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Mostrando postagens de janeiro 18, 2010
ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DE PARENTES E AMIGOS DAS VITIMAS DE ACIDENTES AÉREOS MOVE AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A INFRAERO
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A ABRAPAVAA Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vitimas de Acidentes Aéreos, acaba de Protocolar na Justiça Federal de São Paulo, AÇÃO CIVIL PUBLICA contra a INFRAERO, a fim de obrigá-la a sanear todas as irregularidades existentes no Aeroporto de Congonhas, antes de praticar qualquer ato referente aos novos empreendimentos planejados para a Copa de 2014 já divulgados e os não divulgados ainda pela imprensa. Há anos o Aeroporto de Congonhas funciona irregularmente, sem a Licença Ambiental de Operação (LAO). Somente no final do ano de 2008, após a Infraero receber uma multa de R$ 10 milhões de reais, foi que a mesma apresentou o EIA/RIMA ( Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do Aeroporto de Congonhas, estudo esse, imprescindível para a concessão de tal licença, hoje obrigatória, após publicação do Decreto Federal n. 4.340 de 22 de agosto de 2002, em seu artigo 34 que diz: “impõe aos empreendimentos já instalados e em operação, sem as respectivas licenças ambientais,
ALTA FLORESTA ESPERA AVAL DA ANAC PARA AMPLIAR OFERTA DE VOOS
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Alta Floresta espera o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para seu aeroporto operar com voos de médio e grande portes. O município já dispõe do caminhão AP 2 (incêndio aeroportuário), um dos requisitos mínimos para realizar pousos e decolagens no período noturno e também avançar no nível de segurança 2 para 5. Agora, o poder público corre contra o tempo para cumprir as readequações necessárias e ser autorizado a ampliar as atividades. Conforme explica a secretária de Indústria e Comércio, Célia Castro, são duas frentes priorizadas pela cidade. A primeira diz respeito ao aspecto tarifário, isto é, que mensura as condições do aeroporto no quesito segurança, estrutural. É preciso mostrar que a atual planta oferece suporte para atender o usuário (embarque, desembarque), tem sinalização adequada, bem como outros fatores observados pela União. A segunda engloba a transição na categoria de segurança para nível 5. Além do AP 2 recentemente militares do Corpo de Bombeiros
AEROPORTO DE SANTA MARIA, NOS AÇORES, SEM COMBUSTÍVEL PARA ABASTECER VOOS DE AJUDA HUMANITÁRIA AO HAITI
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O aeroporto de Santa Maria , nos Açores, "esgotou a capacidade" de fornecimento de combustível, o que está a afectar as escalas técnicas dos voos de transporte de ajuda humanitária para o Haiti, disse hoje à Lusa fonte da GALP. A situação, disse Pedro Marques Pereira, foi originada pelo "aumento dos pedidos de escala técnica", originado pela situação no Haiti, agravada pelo atraso na chegada a Santa Maria do navio que abastece de combustível o aeroporto desta ilha açoriana. Por essa razão, o porta-voz da GALP salientou que os aviões que atravessam o Oceano Atlântico com ajuda humanitária para o Haiti "estão a ser avisados" para realizarem escalas técnicas no aeroporto de Ponta Delgada. fonte/Agência Lusa/EPA
PANE OBRIGA PILOTO A FAZER POUSO DE EMERGÊNCIA EM IBIPORÃ, PARANÁ
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Uma pane obrigou um piloto de helicóptero a fazer um pouso de emergência em uma área rural de Ibiporã, Norte do Paraná. Por sorte, ninguém ficou ferido. O pouso ocorreu por volta das 20 horas de domingo, no sítio Fukuda, onde há diversas plantações. A propriedade fica localizada em Água do Tupi, área rural de Ibiporã (em destaque no mapa acima). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a ocorrência foi registrada como uma “queda de helicóptero”. O piloto Mário Cézar Ramineli, de 53 anos, e a passageira Ana Paula Ramos, de 24 anos, levaram apenas um susto. Segundo o boletim da polícia, os dois saíram do acidente “ilesos”. fonte/Jornal de Londrina
UM MORTO E TRÊS FERIDOS EM ACIDENTE NA BASE AÉREA DE MONTIJO, PORTUGAL
