terça-feira, 19 de março de 2013

AVE RARA - EXPERIMENTAL DA COMP AIR VOANDO NO BRASIL - CA-9 - PR-ZRA











As aeronaves da linha FIBERPROP são construídas com base nos kits fornecidos pela empresa americana Comp Air, LLC. (modelos CA-6, CA-8 e CA-9) tendo o mesmo conceito básico de projeto, com asa alta e trem de pouso fixo, com soluções simples, robustas e eficientes.

Os componentes da estrutura primária são fabricados principalmente em material composto de fibra de vidro e/ou fibra de carbono, fixados entre si através de suportes de ligas de alumínio de alta resistência. Os tanques de combustíveis situados nas asas garantem sempre uma pressão positiva para a alimentação do motor.

O trem de pouso do tipo mola, fabricado a partir de barra forjada de alumínio, é de extrema simplicidade e grande resistência. O modelo CA-9 EXECUTIVE é equipado com turbina Honeywell TPE331-10, o modelo CA-8 EXPEDITION com turbina Walter M601D e o modelo CA-6 RANGER com motor a pistão.

Com exceção do modelo EXECUTIVE, as aeronaves apresentam as versões de trem de pouso triciclo ou convencional, podendo ainda ser equipadas com flutuadores.
O kit de flutuação pode ser aplicado posteriormente a qualquer aeronave que tenha sido fabricada inicialmente na versão terrestre.

Nos modelos RANGER e EXPEDITION, na necessidade de maior capacidade de bagagem, pode ser instalado um bagageiro ventral, com ótima disponibilidade volumétrica e dimensionado conforme a necessidade do operador.


 CA-9   "PR-ZRA"

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

AERONAVE (Categoria EXPERIMENTAL – PET)
-Terrestre
-Asa alta 
-Construído 100% em Fibra de Carbono 
-Trem de pouso Triciclo Fixo

MOTOR  
-Fabricante do motor HONEYWELL
-Modelo TP331-10
-Combustível JET A1
-Consumo médio horário de combustível (*1) (l/h) 240
-Potência do motor (SHP) - nível do mar 1000 shp (*3)
-TBO (h) 5.400

HÉLICE
-Modelo MT Propeller E-610 (1.591 Rpm)
-Penta pá
-Velocidade constante
-Ângulo variável 
-Passo Reversível

CAPACIDADES/DIMENSÕES
-Peso máximo de decolagem (kgf) 3.900  
-Peso máximo de pouso (kgf) 3.900
-Peso vazio (kgf) 1.950
-Capacidade de combustível utilizável 1.170 lts.
-Carga útil (kgf) 1.540
-Envergadura (m) 13,10
-Comprimento total (m) 12,53
-Capacidade de assentos 9
-Portas de acesso à cabine 3
-Largura máxima da cabine (m) 1,32
-Altura máxima livre da cabine (m) 1,26

AVIONICS
- G900X Integrated Flight Deck (3 Monitores + Painel de Áudio)
 - Radar Meteorológico
 - Stormscope
 - Sistema de Visão Aprimorada (Infravermelho/Noturno) EVS-100
 - Piloto Automático SORCERER (03 eixos)
 - Monitoramento de dados do motor MVP50
 - Radar altímetro

DESEMPENHO:
-Velocidade máxima de cruzeiro (*2) (Kt) 250
-Velocidade de cruzeiro econômico (*2) (Kt) 220
-Velocidade de estol (com flapes) (Kt) 58
-Razão de subida média até 12.000 pés (ft/min) 1.800
-VRef (Kt) 85
-Distância de decolagem (*3) (m) 330
-Distância de pouso (*3) (m) – com reverso 330
-Autonomia (*4) (h) 5,5
-Alcance (*5) (km) 2.300

LIMITES
-Fator Carga (G) +4,3 e -1,5
-Vento de través no pouso (kt) 17

(*1) Consumo para cruzeiro máximo, a 10.000 ft (ISA)
(*2) Velocidade Verdadeira (TAS( a 10.000 ft (ISA)
(*3) Nível do mar (ISA)
(*4) Autonomia sem reservas, em cruzeiro econômico, a 10.000 ft
(*5) Alcance com reservas de 45 min, em cruzeiro econômico, a 10.000 ft

fonte/SITREX/Comandante PAULO BAÚ 

FOTOS/Comandante Paulo

14 comentários:

Giancarlo Piccoli disse...

RIP

Rodrigo Valdetaro disse...

Caiu hoje, 19/03/2016, em SP.

Roberto Fantinel disse...

Obrigado pelas visitas..preocupado em saber o nome do comandante..fotos foram uma cortesia do Comandante da aeronave na época "Paulo Baú".

Marcelo Sorocaba disse...

:(

RIP....

Lalo Machado disse...

Trágico...

Nal Almeida disse...

Foi uma pena ... Vamos em frente!
Fé e força sempre.

Nal Almeida disse...

Foi uma pena. Mas vamos em frente.

Fé e força sempre!

Rui Manfredi Oliveira disse...

Incrível a coincidência da postagem e da queda...

O mesmo 19 de Março...
Exatos 3 anos após!!!

E ainda lembrando que o Moco - José Carlos Pacce morreu também em queda de aeronave em 18 de Março,há 39 anos...

39 = 3 x 13...!

Ronnielle Costa disse...

foi esse da foto o do acidente?

jose antonio disse...

piloto, Paulo Roberto Bau morreu o
piloto triste...

Roberto Fantinel disse...

Onde posso confirmar a notícia, grato pela visita.

Gian A. Serafini disse...

Todo acidente envolvendo aeronaves são trágicas.

Roberto Fantinel disse...

Grato pela visita, infelizmente acontece....

Roberto Fantinel disse...

Foi esta aeronave a acidentada...grato pela visita.

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...