Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2011

CINCO COMPANHIAS SUSPENDEM OPERAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL POR CAUSA DE AVANÇO DE CINZAS DE VULCÃO

Com a previsão de chegada da nuvem de cinzas do vulcão chileno a Porto Alegre ainda na noite desta quinta-feira, a maior parte das companhias áereas com operação no Estado, entre elas Gol e TAM, suspendeu temporariamente as atividades.

>>AO VIVO: acompanhe a situação no Salgado Filho


A primeira empresa a anunciar mudanças foi a Gol. Em comunicado divulgado às 16h20min, a companhia informou que decidiu suspender temporariamente as operações no Aeroporto Salgado Filho, na Capital, a partir das 18h30 de hoje, e em Caxias do Sul a partir das 19h.

Na nota, a Gol informa que está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações ou o reembolso no valor integral dos bilhetes. A empresa justifica a suspensão temporária dos voos no RS na necessidade de operar "sob um rigoroso padrão de segurança.  Desde pela manhã a companhia também não estava voando para o Uruguai e Argentina.

No início da noite, a TAM informou que também paralisará temporaria…

PILOTO POUSA AVIÃO EM AVENIDA E POLÍCIA FEDERAL É ACIONADA NA PARNAÍBA

Aeronave aterrissou na avenida Francisco Borges. Piloto teria ido buscar documento que havia esquecido.Um incidente incomum foi registrado nesta quinta-feira (9) no litoral do Piauí. Um monomotor aterrissou no meio de uma avenida no município de Parnaíba (318 km de Teresina), por volta das 12h.  Não houve feridos.
Fotos: Proparnaiba.com


O pouso aconteceu na avenida Francisco Borges dos Santos, trecho que liga as BRs 343 e 402, a cerca de 4km do aeroporto local. Segundo o policial rodoviário federal, Frederico Almeida, no avião não havia sinais de fogo nem de colisão. Ele explicou que o trecho ainda é pouco movimentado, mas conta com cerca de 20 residências e serve de acesso para quem vai ao IFPI.



O monomotor, identificado como Romeu Papa Fox de prefixo PT – RPF, estava sendo pilotado pelo seu proprietário, Delano Martins Coelho, com destino a Uruçuí (distante 453 km distante de Teresina). O piloto disse às Polícias Militar e Federal que é empresário do ramo de turismo e que …

AEROPORTO DE BAGÉ, NO RIO GRANDE DO SUL, REGISTRA PRESENÇA DE CINZAS VULCÂNICAS

As cinzas do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no Chile no último sábado (04), voltaram a atingir parte da Argentina e Uruguai nesta quinta-feira (09). Com isso, alguns aeroportos foram afetados.
Por volta das 16h, o aeroporto da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, registrou presença de cinzas vulcânicas. Mas, segundo informações, a visibilidade e o teto não foram prejudicados. Segundo os meteorologistas da SOMAR, essa pluma de cinzas vulcânicas continua se propagando, podendo chegar á faixa leste de São Paulo amanhã (10). "As condições atmosféricas devem continuar trazendo cinzas vulcânicas até sábado (11), além disso, enquanto o vulcão permanecer ativo essas plumas podem chegar ao Brasil", afirma Cássia Beu. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, que monitora Puyehue, informou que a atividade sísmica do vulcão vem diminuindo diariamente. As nuvens vulcânicas apresentam em seu componente material semelhante ao vidro e que, em contato com as…

NUVEM VULCÂNICA PODE CHEGAR A PORTO ALEGRE DIZ FAB

Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma nuvem de cinzas vulcânica deve voltar a atingir o Estado, por volta das 16h, como prevê o mais recente relatório emitido pelo Centro de Monitoramento da Argentina.

De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha em tempo real a evolução do cenário no Conesul, o relatório aponta que as regiões de Uruguaiana, Bagé e Santa Maria podem ser atingidas pela fumaça.

As informações enviadas pelo Centro de Monitoramento da Argentina também indicam a possibilidade de a nuvem chegar a Porto Alegre no final da noite desta quinta-feira, caso as condições atmosféricas se mantenham.