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Um morto e três feridos graves. Este é o resultado de um acidente ocorrido ao final da manhã desta segunda-feira na Base Aérea do Montijo . Segundo fonte das Relações Públicas da Força Aérea, o acidente envolveu viatura de Assistência e Socorro (Bombeiros da Força Aérea). Inicialmente, quatro elementos ficaram gravemente feridos e um deles acabou por não resistir, falecendo. Os três bombeiros feridos foram transportados por um helicóptero do INEM para três hospitais diferentes de Lisboa. Em declarações à agência Lusa, fonte do INEM esclareceu que o ferido ventilado é um homem que será transportado num helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. No mesmo helicóptero segue também uma mulher de 26 anos, que sofreu um traumatismo facial e que irá para o Hospital de São José. A terceira vítima é um homem que sofreu um traumatismo num braço e que deverá seguir para o Hospital Curry Cabral num helicóptero da Força Aérea Portuguesa. O acidente está em fase de inquéri
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS DENUNCIA QUE 5 AVIÕES NÃO CONSEGUIRTAM ATERRISSAR NO HAITI
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A ONG Médicos Sem Fronteiras, que está atendendo e operando milhares de feridos pelo terremoto no Haiti, denunciou hoje que cinco de seus aviões, que transportavam ajuda considerada "vital", não puderam aterrissar em Porto Príncipe e foram desviados a Santo Domingo. "Tentamos por intermédio de todos os canais possíveis, os Estados Unidos (cujos soldados controlam o aeroporto da capital haitiana), a ONU e as autoridades haitianas, que permitissem a aterrissagem desses cinco aviões, mas foram desviados para Santo Domingo", disse o coordenador de emergências da MSF no Haiti, Benoit Leduc. Em entrevista coletiva telefônica, Leduc afirmou que este fato "atrasou em pelo menos 48 horas" a chegada de material vital para os feridos que se amontoam nas ruas de Porto Príncipe e nas estruturas montadas pela MSF. Dois dos aviões transportavam novas equipes da MSF para o Haiti, e os outros três transportavam material cirúrgico, remédios e outros equipament
INCIDENTE DEIXA 3 FERIDOS NO AEROPORTO DE PORTO PRÍNCIPE
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Pelo menos três americanos ficaram feridos em um incidente nesta segunda-feira no aeroporto de Porto Príncipe, segundo informou o canal "CNN". Por enquanto, não há detalhes sobre o fato, que ocorreu no aeroporto e sobre o qual inicialmente se pensava que tinha deixado dezenas de feridos. A "CNN" indicou em seu site que o número não é tão alto como se pensava, que os três feridos estavam sendo atendidos e que não corriam risco de morte. O aeroporto de Porto Príncipe se tornou o centro de recebimento de ajuda humanitária para as vítimas do terremoto da terça passada. As tropas americanas conseguiram há poucos dias voltar a pôr em funcionamento o aeroporto, que agora recebe cerca de 100 voos diários sem interrupção durante as 24 horas do dia. fonte/EFE /EPA
VÍDEO DO INCIDENTE COM AVIÃO IRANIANO NA SUÉCIA
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AVIÃO SAI DA PISTA E SE ACIDENTA NA RÚSSIA
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O trem de pouso do nariz do Boeing 737-524(WL), prefixo VQ-BAC (msn 27321), da UTair Aviation, entrou em colapso no Aeroporto Internacional Moscou-Domodedovo (DME/UUWW), na Rússia, neste sábado (16), provavelmente como resultado de derrapagem na pista, em fase ainda desconhecida de operação. Segundo informação do Blog Seattlepi.com, a aeronave partiria para o voo UT-367 com destino ao Aeroporto Rostov-on-Don (ROV/URRR), ao lado do rio Don, a apenas 46 km do mar de Azov. Não houve feridos. fonte/Blog Seattlepi.com / ASN /foto/ Alex Beltyukov - RuSpotters Team (Airliners.net)
AVIÃO IRANIANO SAI DA PISTAS COM MOTOR EM CHAMAS NA SUÉCIA
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Um Airbus da companhia aérea Iran Air com 173 pessoas a bordo saiu da pista e só parou cerca de 150 metros adiante, com a turbina esquerda em chamas, informou neste domingo (17) um porta-voz do aeroporto de Estocolmo. O acidente aconteceu no sábado (16), quando a aeronave se preparava para decolar com destino a Teerã, realizando o voo IR-762. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O Airbus A300B4-605R, prefixo EP-IBB , parou na neve após sair da pista de aeroporto em Estocolmo; nenhum dos 173 passageiros ficou ferido. Aparentemente, o avião perdeu várias peças de seu motor quando se dirigia para a pista de decolagem. As autoridades suecas abriram uma investigação para determinar o ocorrido.
