Postagens

Mostrando postagens de janeiro 18, 2010

VÍDEO - SERVIÇO DE RAMPA DA PASSAREDO EM TRÊS MINUTOS, CUIABÁ

ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DE PARENTES E AMIGOS DAS VITIMAS DE ACIDENTES AÉREOS MOVE AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A INFRAERO

Imagem
A ABRAPAVAA Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vitimas de Acidentes Aéreos, acaba de Protocolar na Justiça Federal de São Paulo, AÇÃO CIVIL PUBLICA contra a INFRAERO, a fim de obrigá-la a sanear todas as irregularidades existentes no Aeroporto de Congonhas, antes de praticar qualquer ato referente aos novos empreendimentos planejados para a Copa de 2014 já divulgados e os não divulgados ainda pela imprensa. Há anos o Aeroporto de Congonhas funciona irregularmente, sem a Licença Ambiental de Operação (LAO). Somente no final do ano de 2008, após a Infraero receber uma multa de R$ 10 milhões de reais, foi que a mesma apresentou o EIA/RIMA ( Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do Aeroporto de Congonhas, estudo esse, imprescindível para a concessão de tal licença, hoje obrigatória, após publicação do Decreto Federal n. 4.340 de 22 de agosto de 2002, em seu artigo 34 que diz: “impõe aos empreendimentos já instalados e em operação, sem as respectivas licenças ambientais,

ALTA FLORESTA ESPERA AVAL DA ANAC PARA AMPLIAR OFERTA DE VOOS

Alta Floresta espera o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para seu aeroporto operar com voos de médio e grande portes. O município já dispõe do caminhão AP 2 (incêndio aeroportuário), um dos requisitos mínimos para realizar pousos e decolagens no período noturno e também avançar no nível de segurança 2 para 5. Agora, o poder público corre contra o tempo para cumprir as readequações necessárias e ser autorizado a ampliar as atividades. Conforme explica a secretária de Indústria e Comércio, Célia Castro, são duas frentes priorizadas pela cidade. A primeira diz respeito ao aspecto tarifário, isto é, que mensura as condições do aeroporto no quesito segurança, estrutural. É preciso mostrar que a atual planta oferece suporte para atender o usuário (embarque, desembarque), tem sinalização adequada, bem como outros fatores observados pela União. A segunda engloba a transição na categoria de segurança para nível 5. Além do AP 2 recentemente militares do Corpo de Bombeiros

AEROPORTO DE SANTA MARIA, NOS AÇORES, SEM COMBUSTÍVEL PARA ABASTECER VOOS DE AJUDA HUMANITÁRIA AO HAITI

O aeroporto de Santa Maria , nos Açores, "esgotou a capacidade" de fornecimento de combustível, o que está a afectar as escalas técnicas dos voos de transporte de ajuda humanitária para o Haiti, disse hoje à Lusa fonte da GALP. A situação, disse Pedro Marques Pereira, foi originada pelo "aumento dos pedidos de escala técnica", originado pela situação no Haiti, agravada pelo atraso na chegada a Santa Maria do navio que abastece de combustível o aeroporto desta ilha açoriana. Por essa razão, o porta-voz da GALP salientou que os aviões que atravessam o Oceano Atlântico com ajuda humanitária para o Haiti "estão a ser avisados" para realizarem escalas técnicas no aeroporto de Ponta Delgada. fonte/Agência Lusa/EPA

PANE OBRIGA PILOTO A FAZER POUSO DE EMERGÊNCIA EM IBIPORÃ, PARANÁ

Uma pane obrigou um piloto de helicóptero a fazer um pouso de emergência em uma área rural de Ibiporã, Norte do Paraná. Por sorte, ninguém ficou ferido. O pouso ocorreu por volta das 20 horas de domingo, no sítio Fukuda, onde há diversas plantações. A propriedade fica localizada em Água do Tupi, área rural de Ibiporã (em destaque no mapa acima). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a ocorrência foi registrada como uma “queda de helicóptero”. O piloto Mário Cézar Ramineli, de 53 anos, e a passageira Ana Paula Ramos, de 24 anos, levaram apenas um susto. Segundo o boletim da polícia, os dois saíram do acidente “ilesos”.   fonte/Jornal de Londrina