Porém, o Gerente Nacional de Tráfego Aéreo, Major Aviador Antonio Marcio Ferreira Crespo, esclarece que a evolução desse quadro é modificado pela dinâmica atmosférica, então, o cenário projetado pode mudar, principalmente se houver a formação de novas frentes frias.

— As empresas aéreas estão sendo constantemente assessoradas…

CINZAS DE VULCÂO CANCELAM MAIS DE 20 VOOS PARA QUATRO PAÍSES

As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram nesta quinta-feira ao céu de Buenos Aires e causaram um novo fechamento do espaço aéreo da capital argentina. As decolagens e partidas estão canceladas desde a madrugada nos aeroportos de Ezeiza, na região metropolitana, e no Aeroparque, na zona central.

Segundo comunicado da secretaria de transportes do governo argentino, o espaço aéreo ficará fechado inicialmente até o início desta tarde, quando será realizada uma nova avaliação.


Com o fechamento, diversos voos que sairiam do Brasil com destino aos aeroportos foram cancelados nesta manhã. O fechamento também afetou voos para Lima (Peru), Montevidéu e Punta Del Este (Uruguai) e Santiago (Chile).

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros), ao menos 21 voos internacionais com destino a essas cidades foram cancelados nos aeroportos de Cumbica (Grande São Paulo), Galeão (Rio) e Porto Alegre (RS).


Em Cumbica foram cancelados os seguintes voos:
Gol: …

CINZAS VULCÂNICAS VOLTAM A COBRIR BUENOS AIRES E AFETAM VOOS

A intensa nuvem de cinzas lançadas pelo vulcão chileno Puyehue voltou a conturbar Buenos Aires e a região metropolitana argentina nesta quinta-feira. Voos dos aeroportos Ezeiza e Aeroparque foram afetados.

Um voo partindo de Buenos Aires que chegaria às 9h no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi cancelado.

Das nove chegadas programadas, um voo da TAM foi cancelado e outro sofreu atraso. O voo da Gol que partiria da capital argentina ainda não entra na contagem da Infraero. Já nas partidas, dos 25 voos, um foi cancelado e nenhum sofreu atraso.

Segundo o jornal La Nación, as empresas Aerolíneas Argentinas e Austral decidiram atrasar para as 10h30min as partidas de todos os voos pela manhã. 
fonte/ZeroHora

VOO DESVIADO DE CONGONHAS NÃO PODERÁ IR PARA GUARULHOS

A Infraero proibiu o desvio de voos para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nos horários de maior pico. 
De acordo com o texto, a medida acontece devido à falta de vagas no pátio para os aviões estacionarem. Antes, quando os aeroportos de Congonhas ou de Viracopos, em Campinas, fechavam por razões climáticas, os voos iam para Cumbica. 
Agora, os desvios só serão autorizados se estiverem fora do pico, que vai das 7h30 às 11h30 e das 18h30 às 22h30. Para os passageiros, a mudança significa no mínimo esperas ou atrasos, não raro superiores a três horas.
fonte/FolhaSP

VOLTA DE CINZAS `ARGENTINA TRAZ NOVA AMEAÇA AOS VOOS

Após um dia de calmaria, o serviço de meteorologia da Argentina prevê para hoje a volta das cinzas do vulcão chileno Puyehue ao céu de Buenos Aires.
Se confirmado o prognóstico, o espaço aéreo da cidade deverá ser fechado, como ocorreu anteontem, causando o cancelamento de voos entre Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile. 
As empresas brasileiras esperavam mais detalhes para saber como proceder. 
Em caso de novo problema, passageiros das áreas afetadas serão contatados para não ir ao aeroporto, segundo o sindicato do setor. 
O alerta foi difundido pelo SMN (Serviço Meteorológico Nacional). O órgão diz que a nuvem de cinza vulcânica deve chegar nesta manhã a Buenos Aires e permanecer até a noite de amanhã. 
Nos países afetados, o tráfego aéreo foi retomado gradativamente ontem, com atrasos nos aeroportos. Em Buenos Aires, passageiros que não puderam embarcar na véspera eram prioridade, segundo as empresas aéreas. O movimento era normal em Ezeiza (maior do país, na reg…