FAB RETOMA BUSCA POR HELICÓPTERO NO AMAZONAS, MAS INTERROMPE DEVIDO AO MAU TEMPO
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O helicóptero desaparecido fotografado em Santarém (PA) - Clique na foto para ampliá-la A Força Aérea Brasileira (FAB) tentou retormar na tarde deste domingo (17) os trabalhos de busca a um helicóptero que desapareceu no final da tarde de sexta-feira entre Manaus e Lábrea, no sul do Amazonas. No entanto, a operação precisou ser interrompida novamente por falta de visibilidade. Pela manhã, uma aeronave de resgate chegou a sobrevoar o local, mas precisou voltar para Porto Velho (RO). O piloto e um mecânico estavam a bordo do helicóptero HB-350B Esquilo (ICAO: AS50), prefixo PT-HLE. A empresa de táxi aéreo JVC, dona da aeronave, disse que o sinal da aeronave parou de ser transmitido por volta das 17h30 de sexta, próximo a Canutama A assessoria de imprensa da FAB informou, nesta tarde, que uma base de operação foi montada em Lábrea para facilitar os trabalhos de busca. É lá onde estão pousados um helicóptero e uma aeronave Bandeirante, que saíram por volta das 15h15 de Campo
TERMINAIS MINEIROS SERÃO PILOTO
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Os aeroportos Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, Carlos Drummond de Andrade, no Bairro Aeroporto, na Região da Pampulha, e Carlos Prates, no bairro de mesmo nome, na Região Noroeste de Belo Horizonte, serão os primeiros a ganhar um estudo da Área de Segurança Aeroportuária (ASA). Com isso, vai ser dado o pontapé inicial do trabalho encabeçado pelo Ministério Público na definição do raio de 13 a 20 quilômetros de distância de segurança para que haja ocupação das áreas no entorno dos terminais aéreos. No caso de Confins, um projeto como esse ganha mais importância, visto que o terminal é vizinho de uma área de proteção ambiental federal, a APA Carste de Lagoa Santa, onde foram encontradas algumas centenas de artefatos paleontológicos e arqueológicos de grande importância para entender a história de ocupação dos homens na região e também nas Américas, há mais de 11 mil anos. O pior quadro de acidentes envolvendo aeronaves e pássaros no Brasil é no Aeroporto An
AERONÁUTICA QUER MAIS SEGURANÇA NO AEROPORTO DE CONFINS, MINAS GERAIS
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Em dois anos, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, e outros aeroportos brasileiros, vão começar a ser equipados com um novo modelo de precisão de pouso e decolagem por satélite. O projeto está nas mãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, que não antecipa detalhes do plano, assim como a Infraero, que administra os terminais aeroportuários brasileiros. Segundo o diretor-técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, a maior precisão no controle do tráfego aéreo é de fundamental importância para a segurança dos pousos e decolagens das milhares de centenas de voos em todo o país, principalmente em dias de más condições meteorológicas. “O Decea já tem projeto e orçamento para adoção desse procedimento de subida e descida. Entre 2012 e 2018, vai instalar em todos os aeroportos do país uma rede de satélite”, diz. O anúncio de um projeto como este não poderia vir em melhor