VOLTA DE CINZAS `ARGENTINA TRAZ NOVA AMEAÇA AOS VOOS

Após um dia de calmaria, o serviço de meteorologia da Argentina prevê para hoje a volta das cinzas do vulcão chileno Puyehue ao céu de Buenos Aires.

Se confirmado o prognóstico, o espaço aéreo da cidade deverá ser fechado, como ocorreu anteontem, causando o cancelamento de voos entre Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile. 

As empresas brasileiras esperavam mais detalhes para saber como proceder. 

Em caso de novo problema, passageiros das áreas afetadas serão contatados para não ir ao aeroporto, segundo o sindicato do setor. 

O alerta foi difundido pelo SMN (Serviço Meteorológico Nacional). O órgão diz que a nuvem de cinza vulcânica deve chegar nesta manhã a Buenos Aires e permanecer até a noite de amanhã. 

Nos países afetados, o tráfego aéreo foi retomado gradativamente ontem, com atrasos nos aeroportos.
Em Buenos Aires, passageiros que não puderam embarcar na véspera eram prioridade, segundo as empresas aéreas. O movimento era normal em Ezeiza (maior do país, na região metropolitana) e no Aeroparque. 

Em Cumbica, maior aeroporto brasileiro, o dia foi repleto de atrasos, que foram diminuindo aos poucos. Até as 22h, 34% dos voos internacionais partiram depois do horário programado. Entre os voos nacionais, esse índice era de 53%. A Gol e a Aerolíneas Argentinas chegaram a cancelar voos; a TAM colocou aeronaves extras. 

fonte/FolhaSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog