domingo, 4 de julho de 2010

VÍDEO - POUSO EMBRAER PHENOM 300 EM JACAREPAGUA, RIO DE JANEIRO

TERMINAL DO AEROPORTO DE NOVA YORK É EVACUADO APÓS ALERTA DE BOMBA

JFK Airport - USGS 8 April 1994

Funcionários do aeroporto John F. Kennedy de Nova York evacuaram um dos terminais neste domingo devido a um alerta de bomba, em um fim de semana de tráfego aéreo intenso por conta do feriado do Dia da Independência, informou a emissora ABC.

A rede de televisão indicou que as autoridades evacuaram o Terminal 1, enquanto especialistas em materiais perigosos e outras equipes de emergência chegavam ao local.

fonte/AFP/Terra
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MONOMOTOR FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM CENTRAL PARC DEL VALLES, ESPANHA



Um monomotor que estava realizando  um voo de reconhecimento fez um pouso de emergência na Central Parc del Vallès, uma grande área perto do aeroporto de Sabadell (Vallès Occidental).

O piloto e  co-piloto do avião efetuavam um vôo de teste, quando o motor começou a falhar. A tripulação tentou retornar ao aeroporto, mas  não conseguiram chegar até a pista, optaram por aterrizar na Central Parc del Vallès.

Habilidade do piloto
Os prefeitos de Sabadell, Barberà del Vallès Badia, destacou a habilidade do piloto, que foi capaz de direcionar o avião para uma área aberta. A aterragem de emergência causou extensos danos a aeronave.

Os dois tripulantes não se machucaram no acidente e foram capazes de deixaram o avião caminahando. Como medida de precaução, foram levados para o hospital Tauli Parc de Sabadell.

fontte/foto/TodaLaAviacion
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EVO MORALES RECEBE NOVO AVIÃO PRESIDENCIAL



O presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu ontem à noite o novo avião presidencial, jato  excecutivo,francês Dassault Falcon 900EX, que foi adquirido a um custo de US$ 38,7 milhões dólares, o equivalente a 30 milhões de euros. A aeronave foi entregue a uma delegação do governo na quarta-feira, 30 de junho, e chegou sexta-feira na base da Força Aérea Boliviana (FAB) às 19h30.

O presidente Morales recebeu o comandante do avião presidencial um conjunto de chaves de "ouro ", presentes, o alto comando militar, corpo diplomático e das lideranças indígenas.

"Sinto-me nesta noite (sexta-feira) que estamos começando a renovar a nossos equipamentos de trabalho, para o melhor servir ao povo boliviano", disse o Chefe de Estado, que acolheu a decisão do gabinete e recomendação das Forças Armadas para a aquisição de  novas aeronaves.

Seus ministros também sugeriu comprar um avião "hospital". O ministro Oscar Coca, disse que a aeronave possui três turbinas que permite prosseguir o voo para o destino, mesmo com a eventual falha de um motor. 

Viajando a 87% da velocidade do som (1.100 km / h do nível do mar /), permite chegar a destinos internacionais, com custos operacionais mais baixos e menos custos para fazer a manutenção.

Possui radar e uma comunicação por satélite, além de Internet e outros. Morales viajará hoje ao Chapare no novo avião.

fonte/foto/LaRazon
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INVESTIGAÇÃO DE QUASE-COLISÕES COM AERONAVES DA POLÍCIA DE CALGARY, CANADÁ

Helicóptero da polícia de Calgary teriam voado muito perto de outras aeronaves em pelo menos 11 ocasiões nos últimos quatro anos, segundo informações da CBC News. Relatórios arquivados pela Transport Canada de 2006, dizem que helicópteros policiais já voaram a menos de um milha náutica de outros aviões quase uma dúzia de vezes.

Em dezembro de 2009, um vôo da WestJet vindo de Toronto estava a 400 metros acima do solo em sua descida final para o Aeroporto Internacional de Calgary quando soou o alarme de colisão no cockpit, ordenando que o avião subisse, de acordo com um relatório da Transport Canada.

Significa que avião WestJet foi forçado a tomar medidas corretivas, pois um helicóptero da polícia de Calgary com suas luzes apagadas e com o estatuto de “prioridade” voava a cerca de 0,7 milhas náuticas do Boeing 737. Ainda relata que o helicóptero da polícia estaria fora de sua rota aprovada pelo controle de tráfego aéreo.

Os passageiros não perceberam nada fora do comum, disse Richard Bartrem, um porta-voz da WestJet. “Ela teria se sentido como em qualquer outra aproximação, onde poderia ter sido necessário a acelerar um pouco, devido ao vento, ou mover-se ligeiramente da esquerda para a direita. Mas, afinal, ele demonstra-nos que o sistema [TCAS] funcionou e fomos capazes de tomar a ação correta”, disse à CBC News.

No mês passado, um dos dois helicópteros da polícia de Calgary aproximou-se à 60 metros na vertical e 1,8 km lateral de um Beech King Air 200 de propriedade da North Cariboo Air, provocando uma investigação pelo realizada pela Transportation Safety Board (TSB), a agência independente responsável pela segurança aérea no Canadá.

“O risco seria de uma colisão entre um helicóptero e uma outra aeronave e, claro, o desastre que se resultaria disso”, disse Jon Lee, um gerente da agência. “O risco secundário do que seria uma quase colisão é quando uma aeronave tem de realizar manobras evasivas e assim possa ferir os ocupantes de um dos aviões”.

Keith Johnson, gerente de programa de segurança da polícia de Calgary, disse que os helicópteros da polícia seguem as regras de voo e que com isso nunca devem ter chegado tão perto de outra aeronave.

“Sessenta metros é muito perto”, disse ele. “Você provavelmente classificaria isso como o que chamaríamos de uma quase colisão no ar, em outras palavras, você não tem uma colisão, mas certamente está muito perto e os fatores de risco são bastante elevados.”

A polícia Calgary salientou que a segurança é prioridade na operação com seus helicópteros, e os seus pilotos cumprem todas as solicitações de controle de tráfego aéreo. “A impressão pode ser que nós temos um monte de pilotos arrogantes que estão voando por cima da cidade e fazendo o que querem, por eles serem da polícia”, disse o porta-voz Kevin Brookwell. “Mas, na realidade, estamos, como todos, muito regulamentados.

“Nós não fazemos nada sem o conhecimento do tráfego aéreo e aprovação prévia.” No entanto, em agosto de 2008, a agência responsável pelo controle de tráfego aéreo relatou que um helicóptero da polícia decolou sem autorização.

Controle de tráfego aéreo
O controle de tráfego aéreo pode dar prioridade a aeronaves da polícia e orientar outros aviões para retardar sua aproximação ou decolagem, relatou um porta-voz dos Transportes do Canadá por escrito. Ela enfatizou que os pilotos devem cumprir todas as instruções de controle de tráfego aéreo.

Uma isenção especial permite que os pilotos da RCMP voem com as luzes apagadas em circunstâncias como as de vigilância ou perseguição, acrescentou. O Transportation Safety Board querem se reunir em breve com a polícia, funcionários federais e da Calgary Airport Authority para estudar sobre como fazer para não ocorrer mais incidentes.

Diane Colley-Urquhart, que também é membro da comissão de polícia da cidade, disse que o público deve ser informado quando qualquer incidente precisar ser investigado. “Se houver incidentes desta natureza, então creio que deve haver a divulgação integral quando eles ocorrem para que os cidadãos estejam conscientes, mesmo quando está sendo investigada”, disse à CBC News.

Brookwell disse que a polícia vai seguir quaisquer recomendações que possam vir da investigação do Transportation Safety Board. O Serviço de Polícia de Calgary foi a primeira agência de polícia municipal no Canadá a ter um programa de aviação em tempo integral, iniciado em junho de 1995. Em 2006 foi integrado um segundo helicóptero.

A unidade aérea tem quatro pilotos, que podem ser civis, e quatro oficiais táticos em tempo integral, e que contém com pelo menos três anos de serviço na Polícia de Calgary.

fonte/CBSNews/PilotoPolicial
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AVIÃO DESAPARECIDO PODE TER SIDO ROUBADO NO MATO GROSSO


Um avião Sêneca II, com capacidade para seis passageiros, está desaparecido desde sexta-feira depois que decolou de Rondonópolis (MT). A Aeronáutica, até o momento, não trata o caso como acidente aéreo, mas como um possível roubo e já contactou a Polícia Federal.

De acordo com o plantão da Aeronáutica, a empresa Abelha Táxi Aéreo comunicou que o avião, prefixo PT - EZC, transportava um advogado, que contratou o voo com destino a Cuiabá. O piloto Cleimer de Sousa Portela, 60 anos, fez o último contato após as 13h de sexta-feira. 

A empresa aérea, uma das mais tradicionais no setor de aviação civil de pequeno porte, informou, segundo a Polícia Civil, que o desaparecimento do avião pode estar ligado a um assalto a banco no município de Nova Mutum. A aeronave teria sido usada para transportar os assaltantes. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada. 

fonte/Terra/foto/R7.com

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