AVE RARA - EXPERIMENTAL DA COMP AIR VOANDO NO BRASIL - CA-9 - PR-ZRA
As aeronaves da linha FIBERPROP são construídas com base nos kits fornecidos pela empresa americana Comp Air, LLC. (modelos CA-6, CA-8 e CA-9) tendo o mesmo conceito básico de projeto, com asa alta e trem de pouso fixo, com soluções simples, robustas e eficientes.
Os
componentes da estrutura primária são fabricados principalmente em material
composto de fibra de vidro e/ou fibra de carbono, fixados entre si através de
suportes de ligas de alumínio de alta resistência. Os tanques de combustíveis
situados nas asas garantem sempre uma pressão positiva para a alimentação do
motor.
O
trem de pouso do tipo mola, fabricado a partir de barra forjada de alumínio, é
de extrema simplicidade e grande resistência. O modelo CA-9 EXECUTIVE é
equipado com turbina Honeywell TPE331-10, o modelo CA-8 EXPEDITION com turbina
Walter M601D e o modelo CA-6 RANGER com motor a pistão.
Com
exceção do modelo EXECUTIVE, as aeronaves apresentam as versões de trem de
pouso triciclo ou convencional, podendo ainda ser equipadas com flutuadores.
O
kit de flutuação pode ser aplicado posteriormente a qualquer aeronave que tenha
sido fabricada inicialmente na versão terrestre.
Nos
modelos RANGER e EXPEDITION, na necessidade de maior capacidade de bagagem,
pode ser instalado um bagageiro ventral, com ótima disponibilidade volumétrica
e dimensionado conforme a necessidade do operador.
CA-9 "PR-ZRA"
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS:
AERONAVE (Categoria
EXPERIMENTAL – PET)
-Terrestre
-Asa alta
-Construído 100% em Fibra de Carbono
-Trem de pouso Triciclo Fixo
MOTOR
-Fabricante do motor HONEYWELL
-Modelo TP331-10
-Combustível JET A1
-Consumo médio horário de combustível (*1)
(l/h) 240
-Potência do motor (SHP) - nível do mar 1000
shp (*3)
-TBO (h) 5.400
HÉLICE
-Modelo MT Propeller E-610 (1.591 Rpm)
-Penta pá
-Velocidade constante
-Ângulo variável
-Passo Reversível
CAPACIDADES/DIMENSÕES
-Peso máximo de decolagem (kgf) 3.900
-Peso máximo de pouso (kgf) 3.900
-Peso vazio (kgf) 1.950
-Capacidade de combustível utilizável 1.170
lts.
-Carga útil (kgf) 1.540
-Envergadura (m) 13,10
-Comprimento total (m) 12,53
-Capacidade de assentos 9
-Portas de acesso à cabine 3
-Largura máxima da cabine (m) 1,32
-Altura máxima livre da cabine (m) 1,26
AVIONICS
- G900X Integrated Flight Deck (3 Monitores +
Painel de Áudio)
- Radar Meteorológico
- Stormscope
- Sistema de Visão Aprimorada
(Infravermelho/Noturno) EVS-100
- Piloto Automático SORCERER (03 eixos)
- Monitoramento de dados do motor MVP50
- Radar altímetro
DESEMPENHO:
-Velocidade máxima de cruzeiro (*2) (Kt) 250
-Velocidade de cruzeiro econômico (*2) (Kt) 220
-Velocidade de estol (com flapes) (Kt) 58
-Razão de subida média até 12.000 pés (ft/min)
1.800
-VRef (Kt) 85
-Distância de decolagem (*3) (m) 330
-Distância de pouso (*3) (m) – com reverso 330
-Autonomia (*4) (h) 5,5
-Alcance (*5) (km) 2.300
LIMITES
-Fator Carga (G) +4,3 e -1,5
-Vento de través no pouso (kt) 17
(*1) Consumo para cruzeiro máximo, a 10.000 ft
(ISA)
(*2) Velocidade Verdadeira (TAS( a 10.000 ft
(ISA)
(*3) Nível do mar (ISA)
(*4) Autonomia sem reservas, em cruzeiro
econômico, a 10.000 ft
(*5) Alcance com reservas de 45 min, em
cruzeiro econômico, a 10.000 ft
fonte/SITREX/Comandante PAULO BAÚ
FOTOS/Comandante Paulo
FOTOS/Comandante Paulo
Comentários
RIP....
Fé e força sempre.
Fé e força sempre!
O mesmo 19 de Março...
Exatos 3 anos após!!!
E ainda lembrando que o Moco - José Carlos Pacce morreu também em queda de aeronave em 18 de Março,há 39 anos...
39 = 3 x 13...!
piloto triste...