UM MORTO E TRÊS FERIDOS EM ACIDENTE NA BASE AÉREA DE MONTIJO, PORTUGAL

Um morto e três feridos graves. Este é o resultado de um acidente ocorrido ao final da manhã desta segunda-feira na Base Aérea do Montijo . Segundo fonte das Relações Públicas da Força Aérea, o acidente envolveu viatura de Assistência e Socorro (Bombeiros da Força Aérea). Inicialmente, quatro elementos ficaram gravemente feridos e um deles acabou por não resistir, falecendo. Os três bombeiros feridos foram transportados por um helicóptero do INEM para três hospitais diferentes de Lisboa. Em declarações à agência Lusa, fonte do INEM esclareceu que o ferido ventilado é um homem que será transportado num helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. No mesmo helicóptero segue também uma mulher de 26 anos, que sofreu um traumatismo facial e que irá para o Hospital de São José. A terceira vítima é um homem que sofreu um traumatismo num braço e que deverá seguir para o Hospital Curry Cabral num helicóptero da Força Aérea Portuguesa. O acidente está em fase de inquéri

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS DENUNCIA QUE 5 AVIÕES NÃO CONSEGUIRTAM ATERRISSAR NO HAITI

  A ONG Médicos Sem Fronteiras, que está atendendo e operando milhares de feridos pelo terremoto no Haiti, denunciou hoje que cinco de seus aviões, que transportavam ajuda considerada "vital", não puderam aterrissar em Porto Príncipe e foram desviados a Santo Domingo. "Tentamos por intermédio de todos os canais possíveis, os Estados Unidos (cujos soldados controlam o aeroporto da capital haitiana), a ONU e as autoridades haitianas, que permitissem a aterrissagem desses cinco aviões, mas foram desviados para Santo Domingo", disse o coordenador de emergências da MSF no Haiti, Benoit Leduc. Em entrevista coletiva telefônica, Leduc afirmou que este fato "atrasou em pelo menos 48 horas" a chegada de material vital para os feridos que se amontoam nas ruas de Porto Príncipe e nas estruturas montadas pela MSF. Dois dos aviões transportavam novas equipes da MSF para o Haiti, e os outros três transportavam material cirúrgico, remédios e outros equipament

INCIDENTE DEIXA 3 FERIDOS NO AEROPORTO DE PORTO PRÍNCIPE

Pelo menos três americanos ficaram feridos em um incidente nesta segunda-feira no aeroporto de Porto Príncipe, segundo informou o canal "CNN". Por enquanto, não há detalhes sobre o fato, que ocorreu no aeroporto e sobre o qual inicialmente se pensava que tinha deixado dezenas de feridos. A "CNN" indicou em seu site que o número não é tão alto como se pensava, que os três feridos estavam sendo atendidos e que não corriam risco de morte. O aeroporto de Porto Príncipe se tornou o centro de recebimento de ajuda humanitária para as vítimas do terremoto da terça passada. As tropas americanas conseguiram há poucos dias voltar a pôr em funcionamento o aeroporto, que agora recebe cerca de 100 voos diários sem interrupção durante as 24 horas do dia. fonte/EFE /EPA

VÍDEO DO INCIDENTE COM AVIÃO IRANIANO NA SUÉCIA

AVIÃO SAI DA PISTA E SE ACIDENTA NA RÚSSIA

Imagem
O trem de pouso do nariz do Boeing 737-524(WL), prefixo VQ-BAC (msn 27321), da UTair Aviation, entrou em colapso no Aeroporto Internacional Moscou-Domodedovo (DME/UUWW), na Rússia, neste sábado (16), provavelmente como resultado de derrapagem na pista, em fase ainda desconhecida de operação. Segundo informação do Blog Seattlepi.com, a aeronave partiria para o voo UT-367 com destino ao Aeroporto Rostov-on-Don (ROV/URRR), ao lado do rio Don, a apenas 46 km do mar de Azov. Não houve feridos. fonte/Blog Seattlepi.com / ASN /foto/ Alex Beltyukov - RuSpotters Team (Airliners.net)

AVIÃO IRANIANO SAI DA PISTAS COM MOTOR EM CHAMAS NA SUÉCIA

Imagem
Um Airbus da companhia aérea Iran Air com 173 pessoas a bordo saiu da pista e só parou cerca de 150 metros adiante, com a turbina esquerda em chamas, informou neste domingo (17) um porta-voz do aeroporto de Estocolmo. O acidente aconteceu no sábado (16), quando a aeronave se preparava para decolar com destino a Teerã, realizando o voo IR-762. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O Airbus A300B4-605R, prefixo EP-IBB , parou na neve após sair da pista de aeroporto em Estocolmo; nenhum dos 173 passageiros ficou ferido. Aparentemente, o avião perdeu várias peças de seu motor quando se dirigia para a pista de decolagem. As autoridades suecas abriram uma investigação para determinar o ocorrido.

FAB RETOMA BUSCA POR HELICÓPTERO NO AMAZONAS, MAS INTERROMPE DEVIDO AO MAU TEMPO

Imagem
O helicóptero desaparecido fotografado em Santarém (PA) - Clique na foto para ampliá-la A Força Aérea Brasileira (FAB) tentou retormar na tarde deste domingo (17) os trabalhos de busca a um helicóptero que desapareceu no final da tarde de sexta-feira entre Manaus e Lábrea, no sul do Amazonas. No entanto, a operação precisou ser interrompida novamente por falta de visibilidade. Pela manhã, uma aeronave de resgate chegou a sobrevoar o local, mas precisou voltar para Porto Velho (RO). O piloto e um mecânico estavam a bordo do helicóptero HB-350B Esquilo (ICAO: AS50), prefixo PT-HLE. A empresa de táxi aéreo JVC, dona da aeronave, disse que o sinal da aeronave parou de ser transmitido por volta das 17h30 de sexta, próximo a Canutama A assessoria de imprensa da FAB informou, nesta tarde, que uma base de operação foi montada em Lábrea para facilitar os trabalhos de busca. É lá onde estão pousados um helicóptero e uma aeronave Bandeirante, que saíram por volta das 15h15 de Campo

TERMINAIS MINEIROS SERÃO PILOTO

Os aeroportos Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, Carlos Drummond de Andrade, no Bairro Aeroporto, na Região da Pampulha, e Carlos Prates, no bairro de mesmo nome, na Região Noroeste de Belo Horizonte, serão os primeiros a ganhar um estudo da Área de Segurança Aeroportuária (ASA). Com isso, vai ser dado o pontapé inicial do trabalho encabeçado pelo Ministério Público na definição do raio de 13 a 20 quilômetros de distância de segurança para que haja ocupação das áreas no entorno dos terminais aéreos. No caso de Confins, um projeto como esse ganha mais importância, visto que o terminal é vizinho de uma área de proteção ambiental federal, a APA Carste de Lagoa Santa, onde foram encontradas algumas centenas de artefatos paleontológicos e arqueológicos de grande importância para entender a história de ocupação dos homens na região e também nas Américas, há mais de 11 mil anos. O pior quadro de acidentes envolvendo aeronaves e pássaros no Brasil é no Aeroporto An

AERONÁUTICA QUER MAIS SEGURANÇA NO AEROPORTO DE CONFINS, MINAS GERAIS

Em dois anos, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, e outros aeroportos brasileiros, vão começar a ser equipados com um novo modelo de precisão de pouso e decolagem por satélite. O projeto está nas mãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, que não antecipa detalhes do plano, assim como a Infraero, que administra os terminais aeroportuários brasileiros. Segundo o diretor-técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, a maior precisão no controle do tráfego aéreo é de fundamental importância para a segurança dos pousos e decolagens das milhares de centenas de voos em todo o país, principalmente em dias de más condições meteorológicas. “O Decea já tem projeto e orçamento para adoção desse procedimento de subida e descida. Entre 2012 e 2018, vai instalar em todos os aeroportos do país uma rede de satélite”, diz. O anúncio de um projeto como este não poderia vir em melhor