AEROPORTO DE BAGÉ, NO RIO GRANDE DO SUL, REGISTRA PRESENÇA DE CINZAS VULCÂNICAS

 
As cinzas do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no Chile no último sábado (04), voltaram a atingir parte da Argentina e Uruguai nesta quinta-feira (09). Com isso, alguns aeroportos foram afetados.

Por volta das 16h, o aeroporto da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, registrou presença de cinzas vulcânicas. Mas, segundo informações, a visibilidade e o teto não foram prejudicados.
Segundo os meteorologistas da SOMAR, essa pluma de cinzas vulcânicas continua se propagando, podendo chegar á faixa leste de São Paulo amanhã (10). "As condições atmosféricas devem continuar trazendo cinzas vulcânicas até sábado (11), além disso, enquanto o vulcão permanecer ativo essas plumas podem chegar ao Brasil", afirma Cássia Beu.
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, que monitora Puyehue, informou que a atividade sísmica do vulcão vem diminuindo diariamente.
As nuvens vulcânicas apresentam em seu componente material semelhante ao vidro e que, em contato com as turbinas de aviões, pode provocar danos graves. Além disso, há o risco da falta de visibilidade e de que os gases tóxicos afetem as tripulações e os passageiros.


fonte/JornalDoTempo/UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog