesta manhã, pelo menos três companhias ainda não haviam regularizado o atendimento no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Uma companhia colocou um aviso no guichê de vendas de passagem informando que estava recebendo as reclamações naquele local. Outra companhia também não providenciou o balcão, que de acordo com a Anac, deve ser independente de outros serviços, como o check-in. Uma terceira companhia providenciou um local exclusivo, mas não colocou nenhum aviso ou sinalização que indicasse que estava recebendo queixas de passageiros. Antes de reclamar à Anac, o passageiro deve registrar a reclamação na empresa aérea. À empresa cabe resolver o problema do cliente em até cinco dias. Aquelas que não se adaptarem serão multadas a partir de dezembr o.

AIR FRANCE CANCELA 20% DOS VOOS POR CAUSA DE GREVE

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A Air France cancelou cerca de um em cada cinco voos e advertiu sobre uma interrupção maior com o início no sábado (29) de uma greve de cinco dias de tripulantes por questões trabalhistas em pleno feriado. Em um comunicado publicado em seu site, a companhia aérea disse que cancelou dez voos de longa distância para destinos como Nova York, Tóquio, Montreal, Abu Dhabi e cidades na África Ocidental. Uma porta-voz da empresa disse que garantia, conforme planejado, 80% dos cerca de mil voos diários, de longa e curta duração, nos dois principais aeroportos de Paris, o Orly e o Charles de Gaulle. 'Não descartamos outros cancelamentos e atrasos de última hora', dizia o site www.airfrance.fr. Vários sindicatos estão pedindo que os tripulantes fiquem em greve até quarta-feira, o que pode criar graves interrupções durante um período movimentado de viagens. Uma das queixas é o plano de reduzir o número de tripulantes em viagens de longa distância. Na terça-feira, dia

QANTAS SUSPENDE VOOS E ATRAPALHA PASSAGEIROS E LÍDERES MUNDIAIS

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A companhia aérea australiana Qantas deixou milhares de passageiros e cerca de 20 líderes mundiais em apuros no sábado, depois que manteve toda a sua frota em terra por causa de uma amarga disputa com sindicatos.  Viajantes na Austrália e passageiros em escalas regionais como Cingapura e Hong Kong estavam enfurecidos porque seus planos de viagem foram arruinados e eles ficaram sem bagagem e penando para conseguir reservas em outros voos.  "Tenho orgulho de ser australiano, mas isso deixa um gosto realmente ruim na boca", disse Zoe Johnson, australiano que vive na Suíça, no aeroporto de Perth.  A decisão da Qantas foi tomada em um momento inoportuno - Perth, no oeste da Austrália, está sediando um encontro de chefes de governo da Comunidade Britânica e 17 líderes podem ficar presos na remota cidade.  Este fim de semana também é um dos mais movimentados na Austrália, com dezenas de milhares de pessoas viajando para assistir à Copa Melbourne de corrida de caval